Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Novidade nesta lista de presos da Fifa é a ausência de nomes como Ricardo Teixeira

A imprensa mundial, não especializada no esporte, fala em “maior escândalo” de corrupção no futebol. Para quem é ligado ao meio, novidade mesmo é não estarem nomes como do Joseph Blatter e Ricardo Teixeira na lista dos possíveis presos. O paraguaio Nicolas Leóz, ex-presidenete da Conmebol e o sucessor dele, o uruguaio Eugênio Figueiredo são manjados há décadas. No frigir dos ovos é enorme a chance de o assunto cair no esquecimento daqui alguns dias, assim como caiu o da Máfia que vendia ingressos antes e durante a Copa do Mundo no Brasil ano passado, que também envolvia dirigentes e parentes de dirigentes da Fifa. O que pode gerar fato novo neste caso é que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos é quem está investigando, já que os maiores patrocinadores da Fifa são empresas norte-americanas e seriam os maiores lesados. Seria bom demais ver essa cartolada atrás das grades e depois tivéssemos operação semelhante no Brasil e na Conmebol.

Notícia no Zero Hora:

* “Polícia prende dirigentes da Fifa investigados por corrupção”

Autoridades suíças deflagraram nesta quarta-feira uma operação para prender altos dirigentes da Fifa e extraditá-los aos Estados Unidos, onde são investigados por corrupção.
Conforme a BBC, sete dirigentes da Fifa foram presos em um hotel em Zurique, na Suíça, na manhã desta quarta-feira, sob acusações de corrupção, incluindo o ex-presidente da CBF José Maria Marin. Ele teria sido visto deixando o hotel acompanhado por policiais, que carregavam sua mala e seus pertences em uma sacola plástica.

Os outros presos foram Jeffrey Webb, Eduardo Li, presidente da Confederação de Futebol da Costa Rica, Julio Rocha, agente de desenvolvimento da Fifa, Costas Takkas, da Concacaf, Eugenio Figueredo, do Uruguai e integrante da Conmebol, Rafael Esquivel, membro da Conmebol e presidente da federação de futebol da Venezuela. O Departamento de Justiça americano foi o responsável por pedir as prisões. Entre os dirigentes investigados estão ainda Jack Warner, ex-vice-presidente da FIFA e membro do comitê executivo e Nicolás Leoz, ex-membro do comitê executivo da Fifa e presidente da Conmebol.

Segundo o jornal “The New York Times”, as acusações estão relacionadas a um vasto esquema de corrupção dentro da Fifa nos últimos 20 anos, envolvendo fraude, extorsão e lavagem de dinheiro em negócios ligados a copas do mundo e acordos de marketing e transmissão televisiva.
A Corte Federal em Nova York deve apresentar nesta quarta-feira acusações formais contra até 14 pessoas envolvidas no caso. Segundo informações preliminares, o presidente da entidade, Joseph Blatter, não está entre os acusados.
O porta-voz da Fifa, Walter Gregorio, concedeu uma coletiva de imprensa. Ele disse que o dia de hoje era bom dia para a Fifa. A Fifa deve realizar na sexta-feira a eleição do novo presidente. A tendência é de reeleição de Blatter, que está no cargo desde 1998. *

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/05/policia-prende-dirigentes-da-fifa-investigados-por-corrupcao-4769246.html


» Comentar

Comentários:
7
  • Jorge Moreira disse:

    Em Minas Gerais as pessoas se esquecem das tretas não se fala mais do escandalo da familia Guilherme Ferreira na F M F,nem dos defensores desta corja.

  • Alex Souza disse:

    Vamos aguardar investigação semelhante na CBF e FMF, sobretudo quando TV interfere em questão sobre datas de partidas, adiamentos, horários absurdos de jogos. O mistério da divisão das receitas de TV, com privilégio a alguns clubes, pode ser esclarecido por este caminho. Estas entidades fazem o que querem e o direito do torcedor não é respeitado. Os órgãos de imprensa, de joelhos ante a pressão dos patrocinadores e detentores dos direitos, acaba impedindo ou não investindo na apuração de coisas que vão se repetindo ano após ano.

  • José Eduardo Barata disse:

    Que exemplo a ser seguido …
    Por aqui usam dinheiro público e escondem as operações por meio de sigilo inconstitucional .
    E haja broca para romper o concreto armado que blinda os vagabundos de plantão .

  • Thales Rosa disse:

    O vagabundo MOR teixeira fugiu para o Uruguai a uns 2 meses, deixou sua morada em Boca Ratton, alertado por alguma fonte, e agora vive no país de Mujica… la ele tem livre acesso e nunca sera preso, o uruguai é uma terra sem lei, ate pior do que o brasil… La se lava dinheiro descaradamente.. O Teixeira esta lá curtindo a fortuna fruto das falcatruas na CBF…

  • Vinicius Campos disse:

    Chico Maia,

    como a coisa agora está com o FBI e a justiça americana quem sabe este bandido não paga mesmo. A justiça americana não costuma refrescar, vamos aguardar.

    Saudações Atleticanas.

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Faltou também o velhinho que inventou isso tudo aí, o João Havelange. Outro só escampou porque faleceu recentemente, o presidente da AFA por décadas, Julio Grondona.

    Com raríssimas exceções, futebol não é ambiente pra gente séria, assim como a política, infelizmente.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Eu imagino que bandido brasileiro, por conta da permissividade das nossas leis, deva ser mais difícil de ser investigado, deve ser por isso…