Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Escândalos da FIFA e Conmebol reforçam minhas convicções sobre arbitragens tendenciosas no futebol

Senhoras e senhores,

quem me dá a honra da leitura neste blog, em minhas colunas e em minhas participações no rádio e TV é testemunha de uma convicção que tenho, considerada por muitos, “teoria conspiratória”. É sobre erros de arbitragens e a teimosia da FIFA em não aceitar a tecnologia para tirar dúvidas em lances capitais dos jogos de futebol: é de interesse dos cartolas mais poderosos, que mandam e se aproveitam do futebol mundial, que essas dúvidas existam sempre, pois através delas, pode-se justificar arbitragens tendenciosas, subornadas ou não. E o esquema vai descendo da FIFA para as Confederações, Federações e até Ligas, gerando fraudes e fortunas que nunca podem ser desmascaradas porque foi um “erro” do árbitro ou auxiliar, ou uma “interpretação” se foi ou não pênalti e por aí vai.

Se o futebol adotasse a tecnologia, como tantos outros esportes já aderiram com sucesso, essa mamata acabaria e tiraria as tetas da boca de milhares de cartolas, agentes e profissionais do apito mundo afora.

Gosto sempre de citar a frase do Walter Clark, o poderoso publicitário, criador do “Padrão Globo de qualidade”, que escreveu em seu livro de memórias “O Campeão de Audiência”, sobre a experiência que teve como vice-presidente do Flamengo nos anos 1980: “Se acham que não se compra mais arbitragens de futebol, os senhores estão redondamente enganados”.

Este caso do Carlos Amarilla é apenas um e a vítima da vez foi o Corinthians. Será que ele estava mesmo comprado? Só ele ou o bandeirinha também? Ou ele e os dois bandeirinhas? Ou só um bandeirinha? Ou só os dois bandeirinhas? Ele pode ter sido “vendido” na história sem saber?

E o beneficiado foi o Boca Juniors, que entretanto parou no News Old Boys! Por quê parou?

E nas incontáveis vezes em que o Corinthians foi flagrantemente ajudado por arbitragens, principalmente no Campeonato Brasileiro?

Não vou nem citar os furtos contra o Atlético e o Cruzeiro a favor de paulistas e cariocas, para não me alongar mais do que já alonguei neste nosso papo. Além do mais, em Minas, a nossa dupla mais poderosa também já se beneficiou demais de erros absurdos de árbitros contra o América e clubes do interior. Ou não? Foram erros? Ou foram jogos comprados?

Só a tecnologia poderia acabar com essas dúvidas nos gramados e fora deles. Enquanto isso não ocorrer permanecerá a pergunta: o árbitro e ou os bandeiras estavam no bolso de alguém ou erraram porque todo humano erra?

Com estes escândalos na FIFA e Conmebol, fica cada vez mais claro porque estes manda-chuvas nunca aceitam que câmeras corrijam erros de quem dirige os espetáculos!

E a principal notícia aqui no Chile hoje foi essa:

* “Trio paraguaio fora da Copa América após caso das escutas”

A suspeita de que os árbitros assistentes Rodney Aquino e Carlos Cáceres possam ter participado de esquema de manipulação de resultado em jogo do Corinthians na Libertadores-2013 fez com que o trio de arbitragem paraguaio que participa da Copa América, e trabalhou no jogo da seleção brasileira contra a Venezuela, domingo (21), esteja provisoriamente afastado da competição. O árbitro Enrique Cáceres e os dois auxiliares já não haviam sido escalados para os jogos das quartas de final, que serão realizados de quarta (24) a sábado (27). Enrique, porém, não está envolvido na polêmica revelada nesta semana. A reportagem apurou que a comissão de arbitragem não pretende mais escalá-los no torneio mesmo se o Paraguai for eliminado pelo Brasil no sábado (27), o que abriria a possibilidade de usá-los sem conflito com partidas da seleção paraguaia. Os assistentes Aquino e Carlos Cáceres são pivôs em suspeita de esquema de manipulação de resultados, escancarada em conversas telefônicas divulgadas pela TV argentina no domingo, envolvendo o ex-presidente da AFA (Associação do Futebol Argentino) Julio Grondona, morto em 2014. Grondona insinua que o árbitro paraguaio Carlos Amarilla teria ajudado o Boca Juniors contra o Corinthians, em jogo pelas oitavas de final da Libertadores.

CAMARITRIO

Amarilla falhou em pelo menos três lances -dois gols mal anulados e um pênalti não marcado, todos contra o time brasileiro. O 1 a 1 eliminou o Corinthians. Aquino e Cáceres eram os auxiliares naquela noite. Amarilla nega as acusações, mas foi afastado pela Federação Paraguaia de jogos do torneio local, assim como Aquino e Cáceres, que ainda não se manifestaram sobre o assunto. Outro pivô das denúncias, o argentino Angel Gnecco, representante da AFA na Conmebol que teria pedido Amarilla no jogo do Boca contra o Corinthians, está no Chile participando da competição e das escolhas dos árbitros. Ele foi o assessor dos árbitros paraguaios na partida entre Brasil 2 x 1 Venezuela, no sábado, cargo que normalmente tem a missão de avaliar a atuação do trio e fazer um relatório para a Conmebol. Gnecco também deve ficar fora dos jogos finais da competição. Para a partida entre Brasil e Paraguai, sábado em Concepción, a comissão de arbitragem escolheu o uruguaio Andrés Cunha. O brasileiro Sandro Meira Ricci será o ábitro de Chile x Uruguai em Santiago, nesta quarta (24). O colombiano Wilmar Rodán comanda Peru x Bolívia, quinta (25), em Temuco, e o mexicano Roberto Garcia Orozco será o árbitro de Argentina x Colômbia, sexta (26), em Viña del Mar.

http://www.bemparana.com.br/noticia/392467/trio-paraguaio-fora-da-copa-america-apos-caso-das-escutas


» Comentar

Comentários:
33
  • joao paulo disse:

    Existe sim manipulaçao porque onde ha muito dinheiro em jogo tambem ha muito interesse

  • Luís Cláudio disse:

    Tem gente que de vez em quando até dá um Clarão, mas, vive sob o Eclipse…

  • Claudio Santos disse:

    Tempestatade no copo de agua. O presidente da federacao Argentina comemora a classificacao de um time Argentino, nada mais !!!!

  • Alisson Sol disse:

    É muita especulação para pouco fato…
    Quando eu era criança, a distribuição dos objetivos para “quando crescer”, eram mais ou menos assim na minha amostragem, entre os que praticavam futebol:
    – 60% queriam ser atacante
    – 39% queriam ser meio de campo ou defesa
    – 1% queria ser goleiro
    – 0% queria ser árbitro

    Ou seja: eu não sei de onde surgem os árbitros. Provavelmente era alguém que ficava fora das partidas, e tem muita raiva de jogador de futebol, principalmente os bem sucedidos. O resultado é que muitos, diria até que a maioria, é simplesmente ruim de serviço. Simples assim. Não se pode negar que, como em toda atividade, um certo percentual realmente faça coisas erradas. Mas há umas 10mil partidas de futebol nas “primeiras divisões” nos grandes países do mundo por ano. Querer que umas 50 não fossem comprometidas, só trazendo árbitros de Marte.

    Eu mesmo, há uns anos, depois do jogo entre Cruzeiro e Corinthians em São Paulo pelo brasileiro, onde foi marcado uma penalidade contra o Cruzeiro devido a um suposto empurrão no Ronaldo, gordo como estava à época, em que ele cai metros para trás do “empurrão” (ou seja: cai no sentido oposto ao tal empurrão), pensei: só pode ser armação. Mas depois de uns dias, você vê o seguinte: são 90 minutos, lance após lance, com infinitas combinações. Se a bola não estivesse ali perto, não haveria como ser marcada a penalidade. Fosse o Cruzeiro tão superior assim, teria vencido por 3×1. Mas não era, e o jogo ia para 0x0, houve um erro do árbitro, e ficou 1×0 para o adversário. Como assumo boa intenção, foi um erro horrível, mas um erro. Agora, quem fica anos depois de eventos como este assumindo conspirações, em ter provas, diz mais sobre si mesmo do que sobre os “suspeitos”…

    • Thiago disse:

      Mas se ficasse 0x0 que garantiria 1 ponto , fora dois impedimentos que o WPaulista é outro com o Tiago Ribeiro mal marcados ( estavam cara a cara com o goleiro), fora isso, o empate já seria suficiente para empatar em pontos com o fluminense e ganhávamos no saldo de gols. O título seria do Cruzeiro, por isso aquela arbitragem foi decisiva!

      • Alisson Sol disse:

        E se o Fluminense não estivesse na primeira divisão naquele ano… E se o Cruzeiro não tivesse empatado em casa com o Prudente, e perdido para o Vitória e o São Paulo, além de perder um dos jogos “em casa” para o Atlético-MG.

        De novo: não estou dizendo que bruxas não existem. Apenas que quem olha uma partida de futebol e vê mais bruxaria do que o jogo está dizendo mais de si mesmo do que do esporte em si. Há muito jogador ruim, técnico ruim, gerente de futebol ruim, diretor de futebol ruim, etc. Acho que jogam muita responsabilidade nos juízes para distrair a plateia. E conseguem…

  • Nelson Roberto B. Junior disse:

    SAN Chico. De longe o Atlético Mineiro é o time mais roubado do Brasil. Rapidamente lembramos de alguns episódios já levantados pelo comentarista Dudu GaloMaio: ano de 1977 na suspensão criminosa do Rei na decisão contra o São Paulo. O José de Assis Aragão contra o Fla em 80.
    O José Roberto Wright em 81 de novo contra o Fla em Goiânia, operando o Galo no jogo mais armado e roubado da história do futebol brasileiro. Posteriormente o Sr. Wright continuou na boa e ainda virou comentarista de futebol da Rede Globo. Em 99 pelo Márcio Rezende de Freitas contra o Corinthians no Morumbi. A FIFA queria o Corinthians para disputar o Mundial que seria realizado no ano seguinte aqui no Brasil. E, mais recente pelas quartas de finais da Copa do Brasil diante do Botafogo em 2008, pelo Carlos Eugenio Simon, naquele penalti escandaloso que até o Steve Wonder apitaria. E por aí vai, em outras tristes histórias…e não vimos mobilização da imprensa carioca ou paulista sobre estes episódios.
    Sem dúvida que o Corinthians e Flamengo foram os clubes mais beneficiados pelas arbitragens no País.

  • Flávio Azevedo disse:

    Meu vizinho pediu pra perguntar se contra a caldense o jô estava impedido!!! Seria cômico se não fosse trágico, o time de Vespasiano foi beneficiado várias vezes no confronto contra o Decacampeão… Só pesquisarem no YouTube. Pimenta nos olhos dos outros…..

    • DUDU GALOMAIO BH disse:

      E com relação ao gol impedido do Jô contra a Caldense, pense como se você não fosse obcecado pelo Galo: um gol validado com 5cm de impedimento, devemos entender que é “roubo” do juiz ou algo que não tem mesmo como ter certeza em um lance rápido?
      Veja que o Galo foi claramente prejudicado contra o Inter em Porto Alegre pela Libertadores, mas como o time entregou 2 gols e falhou demais perco até a coragem de reclamar.

    • DUDU GALOMAIO BH disse:

      O Cláudio Santos já disse tudo Flávio Azevedo: você não tem memória. Simples! Se tivesse, não esqueceria o sofrimento que seu time já lhe fez passar.
      Eu fui bem claro, não disse que nunca prejudicaram o América e os times do interior. Mas vocês inventam demais… como se Atlético e Cruzeiro precisassem de juiz pra vencer o América e os demais de MG. Pura viagem! E como bem disse o Paulo Andrade, sua visão é limitada. É comum acontecer erros pro América também (gol impedido do Bruno Meneghel, os 2 gols do América contra o reserva do Galo esse ano, etc), mas você (e outros) finge(m) não ver.

    • Paulo Andrade disse:

      Seus vizinhos também mandaram perguntar por que foi marcado penalti no jogo América x Atlético na falta que o Edcarlos fez fora da área? E no gol impedido que o Bruno Meneghel fez aos 48 do segundo tempo, empatando a primeira partida da final do Mineiro de 2012? Americano tem memória seletiva.

  • Rogério Perdigão disse:

    Sugiro aos corintianos que façam um DVD com os lances do jogo e mandem pro Papa, pro Bispo, ou pra qualquer outro desocupado que vier à mente!

  • Juarez Athanagildo disse:

    Copa do Brasil contra o Grêmio, frangaço do goleiro gremista no gol do Cru cru do Roberto Gaúcho em chute do meio do campo.
    Copa do Brasil contra o Palmeiras, no 1º gol do Cru cru falha clamorosa do Amaral, no 2º gol Veloso soltou a bola nos pés do Marcelo Ramos.
    Final de Campeonato Mineiro, Marcelo Ramos estava suspenso e fora das finais contra o Galo. Ganhou liminar,jogou e fez dois gols…
    Semifinal de Sulminas, o Cru cru alterou data da partida contra o Galo, para que Giovani, Ricardinho e Sorin, que estavam em suas seleções pudessem atuar. Ganhou com gol do Giovani!
    Final de Campeonato Mineiro, 3 gols do Cru cru em falhas bisonhas do Ortiz.
    Libertadores contra o time amador do Sporting Crystal, falha clamorosa do goleiro num chute mascado do Cru cru.
    Será quanto recebeu o goleiro do River pra ficar assistindo o chute do Joãozinho entrar?
    Estes Frangos geralmente no 2º tempo, será que teve Mala Preta no vestiário?
    Título por Fax em troca de favores…
    Título fictício da Triste Coroa…
    2 Brasileirões pra barrar CPIs e um em troca de asfalto?
    Contratação de 4 selecionáveis pra ver se ganhava o Mundial contra o Borússia e Pagou Mico.
    E os 6 X 1? Réver, Richarlyson e um repórter, certa vez começaram a abrir o “bico”, mas foram amordaçados.
    Jogador que não cumpre pena, atletas entrando erroneamente em campo com 3 amarelos, jogador sem contrato em campo, será quanto custaram essas Pizzas?
    Uai Bastião, tudo lá é duvidoso? Só ganha na Marra!

  • Frederico Dantas disse:

    Sou e sempre fui totalmente a favor do uso de recursos eletrônicos no futebol. O mais barato, fácil de usar e disponível na totalidade dos jogos importantes? Imagens de TV.
    Só não usam porque não querem. E por que não querem? Mistério…

  • ita disse:

    Erros de 77,80,81,99,05, todo mundo tá cansado de falar (tem tambem 83 contra o santos na semifinal e 94 citado acima), mas inacreditável ninguem falar do jogo no beira rio esse ano. É muita cara de pau corinthiano reclamar, comentarista corinthiano afirmar que o time seria campeao se nao fosse o Amarilla, desmerecendo o Galo no campo e torcedor do inter na maior cara de pau cobrar o titulo de 2005 que sim teve erro, mas foi 1 (hum) erro em 1 (hum) jogo de 38 rodadas e esquecerem do assalto na libertadores esse ano.

    Só lembrar a todos e PRINCIPALMENTE O PRESIDENTE DO GALO que em 2013 tivemos um penalti que nao existiu (obstrucao do atacante) no ULTIMO MINUTO contra o Tijuana DENTRO DE CASA. Na semifinal, 2 penaltis nao marcados contra o Newells e na final um penalti clarissimo no Jo nao marcado. Ano passado fomos eliminados com gol em impedimento com o bandeirinha bem proximo e com visao privilegiada do lance.

    Deprimente ver a falta de critério em todos os sentidos e esferas para se analisar esse tipo de questão.
    E sim, Galo e cruzeiro sempre foram beneficiados contra os pequenos do interior. Troco os mineiros ganhado no erro pelos titulos nacionais e continentais a hora que CBF/FMF/Conmebol/FIFA quiserem.

  • Vinicius Campos disse:

    Tadinho do Curintinha. Quer dizer que querem processar a Conmebol. Quanta hipocrisia. O clube mais beneficiado pela arbitragem, campeão mundial sem se quer ganhar um torneio continental, vive metido em tudo que é falcatrua e vem reclamar.

    Tenha santa paciência.

  • luiz disse:

    Roubo no futebol existiu,existe e existirá.
    Penso que essa corrupção maluca é que sacaneia tudo. Futebol é um esporte maravilhoso, das linhas laterais do campo para dentro, pois o que o circunda é podridão pura. Não queiramos explicar o lógica administrativa do futebol porque não encontraremos explicação. É muita grana em volta desse circo. Se formos puxar a linha do novelo para desembola-lo ai que estaremos ferrados.
    Sobre o futebol, o jogo propriamente dito, penso que o uso tecnológico nos lances duvidosos acabará com a graça, pois a dinâmica da partida irá para o espaço.Se hoje, já se faz tanta hora para passar o tempo, imagine com mais uma “parafernalha” dessas…ai é que a bola não iria rolar mesmo.Talvez fosse mais bacana um jogo com tempo corrido, como no basquete, talvez 30 minutos em cada tempo. Ai sim, fariam jus ao dinheiro suado do torcedor.

  • ivan junior disse:

    O curintia já foi muito ajudado. O trabalho do amarila foi claro. Mas pior do que foi feito em 1981 com o patife do JRRato não existe. Sabendo que o galo superaria o flamerd* ele simplesmente expulsou o time do galo. bandido, cretino que ficou anos posando de baluarte da arbitragem na famigerada rede bo*ta. No inferno tem um caldeirão bem quente para este lixo que terá a eternidade para queimar.

  • Zé Carlos disse:

    Esse “coríntias” todo coitadinho agora não que aproveitar e rever as finais dos brasileiros de 99 e 2005?
    Curiosa coincidência a frase do Walter Clark ser proferida em “1980” época de triste memória. E dizem que a Massa vive no chororô, né?!

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Sinceramente, não concordo com as comparações das vezes que Atlético e Cruzeiro foram descaradamente roubados contra times do “eixo maldito” com os erros cometidos nos campeonatos mineiros. Por um motivo simples: historicamente, tanto Atlético quanto Cruzeiro não precisariam de força extra pra vencer seus adversários em Minas.
    Pode ter acontecido? Pode! Mas não porquê o árbitro quisesse “roubar” o América e os times do interior e sim, imagino eu, que na dúvida eles têm muito mais medo de errar contra os poderosos da capital do que contra os demais e ficarem “desprestigiados” na federação e, assim, sofrerem “perseguição” dos clubes mais influentes (A exceção fica por conta de Cruzeiro 1×3 Ipatinga em 2010 onde o árbitro visivelmente tinha intenção de prejudicar a equipe do Vale do Aço).
    Qual seria a importância real tanto para Atlético quanto para Cruzeiro se perdessem um ou outro jogo para equipes de MG nos certames regionais? Até mesmo um outro campeonato mineiro perdido não seria nada de tão grave.
    Agora, quando falamos de competições nacionais e Libertadores, há muita coisa envolvida: patrocínios milionários, interesse da TV, etc.
    Alguns jogos deveriam ser realmente investigados. Como eu acompanho firmemente apenas o Galo, vou lembrar obviamente mais de jogos do alvinegro. Eis alguns jogos suspeitos (não por ter havido erros e sim pela forma clara como os árbitros agiram sempre em desfavor de um time):

    Atlético x São Paulo – Brasileirão 1977 (Reinaldo eliminado da partida final)
    Atlético x Flamengo(RJ) – Brasileirão 1980 (EXPULSÃO DE REINALDO QUE JÁ HAVIA FEITO 2 GOLS)
    Atlético x Flamengo(RJ) – Libertadores 1981 (EXPULSÃO DE 6 JOGADORES DO GALO)
    Atlético x Corínthians – Brasileirão 1994 (GOL ANULADO DE PAULO ROBERTO PRESTES E FALTA INEXISTENTE NO GOL DO CORÍNTHIANS EM SP)
    Atlético x Corínthians – Brasileirão 1999 (PÊNALTI PRO GALO NÃO MARCADO DO LATERAL ÍNDIO)
    Atlético x Corínthians – Libertadores 2000 (2 PÊNALTIS MARCADOS EM CLEISSON E MARQUES)
    Atlético x Botafogo(RJ) – Copa do Brasil 2007 (PÊNALTI PRO GALO NÃO MARCADO EM TCHÔ)
    Jogos do Fluminense(RJ) – Brasileirão 2012 (ERROS EM SEQUÊNCIA EM JOGOS DA FASE FINAL)

    Outros:
    Cruzeiro x Vasco – Brasileirão 1974
    Brasiliense x Corínthians – Copa do Brasil 2002
    Corínthians x Inter – Brasileirão 2005
    Cruzeiro x Ipatinga – Mineiro 2010

    E outros mais…
    Obs.: Em algumas das vezes que o Galo foi eliminado de várias competições houve reclamação da arbitragem, como por exemplo na semifinal do Brasileirão 1985 contra o Coritiba, quando o time paranaense se classificou com um empate de 0x0 no Mineirão, mesmo com um lance polêmico onde o goleiro Rafael defendeu uma bola em 2 tempos e teria retirado a mesma após a linha do gol. Há lances em que podemos considerar erro de arbitragem mesmo.

  • Julio Avila (mariana) disse:

    e foi em 2013 hein,aconteceu mais coisa “estranhas” como apagão de refletores,time com salarios atrasados de 6 meses recebendo uns dias antes da final,presidente viajando pra comembol parecendo grandes amigos e olha oque disse o presidente do curintia na epocahttp://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/amarilla-foi-escolhido-pelo-boca-em-2013-escutas-revelam-nao-so-a-podridao-da-conmebol-mas-a-incompetencia-e-a-ingenuidade-dos-dirigentes-corintianos-confiaram-no-presidiario-marin-22062015/
    “Futebol se ganha dentro de campo, com transparência e honestidade. Quando não é assim, podem dormir na porta da Conmebol, que não vão atender. Aqui, no Corinthians, ninguém é bobo, todos sabem que é necessário ter um relacionamento. Mas, quando você não é o escolhido, esquece, não vai mudar. Quem sabe é a vez de o Kalil (então presidente do Atlético Mineiro) ser campeão? Não foi a do Corinthians.” Qual foi a equipe campeã daquele ano? O Atlético Mineiro. Coincidência, óbvio…
    prestem atençao nisso!

    • luiz disse:

      compramos o penalti do Tijuana, a prorrogação e cobrança de penalidades contra o News, a prorrogação e as penalidades contra o Olimpia , também.
      Eita que o choro é livre , mas a taça é nossa!

    • Ednei disse:

      O pênalti no Riascos também foi comprado né? Chora mais que tá pouco!

    • Ednei disse:

      Independente do que o Amarilla fez ao Corinthians, suspeitar da idoneidade do título do Galo é no mínimo burrice ou falta de noção. Como se compra título tendo um pênalti contra no último minuto do jogo? Decidindo 2 vezes nos pênaltis? Tem que ser imbecil pra acreditar nisso.

    • Mário Werneck disse:

      Pena que somos pobres e só compramos o árbitro uma vez, o outro lado da lagoa, já comprou umas 20 vezes.

    • LOBATO disse:

      Realmente vc tem razão nós pagamos o juiz da partida para apagar os refletores do estadio!!
      Quem pagou os salarios atrasados dos jogadores do Olimpia foi o juiz tb.

  • humberto disse:

    A imprensa paulista esta revoltada com essas declarações, e eu pergunto e o nosso futebol mineiro cruzeiro e atlético tantas vezes roubados descaradamente por paulistas e cariocas e nunca vi toda esta mobilização deles por justiça. Se fosse apurar mesmo pra valer, metade dos títulos de curintia e flamerda teriam que ser devolvidos.

  • Julio Cesar disse:

    Ja postei diversas vezes aqui que nunca acreditei em 90% pelo menos dos tais erros dos arbitros. E concordo com voce Chico: esses escandalos so vieram confirmar o que “eu ja sabia”. Não precisamos ficar relembrando todos mas uma imagem pra mim é recorrente: o penalti no Tcho não assinalado pelo Simon naquele jogo contra o Botafogo pela Copa do Brasil. A decisão contra o Flamengo no Maracana e no jogo do Serra Dourado.
    Corintians sendo beneficiado contra o poderoso Brasiliense !!
    Erros do bandeirinha aos montes.
    O que sempre repeti e repito: os caras estão la somente pra isso ! E enquanto todo mundo viu e não tem duvidas, eles não viram. Ah, estava mal colocado !! Como assim ?! Eles são pagos somente pra isso e ainda se colocam mal ?!
    E ainda teve o caso declarado do Edilson Pereira !!!

  • Márcio borges disse:

    A verdade é que infelizmente o futebol se tornou um antro de pessoas sem nenhum caráter, com algumas exceções. Como o volume de grana é muito alto atraiu a pior es pecie de pessoas que pode habitar o planeta. E não vai parar nunca. Eu particularmente já pensei em largar de torcer mas é uma “cachaça” difícil de largar.
    Como já afirmei aqui no.blog, somos meros torcedores e ficamos sabendo somente daquilo que nos permitem saber. O que realmente precisávamos saber jamais saberemo…

  • Silvio Torres disse:

    E chega a ser engraçada a indignação da imprensa paulista com o coitadinho do curíntia. Só de lembrar da final de 99, com o pênalti escandaloso que o nosso Márcio Rezende não deu pro galo no segundo jogo, quando o placar estava 0x0. Isso é igual mensalão. Se for apurar a sério vai faltar cadeia. Mas normalmente pegam dois ou três pra Cristo e fica por isso mesmo..

  • Flávio Azevedo disse:

    Prefiro suspeitar de pênaltis perdidos, frangos, expulsões cavadas, jogadores andando em campo sem disputar com afinco os lances. E por que não suspeitar de torcedores que não pagam ingressos? Somos todos corruptos???? O pão e circo não pode parar!