Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ex-jogadores, como René Higuita e Roberto Cabañas criam mais alvoroco que maioria do time do Dunga em Santiago

Roberto Cabañas (esquerda) levou o Paraguai à última conquista do país na Copa América em 1979, jogou no Boca Juniors e com Pelé e Beckembauer no New York Kosmos. Higuita foi um showman da bola.

* * *

Poucas vezes na história uma seleção brasileira foi tratada com tanta discrição pela imprensa e população de um país sede como nesta Copa América. Nada a ver com os 7 a 1 da Alemanha no Mineirão, mas porque à exceção de Neymar, Robinho e David Luiz, os demais são desconhecidos da maioria absoluta do público. Neymar já foi embora, Robinho não atrai tanta atenção e David Luiz é mais conhecido por causa da cabeleira e falhas desconcertantes que tem marcado a carreira dele, na seleção e Paris Saint Germain. A Argentina é a seleção mais assediada por aqui.

No dia de folga, jogadores brasileiros que foram passear no Shopping Costanera Center, um dos maiores do continente, passaram despercebidos, principalmente porque o alvoroço foi em torno do ex-goleiro René Higuita, da Colômbia, com a mesma vasta cabeleira que o marcou na Copa de 1990 na Itália e em lances que entraram para a história do futebol mundial, como as “escorpianas”, defesas malucas que ele fazia, se jogando para frente e tirando a bola com os calcanhares. A mais ousada e famosa delas passa constantemente nas TVs e telões do mundo, no estádio Wembley em 1995, em amistoso da Colômbia contra a Inglaterra.

Higuita era um showman que ia ao ataque, driblava e até hoje é o terceiro goleiro artilheiro do mundo, com 41 gols; atrás de Rogério Ceni (129) e do paraguaio Chilavert, 62. Também costumava errar feio, como nas oitavas de final da Copa da Itália, quando tentou driblar Roger Milla, perdeu a bola e tomou o gol que classificou Camarões.

HIGUITA1

“El Loco” Higuita é há quase três anos treinador de goleiros do Al-Nassr, da Arábia Saudita, cujo treinador é o ex-atacante da seleção paraguaia Roberto Cabañas, que fez fama defendendo o Boca Juniors e trocando porradas com os jogadores do River Plate. Jogou com Pelé e Beckembauer no New York Kosmos. Eles estão em Santiago participando de eventos da Adidas, que os tem sob contrato para ações de marketing mundo afora. Muito gentil com todos que o abordam, não se negam a uma conversa, fotos e autógrafos.

HIGUITA2

A carreira de Higuita foi marcada por polêmicas e dramas também fora de campo. Foi preso seis vezes na Colômbia por ser amigo de Pablo Escobar, o poderoso chefe do Cartel de Medellin, tendo visitado-o na cadeia, e depois acusado de participar do sequestro da filha de um ex-aliado do traficante, o que lhe custou a ausência na Copa de 1994. Quase morreu em virtude de uma toxoplasmose em 2009 e deu um soco na cara do comentarista colombiano César Lodoño, que insinuou que ele tivesse se vendido em um jogo.


» Comentar

Comentários:
8
  • Luís Cláudio disse:

    Futebol brasileiro está uma Lama e isto vem de muito tempo, apenas aumentou. E continua a amordaça, ninguém fala nada em mudar a sede da cbf para Brasília. No futebol, todos ganham, menos o torcedor!

  • Frederico disse:

    Enquanto o futebol brasileiro não for repensado, reconstruído estaremos caminhando a passos largos para sequer ir ser figurante na próxima copa.
    Basta ver a linha da Argentina – vários são titulares e destaques nos maiores times da Europa . Só temos o Neymar.
    Sem saudosismo mas mesmo seleções em que não chegamos bem em copas podíamos enumerar a grande quantidade de jogadores de primeira linha atuando nas ligas mais importantes.
    Isso infelizmente vai demorar a mudar mesmo se tomarmos uma atitude agora. Imagina levando em banho Maria como está hoje?
    Só nome não ganha jogo.

  • humberto disse:

    Acabei de ler um comentário do cosme rímoli sobre o jogador firmino, ele tá enchendo a bola do cara, ou ele esta drogado ou é maluco.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Tenho pena de quem “tem” de assistir à Copa América, fazendo cobertura do “brasil”. Depois de ser premiado com a notícia (muitos suspeitavam e outros tinham certeza e já haviam denunciado) de que a lista de convocáveis passava pelas mãos dos empresários, não há mais nada a esperar de Seleção Brasileira.

    É um amontoado de medíocres, comandados e “treinados” por dois empresários igualmente medíocres: Dunga e Gilmar Rinaldi. Exceção feita a Neymar, o resto é de medíocre para baixo. Todo o resto.

    Na minha opinião, a turma dos 7 X 1 jamais deveria vestir a camisa da seleção. Nunca mais. Como punição, sim. Envergonharam a nação e alguns ainda estão lá, a despeito da ruindade. Alguns não jogariam em times da série B, aqui no Brasil. Chegam a grandes times da Europa, mas, com o tempo, expõem a mediocridade e voltam ou vão para outras praças sem a mínima expressão.

    País que tem o Vitor e o Fábio não deveria ser obrigado a engolir Jefferson.

    Aos atletas brasileiros, falta estímulo. Você faz um campeonato dos mais disputados, e ninguém aqui tem a menor esperança de ser convocado um dia. São ridículos, que vão para outras praças na base do empresário e não da competência, que têm a preferência.

    Não vou citar os pernas-de-pau atuais, porque seus nomes se misturam aos de outros, desde que os empresários tomaram conta do futebol e eu nem sei quem lá está.

    Vou mais longe: acho que o Neymar fez de tudo para sair daquele grupo medíocre e, de resto, da Copa América. Ficar apanhando (e como apanha) e tendo de aguentar tanta ruindade? Ele já tinha sido amarelado pela segunda vez e, consequentemente, já estaria fora do próximo jogo, mas queria além disto. Cavou a expulsão que lhe daria mais jogos e ficaria livre desta porcaria toda.

    Claro que isto é uma suposição e opinião minha. Abs.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Pois é, e no Brasil só se fala do falecimento de Cristiano Araújo e da namorada. Com todo respeito, nunca ouvi falar desse rapaz. Eu nem sabia que ele existia.
    Seria falta de assunto dos sites ou seria falta de jornalistas para trazer assuntos para os sites ? Já reparei que os ex-jornalões (Globo, Folha e quetais) fazem atualizações somente duas ou três vezes por dia. Seria falta de notícia ou falta de jornalistas, de novo ?
    Os sites de esporte, igualmente, são iguais ou piores. Se você ler uma notícia as 7 da manhã, ao meio dia ela ainda estará lá.
    E as demissões estão rolando…claro que o Chico não vai falar sobre isso, é anti-ético. Mas nós podemos, não ?
    Ou será que, numa loucura “canábica”, poderíamos concluir que o mundo está rodando mais devagar ultimamente ?

  • Julio Avila (mariana) disse:

    Infelizmente chico essa é a nossa realidade diante de tão poucos jogadores com grande qualidade,na seleção o único que não discute a titularidade é o neymar!
    e não temos nenhuma perspectiva de que em um futuro proximo isso vai mudar pois não temos hoje nenhum jovem jogador com qualidade pra ser um craque fora de serie!

  • Silvio Torres disse:

    Esse post sobre jogadores, bons, médios e ruins e conhecidos/desconhecidos vem a calhar. Se o Firmino ferida foi vendido por 141 milhões acho que o Pratto vale, por baixo, uns 150. Não há grau de comparação entre os dois. Espero que os “espertos” do galo não caiam em conversa fiada de empresários ou jornalistas.

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Esse Higuita era doidão! Lembro-me de uma defesa na qual a bola o encobriu e ele fez a defesa com os calcanhares.
    Mas toda essa doidera tirou a Colômbia da Copa de 1990 frente a camarões quando ele tentou um drible de letra no roger Milla