Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Jogo do Galo foi quase tão feio quanto o da seleção brasileira, mas valeu pelos três pontos

Leo Silva, excelente zagueiro e artilheiro nos momentos certos, em mais um gol fundamental para o Galo hoje.

* * *

Vi o jogo pela internet, ótima imagem da Net. Valeu também pela festa da torcida no Mineirão (55.987 presentes) e nos arredores, nesta Pampulha que é um dos lugares mais bonitos do mundo, coisa de JK, que nós não damos o valor que ela merece.

Ouvi as entrevistas pela Itatiaia e ninguém conseguiu explicar o fraco futebol do Galo, nem Levir Culpi, que fez bem em pedir desculpas à torcida, em nome do time, pelo fraco desempenho.

O time do Joinville é bem feio. Correu muito e pronto.

Companheiros da imprensa ficam procurando “cabelo em ovo” falando em “horário da manhã”, “calor” e bla, bla, bla. A realidade é que, tem dia, que nada acontece do jeito que se espera.

MASSA

Torcida bateu o recorde de público do Brasileirão até agora

Os detalhes da vitória do Galo no site da Itatiaia

http://www.itatiaia.com.br/noticia/com-publico-recorde-no-brasileirao-atletico-vence-joinville-e-pula-para-a-vice-lideranca


» Comentar

Comentários:
28
  • Paulo Afonso disse:

    Outra coisa a ser pensada: até agora só Galo e Inter venceram em casa neste jogo das 11h… Por ser uma novidade, os clubes precisam ficar atentos e começar a levantar os dados da preparação dos vencedores…

  • Paulo Afonso disse:

    O que parece é que jogo em casa, além da torcida gritar o nome do jogador que tem que entrar, precisa gritar também o nome do jogador que deve sair… E gritar também a formação tática… Eu teria tirado Dátolo e Maicosuel, para entrar com Carlos e Guilherme… Talvez até tiraria o Giovanni Augusto para colocar o Cárdenas, já que o time do Joinville não tinha capacidade de ameaçar…

    • Pedro Vítor disse:

      Eu não teria tirado o Giovanni pra entrada do Donizete. Faria isso aí, saia o Dátolo que me parecia cansado no inicio do segundo tempo. E ao invés do Maicossuel, tirava o Thiago Ribeiro mesmo, ficaria com o Guilherme armando, Carlos entrando em diagonal, com o Pratto escorando, e Cárdenas poderia entrar no decorrer do segundo tempo.

      Acho que o Levir colocou o Donizete, só pra torcida tirar suas conclusões, e também pra segurar o jogo, já que a defesa estava batendo cabeça.

      De todo modo, contra o Coritiba, a partida será idêntica, uma porque o Coxa esta praticamente na mesma situação do Joinville. Além disso, o time do Coritiba, é um pouco melhor, tem o Kleber, então força o Atlético a ser mais concentrado.

      Acredito que o Levir deva escalar a mesma formação, porém com duas mudanças.

      Victor, Patrick, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; 4 – Rafael Carioca, Dátolo e Giovanni Augusto; 3 – Carlos, Thiago Ribeiro e Lucas Pratto; 3.

      Carlos dá mais segurança ao esquema, apesar de num ser tecnicamente acima da média, o time cria muito mais com ele que Maicossuel.

      Me preocupa o Thiago Ribeiro, não conseguir fazer um suporte defensivo para o Patrick, o Levir poderia tentar o Guilherme por aquele setor, mas por outro lado, o Guilherme talvez não aguente o nível físico exigido pra jogar ali na direita, com isso as opções ficam restritas, a Carlos, Maicossuel, Thiago Ribeiro, Dodô, e Cárdenas. Neste jogo daria mais uma oportunidade ao Thiago Ribeiro!

      Guilherme tem lugar neste time, mas precisa compor taticamente o esquema, num dá pra ele ser um Ronaldinho Gaúcho neste esquema, pois não temos dois volantes pra fazer uma cobertura, e também não temos dois pontas técnicos e habilidosos flutuando ao seu lado, ajudando tanto na armação como nos lançamentos e jogadas de linha de fundo como Bernard e Tardelli.

      • Paulo Afonso disse:

        Na escalação que sugeriu, poderiam sair no segundo tempo Dátolo e Giovanni Augusto para entrar Donizete e Guilherme… Talvez até começar com o Donizete, guardando o Dátolo para voltar junto com Luan e Marcos Rocha ao time… Neste período, Giovanni Augusto joga um tempo e o Guilherme outro, já que este não tem condições físicas de suportar uma sequência de jogos inteiros…

        • Pedro Vítor disse:

          Guilherme meu caro, vai pro México, acabou seu ciclo no Galo.

          Voltando ao assunto, sem o Guilherme, o Giovanni Augusto ganhará força no time, e o Cárdenas também se tiver mais gana e vontade pode ganhar espaço com o Levir!

  • Raws disse:

    Apesar de ser uma frase repetida, “esse vai ser o brasileirão mais fraco da história”.
    Antigamente, para furar as retrancas dos times inferiores tínhamos qualidade. Hoje são pedreiras esses tipos de jogos. Os defensores do Carlos Cesar, vão acabar enxergando a realidade. Quanto ao Maicosuel, deixa pra lá…

  • Adolfo disse:

    3 pontos no balaio e boa, vamos pro próximo jogo. Respeito a opinião de todos, mas vejo torcedores questionando a qualidade do elenco do Galo. Uai, tirando o Inter, qual outro time tem jogadores em quantidade e qualidade iguais ao elenco do Galo. Lembrando que um bom elenco é composto por jogadores que possibilitam ao treinador adotar maneiras diferentes de montar o time, procurem quais os clubes possuem em seu elenco os jogadores como esses, do meio pra frente: volantes: Rafael Carioca, Donizete e Josué ( Eduardo ainda é uma promessa e Danilo Pires jogou pouco); armadores com chegada ao ataque: Dátolo, Geovani Augusto, Guilherme, Dodô, que embora jovem, é uma boa opção no elenco (eu não considero o Cárdenas um bom jogadores, por isso não o incluí), atacantes: Maicossuel, Pratto, Thiago Ribeiro, Luan, Jô, Carlos. São 13 jogadores para seis vagas. Jogadores com características diferentes, que se bem estudadas e trabalhadas, permitem ao treinador mudar o esquema tático da equipe, quer seja em jogos diferentes, de acordo com o adversário, que seja dentro da mesma partida, para manter ou inverte o resultado. Na minha opinião, o time não deslancha porque o Levir insiste em manter o time com um volante com jogadores que não conseguem render nesse esquema. Aí, tome vaia ao Dátolo (será que desaprendeu a jogar bola?) ao Thiago Ribeiro (jogo só isso que está jogando?) ao Giovani Augusto ( será que consegue desempenhar a função que o Luan faz bem?). Levir ascendeu a churrasqueira e vai queimando jogadores que, se não são os melhores do país em suas posições, são boas opções a maioria dos times do brasileirão. Falta ao técnico do Galo deixar a teimosia de lado e aproveitar melhor os jogadores que tem a disposição.

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Nosso Deus!
    Que futebol melancólico e sofrível do Galo ontem. Curuiz…
    Pelo o menos não tomou gol (graças a ruindade do time catarinense também).

  • humberto disse:

    Quando é mata-mata vc vence que bom futebol e também com um pouco de sorte, pontos corridos é diferente precisa bom futebol e não contar somente com sorte pois regularidade é o item que entra no lugar da sorte. O nosso Burro com sorte não tem um plano B pra nenhum jogo, basta o jogo se mostrar um pouquinho mais complicado e ele não tem repertório nenhum, faz as mesmas substituições todo jogo, não faz nada de novo para desastabilizar o adversário, insiste com jogadores que não estão jogando nada. Valeu pelos 3 pontos, mas o futebol foi um terror. Repito não vamos ganhar um brasileirão apenas com sorte.

  • Hernando disse:

    Ótimo resultado! Pior perder jogando bem, como aconteceu este ano várias e várias vezes, e nos custou uma liderança isolada e com no mínimos uns 5 pontos a frente do segundo colocado, perdemos pra duas babas jogando bem e empatamos com o Santos de bobeira! O time precisa de estabilizar, este ano mais uma vez somos os melhores não vamos repetir 77 e outras datas aí, errar sem comprometer!!

  • Rodrigo Assis disse:

    Espero que o time suba de produção, pois vencer o Coritiba aqui quase que seguramente garante a liderança.
    Tem que tem mais disposição, não apenas quando esta atrás no placar

  • Pedro Vítor disse:

    Bom Dia,

    O Atlético não fez um grande jogo, o time parecia estar fora de sintonia, errando muitos passes, faltando um capricho no ultimo passe. O Gol saiu de uma bola parada, que resolve muitas partidas, e é bom saber que o time sabe fazer este tipo de jogada, e tem bons jogadores neste quesito que fazem a diferença, e o Leonardo Silva é um deles.

    O Joinville, limitado, mas fez boa marcação, ate levar o gol. Daí pra frente, vieram pra cima, perderam grandes oportunidades, uma bola no travessão do Victor.

    Veio o segundo tempo, e a torcida começou a pegar no pé do Giovanni Augusto, que na minha opinião era o jogador que organizava o meio de campo, marcando bem do lado direito, o time do Joinvilli pouco ameaçava por aquele setor. Aos gritos de Guilherme, o Levir resolveu mexer no time, e colocou no lugar do Thiago Ribeiro, acho que não será surpresa se o Atlético começar a utilizar o Guilherme em seu lugar, digo, Thiago Ribeiro, não se justifica como titular mais.

    Donizete entrou no lugar do Giovanni. Era o que a torcida queria, mas num era o que jogo precisava. Ali matou a saída de qualidade que o Giovanni traz a equipe, o Donizete simplesmente errou todas as saídas, sempre dando passes pelo meio, nunca pelas laterais. Compensava com a marcação, que sempre foi boa, e é sua melhor qualidade, roubar bola!

    Depois o Levir administrou, colocou o Carlos, e segurou o Joinville.

    A vitória foi importante, os três pontos, e é fundamental pra ser campeão, vencer adversários frágeis que vem na retranca tirar pontos dos mandantes, jogando bem ou jogando mal, isso pouco importa neste campeonato de ponto corrido!

    A destacar mesmo, que no fritar dos ovos, acho que a torcida tem que ter paciência, com o Giovanni Augusto, acho que foi nítido a perda de qualidade quando ele saiu do time. Guilherme, não vem fazer saída de bola do time, ele mesmo deixou claro em sua entrevista na sexta, que “não é jogador pra marcar”. Donizete ate marca bem, mas falta inteligência, domínio de bola, competência no passe. E o Dátolo que poderia sair, Levir resolveu apostar em sua permanência em campo, pois é o homem da bola parada.

    Agora é o Coritiba que venceu o Cruzeiro, de Luxemburgo, que ainda não achou como armar este time. É como disse, o Levir ano passado, demorou de três a quatro meses pra dar padrão tático ao time!

  • Paulo Afonso disse:

    Galo vai errando e chegando… Que fase! Fosse em outros tempos, jogaria bem, massacraria o adversário, tomaria um gol no final e perderia por 1×0… Espero que o Levir entenda que 1 ponto separa o Galo da Ponte Preta, que é a oitava… Precisa trabalhar melhor para criar uma folga… Assim que o título vai chegar…

  • Jr.Gam disse:

    O galo apresentou muito pouco futebol, o empate seria mais justo.

  • Márcio Luiz disse:

    Quando o time joga um futebol horroroso como esse de hoje e mesmo assim vence, é um ótimo sinal. Tomara que continue assim.

    Enquanto isso, a parte da imprensa de BH que babou ovo do “profexô” por ele ter vencido o Galo quando chegou, agora tá sem saber o que dizer. Quá quá quá!!!!!!!!!!!

  • Rafael disse:

    Fui ao jogo. O Galo jogou só uns 20 min no primeiro tempo.
    A torcida estava impaciente desde muito cedo, pois era uma chance de vencer e fazer saldo de gols. Adilson teve méritos, defesa e meio campo do Joinville jogaram bem próximos, compactados. E só não fez gol em contra ataque porque os jogadores são muito ruins.
    Triste ver que Dátolo errou tudo, Carlos César com preguiça, Ribeiro desligado, Maicosuel sendo ele mesmo não fazendo nada. Time estava sem meio de campo, que atrasava muitas bolas. Ataque não se movimentava. Aí a defesa tentava ligação direta ou ficava tocando a bola lá atrás e bobeou em alguns lances, ficando perigoso. Guilherme entrou mas afobado.Quase todo o time sem vontade… Só Pratto e Donizete. Seria por atraso em pagamenfos?

  • Marcão de Varginha disse:

    Que adianta jogar bem e perder uma partida? Sim, jogou um futebol muito aquém de sua capacidade, mas valeu pelos 3 pontos. E se tivéssemos perdido, algum torcedor do genuinamente mineiro iria gostar? Basta mais treinamento para vencermos com mais tranquilidade. Mas é preciso treinar ainda mais para buscar um melhor entrosamento… com mais treino, respeito pelos adversários e nossa costumeira humildade poderemos alcançar melhores resultados!
    – Ainda bem que o Levir não procurou exaltar a equipe e apontou falhas que precisam ser corrigidas, não procurando desculpas no horário, no calor, no campo… para mim, independentemente de jogar bem, que venham mais vitórias pelo placar mínimo, que inclusive nos deu um título nacional em cima de nosso maior e melhor cliente!
    – 26/11/2014: eterno (e dolorido)!

  • LEANDRO FABRICIO disse:

    Pela milésima vez volto a repetir, senão chegar um meia atacante de respeito nesse elenco não vamos conseguir brigar pelo titulo dessa bagaça, giovanni augusto, maicossuel, cardenas são fracos e não passam de jogadores medianos, datolo joga duas boas partidas e cinco ruins, guilherme não se pode confiar devido as lesões frequentes, então meus amigos estamos a pé em relação a meia de criação ou um atacante rapido que encoste para jogar com o lucas pratto…

    o importante são os tres pontos mas que o sinal de alerta fique ligado com essa pessima partida frente ao joinville…

    pior é time que também joga mal contra a fraca chapecoense dentro de casa e ainda perde… né mariada

    e tomaram outra sova do coritiba hj, olha o trabalho do profexô aí gente kkkk

  • Carlos da Mata disse:

    Esse foi indubitavelmente o pior jogo do ano até o presente momento.

  • Tarcísio Coimbra disse:

    Realmente, valeu pelos três pontos, mas o Galo não jogou bem. Não gostei do gramado do Marião, parece que segura a bola e prejudica a velocidade do time. No ataque, somente o Pratto oferece perigo e o Thiago Ribeiro é o único que vai a linha de fundo. Muitos erros de passes, defesa insegura, muito chutão e jogadores como: Carlos César, não dá é muito fraco, Giovani Augusto não ataca nem defende, tem Padrinho forte e Deus mude a cabeça do Insano que não quis vendê-lo, Dátolo desaprendeu a jogar futebol, Maicossuel não tá jogando nada, Douglas Santos muito limitado. Atlético sente a falta do Luan e do Rocha, pena que o último já está vendido. O Joinville tem um time fraco senão teria vencido. Resta secar os concorrentes do Galo!

  • FREITAS disse:

    Pelo amor de DEUS: Esse carlos cesar é pior que tomar sukita quente!!!Se na base não tiver um lateral melhor do que essa baba, pode fechar!

    • Marcão de Varginha disse:

      Concordo com vc, Freitas! E digo mais: o lateral direito da base, Alex Silva, foi emprestado ao Sport até o fim desta temporada; apesar de suas limitações, ele é bem melhor que ambos laterais reservas do titular que são sofríveis…

  • ita disse:

    Quando vi parte da torcida subindo no salto prevendo goleada, levir dando entrevista na TV sendo exaltado, pensei ‘ishhh, um a zero vai ser muito’. Nada é facil para o galo, principalmente quando todos acham q vai ser. São muitos anos acompanhando esse time.

    Donizete é e será muito importante em muitos jogos, mas ele nao vai melhorar a pontaria do ataque. A torcida sempre gosta de eleger um salvador da pátria pra justificar suas desculpas, até a pouco tempo era o Marcos Rocha, foi só ficar de fora que viram que o time nao é tao dependente assim dele. Com o Donizete, só basta o time acertar o pé na frente q verão que ele nao é a pedra fundamental do time. Mas há jogos que deveria entrar com 2 volantes e ele será importantíssimo, que nao se confunda as coisas.

    abs, chico.

    • Pedro Vítor disse:

      Mas ontem ele foi muito mal.

      Eu fui no jogo, o Guilherme bem posicionado do lado esquerdo, e o Donizete querendo e insistindo em perder a bola no meio de campo, abre jogo Donizeti!

      • ita disse:

        Concordo, meu ponto de vista é que o donizete nao é a salvação e sua nao escalacao nao é o problema do galo como muitos pensam que ele deveria ser titular absoluto.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Não interessam os mi-mi-mis. O Atlético ganhou três pontos, e isso é o que importa. Pena que o Cruzeiro não fez isso na semana passada. Ficou devendo e vai ter que dar duro para compensar hoje à tarde em Curitiba.

  • juliobh. disse:

    o galo podia ter jogado mais, mais valeu pelo 3 pontos!

  • Carlos Santana disse:

    ACHO que tá na hora de colocar o Donizeti de cara e tirar o Thiago ou Maicosuel, outra coisa importante é saber jogar em pontos corridos e o que vale são os três pontos, nada de desespero no dia que não jogar bem e ganhar.