Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ricardo Boechat fala ao vivo do sério problema de saúde pelo qual está passando

Ele voltou a apresentar o programa de todas as manhãs na Bandnews FM, ontem, e fez um relato do problema que está enfrentando e que afeta a cada dia mais gente no mundo. Força a ele, e lamento que aparecerão comentários de que tenha sido vítima de praga ou castigo de alguém.

Reportagem do portal Comunique-se:

* “De volta ao trabalho, Boechat explica que sofreu “surto depressivo agudo”

Depois de quinze dias afastado de suas atividades na BandNews FM, o jornalista Ricardo Boechat voltou ao trabalho na manhã desta quinta-feira, 27, ao comandar a programação do horário nobre da emissora de notícias do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Com o retorno, o âncora usou a página que mantém no Facebook para explicar a razão de ter ficado fora do ar desde a semana retrasada. Pela rede social, ele afirmou que sofreu “surto depressivo agudo”.

O apresentador relatou que devia uma explicação aos seus amigos telespectadores e ouvintes. Ao falar do que aconteceu, ele comentou ter se sentido mal momentos antes de iniciar o horário que ancora na BandNews FM no dia 11. “Simplesmente sofri um colapso, um apagão aqui no estúdio. Nada na minha cabeça fazia sentido. Nenhum texto era compreensível. Os pensamentos não fechavam e uma pressão insuportável dava a nítida sensação de que o peito ia explodir. Fiquei completamente desnorteado e achei melhor me refugiar no meu camarim e esperar socorro médico”.

Boechat citou que percebeu nos últimos dias como a depressão afeta muito mais pessoas do que imaginava. No texto em que fala a respeito de seu estado clínico e comemora o retorno às suas atividades na imprensa, ele contou que o seu colega de apresentação nas manhãs da BandNews FM, Eduardo Barão, chegou a exibir um vídeo da Organização das Nações Unidas (ONU) em que mostra que doenças similares à depressão são fenômenos em nível global. O comunicador também citou que os números apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o caso é uma das enfermidades que mais crescem na Terra.

“A depressão não escolhe vítimas por seu grau de instrução ou situação econômica. Castiga sem piedade e da mesma forma pobres e ricos, anônimos e famosos. Os médicos que estão me tratando disseram que eu estiquei a corda demais, que fiz mais coisas do que deveria fazer e em menos tempo do que seria razoável. Eu fui além dos limites que minha saúde permitia e ignorei todos os sinais físicos e avisos domésticos. Quantas vezes a minha doce Veruska me disse: ‘Você vai pifar! Você vai pifar!’”, escreveu Boechat, ressaltando que a sua mulher já tinha percebido que ele precisava se cuidar.

Reconhecido por suas análises políticas, o jornalista explicou que em sua volta ao rádio fez questão de evitar temas como a situação do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ou da presidente da República, Dilma Rousseff (PT). Também foram evitados assuntos, conforme relatou, como inflação, ajuste fiscal e “tantas outras coisas que só tem feito infernizar nossas vidas, mas que são as manchetes do momento”, publicou.

“Este papo de hoje é sobre depressão. Um mal que afeta milhões de pessoas, milhares delas no Brasil, um mal sobre o qual é preciso estar informado e não fazer segredo. Como eu agora me descobri fazendo parte dessa população doente, pensei muito nas noites sem dormir dos últimos dias e tomei a decisão de dividir essa experiência com vocês. Se com isso eu conseguir ajudar algum ouvinte a prevenir a depressão ou a curá-la, já me dou por satisfeito. E toca o barco”, finalizou Boechat, usando o bordão que lhe é característico.

O áudio está no link dele no facebook:

BOECHAT2

* “Acho que devo uma explicação às centenas de pessoas que me escreveram nos últimos dias perguntando o que eu tinha…”

https://www.facebook.com/ricardoboechatoficial

 


» Comentar

Comentários:
4