Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cai o homem forte da Globo, o que rasgou elogios a José Maria Marin dias antes da prisão

Marcelo Campos Pinto era o todo poderoso nas negociações de direitos de transmissão do futebol. Jogado para escanteio, ontem, pelo Roberto Irineu Marinho, o presidente da Globo.

Do site Notícias da TV, por Daniel Castro:

* “Homem forte do esporte deixa a Globo após escândalos no futebol

Figura-chave nos bastidores do futebol brasileiro nas últimas duas décadas Marcelo Campos Pinto está deixando a Globo Esportes, braço de negociações de direitos esportivos do Grupo Globo. O executivo ficou desgastado internamente após os escândalos envolvendo corrupção nas negociações de direitos da Fifa e Conmebol e da prisão de José Maria Marin, ex-presidente da CBF, de quem era próximo. Em maio, na festa de encerramento do Campeonato Paulista, Campos Pinto discursou que Marin “fez história no futebol brasileiro”.

Comunicado assinado por Roberto Irineu Marinho, presidente do Grupo Globo, distribuído a diretores na quinta-feira (5), informa que Campos Pinto vai se aposentar no final do ano. Em seu lugar, a partir de segunda-feira (9), assumirá Pedro Garcia, diretor de Negócios dos canais SporTV, Premiere e Combate. A Globo Esportes ficará subordinada a um Comitê de Direitos Esportivos, formado por Carlos Henrique Schroder (diretor-geral da Globo), Alberto Pecegueiro (diretor-geral da Globosat) e Jorge Nóbrega (membro do conselho administrativo do grupo).

Nos últimos anos, Campos Pinto foi figura fundamental nos bastidores do futebol brasileiro. Deu as cartas nas negociações de direitos de transmissão. Em 2011, com a implosão do Clube dos 13, conseguiu manter o futebol na Globo negociando diretamente com os clubes. A TV passou a ser a principal fonte de receitas dos times. No ano passado, segundo estudo do Itaú BBA, Globo e seus canais pagos injetaram R$ 1,210 bilhão nas 23 maiores agremiações futebolísticas do país _que arrecadaram R$ 3,113 bilhões no total.

A aposentadoria de Campos Pinto já vinha sendo planejada desde o primeiro semestre. A área de direitos esportivos da Globo e Globosat será liderada em breve por Roberto Marinho Neto, filho de Roberto Irineu Marinho, como antecipou o Notícias da TV em junho. Pedro Garcia, que está assumindo a Globo Esportes, será o braço direito de Marinho Neto, o executivo que se exporá nas negociações com cartolas.

A assessoria de imprensa do Grupo Globo diz que qualquer informação que não esteja no comunicado de Roberto Irineu Marinho é especulação. Leia a íntegra do comunicado:

“Comunico que, a partir de 9 de novembro, a Globo Esportes passa a se subordinar ao Comitê de Direitos Esportivos, formado por Carlos Henrique Schroder, Alberto Pecegueiro e Jorge Nóbrega. A estrutura da nova Globo Esportes englobará as equipes e atividades de TV Globo e Globosat já envolvidas hoje nos processos de aquisição de direitos esportivos. Pedro Garcia, atualmente diretor dos canais e produtos de esporte da Globosat, será responsável por liderar essa equipe conjunta, respondendo por toda estratégia de aquisição de direitos esportivos do Grupo Globo. Além disso, Pedro continuará supervisionando os canais Sportv e os serviços de pay per view PFC e Combate.

Marcelo de Campos Pinto, que durante vários anos liderou as negociações de direitos de futebol e Olimpíadas, deverá se aposentar no final do ano, apoiando a organização da nova estrutura durante novembro e dezembro.

Esta mudança representa mais uma etapa na busca de sinergias e integração entre as operações do Grupo Globo. Desejo ao Pedro muito sucesso em suas novas atribuições. Ao Marcelo, meu agradecimento pelo importante trabalho realizado durante mais de vinte anos de atuação no Grupo Globo.”

Roberto Irineu Marinho”

http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/homem-forte-do-esporte-deixa-a-globo-apos-escandalos-no-futebol-9634


» Comentar

Comentários:
9
  • Marcus Vinicius Bragaglia de Mntenegro disse:

    Caro Chico Maia,
    Que surpresa agradavel voltar do independência onde o América fez uma bela partida contra o vitória e encontrar você no Chef Tulio. Foi uma oportunidade de conversar com um dos profissionais que tenho o maior respeito pelas suas posições sempre em defesa da ética no esporte. Estou em estado de transe com o Coelhão, mas com os pés no chão pois ainda não ganhamos nada. Falta um pontinho em 9 que serão disputados. Temos que manter o foco. Festa bonita no independência. Ao contrário de muitos americanos não sou contra a presença dos rivais nos nosso jogos, desde que a polícia militar não deixem entrar com as camisas de seus times para evitar confusão. O Amériac está caminhando a passos seguros para voltar a ser um time de primeira grandeza. Temos uma diretoria que está fazendo um ótimo trabalho, equacionando nossas dívidas e com um grande futuro pela frente. Vários projetos em andamento e trabalhando dentro da nossa realidade, sem fazer absurdos.
    A grande dúvida para a torcida será: Torcer para que o Santa Cruz vença o Botafogo e nos dê chance de disputarmos o título ou vitória do Botafogo e estaremos classificados.
    Sabado jogaremos já sabendo se estamos ou não classificados pois nosso jogo será o último da rodada. Sinceramente? pra mim 4º lugar na série B é o mais importante,, mas se tivermos chance de beliscar o título porque não.
    Aproveito para agradecer ao Cleyton Borges a participação na mesa redonda

    Abraços

  • Thiago disse:

    Acho que a liga não deveria vender seus direitos de transmissão a Globo. Se vender pra três: Esporte Interativo, Record e Band já seria um bom começo pra globo começar a respeitar mais os times fora do eixo.

  • Carlos Santana disse:

    Quando a Globo será investigada formalmente nesse processo,existe corrupto sem corruptor?

  • Leandro disse:

    Chico, o que está acontecendo é resultado do efeito escândalo FIFA, a globo se pegar a fundo está envolvida em muita coisa ilícita. Se não for meu engano, foi ela que ganhou o direito de transmitir um evento esportivo, pagamento menos que a Record, ou seja, J. Hawilla que fez delação premiada e pagou fiança para não ser preso e que delatou o José Maria Marim que está preso e a Globo através desse Marcelo Campos, tem tudo a ver, como diz aqui na minha região, o bagaço vai secar pra muita gente inclusive para a globo, haja vista as sucessivas quedas de audiência nos seus principais programas JN, Faustão, F1, novelas, enfim. É só desligar a globo que tudo melhora. Ela é filha da ditadura, pois esse Marcelo Campos foi durante muito tempo o homem que praticamente controlou o futebol brasileiro, fazendo o que bem entender com os clubes, já que os mesmos estão nas mãos da emissora. A Globo que o Marcelo Campos trabalhava com certeza é a criação de uma liga de clubes no futebol brasileiro, com certeza ajudou a implodir o clube dos 13 que não deixava de ser um atrapalho na vida da emissora, ou seja, se for colocar na ponta da caneta esse monopólio exercido pela globo durante todo esse ano só faz bem pra ela mesma, tendo tudo e todos em suas mãos. Mas percebe-se claramente que isso está mudando e pra melhor.

    • Jorge disse:

      Inclusive transmitindo pra esta aldeia chamada minas jogos de Fla ,e Cur,como se fossemos um distrito iluminado a luz de velas de rj,e sp,chega de ver jogos de Rio e S.P inclusive no interior do Estado,Minas tem que voltar a ter sua identidade com as nossas coisas nossas tradicões

  • Thiago disse:

    Será que já é o peso da liga cutucando os interesses da CBF?

  • Paulo disse:

    O problema é que os corruptos Não devolvem o dinheiro e ajustiça faz o que???
    P.S Cruzerin chacota nacional:
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2015/11/hq-do-cruzeiro-super-herois-tem-missao-de-levar-time-libertadores.html

    kkkkkkk

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia, um abraço. Será que algo na relação Globo-CBF mudará?
    Creio que SIMBIOSE é o termo mais apropriado para descrever as vantagens que ambas as entidades, com atividades e interesses tão diferentes, tiram uma da outra.
    A política que caracteriza essa relação, pelo menos até onde percebo, parece mesmo o famigerado “toma lá, dá cá” e a “paz armada”. Faz-se “o diabo” por exclusividade e por proteção… Pela circulação das notícias é possível perceber que há informação privilegiada: “é samba de jogador dentro do estúdio após vitória”; “é aparição repentina e exclusiva em horário nobre do jornalismo”; “é escolha de horário para divulgação de certos assuntos”; “é aviso em primeira mão sobre fratura sofrida pelo craque da Seleção que o deixava fora da Copa”…
    Neste tempo temos visto a versão “Dunguinha Paz e Amor”; fico imaginando a quantidade de condicionantes impostas à volta dele à Seleção. Não estou fazendo defesa de Dunga. Em 2010, na África do Sul, ele tentou por um “freio” em certos excessos e sua imagem foi sendo desconstruída aos poucos: começaram a falar em autoritarismo do treinador; necessidade de mais contato da Seleção como público; jogadores em prisão… A coisa acabou estourando naquele episódio de fúria do treinador com um repórter, o que deixou transparecer que houve ordem para concessão com a qual ele não concordava. A turma “é fogo na ropa”, como se diz na minha terra. O cabra vacila com um goteira e o telhado vem abaixo “coele dendacasa”.
    Agora que Marin e Del Nero estão na alça dos canhões, com “bomba no café, no almoço e na janta”, é preciso rever a turma designada para “babar ovo” e ajudar a manter “tudo como está”.
    Quando foi reeditada a “feitiçaria” da “Família Felipão” para 2014 a coisa foi comemorada até com salva de tiros; naquele famoso formato de CPI de Canonização não faltou a ele nem os “levantadores de plantão”, ou seja, que fazem as perguntas e já dão as respostas. Até que dispararam nele o foguete alemão, 7 por 1; caiu do Olimpo…
    Creio que o Dunga deveria tomar cuidado. Ganha não “procevê”… De uma hora para a outra virou, em certas mesas redondas de esportes, “um homem amadurecido, mais experiente, maleável”… Sei. De queridinho a cão sarnento é só um editorial.
    É preocupante quando a coisa já começa com uma defesa do COMUNICADO: “A assessoria de imprensa do Grupo Globo diz que qualquer informação que não esteja no comunicado de Roberto Irineu Marinho é especulação”.
    A concorrência que tiver interesse em negociações de direito de transmissão de futebol deveria se aproximar desse “jogado para escanteio”; quem sabe seria uma boa estratégia para os negócios… Um cara que este adiante de negociações tão importantes nos últimos 20 anos deve deter muitas informações. Será que os conhecimentos dele poderiam ser úteis à 1ª Liga de Clubes?

  • Jorge disse:

    oba menos hum