Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O empate com o Palmeiras e as perspectivas do elenco do Cruzeiro para 2016

Em foto do Super FC jogadores do Cruzeiro lamentam o empate com o time reserva do Palmeiras

O comentário a seguir é de um comentarista do blog, Alex Souza, que não fica devendo nada aos melhores comentaristas do nosso rádio, Tvs e jornais. Seria bom demais se todo comentário aqui fosse desse nível. Agradeço ao Alex e destaco o que ele viu no empate de 1 a 1 com o Palmeiras e a avaliação do elenco para a próxima temporada:

“O Cruzeiro voltou a perder muitas chances de gol; poderia ter resolvido tudo no 1º tempo, em oportunidades com MVinícius, Arrascaeta e Wlliam. No 2º tempo tentou administrar uma vantagem mínima e tomou um inaceitável gol de cabeça (um atacante superou pelo alto Bruno Rodrigo e Fabrício).
Depois do empate a coisa piorou em campo; as entradas de Alisson, Damião e Marquinhos nada acrescentaram. A melhor chance de gol foi desperdiçada por William Bigode (pareceu que ele não acreditou que a zaga pudesse falhar e, quando tentou concluir, Prass saiu e abafou a bola nos pés do atacante).
O empate com o cabuloso time reserva do Palmeiras foi justíssimo. O time precisava da vitória e achou que bastava administrar o placar mínimo. Já vi este filme com várias equipes… Vida que segue para quem jogou pessimamente o Campeonato Brasileiro e só se ajustou a partir da terça parte do returno. Agora é pensar com muito cuidado na formação do time para o ano que vem.”

Alisson – Maike – V. Araújo: Apareceram bem no time bicampeão nacional (2013/2014), junto com Helber e Lucas Silva, contudo, parece que encerram o ano em baixa por causa de contusões e de rendimento em campo (a queda de Maike é algo inexplicável). A prova de fogo da titularidade em time grande costuma deixar um monte de gente chamuscada. Penso que o clube não deve fazer tantas apostas em Alisson como quem vai ser o grande nome do time; pode ser importante mas não fundamental.

Mena – Arrascaeta: O chileno já se mostrava um marcador fraco e um apoiador de pouca velocidade quando jogava pelo Santos ano passado. O Cruzeiro precisa mesmo é de laterais difíceis de serem batidos e que gerem preocupação ofensiva para os adversários (não for assim é melhor testar um garoto da base). Arrascaeta é um jogador-aposta que foi muito badalado e apontado precipitadamente como craque; sob pressão no clube não respondeu bem, no entanto, tem futebol e vai precisar da paciência até que esteja mais experiente e adaptado.

Uiliam Correa – Marinho – Marquinhos – Pará – Gabriel Xavier: Nunca mostraram aqui no Cruzeiro um futebol que empolgasse ao clube e à torcida; geralmente fazem raras boas apresentações e sua permanência em sequência no time acaba gerando rendimento e desempenho mediano. É pouco para as pretensões de um time de Série A, como o Cruzeiro.

Júlio Batista – Paulo Aandré – Damião: são os chamados jogadores-investimento, que geralmente chegam com status de titular e com altos salários. A chegada de atletas de renome, com passagem por grandes clubes e título no currículo, ou faz a diferença ou gera um desastre. O clube já acertou muito com atletas assim (Brito, Perfumo, Jairzinho, Müller, Valdo, Renato Gaúcho, Cerezzo, Cláudio Adão, Alex) e também já errou (Rivaldo, Ernesto Farias, Abel Braga). Fazer o quê? São consagrados mas não renderam aqui. Vamos aguardar os próximos com este perfil.

Willian Farias – Eurico – Bruno Edgar – Charles: há muita gente à disposição no setor como alternativa aos titulares (Henrique, Willians, Ariel Cabral), além do Uilian Correa e os emprestados Souza e Rodrigo Souza. O clube precisar rever esta concentração anormal de atletas na posição e até facilitar a saída, sobretudo dos que se acostumaram com a reserva (isto nunca é bom).

Volta de contundidos: jogadores como Dedé e Léo eram titulares; Willian Farias era opção permanente e quase sempre entrava ao longo de jogos com Marcelo Oliveira; Judvan e Joel vinham se mostrando jogadores de muita raça e vibração. Os que eram titulares é certo que ficarão. É bem possível que Mano Menezes queira avaliar os demais em plenas condições para decidir.

Ceará: Acredito que a diretoria lhe dará mais um ano de contrato ou fará um com encerramento até após o Mineiro de 2017. A cautela do clube é para garantir que quem estiver à disposição no setor esteja em condições físicas ideais para levar o time à frente na pressão que o futebol moderno exige sobre os adversários.”

Alex Souza


» Comentar

Comentários:
12
  • Claytinho do Nova Vista/BH disse:

    O negócio para o Cruzeiro agora é o planejamento para 2016 e procurar não repetir os mesmos erros do início de 2015. Com mais uns 03 ou 04 bons jogadores e a liberação de uma grande barca, o time talvez consiga fazer um bom ano em 2016.

  • antonio luis disse:

    Se o cruzeiro ficasse com uma das vagas da libertadores seria uma injustiça, esse timinho que esta ai não mereçeu ganhar nada pela horrorosa campanha em todo ano.

  • Marcos disse:

    Se o Chaves chegou tarde na distribuição de cérebros(kkkkk), o Cruzeiro chegou tarde à distribuição de vagas para o G4. A meta do time azul nunca foi chegar de fato ao G4 e sim não ter de disputar a segunda divisão em 2016. Só resta aos cruzeirenses secar o Atlético, que de 2013 pra cá vai à Libertadores sempre na condição de favorito.

  • Celso Pindaíba disse:

    O Cru cru esbarrou na própria ruindade, o Palmeiras fez de tudo pra entregar o ouro, mas é isso né, se não for com a velha ajudinha do árbitro, não vai. Jogando em casa, o palmeiras deu seu 1° chute a gol aos 25 minutos, era uma sonolência só. O próprio gol Cru cru, foi uma sucessão de falhas grotescas da defesa palmeirense, assim como em muitos outros lances e os caras chutavam lá na arquibancada. Ruindade pura. Jogo de compadres e bastou um resultado ruim, o Mano voltou a ser o que era, foi expulso. Agora amigos, se contentem com a sul americana… Vai de mistão?

  • Leandro Fábricio disse:

    Será que pelo menos sulamericana o cruzerim vai pegar hein… acho que pelo menos isso…

    ceará, cabral, mayke, “manel”, willians, fabrício gardenal, leandro “dorminão”, mena, dedé o trapalhão, marinho, é esse time promete para 2016 hein kkkkkkkk

  • carlos flam disse:

    chico,alex falou o obvio.temos 4 reforcos garantidos dede,judivan,joel e mayke.precisamos sim de meia direita +incisivo esse e’ o kr tipo montillo,elias.um lateral equerdo como disse o alex e um antigo cabeca de area +classico estilo douglas.esta dificil de achar? esta.mas entramos nos trilhos do sucesso em 2016.espero que mano mantenha esse entusiasmo ate o final.

  • Alisson Sol disse:

    Outro jogo do Cruzeiro… Outra falha do goleiro…
    Será que só eu vi o goleiro tentando dar seu já famoso “golpe de vista”?

    Sem mudança no gol, as perspectivas para 2016 são como o goleiro: mediocres…

    • Thiago disse:

      Vc não viu a bola indo no ângulo próximo ao travessão? Vc já esteve debaixo da trave de um gol? Ou só critica porque não gosta do cara? Vc consegue ser cada vez mais ridículo nos seus comentários!

  • Frederico Dantas disse:

    Sempre tratei esta história de G4 para o Cruzeiro como um devaneio. O ponto positivo desta ascensão do time para mim é poder começar um novo ano de trabalho melhor estruturado. Em suma, começar o ano do começo. Por mais redundante que isso possa parecer, muitos times não conseguem fazer isso.

    Sérgio.
    Tenho lido o seu blog. Só não comento por evitar fazer isso em blogs onde os temas são mais profundos. Não acostuma haver debate de ideias e, sim, bate-bocas improdutivos. Aqui, cujo tema é o raso futebol, já dá problema. Mas quem sabe não crio coragem. Rs

    • Sérgio Lopes disse:

      Prezado Frederico,
      Obrigado por prestigiar o meu trabalho. O Blog dos Letrados Desalienados está de portas abertas para ouvir suas opiniões e refletir…
      Abraço fraterno,
      Sérgio Lopes

  • Sérgio Lopes disse:

    Prezado Chico,
    O meu blog está caminhando, porém não é fácil atrair público para reflexões a respeito dos acontecimentos no mundo. A luta é árdua, mas eu não desisto. Obrigado pelo espaço e conto com sua ajuda…
    Sérgio Lopes

  • Sérgio Lopes disse:

    O cruzeiro precisa avaliar bem o elenco para o ano que vem, há jogadores quem não merecem vestir a camisa celeste. Como dizia Adilson Batista, ” vamos aguardar”. Por fim , gostaria de convidá-los a acessar: blogdosletradosdesalienados.blogspot.com
    Julgo como uma alternativa para tentar despertar o senso crítico das pessoas.
    Sérgio Lopes