Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Começo promissor do Galo e perfeição americana nas cobranças de pênaltis

Os primeiros jogos de todo início de temporada não permitem análises mais profundas sobre o que o torcedor pode esperar do seu time na sequência do ano. Fato animador para atleticanos e cruzeirenses é que a maioria dos jogadores do ano passado permaneceu. O Atlético mostrou nestes dois jogos da Florida Cup aquilo que se espera das equipes dirigidas por um uruguaio, que é muita raça e determinação.

CAM

Nos 3 a 0 sobre o Schalke-04 a melhor novidade foi a boa atuação do Lucas Cândido e o belíssimo gol no estilo dele, de longe e dessa vez com o pé direito. Contra o Corinthians, dois recém contratados mostraram serviço: Cazares, que deu passe milimétrico para Lucas Pratto ficar na cara do goleiro Walter, e Hyuri, que fez o gol. Destaque para a atitude do Pratto que poderia ter feito o gol, mas viu o colega em melhores condições e deu o passe.

***

CRUVIL

Na Toca da Raposa o Villa Nova encarou como jogo mesmo e não apenas um treino. Com mais vontade que o Cruzeiro, mereceu os 2 a 1. A partir do próximo amistoso, quarta-feira contra o Rio Branco em Cariacica, possivelmente já estará em campo um time com as características que o técnico Devid pretende implantar.

Perfeição 

Cruzeiro e América prosseguem na Copa São Paulo, com boas chances de chegar à final. Na classificação sobre o Palmeiras chamou a atenção a competência dos jogadores do América na cobrança de pênaltis. Vitinho, Renan Melo, Gledson, Victor e Zé Ricardo ensinaram a muitos marmanjos como se cobra.


» Comentar

Comentários:
63
  • Silvio Torres disse:

    É até constrangedor como tentam diminuir qualquer conquista do galo. Fico só imaginando se tivesse dado curíntia ou fluzão nesta Florida Cup. O que estaríamos aguentando… E estão condenando os jogadores e a torcida de comemorar??!!! Tem que rir. Os mesmos rivais que berraram como loucos quando o curíntia marcou um gol impedido, devidamente anulado pelos árbitros. Temos que ganhar na bola e em muitos outros campos. E não é de hoje…

  • Marcelo de Andrade disse:

    Ficou fácil de acompanhar os comentários aqui. Já se sabe quem ler e quem não ler. Os do segundo grupo dizem sempre as mesmas coisas. Pra que ler? Poupa tempo.

    PS: não discuto mais futebol com cruzeirense. Depois que diretor confessou que comprou juiz, discutir o que? Sorry, como diz o José Luiz Gontijo.

  • Thiago disse:

    Eeeeee voltou o campeão do primeiro turno. As frangas ja estão contando com as taças dos campeonatos da libertadores, Mineiro, brasileiro, CB e sempre assim, no final ja sabem o o que vai dar, só choradeira.
    Até Outubro iremos ler aqui nesse blog:
    Esse Nepomuceno não chega nem nos pés do Kalil…
    Esse Maluf so contrata errado…
    O Aguirre e retranqueiro, mexe mal, tragam o Levir por favor…
    A CBF ajudou o Cruzeiro, o corinthians e todos os outros times grandes…
    O juiz roubou o galo…
    A lorota começou mais cedo esse ano mais o final…. e sempre igual kkkkkkk

    • Valmar Azevêdo disse:

      Maria preocupada com o Galo.

    • Leandro Fábricio disse:

      vc como sempre fraquinho nos comentários, sem querer ofender…

    • Pedro Vítor disse:

      E a bicharada voltou ao lugar de origem, o clima de já ganhou tomou conta nas apresentações de jogadores, teve um aí que ate disse que contrataram o melhor que tinha na argentina e o Galo os piores, só o tempo irá dizer…

      Se vai ganhar ninguém sabe, mas podem ter certeza de uma coisa, pode ser que ganhe, pra desespero azul calcinha!

    • Audisio disse:

      Inveja é uma merda.

    • Alex disse:

      ….até o final do ano nós vamos ler aqui: Thiago se liberta e grita gallloooooo…..ou a gente vai ler assim: volta Benecy , precisamos de vc pra subornar o juiz pra gente ganhar alguma coisa….ou talvez assim:o meu time é o Cruzeirão da MASSA…kkkkk….ou talvez a gente leia assim: Thiago quebrou o ventilador por que ele disse que não está funcionando…..kkkkkk….descabela meu filho…..

    • Marcão de Varginha disse:

      Roubar do Galo é normal… anormal é o Galo subornar arbitragens!
      – #benecymito

  • Clóvis Mineiro disse:

    Gosto quando um time perde e o técnico fala que gostou do time. Prefiro o falastrão indignado que demonstra o desejo de mudança, senão, vai continuar assim, perdendo.

  • Carlos disse:

    Como todos achei o começo promissor, porém alguém pode me explicar esta insistência de utilizar o Patric como atacante?

    • Marcão de Varginha disse:

      Com todo respeito à pessoa do atleta, mas esse lateral não tem futebol para sequer ficar no banco do genuinamente mineiro: raramente faz um bom cruzamento, atua olhando pro chão e ás vezes tropeça literalmente nas próprias pernas.

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia,

    Sobre Cruzeiro 1 x 2 Villa Nova penso que os gols do time de Nova Lima refletem as falhas do sistema defensivo azul no ano passado: espaço para cruzamentos dos adversários (em ambas as laterais), zaga e goleiro olhando a bola cruzar a pequena área e deficiência dos laterais na cobertura da bola que passa pelo zagueiro.
    Este negócio de “campo molhado”, “mérito e qualidade de adversário”, “começo de temporada”, “a bola não teimou em não entrar” é discurso de derrotados que não pode ser aceito no Cruzeiro. Esta turma do “cerca-lourenço” não terá vez com o Deivid; ou o camarada suporta a intensidade do jogo ou vai ficar de fora do time.

    • Tião disse:

      “Esta turma do cerca-lourenço” que você fala é o Willians? Acho que o Deivid montou a equipe sem o volante porque o titular deverá ser o Gustavo Cuéllar. Esta sim me parece ser uma boa contratação que os celestes farão. Não sei se vai se adaptar no novo time, se a equipe dará condições de jogo, mas, pelo que já vi dele, parece ter potencial. Em uma equipe ajustada, acredito que se destacaria.

  • Rogério Perdigão disse:

    Deu na rádio peão: depois da derrota para o timaço do Villa Nova, torcidas organizadas do #timedoroubo farão passeata gigantesca pedindo a voltado do Benecy Queiroz! Querem que o Cru-cru cubra as ofertas de Framengo e Curica pelo ex-executivo do departamento de compra de árbitros…

  • Tião disse:

    Sobre a taça São Paulo, dos jogos que vi, final nada surpreendente seria entre São Paulo e Corinthians, os dois únicos com cara de time de futebol. Corre por fora nesta briga o América, que poderia chegar à final contra os corintianos. Já o Cruzeiro, não tem nada demais. Chegou até aqui graças às atuações do filho do Glaysson (se não for filho legítimo, tem que ser pelo menos bastardo). O cara, coma aquela circunferência toda, tem se destacado nas cobranças de pênalti. Acho que a equipe celeste para nas semifinais contra o Corinthians.

  • MHD disse:

    Cruzeiro deveria ser chamado de inquilinos,sucursal ou puxadinho pois trata-se de um puxadinho da Itália aqui,não é um time legitimamente mineiro.

  • Claytinho do Nova Vista/BH disse:

    Esse tipo de jogo-treino de início de ano, serve mais para avaliação do técnico mesmo e claro, pra zoação entre Torcedores. Se ganha de um time pequeno, não fez mais do que obrigação. Se perde, aí é óbvio que é um prato cheio pra zoação. O que vai contar mesmo é o resultado final no fim do ano. O que o Clube produziu ou conquistou. O Cruzeiro parece que fez boas contratações, mas ainda é uma incógnita. Principalmente por ter efetivado o Deivid, que da mesma forma que poderá se revelar uma grata surpresa, pode também ser um fiasco total, já comprometendo praticamente todo primeiro semestre ou o ano todo. Penso que qualquer projeção agora, seja pessimista ou otimista, será muita precipitação ou ôba-ôba. O jeito é aguardar pra ver o que vai dar…

    • Tião disse:

      Discurso bom para o momento: time perde dentro de casa (mais dentro de casa do que isto, impossível) para um time fraco, enquanto o adversário ganha um torneio internacional com 100% de aproveitamento. Concordo que o mais importante é o resultado final da temporada. Mas é indiscutível que o início serve para mostrar o caminho que será seguido. Pelo menos para quem quer ver.

      • Claytinho do Nova Vista/BH disse:

        Caro Tião,

        Tem fundamento o que vc disse sim. Mas nem sempre é assim. Já vimos o Cruzeiro começar mal um ano, oscilando e terminar Campeão Brasileiro. Como também já vimos o Atlético Mineiro começar avassalador e continuar amargando a fila… Ou seja, qualquer afirmação nesse momento inicial não passará de “achismo” daquilo que a pessoa gostaria que fosse. Agora, quanto a sem empolgar ou desanimar por qualquer resultado inicial do time, isso é peculiar de cada Torcedor.

        Abraços

        • Tião disse:

          Concordo com você que o resultado (placar) em si não é o mais importante, assim como o que mais interessa é o comportamento durante a temporada toda (óbvio). Mas os jogos servem para avaliações. Não vi a “Enseada das Graças Cup”, apenas o resultado do jogo, alguns comentários e a avaliação do técnico. Acredito que o trabalho será grande para colocar o time disputando alguma coisa este ano. No caso do Galo, o início foi mais dentro do programado. Mas é nítida a necessidade de um finalizador e de evolução na criação das jogadas. Estas avaliações são preliminares e algum fato novo pode provocar mudança repentina no curso dos times. Mas elas são coerentes com o momento e indicam que quem tende a passar mais uma temporada em branco é o lado mais fresco da Lagoa. E olha que nem avaliei a licença médica do Benecy, que deixaria o cenário ainda mais tenebroso para este lado.

          • Claytinho do Nova Vista/BH disse:

            Caro Tião,

            Sempre que quiser debater comigo no campo das “ideias”, com educação e respeito, será um prazer. Por mais que haja divergências de opiniões e rivalidade clubística. No entanto, caso sua postura seja essa mesma, com a necessidade de aplicar termos como o que vc aplicou, peço-lhe encarecidamente que evite qualquer tipo de debate comigo. Pois, como deves perceber, eu não preciso usar de termos como “frangas” por exemplo pra me dirigir a nenhum Torcedor do Atlético Mineiro. Nem qualquer outro termo de cunho homossexual. Exponho minhas ideias e opiniões sem essa necessidade. Mas se vc prefere desses artifícios para se auto-afirmar, tudo bem, é um problema seu. Só que pra cima de mòi não né ?? Porque eu geralmente evito revidar à altura do que a pessoa mereceria, mas quando não aguento e o faço, geralmente vou de voadora logo no pescoço do cabloquinho… rs Então, para evitarmos que isso aconteça e trocas de farpas desnecessárias aqui no Blog, se for pra manter essa sua linha de conduta, por favor, me erra !! rs Mas claro, se souber entender e respeitar a minha postura, poderemos sim interagir vez ou outra, mesmo que divergindo.

            Abraços

  • Julio Avila (mariana) disse:

    seria muito bom para o futebol mineiro se mequinha e cruzeiro fizessem a fina da copinha.o camisa 10 do mequinha e o Alex do cruzeiro estão mostrando um bom futebol,e que dia que o galin joga na copinha?

  • Silvio Torres disse:

    Rapaz, a torcida do cruzeiro tá passando um recibo desse tamanho. Não conseguem esconder a ira de ter ficado de fora da Libertadores. E agora, assim como a equipe do sport tv, achavam que o galo ia ser humilhado nos istêits, especialmente pelo Shalke 04. Pronto Socrro ficou cheio de gente enfaixando os cotovelos ontem. A Cemig vai ter que ligar todas as termelétricas durante a Libertadores…rs

  • Alexandre Luiz disse:

    Esse Cazares vai vingar! Sabe bater na bola.

  • Pedro Vítor disse:

    Bom dia

    Muito legal ver que a torcida do Galo nos Estados Unidos, é maior que a do Corinthians idolatrado pela Mídia brasileira!

    Olha gente, o Aguirre no comando desta equipe, tem tudo pra melhorar o desempenho do time, ele lê bem o jogo, as substituições foram todas corretas, e nos lugares dos jogadores que realmente não estavam em sintonia com a equipe. Vejam bem:

    Thiago Ribeiro de pouca movimentação, deu lugar ao Hyuri, que mais uma vez entrou bem, tem presença de área, e sintonia com o Pratto, pode ser uma nova dupla de ataque surgindo!

    Lucas Cândido no lugar do Donizete. Isso não é uma definição, o Atlético precisa da pegada do Leandro Donizete, afinal de contas, ele coloca qualquer um pra rebolar, mas o Cândido vem crescendo de produção, será realmente um bom reserva, resta saber ate quando!

    A base do time é, Victor, trás a segurança a defesa, Jemerson e Léo, um se movimenta e outro coordena a defesa, Douglas e Rocha. Rafael Carioca nosso meia camisa 5? É amigos, nosso Galo não tem camisa 10, o 10 do Galo é o 5. Luan e Lucas Pratto. Esta é nossa base, as outras posições será uma briga por titularidade!

    Casares deixou boa impressão, foi decisivo no passe, e Pratto inteligente fez a ultrapassagem perfeita e principalmente não foi fominha, ensinou ao Giovanni Augusto, Thiago Ribeiro como é que se faz para o time ser Campeão!

    Com um pouco de ajustes, pra mim esta é a equipe para o jogo contra o Flamengo dia 27 de Janeiro no Mineirão:

    Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca e Leandro Donizete; Dátolo e Luan; Hyuri e Lucas Pratto;

    Um 4-4-2 clássico, com Dátolo pela esquerda, e Luan na direita, e Pratto se movimentando e armando pelo centro, Hyuri pela esquerda fazendo o “facão”, chegada intensa dos laterais pra finalizar, zagueiros sendo zagueiros!

    Gostei do que vi, espero não estar me iludindo, mas foram dois jogos em um nível superior ao que estamos acostumados a ver em início de temporada, mas já mostrou o cartaz!

    Ademais, espero que o Nepomuceno confirme o Calleri!

    • Tião disse:

      No início da transmissão, o Mauro Naves disse que “não dava para falar qual torcida era maior lá nos EUA”. O “não dava” dele parece que saiu no sentido de proibição contratual. Tipo, a torcida do Galo é muito maior, mas a gente não pode falar isto tão claramente na Globo. Sobre o time, acho que a leitura do Aguirre é um pouco diferente. Ele deve começar o time principal quase com esta escalação que você citou. As alterações ficam por conta do posicionamento tático e de duas dúvidas que acho que ele ainda tem: 1) Giovanni Augusto, Dátolo ou Cazares? 2) Hyuri ou Thiago Ribeiro? O time seria: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca e Leandro Donizete; Giovanni Augusto / Dátolo / Cazares; Luan, Thiago Ribeiro / Hyuri e Lucas Pratto. Acho que ele vai optar por Cazares e Hyuri, a não ser que o Calleri venha. Neste caso, joga o argentino como centroavante e o Pratto fará o segundo atacante pelo lado esquerdo deixando Thiago Ribeiro e Hyuri no banco.

    • Leandro Fábricio disse:

      Calleri não vem mais…

      acho que o camisa 10 poderia ser o cazares, sacando o giovanni augusto (esse acho que o atlético já deveria ter feito dinheiro nele), thiago ribeiro seria uma boa opção de banco junto com o hyuri, acho que está faltando ainda uma grande contratação, um jogador para a torcida buscar no aeroporto, tipo robinho, diego ribas, tardelli etc etc, aí o verdadeiro time do povo ia ficar prontinho para desespero dos simpatizantes do time do bairro enseada das garças…

  • J.B.CRUZ disse:

    Caro CHICO,; mais uma vez grande comentário sobre CRUZEIRO e ATLÉTICO para as competições deste ano que se inicia..Realmente os 2 mineiros sai na frente dos outros clubes grandes de outros centros ao manterem a maioria dos jogadores que jogaram ano passado..Futebol é entrosamento; e nisso os dois estão bem para enfrentar seus adversários..
    Agora está uma beleza CRUZEIRO e AMÉRICA na copinha..Futebol de altíssimo nível dos garotos mineiros sobre os outros clubes participantes…Gostaria que a final fosse entre os dois mineiros…
    Vamos aguardar !!!…

  • Stefano Venuto disse:

    o Luxa passou todos ensinamentos para esse discípulo, atual técnico azulado.
    o livro que o luxa escreveu para passar um pouco de seus ensinamentos com técnico manager tem mais de 4 mil paginas.
    São 4 lições
    1 capitulo ´
    1.1 das justificativas de derrotas:
    O pão caiu com a manteiga virada pra baixo

    2 capitulo
    2.1 do incentivo a equipe
    O medo de perder tira a vontade de ganhar, baralho

    3 capítulo
    3.1 da preparação física
    é preciso contratar pedreiros para a construção da caixa de areia

    4 capítulo
    4.1 do planejamento
    Construção da sala do técnico, mais conhecida como sala do pofexô.

    Deivid já leu 5 vezes o livro e contra o Vila já deu sua primeira gaguejada.

  • Tião disse:

    Fazendo a leitura do gol do Galo ontem, a gente observa algumas coisas importantes:
    1) o Cazares levanta a cabeça e vê Pratto com espaço para passar entre dois defensores e Hyuri mais aberto do lado esquerdo sozinho;
    2) ao decidir puxar a bola para o meio, Cazares define o gol. Por que? Notem que o Gil estava de frente para a linha de fundo e teria condições de disputar a bola com o Pratto;
    3) o corte para o meio obrigou o zagueiro a ficar de costas para a linha de fundo. Deste jeito, ele nunca conseguiria chegar antes do atacante;
    4) deslocamento do Pratto perfeito, acompanhando o raciocínio do meia equatoriano. Mais perfeita ainda foi a sua decisão de fazer a assistência, abrindo mão da finalização e garantindo o gol (coletivo mais importante que o individual).
    Esta situação mostra que o time precisa evoluir fisicamente e que ainda há necessidade de melhor entrosamento. Mas o aspecto técnico é indiscutível. O nível é muito elevado.

  • Leandro Fábricio disse:

    Tô vendo muita dor de cotovelo azul por essa participação e conquista do galo do torneio florida cup, “ha esse torneio não vale nada” dizem os simpatizantes azul calcinha, mas na verdade queriam e muito estar participando só que não foram convidados, começamos o ano jogando contra equipes de alto nível tanto na europa quanto do brasil, e vencemos….. mas importante mesmo deve ser ficar aqui no brasil disputando amistoso contra o villa nova de nova lima e ainda por cima tomando sapecada…
    nos twuiters de atleticanos mostraram varias fotos e videos das arquibancadas com torcedores vestidos com a camisa do enseada assistindo a conquista do atlético, teve até um video em que no gol do hyuri, uma moça com a camisa do time azul calcinha corre e começa a comemorar o gol do galo kkkkk

    falando do time ainda é muito cedo para empolgação, mas que esses dois jogos foram um bom indício de que esse time vai emplacar em 2016 isso deu pra notar…
    o presidente disse que pode chegar mais reforços ainda, vamos aguardar…

  • Márcio Luiz disse:

    Afinal, quanto terminou o jogo maricones x Villa Nueva pela “ante-pre-pre” Libertadores?
    Eu procurei em todos os canais de rádio e TV, mas só falavam do jogo do Galão…

  • Stefano Venuto disse:

    Hoje nós temos duas opções, comentar título do Galou, ou derrota do cruzeiro pro Vila Nova.
    Agora, o Cazares parece ter compensado a canseira de trazê-lo e o Hyuri eu já sabia que era bom jogador, porque meu pai é botafoguense.

  • Thiago disse:

    Não vale nada esses torneios preparatórios. Duas partidas e já e campeão num torneio com oito clubes?

  • Paulo disse:

    Parabéns ao Galo pelo primeiro título do ano. Enquanto o Galo levantava o caneco da Florida Cup o Villa Nova levanta o caneco da Pampulha-Cup ao vencer o cruzerin por 2 x 1 kkkkkkkkkkk
    Foi um Show da massa. Bem superior a torcida do Corinthians.

  • Idelvan Ribeiro disse:

    Chico, acompanho seu blog sempre… excelente trabalho.

    Achei interessante essa estória sobre o jogo do galo… o narrador faz até parecer que aconteceu mesmo.. 🙂

    http://blogdomariobh.blogspot.com.br/2016/01/por-favor-senhores-fiquem-sentados.html?m=1

    • Jorge Moreira disse:

      Coisa Linda que só quem é Atleticano sabe o que é.
      Parabens enfim o mundo esta conhecendo e reconhecendo
      o que é ser GALO

    • Pedro Vítor disse:

      Foi belo testemunho deste Alemão!

      Isso mostra que a forma que o Atléticano trata o Atlético, é diferente do tratamento de outras torcidas com seu clube, com seus respectivos times, o Galo é o time dos povos!

  • Marcão de Varginha disse:

    Realmente em duas partidas não dá para “enxergar” as mãos do técnico, e nem do que se pode esperar da equipe genuinamente mineira, mas particularmente vi que o time está se encaixando e que a manutenção de suas principais peças dá o conjunto necessário para chegarmos à vôos mais altos, mas com a costumeira humildade e “pés no chão”. Valeu pelas duas vitórias, mas necessitamos mais de entrosamento e algumas correções, que Aguirre, experiente que é, saberá encontrar a melhor forma de jogar de seus atletas, principalmente de encaixar os recém-contratados, se assim achar melhor.
    – O Coelhão está merecendo ser bi campeão da Copa SP de futebol Jr: sua “molecada” dá aula em muitos marmanjos ditos profissionais.
    – Já o radicado é só vencer a poderosa equipe capixaba que o “Barcelona das Américas” volta à pele de seus representantes.
    – #benecymito

  • Tião disse:

    Chico, acho que o Cruzeiro não foi mal. Enfrentou uma equipe tradicional, o Vila Nueva, que está na mesma chave sua na Libertadores 2016. Não é mesmo?

  • Tião disse:

    Também acho que é cedo para afirmarmos que o time do Galo será o campeão de tudo em 2016. Mas não é cedo para dizer que está iniciando a temporada da maneira correta. Disse que a manutenção da equipe e as contratações cirúrgicas indicavam acerto na estratégia. Esta situação se confirma pelo menos nesta pré-temporada. Primeiro título do ano com méritos. Levou a sério a preparação e venceu a competição. Título sem importância? Depende. Se você olhar para a importância da competição sim, mas se olhar para importância da preparação para a temporada não. Eu prefiro considerar mais um caneco. E o início da temporada promissora.

  • Rodrigo Assis disse:

    Como diria o Kalil: “_Põe mais uma taça pra dentro”

  • Audisio disse:

    De qualquer maneira muito melhor do que perder para o Villa Nova.
    Parabens ao cruzeiro pelo vice campeonato Enseada das Garças.

  • Audisio disse:

    Ainda que seja somente metade da campanha do Cruzeiro no campeonato bradileiro de 1967, valeu pelo título.

  • Audisio disse:

    Como diziam antigamente, “O importante é o titulo”.

  • Audisio disse:

    A intensidade que faltava com o Levir Culpi voltou. A plicacao e velocidade tambem. O esquema tático nao mudou muito. O Giovanni Augusto ausente ja ajudou muito. Cazares demonstrou muita lucidez com a bola nos pes. Boa visao de jogo. Pena nao ser um bom finalizador. Melhor que Giovanni Augusto que não era atacante nem articulador.

  • MHD disse:

    Com Aguirre não tem aquele papo mole do Levir,ele espera por mais reforços:Um 10 fora de série,um volante,a volta de Maicossuel,um velocista e um centro-avante.