Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A história do afegão que conquistou Messi e dos sírios que não comoveram Neymar

Ao ver Neymar pai e Neymar filho em entrevista exclusiva armada com o Fantástico para tentar explicar os dribles nos fiscos da Espanha e do Brasil, lembrei-me do imortal personagem do também imortal ator Rogério Cardoso, o “Rolando Lero”. Quase todo brasileiro pagamos os olhos da cara em impostos, mas um cidadão por ser craque de futebol se acha diferente. Que a Receita e a Justiça cuidem bem do caso.

Coincidentemente, acessei agora há pouco o excelente blog do conterrâneo jornalista Sergio Utsch, correspondente do SBT na Europa, morador de Londres, onde ele conta histórias muito interesses dos maiores craques do Barcelona, Messi e Neymar, e a forma de ser solidário de cada um. Confira:

* “Futebol, guerra e interesses – A história do afegão que conquistou Messi e dos sírios que não comoveram Neymar.

O caso do menino Murtazi Ahmadi jogou luzes sobre um das faces mais bonitas do futebol. O afegão, de cinco anos, fez com que uma sacola de plástico mexesse com os brios do melhor jogador do mundo. Sem dinheiro pra comprar a camisa da Argentina e do ídolo Messi, ele fez do improvável o possível. Com a ajuda do irmão, transformou a sacola do supermercado em uma camisa com listas brancas e azuis com o nome do ídolo argentino escrito em insistentes traços de caneta.

A imagem viralizou. Messi se comoveu e convidou o garoto para uma viagem a Barcelona.

 

Era outubro de 2014. Estávamos na fronteira da Síria com a Turquia, num momento em que milhares de pessoas fugiam de Kobane, cidade no lado sírio, que estava sendo invadida pelo Estado Islâmico. Entre os refugiados que se amontoavam nas praças, mesquitas e centros comunitários, havia muitas crianças. Já naquela época, elas eram pelo menos metade dos refugiados, segundo a ONU. Milhares delas tinham função de ficar na fila da comida pra garantir pra elas e pro restante da família o que, pra muitos, era a única refeição do dia. Aqui, o link para o documentário que fizemos. Aos 18:50, tem o trecho que mostra a luta dos pequenos por comida.

 

Por onde passávamos, a palavra Brasil logo remetia a futebol, a Neymar. Trazia alegria. O brasileiro fazia os olhos da criançada brilharem. Era um raro momento de felicidade no meio de um ambiente tão hostil. Foi o que me motivou a mandar um email pro Barcelona e pedir a ajuda do Neymar. Senti que havia chances quando recebi uma ligação de um assessor do time, que ficou sensibilizado com a história. A ideia era que o brasileiro gravasse um vídeo, amador mesmo, pra levar pras crianças. Óbvio que eu queria exibi-lo na reportagem. Seria um super ganho. Mas se Neymar não quisesse que publicássemos o vídeo, eu levaria apenas pras crianças. Faria esse acordo sem o menor constrangimento. Já seria uma vitória. Neymar não topou. A cobertura seguiu.

SIRIOS

Crianças sirias na fila da comida, em Suruç, fronteira Turquia/Síria

No mês seguinte, o brasileiro topou gravar um video amador, em que declarava apoio ao candidato da oposição, Aécio Neves, do PSDB. Neymar preferiu tomar partido na política a tomar partido das crianças sírias. É compreensível se ele de fato avaliou que o Brasil e o futuro das crianças brasileiras deveriam ser a prioridade.

 

Não sei se a mensagem chegou ao Neymar. E se chegou, nunca soube se foi ele quem decidiu. No patamar em que ele está, cada movimento fora de campo é meticulosamente estudado com os treinadores do marketing. A imagem das crianças sírias gritando o nome dele não viralizou como a do pequeno fã afegão de Messi. A repercussão de uma reportagem em uma emissora brasileira ou um vídeo caseiro exibido exclusivamente pra crianças de um país em guerra talvez não repercutisse tanto quanto a história que Messi e o menino afegão estão prestes a protagonizar.

 

Fato é que o argentino que, obviamente, também vai valorizar um pouco a sua imagem com a última boa ação, tem muito a ensinar ao brasileiro. Dentro e fora de campo.

http://sergioutsch.blogspot.co.uk/2016/02/futebol-guerra-e-interesses-historia-do.html


» Comentar

Comentários:
24
  • Carlos Santana disse:

    Onde estão os paladinos da justiça?

  • Leandro Fábricio disse:

    BOMBA… lucas pratto vendido por cerca de 15 milhoes de euros, proposta irrecusavel deixou o presidente Daniel nepomuceno entre a cruz e a espada, vai anunciar um grande reforço primeiro para depois anunciar a saída do urso alvinegro…. fonte: blog do melane…. o melane muito antes do jemerson ser negociado disse no seu blog que o jemerson já estava indo pro monaco da frança podem conferir…. nesse eu confio…. mas no futebol não ha verdade que dure 24horas….

    o atletico pagou cerca de 3,7 milhoes de euros no pratto, 15 milhoes de euros não dava mesmo para recusar, seria irresponsabilidade do Nepomuceno…sendo que deste montante 20% vão para o velez…

  • Pedro Vítor disse:

    Neymar e o Pai no Fantástico, o famoso me engana que eu gosto!

    Aposto que muitos fã assíduo de Big Brothe devem ter ficados comovido com o Neymar e seu papai se justificando pela tela da rede esgoto

    Mas como são cara de pau este sujeitos.

    O Sérgio foi muito feliz na matéria, Neymar não vai longe como Mêssi, alias nem chega nem no nível do Ronaldinho, será no máximo um Kaka isso no futebol, na vida será no máximo mais um jogador milionário sem cérebro

    Humildade é tudo na vida

  • Marcus vinicius disse:

    Não entendo o porquê dos Atleticanos criticarem o Cruzeiro por ter mudado de nome por causa de uma Guerra, ou ter sido formado por Italianos, é uma história tão bonita, esse argumento de time sem identidade é a coisa mais boba, o Cruzeiro sempre fez questão de destacar isso em camisas e ações de marketing. Pergunta algum Palmeirense se ele não tem orgulho de já ter sido Palestra Itália, quanto ao que comentou um torcedor do Atlético, falando de nazismo, total desrespeito com colonia de Italianos, logo Minas conhecida pela hospitalidade.

    • Igor disse:

      Você tem a vaidade de ter simpatia por um time Italiano (por sinal do roubo), nós temos o orgulho de torcer para “o” clube de Minas, o verdadeiro time do povo, da massa, das multidões e carregamos no nome está honra! Somos pretos e brancos, Somos pobres e ricos, Somos sempre mais, Somos Galo, somos Minas Gerais.
      Cada um na sua, não é?

  • Marcelo Sat disse:

    Não sei o se o Messi, como pessoa ( como jogador, é indiscutível ) é isso tudo mesmo ou se apenas tem um staff mais competente. De fato, não me lembro dele ter se posicionado sobre nenhum dos temas relevantes, importantes ou polêmicos que tem cercado o futebol mundial – na verdade, nem me lembro de como é sua voz….. Mas, posso estar enganado e, simplesmente ter sido desatento ao que sai na mídia sobre suas declarações…..
    Quanto ao Neymar, de fato o garoto joga muita bola e será questão de tempo ele ser içado a melhor do mundo. Acredito que ele amadurecerá, mas nunca ira muito longe de suas raízes e formação…. Não esperem que ele chegue a um Leonardo, Rai ou Kaka….. Pode virar um R9 e ter boa assessoria pra fazer crescer sua fortuna – desde que o pai não interfira…. De toda sorte, ele se comporta – como era de se esperar – como um garoto pobre, como tantos, que se viu com um talento impar e muito dinheiro….. O que vc faria se fosse voce ? Se preocupar com as mazelas do mundo e aparecer na mídia com um livro de Sartre debaixo do braço ou sair comendo todas as modelos/manequins/atrizes que viessem pela frente e se reunir com os amigos para bancar boas farras – como aliás fez e ainda faz um certo ronaldo que andou por aqui….. A ele só é cobrado posicionamento, responsabilidade, etc… porque é o único jogador acima da média que temos e, no fundo, nossa esperança de alguma coisa boa na seleção……. Fossem noutros tempos, em que haviam vários craques pra quase cada posição e seu comportamento daria, no máximo, nota de pé de página…. Deixem o garoto em paz ( exceto pela parte judicial – aí sim ele tem que ser chamado a se explicar e pagar pelo que fez ou deixou de fazer ).
    No que diz respeito ao Zico….. é fogo…… é nítida a má vontade de Minas – em especial de atleticanos – com o cara…. Jogador mega excepcional, não. Mas acima da média, sim….. Tal e qual Falcão, Sócrates e cia….Não vejo nenhum daqui pegar no pé do Falcão, por exemplo…. tido como excepcional jogador, rei de Roma e etc…. cada vez que ele aparece….. no mais, falam dele como treinador, que, convenhamos, não é mesmo do que quando foi jogador…… Isso tem nome…. dor de cotovelo….. E em especial porque o Reinaldo, grande craque e contemporâneo do galinho nunca teve nem 1% do reconhecimento dado a este…….. ainda que tb tenha jogado muita bola, enquanto pode…
    E, por fim….. é lamentável e triste ver que a falta de sensibilidade, respeito e até mesmo de humanidade e falta conhecimento histórico ( depois vem criticar Neymar ) andam de braço dado com a maneira como se enxerga o time adversário e seus torcedores……. Um cara gastar tempo pra postar uma boçalidade de aliar regimes e personagens indefensáveis ao modo de pensar da torcida adversária é, realmente, pra parar pra pensar se falamos de esporte ou de guerra…… É cada coisa que aparece, heim Chico….. fico imaginando o que vc lê e não publica…….
    Aos demais, forte abraço

  • Rodrigo Assis disse:

    Pode até ser pra se promover, mas bela ação do Messi

  • Marlon Brant disse:

    Por estas e outras que Messi será considerado em breve o maior jogador do mundo, superando inclusive Pelé. Neymar, puts será sempre um coadjuvante de craque e só conseguirá algo quando o melhor e maior do mundo parar. Parabéns Messi por mais este gol de placa. Quando ao Neymar………esqueçe !!!!!!

  • Christiano Jilvan disse:

    A foto recente da fachada do Parque do Sabiá, como deveria ser desde sua inauguração.
    Link abaixo
    http://goo.gl/4bSHtM
    Abraços Chico!

  • Paulo Henrique disse:

    Chico, muito oportuna sua observação sobre a entrevista de Neymar Pai e Neymar Junior ao Fantástico. Entrevista patética que só reforça a indignação seletiva da imprensa. O Neymar pai falou em “planejamento tributário”, que seria uma forma lícita de pagar menos impostos (isso realmente existe), mas o repórter nem ninguém ressaltou que o tal planejamento foi realizado com EMPRESAS DE FACHADA.
    Ou seja, criou empresas fantasmas para simular uma situação que, se fosse real, garantiria uma carga tributária menor.
    Como a imensa maioria da população é leiga em assuntos tributários, corre-se o risco de muita gente acreditar nas bobagens ditas pelo Rolando Lero versão 2016.

  • Tião disse:

    Neymar é um produto do marketing brasileiro. Precisávamos de um ídolo, alguém que centralizasse as atenções e levasse o povo junto da seleção na Copa do Mundo do Brasil. Apostaram em Neymar. Resultado: 7×1 para a Alemanha. Acho esta figura nada carismática e muito arrogante. Nunca vi um ídolo sem opinião. Qualquer coisa que pergunta para ele, a resposta é um sorriso forçado. No máximo, acompanham duas ou três palavras sem sentido diante da pergunta. Como jogador, foi fabricado em laboratório. Lembra muito um outro “ídolo” midiático brasileiro, o tal do Zico. Jogador bom, mas que, acima da média, só tinha o seu estafe e o trabalho do marketing. Este pilantra do Neymar é mais um produto do marketing. Espero que não dure muito.

    • Leandro Fábricio disse:

      Concordo em tudo e ainda acrescento…. zico só jogou bola no flamengo e se não fossem as roubalheiras em favor do menguinho, o zico não teria conquistado muita coisa naquele time carioca e fatalmente o marketing em cima dele seria menor, zico em se tratando de futebol estava a anos luz de reinaldo, só que um jogava no clube mais beneficiado pela cbf e arbitragens do futebol brasileiro, enquanto o outro jogava em clube um que era inverso de tudo que falei do outro…

  • Reginaldo Ferreira disse:

    O Neymar é a cara de uma torcida ai de Minas, os simpatizantes de Benito Mussolini e Hitler.

  • Leandro Fábricio disse:

    Mas não é só o neymar que é assim não, o povo brasileiro é assim em sua maioria…

  • Thiago disse:

    Por isso Messi é o maior do mundo e ainda será apesar das crises da imprensa paulista que quer eleger o brasileiro a qualquer custo!

  • Marcão de Varginha disse:

    O já saudoso Tião Macalé tinha um bordão que resume esse cidadão Neymar: “Nojento”!
    – Parabéns, Messi!
    – #benecymito

  • Jorge Moreira disse:

    Ainda querem este babaca como maior jogador do mundo,nem f…dendo
    adistancia entre ele e o Messi é infinitamente muito grande em tudo outra
    coisa quase chorei ao assistir hoje atal reportagem que cara de pau não
    sei quem é mais ele ou o pai,justiça já,carinha de santo á vá pro inf…no

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Falei sem comentarios abaixo mas vou colocar um relato, não vivo no Brasil, tenho um filho de 10 anos, onde moro não se fala de futebol muito menos brasileiro, meu filho raramente ve alguma coisa do Galo, diz ser Atleticano e Newcastle ( England ) fala que e Brasileiro ( não nasceu no Brasil ) tem camisas do Galo, Argentina ( Messi ) Barcelona ( Messi ) perguntei se queria uma do Neymar falou que não, perguntei pq ? resposta vao me zoar, Pq de novo ? Resposta meus colegas chamam ele de NeyDiver ou seja Neymar cai, cai.

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Sem comentarios, alias. as explicacoes de Neymar para o fisco servem como comentario !!!