Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Estádio do Galo terá capacidade para 50.060 pessoas, inspirado em três gigantes europeus

Arquiteto inspirou-se no Santiago Bernabéu (Real Madrid), Estádio do Dragão (Porto) e na Allianz Arena (Bayern de Munique) para criar o projeto da futura casa do Galo

A diretoria continua trabalhando nos bastidores para tornar o projeto em realidade. Com o devido sigilo já que as negociações comerciais envolvem os famosos itens de “confidencialidade”. Mas esta ótima entrevista do repórter Frederico Ribeiro com o arquiteto Bernardo Farkasvölgyi, autor do projeto, revela dados muito interessantes. Aliás, trata-se do mesmo arquiteto que projetou a nova fachada da sede de Lourdes.

No jornal Hoje em Dia, de hoje:

* “Projeto do estádio do Atlético promete pressão maior que a do Horto”

Em pouco tempo, um gigante em preto e branco será erguido em Belo Horizonte. Mas, apesar das dimensões, o futuro estádio do Atlético, em terreno localizado entre a Via Expressa, a BR-040 e o Anel Rodoviário, no bairro Califórnia, terá o clima de “caldeirão” tão apreciado pela Massa.

Essa é a promessa do arquiteto Bernardo Farkasvölgyi, responsável pelo projeto da nova casa do Galo. A ideia é que, na nova arena, a torcida alvinegra possa exercer uma pressão ainda maior do que a praticada atualmente no Independência, quando totalmente ocupado.

Descendente de húngaros, Bernardo nasceu em Belo Horizonte e é torcedor fanático do clube mineiro. Com a marquise inspirada na torcida do clube, ele optou por desenhar o estádio em um formato mais oval, justamente para que as arquibancadas fiquem bem próximas ao gramado. A capacidade do estádio será de 50.060 lugares.

“O formato foi muito em função até do próprio terreno e da ideia de manter um caldeirão. Ele não é totalmente redondo, para que a torcida fique o mais próximo possível do campo. Realmente, estamos projetando uma atmosfera para que o estádio seja ainda mais caldeirão do que o próprio Independência. Isso é uma premissa do projeto”, detalhou, ao Hoje em Dia.

“Quando a torcida desce aquelas faixas pretas e brancas no Independência… Foi o que inspirou o desenho da marquise. Esse sentimento de ser atleticano, a existência do clube, me deram motivação de sobra”, acrescenta.

Inspiração

A modernidade da arena alvinegra tem referências europeias e nacionais. Em visitas técnicas, Bernardo foi até o Velho Continente para ver de perto três gigantes do futebol internacional.

“Visitamos outros estádio, e não foram poucos. Lá fora, fomos ao Santiago Bernabéu (Real Madrid), ao estádio do Dragão (Porto) e à Allianz Arena (Bayern de Munique), que é fantástica”, lembra o arquiteto.

No Brasil, o Beira-Rio (Internacional) foi a obra que mais chamou a atenção do responsável pelo projeto, seguido do Allianz Parque (Palmeiras). Já a Arena Corinthians, para ele, possui pontos positivos, mas falha por ter “luxo em exagero”.

“No Brasil, eu gostei muito do Beira-Rio. É um belo projeto. O estádio do Corinthians é interessante também, mas, no meu ponto de vista, achei muito luxuoso. Tem muito mármore e granito. Acredito que um estádio não precisa dessas coisas, apesar de ser uma bela arena, assim como o Allianz Parque”, avalia.

Este é o primeiro projeto de um estádio de futebol comandado por Bernando. O arquiteto foi também o responsável pela reforma da Sede de Lourdes e da Loja do Galo.

http://www.hojeemdia.com.br/esportes/atletico/projeto-do-estadio-do-atletico-promete-press-o-maior-que-a-do-horto-1.380153?platform=hootsuite


» Comentar

Comentários:
26
  • Leandro viana dos santos disse:

    Espero que façam uma grande esplanada como a do mimeirao pra quando nao houver eventos poder dar um role de bike ou patins vai ser bacana

  • Joel disse:

    Chico, O indepa foi construído com a capacidade de 25mil lugares. e não comporta 22mil, que não repita novamente. o Galo tem torcida para ter estadio com 50mil. e que seja construído com as divisões devidas da torcida adversaria, e espaço de entrada a saída, Porque a PM( que promove a segurança) e a PM( bombeiros), pede um espaço enorme de segurança, reduzindo a lotação do estadio.

  • Pedro Vítor disse:

    Onde há fumaça tem fogo!

    Este projeto vai ganhando força a cada dia que passa.

    O Atlético não tem pressa para construção do estádio, porque tem um contrato muito bom com a Bwa na exploração do Independência, lá o Galo joga praticamente de graça, fica com a renda dos jogos, pega porcentagem na venda de tudo que é comercializado dentro do Indepa.

    O Mineirão o Atlético já Sabe como lucrar com ele, em grandes jogos com casa cheia.

    Do contrato com o Bwa que vence apenas em 2021, e o estádio se tudo der certo será erguido apenas a partir de 2017 ou 2018, pois tem muita burocracia pra resolver, então na há pressa.

    O que não pode acontecer, é como aconteceu com o Grêmio, Corinthians, Atlético Paranaense e Internacional que fizeram ou reformaram seus campos uns pra se beneficiar ou não de uma Copa do Mundo, e outros da pressa pela execução sem medidas que absorvem o clube de ter sua renda destinada as obras, deixando eebpagar suas contas, de gerir o futebol.

    Atlético a partir do momento em que estiver com estádio pronto, com suas dívidas 70% pagas, uma categoria de base forte e organizada, será uma potência internacional, um clube extremamente gigante e moderno, um exemplo a ser seguido, coisas jamais imaginável pra quem acompanhou o clube em um período de 1990 ate meados de 2011.

    Torcida já é e sempre foi diferenciada, inflamada por pouca coisa, sempre carregou o time nas costas, tirou presidente no peito e na raça bem como já levantou o time quando faltou grana.

    O Atlético é um mistério de amor e paixão, a gente nunca sabe onde irá com o Atlético, mas estamos sempre lá, todos unidos sem vaidade!

  • Edinho Soares disse:

    Deveriam reavaliar o tamanho do estádio. A PM por precaução, tem deixado enormes espaços vazios em volta da torcida adversária para dar maior proteção. Ora, levando em conta que todos os jogos haverá torcida adversária, teremos um estádio com capacidade real de 40 mil pessoas.

  • Marquinhos (Paraopeba) disse:

    Um abraço Chico 60 mil seria o ideal fantástico. Como será o nome?

  • Sandro disse:

    Mas isso é pra quando, porque só falam e nada de COMEÇAR uaiiiiiii!!!!!!!

  • Marcão de Varginha disse:

    Só a maquete vale mais que ambas tocas dos vulpídeos, também conhecidos raposa, àquele mamífero quase inútil.
    – #benecymito

  • José Carlos disse:

    É bacana demais ver o Galão em outro patamar, depois de décadas de sofrimento, amargura, desgosto e todo tipo de mazela, o nosso mito, o turco Kalil, mudou a nossa história e o seu discípulo Daniel Nepomuceno continua com a mesma pegada e dedicação, Deus abençoe pra que continuemos com grandes gestores no nosso comando. Sempre Galo!

  • Audisio disse:

    Para Jogos Internacionais e brasileiro e outras decisões, estádio do Galo.
    Para a Copa do Brasil e Recopa, Mineirão e para o Rural o Independência!

  • Audisio disse:

    Estou esperando até agora a construção do estádio prometido pelo Alvimar Perrela na área nobre da saída para Nova Lima!
    Se o cruzeiro não abrir o olho o América retoma o lugar de segundo time do Estado! O Gigante e centenário Atlético, parte para uma consolidação da sua atual fase que o presidente Kalil impulsionou com o término da Cidade do Galo, a volta da credibilidade financeira com o respaldo do Ricardo Guimarães e o Ronaldinho Gaúcho, tornando-se campeão da Libertadores e da Recopa Sulamericana.
    A projeção internacional deste Atlético ultrapassou os feitos de Reinaldo e Cerezo, Luizinho e Eder vestindo a seleção de 1982. Reinaldo era o nome na Europa e Toninho Cerezo, vendido por 4 milhões de USD, quebrou o record de então como a maior transação do futebol brasileiro. Com o hexacampeonato mineiro do Galo o Cruzeiro entrava numa profunda crise existencial tentando achar a solução competitiva para um time que tinha como estrelas “Tobi” e “Bendelaque”!
    Realizando a construção do Estádio, o Atlético se lança como um dos três principais clubes do Brasil, disputando com Flamengo e Corinthians, a torcida nacional. Sua torcida transborda os limites de Minas e depois do Ronaldinho esuas sensacional performance no Galo 2012 e 13, se transformou num clube mundialmente reconhecido!
    Lastimavelmente, quando o cruzeiro teve Tostão, o mundo não tinha internet! Quando Ronaldo Fenômeno surgiu, ficou menos de um ano em Minas e só ganhou um Rural! Quando foi campeão da Libertadores, a transmissão da final só foi feita para Minas Gerais. Se não acordar o cruzeiro daqui a pouco viverá do passado, como bem a pouco tempo os atleticanos faziam…

  • Igor disse:

    Se hoje, a pequena torcida do time azul e seus repórteres já estão se rasgando, se eles soubessem metade do que está rolando nos bastidores e que o Atlético vai realizar em curto prazo (3 a 4 anos), elas vão pular de uma ponte!

    Aguardem….

  • Pedro Ernesto disse:

    Nós falamos sobre estádio durante as vitórias, enquanto lá, fala-se em estádio somente após as derrotas.

  • Silvio Torres disse:

    Não consegue fazer um site que funcione num dia de venda de ingresso como hoje e quer fazer estadio? Vai lamber sabão diretoria do Atletico. Torcedor tá cansado do papel de trouxa!

  • Adalton disse:

    Penso que seria uma boa impulsão para o Clube; outro assunto que o CAM precisa ser mais rápido: nas contratações, pois vejam que está perdendo jogadores para times de SP( tudo bem que eles têm muito mais receitas, principalmente da TV); perdeu o Calleri e agora está em vias de perder o Clayton para o Curintians. Minha mãe já dizia: o segredo é a alma do negócio. Inclusive, vi a poucos instantes num Canal de esportes, um comentarias dizendo que o Clayton deveria ir para SP, pois o elenco do CAM é muito bom e ele não jogaria aqui….foi a mesma conversa do S.Paulo no caso do Calleri. Mas o Atlético não deve entrar em leilão…não pode fazer loucuras, pois ele é um bom jogador, mas não ainda consolidado.

  • leandro fabricio disse:

    Só acredito quando estiver sendo levantado o primeiro tijolo, mas parece que realmente a coisa está indo com muita seriedade e competencia para o projeto ser realizado, se acontecer….aí meu amigo… já temos o melhor ct do brasil, uma sede modernissima, dividas sendo equacionadas mantendo um lado financeiro do clube estável, uma diretoria competente que como outras tem suas falhas em contratações de jogadores mas no fator extra campo praticamente não erra, patrimonio enorme, vila olimpica, labareda, shopping diamond mall sem falar no ct e com isso tudo rumando para novas conquistas dentro do campo… o lado azul calcinha não vai aguentáaaaa…

  • Guilherme Gonçalves Costa disse:

    Tomara que se torne realidade. O Independencia é pequeno pra massa e o mineirao é neutro.

  • Tião disse:

    Espero estar vivo para ver o Galo jogando lá. Projeto interessante, que fortalecerá ainda mais o clube. Sou do tempo das arquibancadas de concreto do velho Mineirão e dos barrancos do velho Independência. No primeiro cabiam mais de 120.000 pessoas, no segundo, mais de 30.000. Mas eu queria ver um estádio do Galo, moderno, bonito, funcional. Se Deus quiser terei muitas alegrias lá ainda.

  • Julio Cesar disse:

    Ê Galo ! E não é que a coisa ta andando ! Andaram dizendo por ai que não sairia do papel, etc. A MASSA fica orgulhosa, mais.
    São Paulo atravessou o negocio com Caleri e agora por la é ele ou Kardec. O rapaz ja andou apelando e dando pisão em adversario.
    Flamengo foi “escolhido” pelo Mancuelo e um jornalista ja o ve perdido em campo!
    Agora o Corintians convence o pai do Clayton que o Tite é o cara e ele sera titular, quando o cara ja estava quase certo no Galo. Ele teria dito que queria vir pra ca.
    OK, faça sua escolha, rapido como os dois primeiros fizeram !
    Porque o Atletico vai buscar outro.

  • juninho disse:

    Chico,Saudações Alvinegras ! Bacana por demais viver para ver coisas boas acontecendo no CAM. Até um tempo atrás,eram só notícias ruins.Difícil esquecer as décadas de 90/2000,onde o Atleticano convivia com noticiário negativo em tudo que dizia respeito ao CAM.Sede e a 1ª Taça de CAMpeão Br correndo risco de serem penhoradas,dívidas e mais dívidas trabalhistas sendo executadas ao deus- dará,times pífios,receitas comprometidas e etc … Ia dizer que o melhor é esquecer isto tudo,mas ao contrário, temos de lembrar sempre,para que sirva de aprendizado e não vivamos mais dias nebulosos como estes. Que este projeto seja um marco na nova era do CAM , que ele cresça ainda mais,para o desespero da população das camisas feionas.Que Deus abençoe o CAM,o GALO forte e vingador… UP crazy ROOSTER’s !!!!

  • Stefano Venuto disse:

    Muito bom ver o clube se agigantando, depender do estado pra fazer futebol, com o Mineirão inviabilizado por um contrato de pai pra filho entre o governo de Minas e a Minas Arena, não dá, haja vista a dívida do cruzeiro com esse consórcio de 8 milhões, ou seja, prejuízo certo jogar no Mineirão.
    Gostei desse projeto, ficou muito bonito, espero que tudo dê certo e conforme me informaram o projeto ambiental está prontinho, feito por um grande escritório especializado de BH.

  • Walter Pereira Galo disse:

    Prezado Bernado,
    por acaso, no seu projeto você previu um reforço na estrutura de fundação na área da torcida visitante,10%? Pois em alguns dias de jogos, haverá TREMEDEIRAS e possivelmente ocorrência de pânico e correria.