Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O América jogou futebol de Série A ou o Cruzeiro é que se equiparou a um time da Série B?

Foto: Super FC

No primeiro tempo os dois times deram sono e vitória justa do América. No segundo o Coelho deu show e mais um gol. Inexplicável a preguiça e falta de reação dos jogadores do Cruzeiro A fisionomia de desespero do técnico Deivid no banco foi assustadora, de quem não tinha a menor noção do que fazer para tentar mudar e reagir.

Ainda faltam 90 minutos para que o finalista entre eles seja conhecido, mas este jogo reforçou uma dúvida preocupante: o América jogou futebol de Série A ou o Cruzeiro é que se equiparou a um time de Série B?

Comentários interessantes de companheiros da imprensa no twitter:

Alberto Rodrigues ‏@maisvibrante 

Cruzeiro jogou abaixo da crítica no segundo tempo, perde a vantagem para o América q jogou com mais vontade e mereceu a vitória. E agora?

Lélio Gustavo ‏@LelioMetralha 

Deivid tem que comandar o time de botão do neto do presidente. É uma piada como treinador. Será que vai antes do Brasileiro.

Cruzeiro jogou mal pra caralho.. Nao é culpa do portão fechado.. O técnico tem q ser cobrado mesmo. Henrique e Arrascaeta voltaram pq?

E desde o início do ano eu falo: time grande nao pode fazer apostas.. Deivid é uma delas…

Samuel Venâncio ™ ‏@samuelvenancio 

Douglas Coutinho mete dois gols no último jogo. De presente assiste na partida seguinte o Allano ser improvisado na dele.

Fernando Rocha ‏@fernandoroch 

Alguém me diz que esse time de azul que foi bailado hoje é o Rio Branco de Andradas. Não tenho coração pra saber que é o Cruzeiro. Sério…

Vinícius Dias ‏@dias_vinicius_ 

Deivid chega a abril por números. Hoje, faltaram organização e jogo coletivo, como sempre, e resultado, pela segunda vez.

thiagoreisbh ‏@thiagoreisbh 

Público aqui no Indepa para América 2 x Cruzeiro 0. 3.818 para uma renda 121 mil e 50 reais!!! #Snsb

HENRIQUE ANDRÉ ‏@ohenriqueandre 

Público ridículo no Horto. Ingressos a 120 reais dá nisso. Parabéns aos envolvidos.

ACTU1

Felicidade americana com todos os méritos!


» Comentar

Comentários:
40
  • Anderson Roberto Rezende disse:

    Sobre o preço dos ingressos, no primeiro jogo entre Cruzeiro e América a diretoria azul cobrou 120 reais dos americanos, nada mais justo o tratamento igual.

    Uma pena que as diretorias não entraram em um acordo bem antes desses dois jogos.

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Falar mais o que desse Cruzeiro ??
    Esse time ( ? ) não me engana mesmo… Fraquíssimo e com um aprendiz de treinador.
    Quem falou que aquele Alano é jogador de futebol ??
    Mas por incrível que possa parecer, é bem provável que esse arremedo de time ainda assim consiga se classificar para a final. O problema é que isso só vai dando mais sobre-vida ao Deivid e o Brasileirão está chegando aí…
    Esse ano já estava perdido para o Cruzeiro desde que começou. Mas o que a Diretoria tá fazendo em manter essa comissão técnica, é brincar com fogo…

  • Pedro Vítor disse:

    Eu vejo como um resultado normal, eu assisti o jogo, e o América foi superior durante todos os momentos, fez um gol, e depois fez outro, teve de fazer mais.

    O Cruzeiro jogará no Mineirão, e tem chance de vencer também, acho que o América jogou muito bem, e se repetir a mesma aplicação tática passa de fase!

  • J.B.CRUZ disse:

    Calma pessoal,resultado normal em um clássico; os primeiros 90 minutos foi do AMÉRICA..A disputa só acaba, quando termina..Procurar erro depois dos jogos é queimar neurônios sem precisão..Já estou preparado para domingo..Em nossa casa…
    CRUZEIRO SEMPRE !!!..

  • Julio Avila (mariana) disse:

    o mequinha jogou bem e mereceu,mas no mineirão vai ser 4×1 pra raposa.
    time sem atacante não faz gol,R Silva é horroroso e o pior que fez gol no fraco time do atletico e a torcida vai segurar a onda com ele agora.

  • humberto disse:

    Na verdade são duas equipes que vão brigar na zona de rebaixamento no brasileirão, por isso o mequinha fez questão de ficar em quarto lugar, sabia que era mais fácil ganhar do time do Benecy. Mas de qualquer modo tá lançado a campanha =ficadeivid.

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia, se o treinador do Cruzeiro ainda desejar conseguir algo depois da derrota contra o América deve sacar do time Álisson e De Arrascaeta. Eles detonam qualquer expectativa do time exibir algum dinâmica produtiva consistente. Quando foi dito na semana do clássico com o CAM que os dois não jogariam eu escrevi aqui no blog: o Cruzeiro vai ganhar o jogo exatamente porque eles não estarão em campo. Álisson é a correria improdutiva de sempre; De Arrascaeta é a mornidão de sempre. É preciso refletir sobre algumas coisas, como lição da derrota frente ao América:
    ARIEL CABRAL: a saída dele da partida, dando lugar ao Élber, não foi boa. O time perdeu o controle do meio de campo e o nº 10 do América, Tiago Luis, deitou e rolou, passando a ser marcado só com os olhos pelos jogadores do setor. Para piorar, sendo Élber jogador de velocidade, ficou sem ter quem o acionasse, já que a preparação de jogadas ficou inexistente no meio campo do Cruzeiro.
    MAYKE e LÉO: uma teta jogar contra um lateral tão fraco fraco na marcação e com um zagueiro tão lento na cobertura. O América se impôs no setor na 2ª etapa e por diversos momentos criou situações que poderiam ter levado o placar a ser mais dilatado em seu favor.
    GOL DE PELADA: Quando Bruno Rodrigo não conseguiu cortar de cabeça uma bola em jogada de contra-ataque do América restou apenas Léo e Fábio contra vários jogadores adversário; ao avançar desordenadamente volantes e laterais, no abafa, para tentar o empate, o 2º gol do adversário é que ficou mais próximo, já que o Cruzeiro, em termos ofensivos, não existiu na etapa final.
    RAFAEL SILVA: a saída de Rafael Silva também não foi boa. A bola não chegou até ele na segunda etapa e, com a entrada de Alano, o time ficou sem uma referência no comando do ataque. Nem mesmo o tradicional “chuveirinho” o Cruzeiro conseguiu fazer, de vez que não havia jogadores na área para disputar as jogadas. O time se resumiu a toque laterais e não conseguiu fazer uma jogada bem tramada contra a forte marcação do America.
    PRESSÃO: neste ano o grupo do Cruzeiro exibiu pouca habilidade para lidar com a pressão de reverter marcadores desfavoráveis ou administrar vantagens. Não foi diferente contra o América nesta derrota por 2a0. A rigor o time só teve uma chance de gol na 2ª etapa, perdida por Élber (João Ricardo nem precisará de uniforme limpo na próxima partida, pois não foi incomodado). O diagnóstico é um só: FALTA BOLA. Na hora em que o time mais precisa quem deveria aparecer de forma decisiva se omite.
    DEIVID: mexeu mal no time ao sacar Ariel Cabral e ali começou a perder o jogo. Manter jogadores de velocidade em campo sem outros que os acionem é “tiro no pé”. Sacar um centroavante e colocar um jogador de meio campo é procurar a rota mais difícil para chegar ao gol. Uma semana de treinos e mistérios mostra para exibir este tipo de futebol mostra que o atual time é mediano.
    REAÇÃO: possível mas improvável. Como administrar um lado direito tão fraco na marcação? Como esperar algo de Henrique, que vem jogando tão mal? Como esperar algo de um lateral esquerdo que passa 90 minutos sem fazer um cruzamento que preste? Como depender de armadores de jogada que nada armam?
    CHÁ DE RAÇA: a situação do Cruzeiro diante do América no próximo jogo é delicadíssima; a mornidão e a inconstância tem sido a tônica de jogadores em que o clube apostou como solução. O tal “laboratório” do Campeonato Regional só serviu para mostrar quem não serve para pretensões maiores na Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. A classificação e o título só virão de sor na raça.
    AMÈRICA: partida impecável contra o Cruzeiro. Marcação forte e bem próxima, linhas defensivas bem postadas, bom uso das faltas para conter as iniciativas do Cruzeiro na 1ª etapa, bom controle da partida pela posse de bola, sabedoria para entender a desordem do adversário e esperar o vacilo para liquidar, como todos os méritos, uma presa fácil. Não houve lá e cá, no 2º tempo, pois o América dominou a partida.

  • Márcio LUIZ disse:

    Nunca fui de ter dó de maria não, mas ontem deu dó de ver o desconforto do Deivid após a “encarcada” dada pelo repórter Samuel Venâncio que aliás deverá levar uma “sentada” da chefe dele na rádio, que é maria fanática e depois que ela assumiu a chefia de esportes é um tal de china azul pra lá china azul pra cá que ninguém suporta.

    Parece que o castelo de areia construído pela ala azul da imprensa começou a cair, kkk.

  • Márcio LUIZ disse:

    3.818 foi o público.
    Pra quem não entendia a expressão “TÍMIDO POVO”, está aí a explicação. Quá quá quá!!!

  • Kleber bsb disse:

    Meu comentário depois do jogo contra o Ipiranga, que o América seria mais difícil que eles. Quem viu o jogo é testemunha que a mariada jogou os 90 min atrás do meio campo. Retranca mesmo

  • Marcelo de Andrade disse:

    Quando tá valendo, tá tremendo…

  • Marcelo disse:

    Chico, bela vitória do América! Parabéns aos jogadores e ao Givanildo! Manter o ritmo domingo que vem. A única crítica vai para a diretoria do América. Em uma época tão complicada, com a economia em baixa, qual a razão de cobrarem esses preços de ingresso? Um absurdo. Tomara que mudem essa atitude na série A. Em vez de priorizar o sócio torcedor, podia aumentar a quantidade de torcedores antes, com ingressos a preços mais acessíveis. Renda de 120 mil nesse jogo é o atestado da incompetência!

  • Tião disse:

    Acho que o América fez o certo: escolheu o Cruzeiro na semifinal por achar que, assim, teria mais chances de chegar à final. Por enquanto está dando certo. Mas no próximo jogo as coisas podem mudar. O nível das equipes é muito parecido. E o time celeste deverá ter maior apoio da torcida e também da arbitragem. Aliás, falando em torcida, clássico de ontem teve público ridículo. Mas ridículo mesmo foi ver a torcida do América 4 vezes maior que a torcida celeste nas arquibancadas. Time do povo, China azul… Já pensaram se não fossem?

  • André Corrêa disse:

    O campeonato mineiro me lembra aquela história do canto da sereia: o time encara equipes muito fracas, se sobressai e, por mais que saibam da discrepância técnica, usam os resultados para exaltar o trabalho de alguém. A sereia canta, atrai e mata o cara quando ele chega.

    Lembro de 2010, quando o volante Fabiano, genro do Luxemburgo, jogava no Atlético. Foi eleito melhor jogador do Mineiro, ídolo, estava com a bola toda. Veio o Brasileirão e ninguém mais ouviu falar.

    O elenco do Cruzeiro (time titular e reservas) é muito fraco. Rafael Silva, o grande ídolo do momento, caiu para a Série B com o Vasco ano passado. Willian é daqueles jogadores medianos que, em bons times, não atrapalha e até aparece com alguma coisinha. Porém, quando a responsabilidade cresce nas costas, não tem cacife pra suportar. Mayke é uma mentira que tentaram vender ao cruzeirense. Bruno Rodrigo é bom zagueiro, mas sozinho não fará milagres. Douglas Coutinho não conseguiu ser titular no Atlético/PR, será no Cruzeiro? Quem é Allano? O que salva, como sempre, é o goleiro – que não fará milagres todos os dias.

    Quanto ao Deivid, deu até dó da coletiva dele ontem. Normalmente os reporteres têm cuidado ao abordar assuntos polêmicos nas coletivas; pois o que eu vi ontem era jornalista entrando sem dó na canela do técnico, como fez Samuel Venâncio com esse assunto da improvisão do Allano. Ou seja: nem a imprensa anda respeitando.

    O treinador do Cruzeiro passou o tempo todo acuado, na defensiva, explicando que não tomou baile do América, insistindo na lembrança de que ganhou do Atlético/MG (às vezes ele esquecia o MG) e usando sua campanha até então como escudo.

    Deivid pode, com a experiência, vir a ser um grande treinador. Hoje ele é, no máximo, um trainee. Penso que o Cruzeiro é um dos maiores clubes do futebol brasileiro. Não é lugar para esse tipo de experiência.

    O que eu quero dizer com isso é algo que desde janeiro comento com amigos: o Cruzeiro gastou os tubos em 2013/14 e agora o dinheiro acabou. Com esses recursos humanos que estão aí será difícil almejar qualquer coisa em 2016. Ganhar o clássico e fazer uma campanha quase perfeita na primeira fase do Mineiro só piorou as coisas.

    O primeiro gol do Coelho ontem me lembrou os que saem nas nossas peladas por aqui. Não é coisa de jogo de profissionais.

    Prevejo que terão que tomar atitudes com o Brasileirão em curso, ou seja, trocar pneu com o carro andando. Isso já deu certo com alguns clubes, mas a grande maioria não teve sucesso.

    Penso que o América será o sparring do Brasileirão, outra vez. Mesmo assim, bastou apertar um pouco para fazer o Cruzeiro confessar suas limitações. De bom eu vi aquele goleiro, João Ricardo: seguro, ótimas saídas do gol, tecnicamente muito bom.

    Pra finalizar: saudades do Lélio Gustavo. Cansei de discordar dele, mas sempre foi uma voz a ser ouvida.

  • Carlos Santana disse:

    Nenhuma coisa, nem outra ,dois times fracos,futebol péssimo, é abre o olho galo mesmo com reservas não venceu essas caricaturas de time de futebol?

  • Marcos disse:

    E se o América faz esse estrago imaginem se fosse o time principal do Atlético? Teria devolvido os seis ao Cruzeiro. Ou até repetido a famosa goleada de nove.

  • Marcos disse:

    Ontem o América começou o jogo bem mal mas não demorou muito a se acostumar com o jogo e ditar as ordens do jogo, já que a bola jogada pelo time do Cruzeiro estava mais quadrada que a bola do Quico. O time verde e preto venceu por dois a zero, mas pelo que jogou, principalmente no segundo tempo, merecia ter ganhado no mínimo de meia dúzia. Botou um dos pés na final do campeonato mineiro.
    Já o time azul encarnou de vez o carma do São Paulo: virou freguês dos seus rivais nos clássicos municipais.
    Ainda tem o jogo da volta e o Cruzeiro pode sim devolver os 2×0 ao América e ir pra final do CM. Mas seo palestra mineiro jogar a bolinha que jogou ontem, o América vence de novo e se bobear pelo dobro do placar de ontem. Na minha opinião Chico Maia ocorreu as duas coisas: América teve postura de série A e o Cruzeiro postura de série B. Depois do caso Benecy a zica pegou de vez na toca da Raposa…

  • Clóvis Mineiro disse:

    E olha a barca afundando. Todo mundo sabia que essa 1ª fase invicto era só enganação. Jogos na mão grande e outros vencendo com futebol horrível, agora vão ter que correr dobrado. Portão fechado… Fica Deivid!!! O Bobo Faria toda hora elogiava o zaguerão do cru cru, aquele mais lento um pouquinho do que o Barrichello. Márcio Resenha só vê falta pro cru cru. Feio foi ver o Indepa vazio, triste, cabisbaixo, sorumbatico e muita muriçoca.

  • Mario Cesar disse:

    Grande Chico! Receita pra bater no Cruzeiro no Independência? Pergunte só para o AMERICANO.
    “Aqui não”.
    ” Caiu no Horto, levanta do passeio porque Horto é bairro”.
    “Caiu no Independência, pede clemência”.
    2 a 0 saiu barato. Bolas na trave pelo Coelhão e dois impedimentos absurdos apitados contra, o Coelho sairia na cara do gol. O Cabral , já amarelado, quase bateu no árbitro e o juiz PIPOCOU de mandar pra rua. A arbitragem novamente prejudicou o America e é bom registrar isso, porque se eu falo na derrota os “habituais” falam em choro de americano.

  • Rafael disse:

    Esse Deivid… Não sabe nem falar na coletiva, trava, gagueja… Só fala “faz parte”, diz que tem 18 anos de experiência no futebol, que o trabalho dele não pode ser analisado só por resultado… Ele é a cara da arrogância típica de cruzeirense. Cru e Deivid se merecem. Mas é dose, né, Cruzeirin jogar sem Benecy. #FicaDeivid

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    So nao vao os 2 pra serie B este ano, pq um deles tem benecy !!!!

  • Leandro Fábricio disse:

    Tô falando que esse time do enseada é ridiculo, se o aguirre não inventar e os jogadores tiverem um pouquinho de comprometimento em campo o atlético leva esse campeonato mineiro com os dois pés nas costas tamanha a ruindade dos concorrentes… venceram o jogo contra o atlético mais pela falta de pontaria dos atacantes alvinegros e com a sorte de nosso gol está o fraco Uilson e fizeram um alvoroço danado achando que o time deles era bom, eu falei que aquela vitoria foi até boa porque era sinal de que iam achar que eles estavam com um timaço e treinador idem…. kkkk iludidos

    será que pelo segundo ano consecutivo o enseada vai ficar em terceiro no rural???

  • audisio disse:

    Pablo não é um jogador para ser aproveitado no Atlético em compensação esse Capixaba vai dar o que falar. Excelente jogador. Extremamente habilidoso, incisivo principalmente pelo lado esquerdo, faz lembrar os pontas antigos.
    Deveria ser dada prioridade para sua incrição na próxima fase da Libertadores.
    Com a contusão do Luan o Atlético perde uma das suas principais referencias no ataque. Youri me parece ser um bom jogador mas se perde às vezes na hora da definição e no excesso de firulas.
    Eduardo é um enganador. Se não tem controle emocional, quer driblar nos momentos que não deve, e complica o simples querendo demonstrar uma categoria que não possui e pode ser fatal armando contra ataques ridiculos. A impressão que me passa que é bastante mascarado.
    A lentidão de Thiago e Erazo me preocupa.

  • Alisson Sol disse:

    Vou repetir o que disse no post anterior sobre o Marcelo Oliveira: técnico brasileiro é preguiçoso, não estuda o adversário, e fica na dependência de “lances de sorte” para ganhar, e nenhum “lance de azar” para não perder.

    O Cruzeiro deu o primeiro gol para o América-MG devido ao péssimo posicionamento da defesa, à preguiça do goleiro e do último defensor. Três erros em sequência, e 1×0. Depois, vai para cima sem qualquer jogada. Este negócio de lançar a bola na área é a coisa mais manjada do mundo, e a defesa do América-MG se preparou, e chegava a colocar 4 jogadores do Cruzeiro em impedimento no mesmo lançamento. Coisa mais ridícula, impossível.

    Aí, um time que só precisava fazer um gol no jogo de volta, fica se jogando ao ataque e deixa lesmas na defesa. Ainda que não se chegasse ao absurdo de se ter 4 jogadores do América-MG correndo mais rápido dos que os 2 que sobraram na defesa do Cruzeiro, a realidade é que a qualquer momento um contra-ataque do América-MG matava o jogo. Vez após vez, se repete a famosa falta de disciplina tática do jogador brasileiro. Só faltou o frangueiro partir para o ataque.

    Mesmo que o Deivid reverta este resultado, vamos por favor mostrar respeito à torcida e trazer logo o Marcelo Oliveira de volta.

  • Vinícius Campos disse:

    UAI? Que aconteceu com o invicto?

    Fail?

  • Marcão de Varginha disse:

    Fábio pode até possuir algumas estatísticas favoráveis, mas só perde em momentos cruciais de campeonatos, como na decisão da CB 2014… kkkkkkkkkkkkkk
    – #benecyeternomito

  • audisio disse:

    Penso que o Cruzeiro ainda tem uma grande chance de passar para as finais. Nada de anormal se ele ganhar com diferença de dois gol no próximo Domingo, mas o ponto não é esse. A questão mais importante é que que o time não consegue engrenar, apesar dos números, David não conseguiu encontrar um padrão de jogo, não deu constância nem demonstrou liderança suficiente para que a torcida o apoiasse. Chegou até aqui claudicante, impulsionado principalmente por uma vitória fortuita no clássico contra o Atlético.
    Agora que o espírito de decisão se faz presente, mostrou-se muito inseguro e instável diante de um América que reconhecia suas limitações na partida. Que diferença em relação ao time que terminou o ano passado com Mano Menezes. Mano possuía a autoridade e o comando para que o elenco respeitasse o treinador.

    • luiz Ibirité disse:

      Alem de concordar com vc ainda lembro q outro dia eu disse q o fato do atlético estar disputando dois torneios nao poderia mascarar o tanto q p cruzeiro vinha jogando mal tanto q suas vitorias se fizeram por muitas x pelo placar mínimo. Vanderlei ja se foi a muito tempo porem largou sei projeto no cruzeiro, esse Deivid é uma piada pronta.

  • BRG disse:

    Chico, não há dúvidas de que o Cruzeiro é que jogou im futebol de série b. Com laterais e volantes medíocres e meias ciscadores, este time não tem muitos recursos e fará muita raiva na torcida ao longo do ano. A barca argentina/uruguaia é composta de jogadores comuns e o técnico, um calouro. E para piorar liberaram dois jogadores que são infinitamente superiores aos que os substituíram. Ou alguém vai me dizer que há no elenco alguém melhor que Ceará e Willians????

  • thales Rosa disse:

    Sendo repetitivo: cruzeiro não É lugar para estagiário….

  • Marcão de Varginha disse:

    A grande verdade é que subestimaram o América e a própria mídia até publicou matérias dando estatísticas favoráveis pró-Fábio contra o Coelhão… e o radicado entrou em campo calçando scarpin, e o grande deca-campeão se apresentou com “sangue nos zóio”!
    – A turma do Benecy falhou… mas
    – #benecyeternomito

  • Marcão de Varginha disse:

    Agiram nos bastidores e o América ganhou “só” de 2 X 0… a arbitragem inventou impedimentos e ainda deixou de marcar um penalti claríssimo à favor do Coelhão, que poderia ter superado a goleada histórica imposta pelo algoz alvinegro de 9 X 2…
    – O STJD amaciou a punição do Benecy, e o América amaciou o couro do vulpídeo quadrúpede mamífero!
    – #benecyeternomito

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    #ficadeivid
    #fechadocomdeivid
    #deividtranquiloefavorável

  • Stefano Venuto disse:

    O Mequinha me pareceu muito bem armado, anulou o cruzeiro, mas de outro lado o cruzeiro não tem nenhum jogador decisivo, alguém de quem se pode esperar um jogada genial, ou pelo menos um momento de criatividade, O cruzeiro é um time muito comum, e o clássico foi uma ilusão. Para mim não reverte o placar e se não contratar uns 6 jogadores, vai ter um ano péssimo.