Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Os nomes de treinadores falados pelo Cruzeiro e o caminho do recomeço para o Deivid

Nome do Ricardo Gomes, do Botafogo, entrou na lista

Deivid vai embora sem deixar saudades. Não fica nem como auxiliar. Tentou começar a carreira pelo alto da pirâmide e se deu mal. Breve deverá estar dirigindo um time da prateleira de baixo, que é onde deveria ter começado. Caso não obtenha muitas vitórias correrá o risco de nunca mais ter nova oportunidade em um grande. Só entusiasmo e força de vontade não bastam para se obter sucesso em qualquer atividade, principalmente no futebol.

O Cruzeiro ainda não tem o substituto. Ao contrário de muitos companheiros da imprensa entendo que treinadores fazem muita diferença e a escolha do nome certo para a época certa é fundamental para qualquer clube.

Não só para indicar jogadores pontuais ou montar um elenco inteiro. Depois vem o dia a dia. Há treinadores bons demais para comandar treinos, mas que nos jogos demoram enxergar o caminho certo ou erram na escalação ou avaliação do adversário.

A Raposa tem pressa já que o Brasileiro está chegando e o novo comandante terá pouco tempo para montar o time e o esquema de trabalho.

Abel Braga e Adilson Batista foram descartados pela diretoria. Marcelo Oliveira está livre e desimpedido; nome da vez no país é o do Fernando Diniz, jovem, porém já bastante rodado; também está sendo falado o nome do Ricardo Gomes, do Botafogo. Se dependesse do presidente Gilvan, Jorginho, do Vasco, já teria sido contratado. De repente, pode surgir um nome não citado até agora por ninguém.

Vamos aguardar.


» Comentar

Comentários:
35
  • Alex Dêner disse:

    Convida o tecnico Givanildo Oliveira

  • humberto disse:

    Nedo xavier seria uma ótima, é daqui de minas, ganha pouco o que é bom pois cabe no orçamento do clube e conhece bem a segunda divisão.

  • J.B.CRUZ disse:

    Marcelo oliveira ou Abel Braga….

  • Márcio Luiz disse:

    E continua meu “Projeto Evaldo Braga (Sorrria, meu bem, sorrriaaa)…
    Atenção leitor, caso esteja com dor de barriga NÃO leia os posts abaixo, pois crise de riso com diarréia não casam, kkk:

    Julio Avila (mariana)
    13 de janeiro de 2016 às 15:47
    o cruzeiro vai entrar Pisano nos rivais kkkkk.cruzeiro contratou bem melhor!esse Erazo eu ja vi,horroroso,Cazares bem comum os outros nem conheço.

    >>>>>>

    Leandro Celeste
    9 de março de 2016 às 17:09
    Torcedor é engraçado, falar q Matias Pisano não tem prestígio, o cara era titular absoluto e ídolo num dos maiores times da Argentina, o Cruzeiro pagou cerca de 2 milhões de dólares ppr 50% do passe, ou seja o passe dele vale mais de 15 milhões de reais! Matias Pisano foi lider de assistências no campeonato argentino e foi eleito a revelação há 3 anos!

    >>>>>>

    LEANDRO CELESTE
    15 de fevereiro de 2016 às 21:34
    Para o time do Cruzeiro melhorar tem que ter as entradas do Matias Pisano e do Lucas Romero no time titular, os dois jogam muita bola e vão entrosar fácil no Time do Povo! Ainda acredito no potencial do Marciel que a torcida do Corinthians diz que é melhor que o Elias e no Federico Gino que tem muito futuro.

    >>>>>>

    Leandro Celeste
    13 de janeiro de 2016 às 13:20
    Chico, eu busquei na internet partidas completas do independente contra grandes adversários como Boca Juniors, River Plate, etc. Eu fiquei realmente impressionado com a qualidade do Matias Pisano! Disparado o melhor jogador do time (Mancuello é bom jogador, mas bem inferior). Todas as principais jogadas do Independente saiam dos pés do jogador! Ele não é meia armador, é mais um meia atacante (ponta) pelo lado direito, então não ter que ficar brigando no corpo por bola no meio de campo. Qualquer contratação pode dar errado, mas acredito que essa tenha sido uma das melhores contratações do futebol brasileiro dos últimos anos! Pisano é jogador acima da média, tem tudo para ser mais jogador que o Everton Ribeiro foi! Já o Cazares jogava num time muito pequeno da argentina e é equatoriano, ou seja uma aposta que realmente é difícil de dar certo.

    • Jorge moreira disse:

      Marcio olhe a minha resposta pra voçê kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,e se quizer maiskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkktambem perfeito,então kkkkkkkkkkkkkkkkkkk só que estes iludidos só prestam atenção em coisas do Galo e do Kalil,enquanto isto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • César Lopes disse:

      Boa Marcio…..só pérolas das marias ”entendedoras de futebol”…………kkkkkkkkkkkkkkk kkkkkk

  • luiz Ibirité disse:

    Bom para começar a diretoria errou ao dar chances ao Deivid, pelo simples motivo de o cara nunca ter treinado outro time, a diretoria jamais vai admitir que não tem $, (ou entao o gilvan esta na calada e não quer sair do clube com uma gestão q gastou o q não tinha) tomara esteja com o pé no chão e saiba o q esta fazendo , o problema é q o torcedor nao vai entender isso nunca, so q quando vc nao tem um treinador o planejamento vai por água abaixo, pois o papel do diretor deve ser o de negociar, junto a administração da diretoria e o treinador é quem deve indicar nomes para a composição do grupo, o Cruzeiro de planejou mal e pode pagar muito caro por estes erros, os nomes no mercado estão escassos agora é trocar o pneu andando e ai é q mora o perigo.
    Acho o nome do Fernando Diniz um bom nome, pois ja treinou algum time, é uma aposta claro q sim, mas é preciso apostar, ninguém é eterno, tb será preciso reforçar o time, se não vier este gostaria tb do Adilson batista, tem identificação com o clube e sua passagem foi positiva, q a diretoria haja rápido.

    • Marcão de Varginha disse:

      Não se reprima, afinal, nos segmentos da vida, todos começam por baixo mesmo!
      – É indescritível a sensação de não comprar arbitragens…
      #benecyeternomito

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    V Mancini pode ser até fraquinho mais não sai da lembrança dos atleticanos nunca mias depois de 2011 vide 6×1.a verdade é que nenhum desses citados são grandes coisa,Jorginho só fes esse bom trabalho até agora e R Gomes é o melhor desses ai,o resto nem de graça.que volta então o temido AB goleador de classicos.

  • BRG disse:

    Neste contexto de escassez de técnicos comprovadamente talentosos, acho que seria uma boa a contratação do Fernando Diniz.

    Jorginho não sairá do Vasco e quanto ao Marcelo Oliveira, não nem um ano que foi demitido por esta diretoria. Ademais, já estava passando por um mau momento na época de sua saída, e no Plameiras não conseguiu realizar um bom trabalho, coisa que Cuca está conseguindo.

    • Leandro Fábricio disse:

      Cuca mal chegou e já foi eliminado de duas competições…. é belo trabalho do cuca kkk

      • Vinicius Campos disse:

        KKKKk.

        Boa. Grande trabalho.

        A verdade é que o tal de Alexandre Mattos contratou uma baseada de refugo e a culpa recaiu sobre o Marcelo Oliveira. Esse é a verdade.

        Duvido que o Cuca não vai fazer uma limpa e contratar outros. Com esse time aí ele afunda igualzinho o MO.

  • Guilherme Bicalho disse:

    Os campeonatos estaduais não podem acabar. Essa rivalidade regional movimenta os clubes, a torcida e ajuda a manter o futebol do interior vivo. O Audax é a prova legítima de que um time bem treinado e comprometido pode sim enfrentar os grandes. Fernando Diniz está revolucionando alguns conceitos. Pode se tornar um treinador top de linha brevemente.

    Alguns jornalistas afirmam categoricamente que os estaduais não servem pra nada, que são torneios sem emoção, que todo ano os mesmos times grandes decidem. Parece que não se dão o trabalho de pelo menos pesquisar, antes de emitir seus julgamentos.
    Como exemplo, no Rio Grande do Sul, nos últimos 17 campeonatos (2000 até 2016), apenas em 5 houve um Gre-Nal na final. No estado de São Paulo, de 2004 pra cá, em 7 oportunidades um time considerado pequeno esteve na decisão. Aqui em Minas, de 1997 até hoje, o Villa Nova participou de uma final, a Caldense duas vezes, o Ipatinga esteve em três finais e o América em quatro. Ou seja, nos últimos 20 anos, em 10 decisões um clube “azarão” estava na final.
    Será que sempre só os grandes decidem? Será que os mata-mata dos estaduais não trazem emoção?
    Esses conceitos generalizados são perigosos. Tem um famoso jornalista carioca/mineiro que adora falar besteiras generalizadas nas suas colunas. Sempre solta uma pérola, como “Pratto não faz gol”, “Luxemburgo é o melhor treinador do país”, “O estadual tem que acabar”, “O futebol europeu é lindo e o nosso é um lixo”.
    Precisamos valorizar nosso produto e ter um pouco mais de bom senso nas críticas.

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Eu gostaria que viesse o Abel Braga, mas é praticamente impossível nesse momento.
    Então, por falta de opção, desses outros nomes falados eu preferiria que fosse o Marcelo Oliveira. Mas acho difícil, pelo desgaste que houve e pelo tratamento que o próprio Cruzeiro deu a ele na ocasião da sua saída.
    Ou seja, estamos lascados de qualquer jeito !!!
    E como eu já falei, não adianta focarem só no técnico e esquecer do principal, que é reforçar o elenco com pelo menos uns 03 jogadores de qualidade comprovada.
    O Brasileirão está chegando aí e não temos técnico, muito menos time.

  • Alex disse:

    Atleticano fica todo prosa por estar na mídia, mas acho que o cruzeirense tem razão. O cruzeiro tem tanta mídia quanto o Atlético, olhem a manchete do dia: Extra, Extra, o Atlético viaja mais uma vez pela América. Extra, Extra, o Cruzeiro foi eliminado mais uma vez pelo América. Não é igual? ….kkkkk

  • kleber bsb disse:

    Ceso Roth já está em BH, já tem até uma campanha “fica Devid”. kkkk

  • Alex disse:

    Pelo fim da arrogância, pelo Coelhão, pelo Givanildo, pelo Horto, pela sopa de cenoura antes das partidas, eu voto SIM….. pela traulitada na raposa magricela…..SIM…..SIM….SIM…. Tchau querida!

  • Tião disse:

    Parece que Abel Braga e Adilson Batista não foram descartados pela diretoria. O que chega é que, pelo menos o Abel, descartou o Cruzeiro. Adilson Batista talvez saiba da rejeição que tem aqui e preferiu não vir de novo. Fernando Diniz também não é tão rodado. Em 8 anos de profissional como treinador está no seu 6º clube. Jorginho é um nome que hoje depende muito mais do Eurico Miranda. Ele tem cerca de 64% de aproveitamento lá, com excelente campanha tanto no Brasileiro (quando caiu) quanto no Carioca (onde chegou invicto à final). Este nome também é carta fora do baralho. Marcelo Oliveira e Ricardo Gomes acho que estão fora do patamar financeiro do clube. Apontei aqui mais cedo os nomes de Claudinei Oliveira, Antônio Carlos Zago e Fernando Diniz, mas também já havia falado algumas vezes o nome do Léo Condé. A diretoria celeste parece não ter muita bala na agulha então, estes seriam os melhores nomes.

  • Nivaldo Santos disse:

    Acho pouco provável que o Deivid tenha sido retaliado por parte dos jogadores, afinal foram eles mesmos que intermediaram junto à diretoria, a efetivação do técnico. O que falta mesmo é elenco, a diretoria investiu mal em peças que não deram certo.

  • Alex disse:

    …gente , entendam uma coisa, o crucru só contrata se for de 20,00 contos pra baixo….pode esperar, vai vir Diniz, Enderson Moreira, ou Nei Franco…..só esses aí aceitariam ganhar pouco….que fassssssseeeeeeee……..kkkkk

  • G. Stark disse:

    4 meses de pré temporada jogados fora. Contratações erradas, etc. Qualquer time brasileiro gostaria de ter sampaolli no comando, mas o preço é altissímo. Talvez Falcão ou a volta de M.O. possam ser boas opções. Uma nova aposta seria o técnico do Audax

  • André Corrêa disse:

    Sobre treinadores, eu acho que há muito tempo o papel de montar o time no campo ficou secundário.

    Falar de futebol e distribuir coletes é coisa que o auxiliar faz. O maior papel do treinador hoje é o de liderança.

    Definir o perfil do grupo com o qual deseja trabalhar, traçar metas, estabelecer planejamento, ganhar a confiança do grupo e motivá-los. Unir todos em favor de alguma coisa. Definir e manter um foco. Ter o respeito de todos e ganhar o compromisso do grupo para com o projeto dele. Isso é o mais importante.

    O Brasil têm alguns ótimos entendedores de futebol que não vingam na carreira. Sabem de bola, mas não têm habilidades para desempenhar o papel de líder.

    Nomes como Iustrich, Rubens Minelli e Ênio Andrade, com muita história no futebol brasileiro, hoje não fariam nada no futebol. O perfil do jogador mudou; milionários, sabem que o lado mais fraco é o do comandante. Sabotá-lo é fácil e ainda contam com o apoio da mentalidade imediatista dos dirigentes. Ligar com egos não é coisa fácil de se fazer.

    Leão é exemplo de um cara que eu considero bom treinador em matéria de jogo. Porém, a incapacidade de liderança dele acabou com sua carreira. Givanildo Oliveira é outro excelente treinador para o campo; se dá bem com atletas de nível secundário, que precisam aparecer. Porém, com um elenco de estrelas, se perderia.

    Cabe às diretorias definir o que esperam para as temporadas e escolher treinador com perfil para atingir o que esperam. Agora é a hora de os cruzeirenses fazerem isso.

    • Alex Dêner disse:

      Não concordo com o que vc disse sobre o Givanildo Oliveira. Em sua vitoriosa carreira trabalhou com jogadores que vc considerou de segunda linha e derrubou grandes clubes do futebol nacional. Se tivesse uma chance em um grande clube arrebentaria sem duvida alguma.

  • André Corrêa disse:

    O que sei sobre alguns nomes comentados – e as minhas opiniões.

    ABEL BRAGA
    Tem contrato com o futebol árabe até julho, mas está no Brasil. Foi dispensado em dezembro e está ganhando uma fortuna para não trabalhar. Se assinar com outro clube, perde essas belas férias remuneradas. Não vai topar, mas seria uma opção da prateleira de cima.

    JORGINHO
    Eu acho que o Cruzeiro terá muitas dificuldades – financeiras e políticas – para tirar o treinador do Vasco. Eu consideraria Jorginho um louco se trocasse um trabalho encaminhado no Rio pela bomba que é o Cruzeiro hoje.

    ADÍLSON BATISTA
    Ao que parece está livre, leve e solto. Eu apostaria nele. Não deu certo em nenhum dos clubes por onde passou, mas fez história no Cruzeiro. De repente…

    RICARDO GOMES
    Ivo Wortman do século XXI. Se fizer proposta ele sai, mas acho péssima idéia.

    MARCELO OLIVEIRA
    Quando foi demitido não teve sequer a companhia de um diretor em sua última coletiva. E ainda teve que ouvir o presidente meter o pau nele após a saída. Pode ser que um dia volte ao Cruzeiro, mas não com a atual diretoria.

    FERNANDO DINIZ
    Verde. Ainda precisa de estrada para assumir um grande clube. Contratá-lo significaria repetir o erro de dezembro.

  • Wéverton Soares disse:

    A bola da vez poderia ser o Jorge Sampaolli, mas é caro demais. Acho que Paulo Roberto Falcão seria o mais correto.

  • Rodrigo Assis disse:

    Será que o Givanildo Oliveira não merece uma chance? Ele mesmo já comentou que o Cruzeiro e o Atlético nunca o procuraram.

    • Alisson Sol disse:

      O Givanildo Oliveira parece ser bom com jogadores do “segundo escalão”, mas não ter o cacife para administrar os egos do “primeiro escalão”. Uma coisa é você convencer um jovem, ou um jogador experiente mas ainda necessitando jogar a seguir um esquema tático. Outra coisa é você fazer isto com a “estrela”. Veja o que o Levir Culpi fez no Atlético-MG com o Ronaldinho Gaúcho, e o que fez agora no Fluminense com o Fred. É por esta habilidade de colocar o clube acima de jogadores que fico repetindo sempre que o Levir é o melhor treinador do mundo antes do time entrar em campo. Só tem o problema de ver às vezes um jogo diferente do que está ocorrendo depois que a partida começa.

      O problema do Cruzeiro é que precisa de um treinador que seja capaz de remover alguns membros das “alas” dos jogadores que são hoje uma má influência enorme no clube. Sem isto, não vai adiantar. Para mim, houve boicote ao Luxemburgo e ao Deivid, enquanto que o “mesmo time” jogou com o Mano Menezes de uma maneira que há muito não jogava. Um novo técnico que não imponha respeito ou não faça uma limpeza vai ser boicotado novamente pelos come-dorme líderes das alas no clube.

  • Rafael disse:

    Celso Roth, Vagner Mancini, PC Gusmão, Nelsinho Baptista…

  • Rafael disse:

    Que venha o Renato Gaúcho, kkkkk!