Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Semelhanças do Atlético de Cuca com o Leicester do Ranieri, e a prova de fogo do Aguirre contra o Racing

Foto: O Tempo

Quando o mundo começou a falar do Leicester e do técnico italiano Ranieri andei assistindo alguns jogos dele. A forma de jogar na maioria das partidas faz lembrar o esquema do Atlético com Cuca em 2013. Ligações diretas começando até com o goleiro, lançamentos longos, alta velocidade, um pivô escorando para colegas marcarem o gol ou abrir a defesa adversária e por aí. Jogo simples, sem invenções, mas totalmente solidário. Quando viu que o Leicester tinha chances de ser mesmo campeão a imprensa brasileira começou a falar o time jogava futebol moderno e inovador. Mas aqui, muitos colegas diziam que o Galo jogava na base do “chutão”.

Fazer o quê, né!?

Por falar em forma de jogar, chegou a hora do Diego Aguirre justificar a contratação pelo Atlético no fim do ano passado. Na época o mote da diretoria é que se tratava de um baita estrategista, que tinha tudo para levar o time ao bi da Libertadores. Vamos ver qual será a postura contra o Racing neste jogo de volta. Tem o time completo, jogando em casa com o apoio total da torcida, se classifica com vitória com qualquer marcador e o adversário não é nenhum bicho papão.

Em Buenos Aires foi bem, teoricamente deve se impor mais ainda em casa, mas na medida certa, sem afobação para não tomar um gol e se complicar.


» Comentar

Comentários:
37
  • Paulo Fausto disse:

    Alguem se lembra da entrevista do tecnico quando chegou… Falou que o que esta dando certo nao deve ser mudado. Ja chegou mudando todo o esquema e estilo de jogo do time. Deformou e aleijou um time que jogava muito bem com um esquema definido desde 2012. Alem de ruim, mentiroso!

  • Paulo Fausto disse:

    Olha que retrocesso! Time ano passado nao tinha muitas opcoes para o ataque, contrataram Clayton, Hyuri, Robinho, Cazares… Fomos vice campeoes do brasileiro sem esses jogadores
    Agora o Aguirre perde 6 dos 7 jogos contra times de Serie A
    E ainda tem quem o defenda
    Tinha que mudar agora para termos qualquer chance de ganhar algo esse ano, independentemente do resultado de hoje

  • Paulo Fausto disse:

    Sério mesmo que o Patric vai entrar como armador, quarto homem do meio campo???
    Desde o Lori Sandri com sua gloriosa campanha de 14o lugar na serie B que nao vejo o Galo com tantos defensores!!!
    ESSE AGUIRRE E O PIOR TECNICO QUE PASSOU PELO GALO NOS ULTIMOS 10 ANOS, FATO
    PIOR ATE QUE O LUXA
    O que sera que ele esta pensando com essa escalacao
    nao consigo compreender

  • mauricio souza - serrano disse:

    Patrick e Marcos Rocha, com esses caras aí não dá para acreditar em classificação.
    Deve ter algum item no contrato do Patrick em que fala que ele tem que ser titular.
    Já o Marcos Rocha (cara de carranca) deve ter um empresário muito competente. Pois todo gol que o Galo leva na maioria das vezes é culpa dele, e ele sempre é titular.

  • Pedro Vítor disse:

    O jogo será aberto, o 0 a 0 lá na Argentina não deu vantagem alguma ao Atlético, e também será ruim e perigoso ao Racing jogar pelo empate sem gols, pois no pênalti tudo é possível. Acredito que o Atlético deva ir pra cima, e o Racing inicialmente irá se segurar como o Aguirre fez lá durante uns 20 minutos, e depois tentará um gol pois dará a vantagem ao time.

    Pra mim o Aguirre vai de Casares desde o início, pois precisa do resultado e mesmo que Datolo estivesse recuperado o Casares pra este tipo de jogo é o jogador certo pra começar entre os titulares

    Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete e Júnior Urso; Casares, Robinho e Lucas Pratto;

    No segundo tempo, se estiver com resultado, poderá jogar no contra ataque aí o Patrick, Clayton e Hyuri serão fundamentais, para dar velocidade ao time!

    É o time do segundo tempo contra o América com o Urso auxiliando o Rocha, e provável time da final de domingo

  • Pedro Vítor disse:

    Bom dia

    Pessoal muito insatisfeito com o Diego Aguirre, mas neste momento, o Atlético tem a faca amolada pra o queijo. Uma vitória dará a classificação ao Galo de Aguirre, e fica registrado o meu apoio, mesmo com o time não engrenando.

    O empate com sabor de derrota na casa do adversário tem que ser exaltado. O trabalho do Aguirre é interessante, o que mais pesa foram as derrotas nos clássicos, pra Cruzeiro, Flamengo e América.

    Uma mudança de comando nesta altura do campeonato pode quebrar e influenciar em muitas mudanças no elenco e forma de jogar, mudanças bruscas e não sou a favor, acho que tudo tem de ser planejado, ate a troca de comando!

    Pessoal fala do Marcelo como se fosse um”Oasis” um perfil diferenciado no futebol. Ele foi bom na Toca, teve um respaldo importante da diretoria, e um diretor de futebol que fez de tudo pra montar o elenco, não é o caso do Atlético que tem elenco pronto, montado, reestruturado pelo Diego Aguirre.

    Existe todo um carinho pelo sucesso do Marcelo, é atleticano, surgiu no Galo, mesmo que tenha conquistado títulos no rival, ainda existe o carinho ao treinador, mas as situações são totalmente diferentes.

    Neste momento, se houver troca no comando, não vejo um nome forte neste momento

    • Adolfo disse:

      Boa Tarde, Pedro.
      Meu apoio é para o Galo, o que o torna, consequentemente, incondicional. Mas reafirmo que quero muito que o Galo se classifique hoje, ganhe e conquiste no domingo, e que haja substituição do treinador.
      Mesmo que nada disso ocorra, meu apoio permanecerá incondicional. Porém, temos todos o direito de opinar e, educada e civilizadamente, discordar.
      É o que farei sobre o seu comentário. Vejamos as frases “O trabalho do Aguirre é interessante, o que mais pesa foram as derrotas nos clássicos, pra Cruzeiro, Flamengo e América.” Logo em seguida, vc diz que “Uma mudança de comando nesta altura do campeonato pode quebrar e influenciar em muitas mudanças no elenco e forma de jogar”. Na minha opinião, o trabalho do Aguirre é, até o momento, ineficaz, embora seja eficiente( classificou o time para as fases finais do mineiro e oitavas, até o momento, da Libertas). O time não tem padrão de jogo, não há jogadas consideradas fortes (por exemplo: contra-ataques, bolas aéreas, triangulações, jogadas em velocidade). O time possui falhas gritantes no sistema defensivo, demonstradas até nos jogos em que não tomou gol, mas sofreu pressão adversária (defesas do Victor, bola na trave, adversários não aproveitando chances claras). Permanecem os erros de finalizações dos atacantes. O time parece desmotivado, descompromissado ( eu estou relutante em usar a palavra “soberba” porque não aceito que o time tenha esse comportamento, pois o mesmo não se caracteriza com o estilo do Atleticano). E, creio, são problemas que o time possui, e mantem, graças ao fraco trabalho do treinador. As derrotas mencionadas pesam porque foram para equipes que jogarão a Série A, assim como a sofrida também para o Figueirense, não citada. Foram 6 jogos com 4 derrotas e nenhuma vitória! Se a mudança no comando “quebrar e influenciar em muitas mudanças no elenco e forma de jogar”, do jeito que está, então, essa mudança é necessária urgentemente. Penso Assim.
      Por fim, a mudança de comando pode salvar o planejamento feito para 2016, cuja execução até o momento tem sido comprometida pelo trabalho do Aguirre. Não creio que ele seja capaz de realizar um trabalho promissor, pois seria necessário parar de fazer as trapalhadas que faz, e parece, o faz por “convicção de que está certo”. Espero que o Galo se classifique na libertas e que ganhe o mineiro, porque possui elenco forte para tanto. Mas que a Diretoria saiba diferenciar os resultados obtidos, por se ter um bom elenco, do trabalho, ruim, feito pelo Uruguaio até o momento. E que haja a substituição. As chances de acertar serão maiores das que errar.
      Saudações alvinegras!!

  • Junior disse:

    Com este Aguirre inventando em todo jogo é mais um adversario.

  • Igor Mendes Dias disse:

    Jogo de muito risco, os argentinos sabem fazer jogo de paciência e catimba. O Galo e a torcida não podem se afobar se o gol demorar a sair. É preciso atacar, mas sem levar os contra golpes lá do meio campo.

  • Mauro José disse:

    Sou atleticano e queria que o Galo ganhasse, mas com esse Aguirre…
    Não tenho esperanças nenhuma sobre o jogo contra o Racing.
    Se não sairmos para o Racing, sairemos para o próximo adversário, pois com Aguirre, Patric, Marcos Rocha e Dátolo…esse time não vai a lugar nenhum!!!

  • Guilherme Dezessete disse:

    Victor, Marcos Rocha, Leo Silva, Erazo, Douglas Santos; Rafael Carioca, Donizete, Junior Urso e Patric; Robinho e Pratto.

    Isso com Clayton, Hyuri, Cazares, Carlos, Carlos Eduardo e Pablo a disposiçao.

    Não dá mais.

    • audisio disse:

      Donizette, volante, Carioca, Volante, Junior, Urso Volante, Marcos Rocha, lateral, Patrick, latera’, Douglas Santos, Lateral.
      Precisa dizer mais alguma coisa?
      Que Junior Urso é volante mas é um grande camisa dez? Que Carioca sabe sair para jogo? Que Patrick é lateral mas sabe atacar? A pergunta é para que contratar atacantes caros e meias habilidosos?
      Para deixa-los no banco porque não sabem defender!
      Marcelo Oliveira já!

  • audisio disse:

    Ótimo comentário Chico Maia.
    Perfeito. O Cuca posicionava o meio de campo para sempre ganahr essa bola do rebote já na intermediária do adversário com jogadores muito habilidosos para dar sequencia. Jogando com um cabeça de área fixo, Pierre e um segundo volante ajudando na cobertura dos laterais, o time tinha muita velocidade de recomposição e muitas jogadas de pontas com ora Bernard caindo pela esquerda ora Tardelli. Resultado exibições de futebol que não viamos desde os anos oitenta.
    De repente voltamos lá atrás até o Nepomuceno descobrir como a coisas funciona e fazer as pazes com o Cuca.

  • Marcos Vitório disse:

    Na minha opinião é muito arriscado trocar o técnico a essa altura dos acontecimentos. Aguirre não é sonho de consumo do atleticano hoje. Mas quem é atleticano tem de torcer para o sucesso do time e que ele evolua. Marcelo Oliveira é uma incógnita por enquanto, torcer para o fracasso do Aguirre para que o Marcelo Oliveira entre é dar um tiro no pé. O time respondeu bem em Bueno Aires, e temos que dar força para equipe repita e supere essa atuação aqui. Essa exigência dá torcida tem de ser inteligente e jogar a favor do time, não contra. Não é hora de pedir cabeça do técnico, é hora de dar força e apoio ao time.

    • Paulo Fausto disse:

      Nenhum atleticano de verdade torce para o time perder, isso é papo de maria.
      O sentimento alvinegro, que venho percebendo, é que a qualquer momento iremos sair pela fraco futebol jogado e idéias mirabolantes defensivas do técnico.
      Ele parece ler outro jogo, não consigo sequer compreender o que ele pretende quando faz suas substituições.

    • Kleber bsb disse:

      Concordo com você Marcos, todo mundo no campo do achismo. Se o elenco está rachado, se vai entrar com esse com aquele. Galera que for no campo por favor apoio incondicional ao time. É o que temos por hora

    • Cesar de Freitas disse:

      Marcos,
      O Problema é se o elenco estiver rachado, jogando contra o técnico. Time de futebol só ganha Grande Título se o elenco estiver unido no mesmo objetivo. As bobagens nas escalações e substituições podem estar rachando o elenco. Nesta situação só vamos ficas adiando o problema e perdendo tempo muito precioso. O tombo é questão de tempo..

  • Julio Avila (mariana) disse:

    e não vejo muita semelhança entre os times não,o atletico não era só chutão pois R51 e Trdeli tinha muita qualidade e a diferença é que o galin jogava voltado para o ataque e a raposa inglesa detesta a posse de bola,eles marcam como loucos e sai em contra ataque rapido demais.viva a raposa inglesa.

  • Raimundo Pereira filho disse:

    A história dos três patetas! O galo está prestes a viver com Aguirre e seus dois auxiliares, ficam os três no banco conversando e quando mexem no time e só trapalhada. Será que o Nepomuceno não está vendo?

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    com um elenco desse pode chamar até mourinho que não resolve!eu avisei quando demitiram L Culpi que a culpa não era dele e que ele fez muito com os jogadores que tinha,o problema do atletico que depois que ganhou 2 titulos importantes acham que isso vai durar a vida toda e futebol sempre teve altos e baixos,e o elenco continua achando que são os melhores do mundo e que pode ganhar de todo mundo a qualquer momento mas a realidade mostra outra coisa bem diferente.

    • Cesar de Freitas disse:

      Seu time não técnico, não tem time, não tem título para disputar, não tem presidente, não tem torcedor, tá correndo o risco de ficar fora da copa do brasil diante do grande Campinense. Você não acha que já é muito problema para você ficar dando palpite no time do Galo? Que falta do que fazer. Ninguém quer dirigir seu time, vão ter que ir atrás do Paçoquinha, igual ao fim do ano estavam contratando o Sam Paoli e terminaram com a efetivação do Deivid. Já faz uns dois anos que seu presidente na hora de contratar pensa que o Cruzeiro é o Barcelona e acaba caindo na real que é o Cruzeirinho mesmo.

  • Guilherme Bicalho disse:

    Aguirre está na berlinda. Salvará seu pescoço da degola caso o Galo vença (e convença) os dois próximos jogos. Caso contrário, provavelmente veremos Marcelo Oliveira no CT.
    Não sei se a torcida tem razão em reclamar do trabalho do uruguaio. É complicado avaliar, pois no futebol tudo muda em pouquíssimo tempo. Porém, é nítida a falta de padrão de jogo da equipe. Perdemos jogos para times inexpressivos. São 7 derrotas em 21 jogos este ano. O aproveitamento é questionável. O rendimento individual dos jogadores é mediano e o rodízio não funciona bem.

    Como comparação, se voltarmos no tempo, mais precisamente em maio de 2013, veremos a enorme diferença daquele Galo que foi campeão Mineiro e da Libertadores para o de hoje. Na época, o time estava voando. Fizemos três jogos seguidos impressionantes. Encurralamos o São Paulo no Morumbi (2×1), pelas oitavas de final. Na volta, um baile no Independência (4×1). Vencíamos também com facilidade o Cruzeiro (3×0), no primeiro jogo da final do Mineiro. Enfim, era outro time, com outra perspectiva.
    Torço muito pro Aguirre dar certo e receber o apoio da torcida, mas tá difícil entender algumas atitudes dele.

    Amanhã o Galo vai precisar do décimo segundo jogador mais do que nunca. Será uma pedreira e a torcida precisa jogar junto, apoiando do início ao fim, sem corneta.
    Vamos partir pra cima deles, no estilo Galo Doido de ser!

  • joao disse:

    A postura do Aguirre todos já sabem. É ficar escondidinho no banco. Igual a cabeça de bacalhau.

  • joao disse:

    Deus te ouça! Leandro!

  • Adolfo disse:

    Semana decisiva para o treinador, sem dúvidas. Como disse hoje o Eduardo de Ávila em seu blog “Canto do Galo”, embora eu esteja inconformado com as atitudes do Aguirre, não abandonarei o Galo, fato impossível para o Atleticano. Eu ontem disse em outro post que não somos simpatizantes que torcem para a eliminação do clube só para que o treinador seja dispensado. Mas ainda espero que a Diretoria cobra do Aguirre uma postura mais competitiva, mais vencedora, mais respeitosa com as tradições do CAM. Espero, porque querer mesmo, eu quero é a substituição do treinador. Levir foi mandado embora, e eu mesmo pedia sua saída, por não mais passar a confiança de que poderia conduzir o time aos títulos. O atual treinador também. Poxa… Não existe mágica no futebol e o trabalho que o Aguirre desenvolve é muito fraco. O time simplesmente não joga, enrola. Faço um paralelo: de que adianta a Fabiana Murer, uma excelente atleta nacional, ganhadora de medalhas em mundiais de atletismo, ser considerada a esperança de medalhas nas olimpíadas, se nas duas em que disputou ela simplesmente não “competiu”. Restou, ao final da participação da atleta em Atenas e em Londres a desculpa “daqui a 4 anos teremos novas, e melhores, chances”. O Galo possui um dos melhores elencos do país, uma boa base mantida do ano anterior e jogadores que podem assumir a responsabilidade. Mas até aqui, nada! E com a desculpa de que o time que jogará melhor na “próxima fase da libertadores”, “nas finais do mineiro”, no “próximo domingo”, na “próxima quarta”. O time do Galo, na mão do Aguirre, é o time “Fabiana Murer”, é o time “Jadel Gregório”, é o time “Renan Oliveira”, é o time “Tchô”. É o time do futuro que não chega e que corre o risco de ser o time da “quarta do Goulart”. Espero que o Daniel também perceba isso e tome atitudes urgentes. Eu desejo que o Galo se classifique e ganhe o mineiro, e ainda assim, corrija logo o erro da manutenção do Aguirre e o dispense.

    • audisio disse:

      Acho que para o campeonato brasileiro Marcelo Oliveira seria um bom nome. Mudar agora seria ruim. Acho difícil reverter a situação com o América. Normalmente treinadores que como ele ou Celso Roth que tem verdadeiro pavor de tomar um gol tem muitas dificuldades de reverterem placares ou resultados.
      Posicionam suas equipes para se defenderem e os jogadores em campo se desesperam quando levam um gol. O poder de agredir é retirado das equipes nas suas escalações iniciais então precisam retirar seus laterais que utilizam como pontas, retirar seus volantes que utilizam como meias de criação, retirar os outros volantes que utilizaram para se proteger e que não adiantam nada na maioria das vezes pois os adversário percebem rapidamente que o time está tentando levar o empate ou com medo de tomar gol. Até que as substituição sejam feitas já estamos com 30 do segundo tempo e o desespero e o nervosismo bate. Assim caminham os retranqueiros e os medrosos no futebol.
      Quando critica o Levir Culpi Culpi, minhas criticam eram sobre pontos específicos e suas indiocracias que o impediam de ser um campeoníssimo. No geral Levir fez um bom trabalho porém é um Levice porém não podemos comparar de maneira nenhuma com esse noviço estrangeiro. Aguirre é muito ruim!
      Até o Igor Tep Assunção da 98FM que estava defendendo nos últimos jogos começa a ver que seus treinamentos não conseguem mostrar resultados dentro de campo.
      Como atleticano só me resta torcer. Marco Aurélio ganhou uma Copa do Brasil pelo Cruzeiro. Tudo é possível em mata mata.

    • audisio disse:

      É isso aí! Torcer o atleticano torce mas se ganhar é surpresa. A confiança se foi!
      Não adianta fazer reuniões e incentivar os jogadores, dar treinos escondidos, fazerem pacto de vitória. Se o treinador escala mal, mexe mal, desestimula a o entrosamento, não mantem um time titular para dar embocadura e morre de medo do tricordiano…

  • luiz ibirite disse:

    chico maia ate no tempo de ganhar um título de expressão o tempo é parecido, kkkkkkkkkkk (não podia deixar passar esta) depois de 100 anos o leicester ganhou um, foi mais ou menos o mesmo que o atletico.

    • Márcio Luiz disse:

      Cara, como você é bobo. Ou pelo menos não parecia ser assim não. Quer dizer então que a tal taça Brasil de 66 é título importante, mas o Brasileiro de 71 não é.
      Cê tá muito ruim pra tentar zoar, véi. Tente ser mais inteligente, por favor.

  • mauricio souza - serrano disse:

    Amanhã o Galo estará desfalcado de Marcos Rocha, só que jogando.

  • Márcio Luiz disse:

    Chico,
    o Galo não estará completo não, pois o “Guilherme 2”, mais conhecido como Dátolo está bichado. De novo.
    Com a palavra o “inquestionável” departamento médico do CAM.

  • Leandro Fábricio disse:

    Sei não, mas tô com impressão que o Marcelo oliveira já está é de sobreaviso com a situação do aguirre viu, pra mim o jogo dessa quarta é que vai decidir o futuro do treinador uruguaio no comando do atlético, se o galo passar do Racing acho que vão com a aguirre até o final mesmo perdendo o mineiro, se não passar do Racing acho que na final de domingo o marcelo oliveira já vai estar sentado no banco comandando o time…

    • André Corrêa disse:

      Se não passar do Racing Aguirre será carta fora do baralho. A pressão será enorme, insuportável.

      E mesmo que passe, o exemplo do Inter de 2010 está aí: Jorge Fossati, questionadíssimo, foi demitido com o time classificado para as semifinais da Libertadores. Como houve parada para a Copa, a diretoria contratou Celso Roth e ele pode preparar a equipe durante a pausa. Roth no Sul é o Marcelo daqui. Eles foram campeões.

      Neste ano a Libertadores vai parar para a Copa América. Pode ser a chance que a diretoria precisa para colocar ordem na casa. Aguirre demonstra ser um cara sério e merecedor de respeito, mas aparenta estar perdido na condução desse grupo. Muitas peças, a maioria de alta qualidade e ele não tem um time até hoje. Sentimos que ele não tem a confiança do grupo e isso é um suicídio esportivo. Ele teve a chance que precisava. Acho que não deu certo, independente do que acontecer amanhã.

  • André Corrêa disse:

    Aguirre determinou 48h de concentração. Qual foi a última vez que esse grupo passou tanto tempo enclausurado?

    Eu vou continuar insistindo na minha tese: jogadores de futebol, milionários como são e de formação humana precária, são malandros. Se o treinador quiser fechar o cerco a eles, os atletas simplesmente boicotam o comandante sem qualquer delonga. Quem dança é o clube e a torcida. O técnico hoje tem um papel muito mais importante do que distribuir camisas: tem que ganhar o grupo e uni-los em torno de objetivos.

    O atleticano tem motivos para estar preocupado. Para quarta, tudo é possível.

    • Leandro Fábricio disse:

      Concordo André, também já falei aqui antes, treinador que não tem o respaldo do grupo, é boicote na certa e quem paga somos nós torcedores…

      a minha maior preocupação não é a qualidade do elenco que é de boa pra muito boa, a minha maior preocupação nao é nem com o proprio aguirre, a minha maior preocupação é com quais olhos o elenco está enxergando o treinador, com respeito e confiança, com desconfiança, com desdenho etc etc…

      um colega aí que agora não me recordo o nome em posts anteriores deu o exemplo do cazares: como é que fica um jogador que é da posição (cazares) ser preterido por um de pior qualidade tecnica que ele, improvisado e que estaria voltando de contusão ainda por cima (patric), no minimo o cazares deve estar em um desanimo total, é atitudes como essa que fazem o treinador perder o credito com o grupo…

      • André Corrêa disse:

        Cazares já mostrou que é craque, muito acima da média. Acho que, por algum motivo, o Aguirre cismou com ele. Desobediência tática, talvez. De qualquer forma, acho que o treinador jogou água no foguete. Ele têm motivos para ficar com raiva. Ele e outros. por tudo isso é que eu acho que o treinador está perdendo o grupo.

        • Edson Dias disse:

          Caros…

          Cazares realmente é muito bom jogador, mas está com um “problema sério” fora das quatro linhas: o golo. Não sei se é por isso que está sendo preterido – o que pra mim é óbvio, mas que ele anda perdendo a linha, anda.