Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Gente séria no comando da seleção olímpica brasileira

Vi de perto o trabalho do Rogério Micale quando ele dirigiu o Democrata de Sete Lagoas na terceira divisão mineira em 2010. Ele se desdobrava, já que paralelamente comandava também o júnior do Atlético, na parceria feita entre os clubes. Foi quando surgiu o baixinho Bernard, que era reserva do grandão Wendell, tido como futuro craque, mas preguiçoso. Achava que era só entrar em campo, e pronto. Bernard aproveitou as chances que teve e se transformou na venda mais valiosa da história do futebol mineiro.

Possivelmente a seleção olímpica terá mais apoio da torcida brasileira que a principal. A começar pela atitude do Tite, que inteligentemente passou a bola do comando para o Micale, que seria escanteado caso Dunga continuasse. Aliás, já estava fora e fora resgatado pelo ex-treinador do Corinthians, que estabeleceu essa como uma das condições para aceitar o cargo. Além de ser coerente, já que Micale estava no comando dos “olímpicos” há um ano e meio, Tite escapou do risco de se queimar, como ocorreu com Vanderlei Luxemburgo, nos Jogos de Sydney’2000 e Mano Menezes em Londres’2012.

Rogério Micale tem 47 anos de idade, baiano de Salvador, mas seu berço no futebol é o Sul.

Começou em Londrina e depois se destacou no Figueirense, conquistando a Taça São Paulo de juniores em 2008. Contratado pelo Atlético no mesmo ano, onde conquistou a Taça BH duas vezes, dois campeonatos estaduais e dois torneios na Holanda, sempre com os juniores. Em 2011 tentou alçar voo no profissionalismo, contratado pelo Grêmio Prudente-SP, mas três meses depois estava de volta ao Galo.

Rogério Micale Ficou no Atlético até o início do ano passado quando foi contratado pela CBF para o lugar do Alexandre Gallo. É um estudioso do futebol e muito respeitado nacionalmente pelos colegas dele de profissão e dirigentes. Boa praça, bom de prosa, admirador de vinhos e habilidoso no trato com as pessoas, sem abrir mão da personalidade na defesa dos próprios pontos de vista.

Micale demonstrou essa personalidade em sua entrevista coletiva na CBF, ontem, ao ser perguntado se Neymar será o capitão do time. Quem não o conhece pensou que ele fosse bajular o atacante do Barcelona. Nem pestanejou e respondeu que há vários convocados com perfil para ser capitão e que conversará com todos, especialmente com Neymar, para depois decidir a quem dará essa missão de capitão da seleção na Olimpíada.

 


» Comentar

Comentários:
11
  • João Chiabi Duarte disse:

    Chico Maia,
    Todos sabem que eu sou cruzeirense e segundo o Dudú Galomaio consigo ser mais chato e argumentador que o Neuber Soares, mas, se tem uma coisa que tenho que reconhecer e tirar o chapéu é para o Roberto Abras. Escuto a rádio Itatiaia desde os anos 70 e jamais, em tempo algum, eu tive o desprazer de ouvir o repórter Roberto Abras ser leviano em suas intervenções.
    Claro que por cobrir o Atlético-MG é mais que natural que buscasse puxar a sardinha para a brasa dele, mas, mesmo nos momentos nos quais poderia tirar o sarro, nunca o fez.
    Ele é um exemplo para todos nós que amamos o futebol.
    É um exemplo de que se pode ser ético na cobertura de um time, puxar a brasa para o lado dele, sem ter que destilar o ódio ou exalar a falta de respeito.
    O mundo de hoje está muito intolerante, há pessoas que se acham o supra sumo da carne seca e no fundo, no fundo não tem nada a acrescentar. Abras com sua simplicidade, se afastará naturalmente da cobertura diária, mas, com o dever cumprido de forma exemplar.
    Eu nunca troquei 2 dedos de prosa com ele, mas, sempre o respeitei e tinha razão.
    Um grande abraço – JDuarte

  • João Chiabi Duarte disse:

    Dá para explicar os nomes da convocação do Micale, menos o UILSON. Este nem os atleticanos conseguirão explicar. A menos que ele queira dar moral para o rapaz que foi seu goleiro na base do Atlético a quem conhece bem. Mas, a própria torcida atleticana prefere o Giovanni a ele, ou estaria eu enganado ?

  • Marcão de Varginha disse:

    A inveja é uma mer… mesmo; e no momento a cor é azul!
    – Aceita que dói menos, cara pálida! Ou o mão de alface celeste, àquele mesmo do tento de costas, seria o ideal para a reserva do Prass?
    – #benecyeternomito

  • ita disse:

    Gente séria X Ambiente nefasto

    1 x 7

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    mas convocar o WILSON foi brincafeira de mal gosto.

  • Leandro Fábricio disse:

    Mas será que vão dar moral e suporte pra ele trabalhar e implantar suas ideias?? Será que se essa fraca seleção for um fiasco nessa olimpiada ele vai continuar??? Sei não…

  • Marcão de Varginha disse:

    Micale é um sujeito de caráter… e nunca “negociou” com arbitragens, imprensa, clube, etc…
    – #benecyeternomito

    • João Chiabi Duarte disse:

      Marcão de Varginha,
      Fale dos eternos mitos do seu lado : Joaquim Cocó, Cidinho Bola Nossa, Marcelo Guzella (o homem que negociou até o casamento do rei), era um ás nos bastidores, um craque…kkkkkkkkk

  • Jorge moreira disse:

    A torcida do Galo fica mais triste apartir de hoje,o maior reporter do radio mineiro não mais levará aos torcedores do Galo as noticias,o acompanho desde adolescente,e hoje me emocionei com sua despedida, na turma do bate bola Obrigado se me permite bom e velho Abraz,o seu lugar esta eternizado noa imprensa mineira sempre pelo seu respeito ,profissionalismo ,lealdade sem nunca esconder a sua paixão pelo Galo do seu coração,eu ando meio sem paciencia em escutar as transmissões esportivas ,agora ainda mais ,Boa sorte excelente profissional Roberto Abraz seu nome já está marcado na historia do nosso Clube Atletico Mineiro,

    • José Eduardo Barata disse:

      ‘Tá todo dia ali na Francisco Deslandes , a conversar
      com todos que o procuram para uma prosa .
      Eu mesmo gosto de saber o que ele espera do jogo do
      GALO na rodada .
      Hoje mesmo ele estava lá .

  • Edisio disse:

    Sério sim. Mas bruto e muito sem educação com os atletas.