Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Rogério Corrêa lança o livro “Uma Escola em Jogo”, literatura e esporte na próxima terça-feira

Rogério Corrêa na estreia do ex-árbitro Paulo César Oliveira como comentarista, e o ex-jogador Juninho Pernambucano, na Arena das Dunas, antes de México x Camarões, pela Copa de 2014

Parabéns ao Rogério Corrêa, que agora ingressa também na literatura. Competente e dedicado que é como jornalista, certamente terá o mesmo sucesso que alcançou como locutor e apresentador. Atualmente na Globo, foi o criador do Alterosa Esporte e tive o prazer de trabalhar com ele na Band, quando sucedeu o Flávio Carvalho no comando do Minas Esporte.

JOSEALVES

Junto com o escritor José Santos (acima), Rogério lança dia 19, próxima terça-feira, às 19h30, no Café do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Rua da Bahia, 2.244, o livro “Uma Escola em Jogo” (SESI-SP Editora), numa edição especial do “Sempre Um Papo”, conversando com o público e depois autografando a obra.

Publicado pela SESI-SP Editora, o livro tem 250 páginas e mais de 100 ilustrações do Quanta Estúdio. Teve o design do Estúdio Negrito e a edição de Rodrigo Faria e Silva.

“Uma Escola em Jogo” junta literatura e esporte ao ensinar regras de onze modalidades e mostrar os segredos para a criação de diversos tipos de poema. No livro, dois professores e seus alunos se unem contra o fechamento de uma escola. Um vilão incansável, Jacinto Capilé, faz de tudo para atrapalhar.
Os personagens contam a história, as curiosidades e as façanhas dos atletas de algumas das principais modalidades praticadas no país, como atletismo, vela, vôlei, handebol. Cada capítulo tem o depoimento de um atleta relevante no esporte, como Tostão e Hortência. O livro, elaborado como um almanaque, tem ricos infográficos que mostram como é o local de competição de cada modalidade. E muita informação, são mais de 50 atletas citados, além de dezenas de escritores e ilustradores na parte da literatura. “Além de ensinar valores, o esporte é o melhor caminho para a saúde física e mental. Ele ajuda a fazer amigos. E mostra que, após uma derrota, sempre há a chance de uma vitória consagradora”, diz Rogério Corrêa, jornalista há 27 anos.

No livro, o esporte é a porta de entrada para o ensino da língua portuguesa. Os autores usam os termos esportivos para ensinar as técnicas do cordel e do haicai, por exemplo. “Uma escola em jogo” também destaca 15 gêneros textuais – poemas, crônicas, bilhetes, emails, outdoors, receitas, etc -, que podem ser trabalhados em aulas de português. “Trazer o livro para quadra e a bola para a sala de aula, essa foi nossa intenção. Juntar duas disciplinas aparentemente tão distantes, com a educação física e a língua portuguesa, foi o nosso desafio”, afirma José Santos, autor de mais de 30 livros para o publico infantojuvenil.

O livro foi publicado pela SESI-SP Editora, tem 250 páginas e mais de 100 ilustrações do Quanta Estúdio. Teve o design do Estúdio Negrito e a edição de Rodrigo Faria e Silva.

Rogério Corrêa é apresentador e narrador esportivo da Rede Globo e do Sportv. É Graduado em Comunicação pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas de Belo Horizonte. Coordenou o curso de Pós-graduação em Jornalismo Esportivo da UNA-BH. Atuou durante dois anos como correspondente internacional da PSN (Panamerican Sports Network), na Flórida, Estados Unidos. Em 25 anos de carreira, trabalhou na cobertura de importantes competições esportivas – NBA, Aberto de Tênis dos Estados Unidos, Liga dos Campeões, Libertadores, Brasileirão, Mundiais de Vôlei e Judô etc. Foi um dos narradores da Globo nas Copas do Mundo de Futebol de 2006, 2010 e 2014; nas Olimpíadas de 2004 e 2008; e nos Jogos Pan-americanos de 2007. Esse é o seu primeiro livro

José Santos é escritor, com obras para o publico infantojuvenil. Fez a mesma faculdade que o Rogério, o curso de Comunicação da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). Escreveu mais de 30 titulos e pela SESI-SP Editora, lançou em 2013 o livro Matinta Pereira em cordel. Sobre o tema esporte, já publicou: Show de bola, Almanaque da Bola, Futebolíada e A divina jogada – os dois últimos são a adaptação dos clássicos A Ilíada e A divina comedia. Trabalhou com importantes ilustradores, como Alcy, Eliardo França, Guazzelli, Jõ Oliveira, Laurabeatriz e Maurício de Sousa. Acredita que esporte e literatura podem estar juntos, seja na quadra ou na sala de aula.

Serviço Sempre Um Papo com Rogério Correia e José Santos Dia: 19 de julho, terça-feira, às 19h30 Local: Café do Centro Cultural – Minas Tênis Clube – I / Rua da Bahia 2.244 Bairro Lourdes.

Entrada gratuita – Mais informações: 31 32611501


» Comentar

Comentários:
5
  • Jorge moreira disse:

    Para mim são tres malas,o tal de Rogerio,,o Paulo Cesar (que sempre apitou contra o Galo, e o tal de Juninho meu Deus cara chato um sotaque horrivel,alem de achar que entende alguma coisa de bola ,ainda bem que nos jogos eu só vejo a imagem e tiro o som da tv,esxite sim srs coisa pior na imprensa do que os tais da radio de minas,ou são todos iguais,é são todos iguais melhor só ver as imagens

  • Mauricio Souza - Serrano disse:

    Chamo à palavra os inteligentes do blog, que chamavam o Levi de burro, o Aguirre de burro, quero ver agora se o Marcelo Oliveira é mesmo inteligente, sem o Cazares.

  • Julio Cesar disse:

    Ô Chico, o cara é seu amigo mas livro que ensina regra de jogo e vem com vilão que quer fechar escola…roteiro manjado não ?!?!
    Cazares para por 3 meses. Marcelo Oliveira vai ter mostrar muito inteligencia e serviço (do que vem mostrando no momento) pra conseguir alguma coisa.
    Caso contrario, ano que vem !!

    • José Eduardo Barata disse:

      Rogério Corrêa ? Meu Deus ! , além de nossos ouvidos
      o cara quer massacrar nossa vistas e nosso intelecto .
      Será que vem acompanhado de prefácio do Bob Faria ?

  • Leandro Fábricio disse:

    Depois da noticia da contusão do cazares, Daniel Nepomuceno deu entrevista coletiva e era melhor ter ficado calado, só desanimou ainda mais a torcida com declarações por exemplo que para o lugar de cazares temos carlos eduardo e que patrick joga em varias posiçoes… errou o vaso e fez merda no bidê…

    Ô 2016 TERMINA LOGO SÔ ( depois dessa contusão do cazares esse vai ser o meu bordão aqui no blog no final de cada cometário meu, protesto e indignação por tanta zica no meu galo)

    Ô 2016 TERMINA LOGO SÔ