Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O abraço nacional à seleção feminina e a rodada do Brasileiro neste fim de semana

Foto do SuperFC

Em primeira mão para o blog a coluna do Fernando Rocha, que será publicada amanhã no Diário do Aço de Ipatinga: 

* Abraço merecido

Exageros à parte, o que acho até natural em razão dos traumas acumulados pelos marmanjos em eliminações de Copas, Olimpíadas, etc, coisa e tal, as meninas da Seleção Olímpica de futebol merecem tudo o que está acontecendo, sobretudo este “abraço” do povo brasileiro, lotando os estádios e dando-lhes total apoio nos jogos.

Além das derrotas nas Copas de 2006, onde éramos favoritaços; 2010, o “7 a 1” que permanece vivo no nosso inconsciente, a seleção masculina nos brindou com eliminações nas duas últimas Copas Américas, perdendo para Paraguai e Peru, respectivamente,  sem contar o que pode ter acontecido ontem na capital paulista, onde enfrentou a Colômbia para chegar às quartas-de-final nessa Olimpíada.

A classificação obtida pelas meninas do Brasil,  no Mineirão lotado por 52 mil pessoas, foi sofrida, suada, com muita garra, nos pênaltis, depois de um teimoso 0 x 0 no tempo normal e na prorrogação, onde brilhou a estrela da goleira Bárbara, que pegou dois pênaltis eliminando a boa equipe da Austrália.

Como a maioria dos colegas da crônica, confesso não saber a fundo as peculiaridades do futebol feminino, por isso mesmo às vezes me espanto com a correria delas,  sem nenhuma ou muito pouca disciplina tática, a baixa estatura das goleiras (Bárbara tem só 1m71cm de altura), e das zagueiras (Tamires, 1m65cm de altura), bem como o fato das instruções às jogadoras dentro de campo serem dadas por uma auxiliar, e não pelo próprio técnico Vadão.

A se lamentar o fato da CBF, entra ano sai ano, ficar apenas nas promessas, acenar apenas com migalhas, ao invés de criar uma competição nacional feminina com várias divisões, nos moldes do masculino, como ocorre em países europeus e nos Estados Unidos, para onde migram atletas do mundo inteiro, inclusive as nossas principais jogadoras.

Sem apoio financeiro, dezenas de equipes de futebol feminino agonizam pelo país afora, como a do Ipatinga, que conquistou ano passado o título estadual sem nenhum apoio oficial.

Agora, nossa seleção olímpica feminina, que é motivo de orgulho do povo sofrido deste país, que ama e tem o futebol como uma das suas paixões, tem previsão de futuro incerto, pois tão logo termine a Olimpíada, a mídia voltará seus olhos somente para o masculino, onde se concentra o poder econômico, e a carruagem das meninas, infelizmente, vira abóbora.

  • O Brasileirão volta a dividir o protagonismo com os Jogos Olímpicos neste fim de semana, com o  Atlético em busca da liderança encarando o Santos na Vila Belmiro, e o Cruzeiro em casa, diante do Coritiba, ambas as equipes lutando contra o rebaixamento. O Galo vem de cinco vitórias consecutivas, e será interessante assistir a primeira vez de Robinho contra o ex-clube, além de Lucas Pratto, agora convocado com justiça para defender a seleção da Argentina, nos dois próximos jogos das eliminatórias para a próxima Copa do Mundo. O Cruzeiro também está vindo de bons resultados e dá claros sinais de recuperação desde a chegada de Mano Menezes.
  • Depois de tentar sem sucesso vender os jovens atacantes, Carlos e Clayton, para o futebol da Rússia, a diretoria do Atlético esfrega as mãos de contentamento, com o bom futebol do lateral Douglas Santos na seleção olímpica. Segundo boatos nos bastidores, a jovem revelação alvinegra já teria sido  vendido ao futebol espanhol por 10 milhões de euros, cerca de R$ 40 milhões. Sem receber há vários meses da fornecedora de material esportivo, o clube está pagando a complementação dos salários de Robinho e Pratto, o que seria obrigação  da empresa. Por isso a venda de algum jogador titular nessa janela européia, a se fechar no fim deste mês, será fundamental para manter o equilíbrio financeiro do clube.
  • Nos primeiros dias foi uma confusão a cobertura dos Jogos Rio 2016 por parte das emissoras credenciadas de TV. Imagino como o  telespectador comum tenha ficado, pois até mesmo quem  por razões de ofício, tem a obrigação de saber o caminho das pedras, se sentiu desorientado diante de uma barafunda de canais, transmitindo dezenas de competições diferentes ao mesmo tempo. A dica para quem ainda vive este drama é escolher duas a cinco modalidades e acertar os canais onde haverá as transmissões.
  • Em se tratando de futebol feminino, a melhor transmissão  é da ESPN/Brasil, que possui ex-jogadoras como Juliana Cabral nos comentários. Enquanto a Globo vai de Nego do Borel e Marcos Mion, a ESPN deita e rola, pois a ex-zagueira sabe tudo e muito mais da nossa seleção feminina e de todas as demais participantes do torneio. A ex-zagueiraJuliana foi convocada pela primeira vez para servir a seleção aos 15 anos de idade. Titular de 1999 a 2004, capitã da seleção medalha de prata nos Jogos de Atenas e atualmente trabalha como professora de Educação física em São Paulo. (Fecha o pano!)

» Comentar

Comentários:
5
  • Leandro Fábricio disse:

    Depois do jogo tamires e andressa com as bandeiras do galo nas mãos… nessa olimpiada só da galão da massa com o “eu acredito” ecoando em todas as modalidades do brasil…. enquanto que o time do riascos ninguém lembra…

    que merda hein

  • Leandro Fábricio disse:

    Fiquei sabendo ontem que a lateral esquerda da seleção feminina Tamires é atleticana doente, tem uma história belissima dela relacionada ao atlético, quem quiser saber é só digitar no google “tamires jogadora tem relação com o galo” matéria do hoje em dia…

  • Leandro Fábricio disse:

    Pratto convocado para a seleção argentina, o galo agora vai ver seu passe triplicar nepomuceno agradece… e tinha simpatizante azul dizendo que o galo era pra ter vendido o pratto antes porque senão ia ter prejuízo, na verdade estavam loucos para ver o pratto longe deles e do galo tamanho desespero e pavor que o urso argentino provoca nos felpudos…

    contra o santos vai ser um jogo encardido, mas estão pegando no pé do robinho e estão prometendo provocações a ele, confeccionaram notas de 100 reais com o rosto do robinho e prometem jogar nele ao entrar em campo, gosto disso, esse tipo de coisa só deixa o cara com mais sangue no olho e robinho com certeza pode aprontar contra seu ex time… tomara…

  • Leandro Fábricio disse:

    Quando vi a seleção feminina de azul no nosso salão de festas eu falei: “isso vai dar cruzeiro” quero dizer “isso vai dar merda”, graças a deus que a goleirona deu uma de são victor e não deixou a coisa desandar…

  • José Eduardo Barata disse:

    Essa coluna vai pegar .
    Tem sido recorrente aqui no blog do Chico .
    Muito boa leitura .