Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O desafio: uso da tecnologia alterou resultados no vôlei; imaginemos no futebol!

O comentarista do blog, Geraldo Magalhães lembrou bem. Mas a maioria dos cartolas (FIFA, confederações, federações…) não tem interesse nisso, já que a manipulação de resultados ficaria muito difícil:

* “Chico, fiquei observando o uso da tecnologia nos jogos de vôlei de quadra e de praia e o grande número de pontos que, depois do desafio, são invertidos. Fico a imaginar a quantidade de resultados entre vitórias, títulos que saíram através de erros de arbitragens.”

DESAFIO2

Tecnologia a serviço da justiça no esporte.


» Comentar

Comentários:
6
  • Guilherme Gonçalves Costa disse:

    boa tarde, chico! essas inovações tecnológicas que foram muito bem aceitas no vôlei, no futebol seria inimaginável!!! jamais deixariam isso acontecer. isso reduziria o lucro significativamente da manipulação de resultados. já era pra haver isso há muito tempo. em lances de impedimentos principalmente. o galo mesmo, foi prejudicado ontem no lance do gol, mal anulado de carlos. robinho não estava impedido. um abraçoGuilherme de Ipatinga

  • Antonio disse:

    O que o pessoal que é a favor da interferência direta da globo no resultado das partidas (pois é isso que o uso da TV no futebol vai fazer, a globo vai decidir quem ganha e quem perde) não consegue entender é que, diferentemente do vólei ou tênis, o futebol tem contato físico.

    Os lances mais duvidosos do futebol são as faltas e dizer se elas ocorreram ou não só com a interpretação humana, pois, essa definição depende de uma combinação muito sensível de visão, audição e entendimento holístico da jogada em questão.

    Para as demais situações duvidosas existem soluções simples e que podem, até, envolver o uso de tecnologia. Veja, eu disse tecnologia e não análise televisiva.

    Impedimento: é só acabar com essa regra ultrapassada.
    Lances onde há a dúvida se a bola entrou ou não no gol, ou se ela saiu ou não do campo: basta colocar sensores eletrônicos nas linhas do campo e na bola.

    As demais situações são de jogo e de baixa interferência no âmbito da partida.

    Agora, se mesmo assim a turma amante da globo não esta convencida… é melhor mesmo torcerem para o José Roberto Wright ser o analista dos lances duvidosos e tudo estará resolvido. Principalmente se for jogo do GALO.

  • Marcão de Varginha disse:

    Mesmo se adotássemos a tecnologia no futebol com certeza apareceriam cartolas e outros interesseiros em defender seus clubes colocando em dúvida a “qualidade” de tal aparelhagem (marca, posicionamento, exigiriam formação acadêmica daqueles técnicos que operariam tais aparelhos e outras desculpas manjadas)…é o “jeitinho brasileiro” de levar vantagem em tudo!
    – Se já apareceu um réu-confesso assumindo ter comprado arbitragens para beneficiar seu time, com certeza arrumariam um jeito de manipular até a tecnologia… até quando reinará a impunidade? Se calaram nesse fato foi para atender interesses dos envolvidos (clube,dirigentes, títulos, CBF e sua famigerada e inútil comissão de arbitragem, FMF e talvez até mesmo a dona FIFA).
    – #benecyeternomito

  • Alex disse:

    …vamos fazer uma reflexão….nós precisamos ser agentes de transformação, procurar influenciar positivamente o meio aonde vivemos….precisamos usar as nossas oportunidades para fazer a diferença….aí me pego pensando, os atletas olímpicos tem a oportunidade que muitos queriam ter para motivar os pov brasileiro….no entanto o que acontece?…usam os microfones na hora das conquistas pra falar besteiras…..vejam 2 exemplos: 1) Neymar….ele como ícone do futebol poderia muito bem falar ao povo palavras de encorajamento e de ãnimo….mas….preferiu deixar a mágoa com o mala do Galvão tirar dele a oportunidade de influenciar uma geração….2) Serginho do vôlei: sou fã desse cara, mas foi outro que perdeu a oportunidade da vida de ser influenciador….qdo lhe deram o microfone do ginásio, preferiu exaltar sua s conquistado do que mandar um recado animador ao brasileiros….exaltar os feitos dele,todo nós exaltamos….ja pensou se eles dissesse mais ou menos assim: “povo brasileiro, vcs tem valor, vcs são fantásticos….juntos somos mais que vencedores….vamos nos unir contra essa corrupção, não vamos aceitar mas isso….independente do partido, vamos exigir honestidade dos políticos…vamos sair as ruas pacificamente para mostrar que estamos cansados de sermos roubados e servimos de chacotas para os outro países…somos um continente, somos fortes, chega de sermos sub-julgados por políticos inescrupulosos….a hora é essa, a hora da nossa virada….vamos lá meu povo,vamos mostrar nossa força….nós fazemos o nosso futuro……ninguém mais vai nos expor ao ridículo”….pois é, os caras tem a oportunidade mas pensam pequeno….preferem a glória humana do que a vitória coletiva…vaidade, tudo vaidade….uma pena!!!!…..nossos atletas precisam ler sobre Mandela….sobre Martin Luther king……esses aí pensavam mais no povo do que na própria vida……e outros vários exemplos que temos…..fica meu desabafo…..”i have a dream”…a esperança é a última que morre……