Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Lateral que marca e apoia mal; recuperação dos machucados e a proposta do Cruzeiro recusada pelo América

Em primeira mão para nós do blog a coluna de Fernando Rocha, do Diário do Aço de Ipatinga, que circulará neste domingo:

“Resgate da seleção”

  • Não há nenhum mal em ser time pequeno, que precisa se virar nos trinta para pagar as contas, encarar arbitragens maldosas, etc, coisa e tal. O problema é quando a arrogância, a soberba dos dirigentes, faz um pequeno pensar que é grande. Sem entrar no mérito, este parece ser o caso atual do América, que vai deixar de ganhar no mínimo R$ 1 milhão de reais, por insistir em manter o clássico com o Cruzeiro, quinta-feira próxima, no Independência, ao invés de jogar no Mineirão. “A burrice é a pior forma de loucura”. Nelson Rodrigues. (Fecha o pano!)
  • Excelente a vitória de 5 x 2 do Cruzeiro sobre o Botafogo, que praticamente o garantiu nas quartas-de-final da Copa do Brasil. Do meio prá frente, onde o quarteto Robinho, Arrascaeta, Rafael Sóbis e Ramon Ábila, se entende muito bem, não há o que reparar, além das boas peças de reposição do ataque. O problema continua sendo a defesa, a segunda mais vazada do Brasileirão, 35 gols sofridos, ao lado do lanterna América. Só perde para a da Chapecoense, que levou até agora 37 bolas na rede.
  • Qualquer neófito em futebol vê que o lateral Lucas marca e apóia mal. Manoel e Bruno Rodrigo estão atravessando péssima fase, falhando muito inclusive nas bolas altas. Não fosse o goleiro Rafael com suas defesas milagrosas, fazendo a torcida esquecer o capitão e ídolo Fábio, os recentes bons resultados poderiam ter sido outros bem piores. Edmar, o discreto lateral da esquerda, que chegou sob forte desconfiança, vem dando conta do recado.
  • Ainda bem que o returno mal começou e ainda há tempo para recuperar os contundidos, mas a lista é muito extensa, o que pode atrapalhar os planos do Galo na busca pelo título que não ganha há 45 anos. É muita gente (sete)  de fora sob cuidados médicos: Victor, Marcos Rocha, Patric, Erazo, Júnior Urso, Cazares e Luan. E mais três se queixaram de dores musculares, sendo poupados de treinamentos durante a última semana: Leandro Donizete, Ronaldo e Carlos César.
  • Não pára por aí o drama alvinegro, pois outros três estão servindo seleções: o volante Rafael Carioca, o meia Rómulo Otero e o atacante Lucas Pratto, que entrarão em campo amanhã pelas Eliminatórias,  na véspera do jogo com o Vitória da Bahia, no Independência..  Então, como já escrevi em colunas anteriores, chegou a hora de sabermos de fato , se o  elenco do Atlético é bom mesmo, o “melhor do país”,  como tem sido apregoado até mesmo pela imprensa nacional, ou se é bom… mas nem tanto.

A vitória inquestionável de 3 a 0 da seleção brasileira sobre o Equador, que marcou a estréia do técnico Tite, foi o assunto mais  comentado na última semana.

Há motivos para isso. Em primeiro lugar, pelo pouco tempo de  treinamento com todos os convocados, que não passou de três dias, o que vinha sendo motivo de reclamações não só de Tite, mas de todos os seus antecessores.

Outro motivo, – este bem mais justo e agradável -, foi que houve uma melhora significativa na relação, na confiança de todos, desde a comissão técnica, jogadores, passando pela imprensa e torcida.

A repercussão positiva dos 3 a 0 foi tamanha, que assistindo a imprensa festiva transmitindo a partida pela emissora oficial, tinha-se a impressão de que havíamos conquistado definitivamente a vaga para o Mundial.

Mas ainda falta muito. No entanto, é fato que essa nova seleção mostrou-se promissora. Alvíssaras! Nem tanto pelo primeiro tempo que foi bastante sem graça, ou como diria o mestre José Rodrigues do Amaral, o “Carioca”: – Inssonso, inodoro e incolor.

Mas, depois do intervalo prolongado, com quase 20 minutos, o panorama mudou inteiramente, quando então se viu claramente a diferença de quem conhece do ofício, Tite, para outro, Dunga,  que só se manteve no cargo pela teimosia da direção da CBF.

A defesa se firmou, Renato Augusto começou a criar mais, Neymar também subiu de produção levando consigo o jovem estreante na seleção principal, Gabriel Jesus, autor de dois belos gols, um deles de calcanhar, além de ter sofrido o pênalti do goleiro equatoriano, que Neymar converteu e abriu o caminho para a goleada.

Desde a Copa das Confederações quando derrotamos a  Espanha no Maracanã, sob o comando de Felipão,  que a Seleção Brasileira não vencia e convencia, mas apesar de tudo isso devemos nos acautelar e sem otimismo exagerado esperar pelo próximo jogo.

Vem aí Manaus, na próxima terça-feira, onde enfrentaremos  a Colômbia, com quem já criamos uma certa rivalidade, por conta dos lances polêmicos ocorridos em confrontos recentes, sobretudo a agressão que tirou Neymar da Copa de 2014.

De ânimo renovado, corações abertos novamente para abraçar a seleção, vamos esperar outro jogo difícil, que pelo andar da carruagem e caso continue o atual batido da lata, com todo o carinho dos amazonenses a nosso favor, não será surpresa se vier uma nova goleada.

* Fernando Rocha


» Comentar

Comentários:
21
  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Realmente, quase todos os jogadores do Cruzeiro tiveram uma evolução com a chegada do Mano Menezes, mas o tal do lateral direito Lucas continua o mesmo, fraquíssimo.

  • Thales Maciel disse:

    Bom dia.
    A arrogância nesse caso é desse jornalista que menospreza um time centenário, que está na primeira divisão, é o atual campeão do estado e possui uma estrutura de time grande.

    Enquanto a imprensa de São Paulo e Rio de Janeiro enaltece os times de seus estados, a imprensa mineira insiste em tratar o América dessa forma.

    Uma pena.

    Abraços.

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia, incrível a aprovação da condição de jogo na Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Arena Botafogo; que gramado sem condições de jogo. Vendo hoje, 04set2016, parte da 1ª etapa de Botafogo x Grêmio ficou nítido o péssimo estado. Parece que foram misturadas várias tipos de grama.
    Por falar em gramado o Campeonato Estadual chega daqui a pouco (05 meses). O que será que a FMF fará a respeito? Com cuidados básicos, sobretudo regar adequadamente e replantar as partes mais desgastadas, evitaria que no início da disputa aparecessem aqueles gramados secos (amarelo) com clássicas marcas verdes, típico de quem não cuidou e, de última hora, tentou molhar algumas partes para tentar despistar.

  • Pedro Vítor disse:

    Sem Douglas Santos que era titular, Eduardo que era um reserva atuante o elenco do Atlético que era muito bom caiu para bom. Mas são muitos os desfalques fe ordem médica e convocação além das suspensões isso atrapalha qualquer equipe.

    Mesmo tendo disputado o Campeonato Brasileiro sem o Casares que era principal jogador do time, sem o Victor que também é importante e com a defesa reserva o time ainda se encontra entre os 5 primeiro e já estamos no segundo turno a diferença de pontos não está muito longe como no primeiro turno onde o cenário era nebuloso e ainda tem a experiência adquirida pelo Marcelo e sua comissão técnica que irão ajudar bastante neste momento.

    Ao América penso que tem de jogar no Horto mesmo, porém tem de tratar Atlético e Cruzeiro como um adversário e não como inimigo e se colocar no lugar dele faltou ão América isso desde de quando conseguiu a vaga pra série A

    Ao Cruzeiro acho que hoje tem outro time, vive o melhor momento do ano inteiro, mas ainda deve oscilar como todas as outras equipes oscilantes, o negócio é não deixar o sucesso subir a cabeça e considerar que o já está aí é bom, tem ainda sérios problemas de elenco além e ainda está na rabeira

    • Leandro Fábricio disse:

      Pedro pra mim a maior deficiencia do elenco do atlético é a falta de pelo menos um bom zagueiro na reserva de erazo e leo silva, não que gabriel e jesiel não sejam mas ainda precisam ter mais confiança, agora edcarlos e ronaldo são pessimos…
      como vc bem disse o galo atuando boa parte do campeonato sem suas principais peças ainda se encontra na briga pelo titulo…
      nessa acho que o américa está sendo correto e agindo com dignidade, tem essa de vender mando de campo não, isso é imoral e influencia sim no campeonato, se fosse contra o galo também acharia a mesma coisa, sempre achei esse negocio de inversão de mando de campo coisa melindrosa, a não ser por outros fatores, como condições climaticas, o estádio não apresentar condições de jogo etc etc…
      o enseada vamos ver se realmente é outro time depois dos jogos contra o américa e botafogo, aí vai voltar a pegar pedreira pela frente, particularmente acho que os felpudos vão ganhar essas duas partidas daí pra frente é que eu quero ver…

      • Pedro Vítor disse:

        O elenco do Galo da Libertadores tinha três deficiências faltava um lateral esquerdo reserva isso foi resolvido por um período mas agora há novamente este questionamento e faltava reservas na zaga e no ataque agora continua ruim está zaga pois falta um bom nome agora no ataque com a chegada de Fred, Maicossuel e Otero deu uma melhorada boa.

        Concordo com tudo que você pontuou e acho que à expectativa do momento atual é Mais confiança que antes.

        Pra mim o que mais poderá fazer a diferença é o Marcelo conhecer profundamente o elenco, apesar de ele insistir com o Ronaldo mas isso mostra a falta de opções confiáveis

  • Leandro Fábricio disse:

    Outra coisa é muita gente vir falar sempre em tom de ironia a tal frase ” queremos ver se realmente o galo tem o melhor elenco do país”

    victor
    marcos rocha
    leo silva
    erazo
    fabio santos (até dias atrás douglas santos)
    donizette
    rafael carioca
    cazares
    pratto
    robinho
    fred digamos que esse seja o time titular

    giovanni
    carlos cesar e patrick
    edcarlos*
    ronaldo*
    gabriel
    junior urso
    lucas candido
    datolo
    luan
    maicossuel
    carlos
    otero
    clayton
    hyuri*
    os com o asterisco na frente pra mim são os considerados cartas fora do baralho de tão ruins que são…
    será que alguém em sã cosnciencia teria a coragem de falar que esse não é o melhor elenco do brasil????
    seria mais inteligente por parte dos IRONICOS falarem “será que esse elenco do atlético vai se encaixar” aí sim eu concordaria, porque falar que um elenco desses não é o melhor do brasil então me apontem o melhor ou pelo menos igual…

    outra coisa, me apontem qualquer elenco do mundo que consegue ter uma sequencia e regularidade com uma porcentagem de 7 a 9 desfalques no campeonato, o galo começou o campeonato com 11 desfalques meus amigos e esses desfalques foram aos poucos retornando ao time lá pela 8ª ou 9º rodada do campeonato, e não são qualquer desfalques não, são jogadores importantissimos dentro do elenco…. e assim seguiu ao longo do primeiro turno…. aí começa o segundo turno e o galo novamente entre no returno nada menos do que com 6 desfalques que agora aumentou para 11 novamente… aí me vem os “bem intencionados” falarem, “agora vamos ver se o atlético tem o melhor elenco do brasil” …..

    ha, só pra lembrar que mesmo com essas dificuldades ainda estamos brigando pelo titulo tá….não pra fugir do z-4…

  • Leandro Fábricio disse:

    Tô achando que seu colega está empolgado demais com essa seleção chico…

    mas eu sou daqueles que nunca torço contra a seleção, espero que se classifique e seja campeã na copa de 2018… apenas não me iludo e empolga fácil…

  • Leandro Fábricio disse:

    Eu já tinha falado aqui antes sobre esse negócio de venda de mando de campos, pra mim isso deveria ser proibido em qualquer campeonato, e isso tem uma influencia muito grande sim para a sequencia do campeonato, isso de maneira mesmo que pequena influencia em resultados que podem decidir campeão e quem vai cair… o galo também já se beneficiou desse artigo e repudio tal feito, quando esse artificio parte da equipe mandante tudo bem, mas quando parte da equipe visitante acho isso um ato imoral, e isso é o que o enseada está fazendo…
    não acho que um time por ser pequeno não querer vender mando de campo para poder “faturar” mais seja coisa de arrogante e prepotencia, muito pelo contrário isso mostra dignidade e carater acima de tudo…

    beleza entao, queria ver se na ultima rodada se estiver ainda na disputa do titulo o galo enfrentando a chapecoense lá em chapecó e aí resolve fazer um acordo com a chapecoense para jogar fora de santa catarina em campo neutro para este receber “um troco a mais” …. o que vcs acham que os outros concorrentes ao titulo achariam hein??? vcs acham isso correto??? Acham que isso não poderia influenciar no campeonato…

    pra mim o time que está mal no campeonato e não está atraindo torcida é por culpa dele próprio e que arrume um outro meio de atrair seu torcedor, não com essa de vender mando de campo, não dizem que mala preta é imoral??? Pra mim venda de mando de campo se enquadra na mesma situação…

    o fluminense vendeu seu mando de campo na rodada passada e foi jogar contra o palmeiras lá em brasilia, lá a torcida do palmeiras foi maior e o fluminense perdeu o jogo prejudicando a si proprio, talvez se jogasse em edson passos no rj o palmeiras poderia ter vencido lá também, mas a dificuldade seria muito maior do que jogando em brasilia em campo neutro…

    já que prevejo que muitos felpudos azuis aqui vão falar que é desculpa e chororô de atleticano então vamos fazer uma campanha pro nepomuceno fazer acordo com o santa cruz, com a chapecoense, com o botafogo, com o coritiba para fazerem seus jogos aqui no mineirão para receberem uns trocados a mais…. o que acham????

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Esta pergunta sobre o elenco do Galo ja foi respondida dentro das quatro linhas no inicio do CAMpeonato, Não e bom o elenco do GALO, a defesa tirou Leo Silva ou Erazo e um desastre, nem falar do camisa 10 que esta faltando. O único setor que o Galo esta bem servido e com volantes tem de sobra so que agora pra completar com as contusões tem as convocações da porcaria da cbf.

  • Rogério Perdigão disse:

    O coelhinho não é time pequeno. Não passa de uma associação de administradores de espólio. É ex-clube-em-atividade!

  • Geraldo Magalhães disse:

    O América pode sim ter dirigentes incompetentes, mas não por este motivo. Inverter o mando de campo pra faturar algum não é ilegal, mas é imoral. Parabéns a diretoria do América, que respeitou a tabela!

  • Thiago disse:

    Sobre o América veio a confirmar que a culpa não era do Givanildo que foi campeão mineiro rancando leite de pedra. Mandaram ele embora e depois trocou o time inteiro e não resolveu. Ficou sem técnico e agora sem time. Ganhando ou perdendo amanhã o América ja caiu, isso é certeza. O que deveria ser feito antes deveria começar agora pra chegar com um elenco minimamente razoável pra 2017.
    Mas mesmo jogando no Horto sou mais Cruzeiro 1×0. Vai ser um jogão ja que o mequi ha sempre engrossa contra nós.
    Sobre o Cruzeiro foi o que escrevi num dos posts pra trás, defesa inconsistente. Não foi o ano do Bruno Rodrigo que está mal tecnicamente, hoje eacalaria o Leo ja que o Bruno Viana foi vendido. E o Lucas herdou a vaga na falta absoluta de concorrencia, e na falta de planejamento dos diretores incompetentes.
    No atlético vemos hoje o que ocorreu com o Cruzeiro no primeiro semestre onde o DM ficou cheio. Se for desculpa pro atlético tem que servir também pro Cruzeiro. Estamos sem Dedé e um ano e meio, Alisson, Alex, Mike, elber, Marcus Vinicius , judivan que a nao fosse sua confusão estaria hoje representando bem. Marcelo tem que rancar leite de pedra pra fazer o time jogar sem jogadores e tem torcedor que ainda mete o pau no cara, e esta no G4. A situação dele era igual no Palmeiras ano passado, obrigado a jogar desfalcado e com jogadores medianos e ainda justificar pq o time ainda não está equilibrado.

    • Alisson Sol disse:

      Tem jogador do Cruzeiro que devia estar com a “gripe alérgica Portuguesa”: o Paulo Bento saiu, e o jogador sai do Departamento Médico!
      Depois, ficam alguns defendendo estes “jogadores profissionais”. Marmanjo tendo birrinha com treinador porque quer jogador numa certa posição, de um certo jeito, fazendo o que quer em campo! Haja paciência…

      Não que técnico não faça a diferença, tanto na conversa quanto na parte tática: é só ver o que o Mano fez no Cruzeiro e o Tite na seleção. Mas que os jogadores deviam de ser mais profissionais, isto deviam.

  • J.B.CRUZ disse:

    Futebol é simples; Entrosamento,motivação e pagamento em dia…
    BIS À VISTA !!!!…
    Depois que ‘inventaram’ especialistas para todo tipo de atividades; a vida tornou-se um porre..
    Atualmente; comentarista de futebol só tem um : José Ferreira NETO.
    Comentarista sensato, comenta em cima do lance..Na mesma hora em que ‘desce a ripa’ em um jogador, dizendo que não merece vestir a camisa, deste ou daquele clube; mas, basta esse jogador marcar o gol ou fazer uma jogada de efeito e torna-se jogador de seleção..E o técnico que em minutos atrás era ‘entregador camisa’??.. passa a ser técnico de seleção, ou o melhor técnico do Brasil..
    Não perco mais tempo ouvindo opinião ou sugestão de comentarista,..Ligo a T.V. (POR ASSINATURA) qualquer canal(Premiere SPORTV..FOX), aperto o MUTE e só aumento o som na hora do gol…Desligo no intervalo; e aquele lanchinho (pipoca,suco ou café, pizza ou sorvete) por que ninguém é de ferro..Volto para o segundo tempo e logo que encerra o jogo, desligo a T.V. e me dedico ao meu outro lazer preferido: CINEMA… CLÁSSICO; ÉPICO OU FAROESTE de preferência..
    Isso é que VIVER a VIDA…

    • José Eduardo Barata disse:

      Meu caro Cruz, vejo que não estou sozinho na cruzada que travo contra essa turma da imprensa (!?!?!) esportiva dos canais de TVs, principalmente. Que gente chata! Uma mesmice de dar dó. As mesmas palavras, a mesma cantilena, toda falta agora é porque o cara “chegou atrasado”, toda bola que qualquer atacante receba é “do jeito que ele gosta”, e vai por aí. Estamos juntos nessa.

      • J.B.CRUZ disse:

        Valeu José Eduardo Barata…Tem comentarista que escala O time, traça o sistema tático E estuda o adversário para escalar a equipe…Aí vem o técnico e escala uma equipe diferente da que ele escalou e perde o jogo…Vai ser tripudiado até o próximo jogo..
        Para não passar raiva; isolei esta turma, tanto no rádio, como na T.V…
        Como já disse anteriormente,desligo o rádio, ligo a T.V. aperto o MUTE (MUDO), e quando sai gol, aumento o volume do rádio e da TV ao mesmo tempo só para ouvir a gritaria…

  • PAULO ROBERTO MALTA disse:

    boa tarde Chico.
    mas o América sempre foi assim, ele insiste em dizer que o Atlético é inquilino, não permite que o estadio seja ampliado em sua capacidade, e vai ser sempre um time mediano para pequeno.
    sua diretoria não se preparou para o campeonato brasileiro, e deixou que o campeonato mineiro subisse a sua cabeça, infelizmente será rebaixado, e quem perde forças é o futebol mineiro. lamentável.

  • Paulo Rezende disse:

    O América é um time pequeno metido a grande, tanto que ao invés de um, tem dez presidentes. Vive a perder dinheiro mesmo jogando em seu estádio quando em um clássico contra Atlético ou Cruzeiro, além de cobrar preços astronômicos dos torcedores dos rivais , ainda disponibiliza apenas 7 mil ingressos a eles, na presunção imbecil de que poderia ter mais 14 mil a seu favor.