Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Números mostram a eficiência do Mano Menezes nas mudanças no intervalo dos jogos

Técnico do Cruzeiro em foto do jornal O Tempo

Nesta chuva de números e estatísticas que repórteres, comentaristas e analistas dos mais variados nos impõem sobre jogos, desempenho de jogadores e treinadores, alguns têm serventia para compreendermos a razão do sucesso de uns e nem tanto de outros. Nos onze jogos comandados pelo Mano Menezes depois da volta dele ao Cruzeiro, 12 dos 19 gols marcados até agora, saíram no segundo tempo, ou 63,15%.

As eventuais mudanças táticas, substituições e broncas no intervalo e decorrer da segunda etapa surtem efeito. O que atesta a competência dele também neste quesito.

Dos técnicos que estão na moda atualmente, Cuca e Levir Culpi também têm essa característica e sempre deixam o torcedor esperançoso de que algo positivo possa acontecer no segundo tempo, principalmente quando o time ou algum jogador se mostra empacado, deixando o adversário à vontade.

O Superesportes fez uma reportagem interesse sobre isso: http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2016/09/19/noticia_cruzeiro,353005/ajustes-no-intervalo-desde-a-volta-de-mano-cruzeiro-marcou-63-de-seus-gols-no-2-tempo.shtml


» Comentar

Comentários:
12
  • Pedro Vítor disse:

    Mas isso não é novidade Chico e amigos do Blog o Mano sempre foi especialista em fuga da série B não lembram da Batalha dos Aflitos?

  • Alisson Sol disse:

    Eu ainda acho o Levir Culpi o melhor técnico antes do time entrar em campo, considerando não apenas escalação, mas também contratações, a “limpeza” que geralmente faz na folha de pagamento, etc.

    O Mano é bom, mas também ainda acho que o Luxemburgo faz melhores substituições. Só sofre com o problema do “carteado” e de fazer o “oposto do Levir”: trazer assistentes e jogadores amigos, inchar a folha de pagamento, etc. Mas em termos de escalação “considerando o jogo e o banco”, ainda acho o melhor que eu vi em ação.

    O Mano tem feito umas escalações que tornam a profecia inevitável: qualquer substituição vai melhorar o time. Felizmente, o juiz reforçou o time para o próximo jogo expulsando o Lucas…

  • Leandro Fábricio disse:

    Esse post foi uma indireta pro marcelo oliveira rsrsrs…

    agora o discurso no atlético é priorizar o já quase perdido campeonato brasileiro, digo quase perdido a julgar pelo que o atlético vem apresentando dentro de campo (APATIA E DESINTERESSE), e deixar a copa do brasil como segundo plano (pra não dizer de lado), justamente a copa do brasil que se trata de uma competição mais fácil do que o brasileiro por se tratar de um torneio mata mata, e mata mata conta mais a empolgação do que regularidade por se tratar de um torneio de tiro curto…mas parece que marcelo oliveira e a diretoria mais uma vez vão fazer nos fazer passar o ano em branco no que tange a titulos importantes, talvez nepomuceno esteja satisfeito com a conquista da florida cup…

    era hora de ir pra cima da ponte preta tentar a classificação para tentar ganhar pelo menos a copa do brasil, titulo mais concreto do que o brasileiro para o atletico…

    já prevejo eliminação mais uma vez nas oitavas de final por uma equipe pequena assim como foi ano passado pelo figueirense, e no final do ano tendo que contentar com a classificação para a libertadores pelo brasileirão, até isso tá perigoso não acontecer…

    oremos

  • Marcos disse:

    Enquanto isso o América comemora vitória sobre o Internacional e começa a aquecer as coisas lá no Z4. Uma derrota que deixa o colorado gaúcho com um pé na segunda divisão do próximo ano. E se o Cruzeiro continuar “se borrando” no Mineirão, vai pra segundona também.
    Ninguém imaginava isso há dez anos atrás, quando o Inter ganhou o Mundial de Clubes em cima do Barcelona.

  • Thiago disse:

    Chico ele muda o time muito bem durante os jogos mas tem escalado mal e insistido na teimosia do Lucas que ja provou que não da conta. Vi o segundo tempo do jogo contra o São Paulo e achei o Ezequiel pelo menos mais ativo na marcação. Mas ontem veio uma idéia que ele poderia testar. O Denilson tem entrado muito bem e poderia entrar no time deslocando o Henrique pra direita e colocar o Lucas Romero no lugar do Ariel Cabral. Meio de Campo fica bem mais forte na marcação e seguro na lateral. Perde um pouco no apoio da lateral mas pode liberar o Robinho pra frente ja que toda vez que ele participa do ataque saem boas jogadas.
    Na frente acho eu o Elber mais preparado hoje que o Alisson e o Sobis. Ele adapta melhor num futebol de contra-ataque do que os outros.

  • Sebastião disse:

    Tô achando que o galo não vai aguentar a pressão e vai acabar perdendo a vaga no G4!

  • Paulo f. disse:

    Isso não atesta competência alguma. Apenas mostra que escala mal e tem que consertar depois.
    Engraçado que tem tecnico que entra na retranca, toma um gol, tira um volante poe um meia e empata, ai vem os jenios comentaristas elogiar a substituição…

  • Carlos Almeida disse:

    Tite (quem diria!), Cuca e Mano Menezes são os melhores da atualidade. Mas acho que o Levir só não se tornou o maior deles por causa da sua teimosia.

    Agora mudando um pouco de assunto, o tal do Ábila pode até ser goleador, mas não tem mto recurso técnico não.
    Um Oséas mais modesto.

  • José Eduardo Barata disse:

    Os azuis ganharam dos esquadrões do América, Santa Cruz e Figueirense (todos no topo da tabela) e nas três últimas rodadas somou um ponto em nove, e o Mano é exaltado em prosa e verso. Alguma matéria tem que ser produzida para dar ao trabalho dele uma imagem positiva. Impressionante! Daqui a pouco vão dizer que o aviãozinho dele é mais legal que o do Zagalo.

  • José Eduardo Barata disse:

    Estou a esperar uma estatística de quantos laterais foram cobrados pelo lado direito do ataque do GALO, bem como quantos escanteios o nosso time conseguiu nos primeiros 13 minutos de partidas em casa e quantos foram conseguidos na casa do adversário no mesmo período. Outra, importantíssima, seria nos mostrar quantas vezes os nossos zagueiros deram um chutão pra frente pro lado esquerdo do ataque. São números que realmente podem orientar a tática da equipe nos treinamentos.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Isso é importante.
    Os técnicos se sobressaem não somente quando ganham títulos – que são, claro, mais importantes – mas também quando conseguem “enxergar” o jogo e fazer alterações, bem como também antes, na hora da escalação.
    Não consigo entender a substituição de Fred e Robinho no Atlético. Ainda bem para nós cruzeirenses que foi assim; eles poderiam ter decidido o jogo em qualquer lance casual. Nesse ponto, acho que o técnico do Atlético foi menos feliz que o do Cruzeiro.