Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

“Não tirem a graça da Libertadores!”, uma reflexão sobre as mudanças na fórmula da Libertadores

Ursula Nogueira, à direita, de branco, ao lado da Dra. Patrícia Diou, durante o programa Rádio Vivo, do José Lino Souza Barros (centro), do qual tenho o prazer de participar semanalmente. À direita, a competente futura jornalista pelo Uni-Bh, Sthefane  Mendes, no estúdio principal da Itatiaia, terça-feira passada.

* * *

Ótima coluna da Ursula Nogueira, comandante da equipe de esportes da Rádio Itatiaia: 

* “Não tirem a graça da Libertadores!”

A Conmebol anunciou na última terça-feira o novo formato da Copa Libertadores. Foi definido o aumento de 38 para 42 equipes participantes e a competição será disputada de fevereiro a novembro.

O torneio vai seguir os moldes da Liga dos Campeões da Europa. Os dez times que forem eliminados na fase de grupos da Libertadores automaticamente irão entrar na Sul-Americana, que será disputada entre julho e dezembro. Outra grande novidade pode ser a final única, em campo neutro. O anúncio foi feito pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, via Twitter.

O único representante dos clubes brasileiros presente na reunião que apresentou estas mudanças foi o presidente do Atlético, Daniel Nepomuceno. Ele disse ser favorável ao jogo único na final e em campo neutro: “Eu gosto. Muda um pouco a tradição, mas foi uma proposta. A Libertadores, do jeito que foi apresentada, está aumentando em só três datas. O que foi dado como explicação para todos foi que em 70% das finais o time que jogou a segunda partida em casa ganhou. Era a maneira mais justa, até para fomentar principalmente essas novas arenas e as cidades que querem contribuir.”

Concordo com a justificativa que 70% dos títulos são dos times que disputaram a segunda partida em casa. Mas alguns fatores precisam ser levados em consideração.

Não podem impor um modelo só porque ele é bem sucedido na Europa. Vivemos realidades diferentes. Imagine uma final entre The Strongest, da Bolívia, e Pumas, do México, no Mineirão. Quem viria pra cá? Você sairia da sua casa pra assistir a esse jogo, mesmo sendo no Mineirão? Talvez. Como disse o jornalista, Chico Maia, em seu blog: “Os argumentos são irrefutáveis, principalmente contra a final em jogo único em país neutro. Em princípio achei legal, mas me esqueci que estamos na América do Sul, sem nenhuma facilidade para locomoção até os países vizinhos, diferente da Europa. Dou razão a todos que bateram contra.”

Não gosto de ser pessimista, mas fica muito difícil acreditar que isso daria certo. Na Europa, mesmo que você não torça por Barcelona ou Real Madrid, você vai ao estádio para assistir aos jogos. Principalmente se for uma final da Champions. Os patrocinadores criam uma expectativa absurda, o deslocamento entre países é muito melhor e a situação financeira é incomparável.

Acho louvável o fato de a Conmebol estar se mobilizando e colocando em pauta algumas mudanças, mas espero que, na próxima reunião, além de decidir quantas vagas cada país receberá na nova edição da Libertadores, que repensem o campo neutro.

E essa quinta vaga já está resolvida que será para o Campeonato Brasileiro? Esperemos. Acho prudente de nossa parte.

Por favor, não tirem a graça da melhor competição da América do Sul!

http://www.itatiaia.com.br/blog/ursula-nogueira/nao-tirem-a-graca-da-libertadores


» Comentar

Comentários:
22
  • Silvio T disse:

    Vamos repetir pela milionésima vez, quem sabe funciona? Times das séries A e B não podem disputar os estaduais. Esses campeonatos têm que ser disputados o ano inteiro, de forma racional, equilibrada. Os malditos estaduais também têm que ser disputados o ano inteiro e com particação das equipes das éreis C e D. Com o regulamento prevendo ascenso e descenso entre eles. Quando o Corinthians ou o Cruzeiro disputariam então o estadual? No dia que forem rebaixados para a série C. Deu prá entender? Retomo meu eterno exemplo. O Barça não perde três preciosos meses de sua temporada disputando o campeonato da Catalunha. Nem o Bayern no estadual da Baviera. Ou o Liverpool no campeonato de Merseyside. Pois é, quem sabe um dia os “jênios” tupiniquins entendam?

  • Spereira disse:

    No novo formato o Galo chegando a final não poderá desligar a luz quando lhe for conveniente!

  • João Cavalieri disse:

    Boa tarde Chico!

    Perdemos essa guerra faz muito tempo.
    O futebol que aprendemos a amar, morreu, o que está ai é lamentável, dentro e fora de campo.

  • Lucas H. Nobre disse:

    Ô Chico, fala pro Abras, pra falar com o Caixa, pra falar com o Chico Pinheiro, pra falar com o Kalil, pra falar com o Nepomuceno, pra falar com o Maluf; venda o Rafael Carioca, o Pratto, o Júnior Urso, o Erazo, o Otero, Dátolo, Yuri, Clayton, dispense o Ronaldo Conceição, o Ed Carlos e traga o Elias e o Jadson ex Corinthians, o Otamendi e o Tardelli.

  • Alex disse:

    ….olha aí galera,aonde o ódio pode levar uma pessoa:Julio Avila (Mariana) 30 DE SETEMBRO DE 2016
    #Tiburcio primeiro mitooo
    Datolo é só mais um de uma imensa lista de bandidos que do atletico que conta com assassino,estrupador,presidente com processo na justiça e agora jogador com evasão de divisa,ai agora aprece atleticando dando uma de correto e que é favor da justiça ahhh vaaa”
    Ps: é muito ódio armazenado em uma só pessoa……é um escravo da mágoa e da revolta esse coitado….lamentável…..o Benecy estragou o útero desse rapaz…..

    • Jorge moreira disse:

      Condenar o Datolo por extração de dinheiro é crime certo, e Transportar cocaina em helicoptero , de propriedade de senador não é, tudo bem esta é a m..da de leis que os deputados e senadores fazem pra populaçao,que serve a todos menos aos politicos né, o povo tem memoria curta mais nem todos o caso do helicoptero não poderá ser esquecido,pelo povo

    • Tonho ( Mineiro ) disse:

      Este cara e torcedor do mesmo time que tem como grande dirigente aquele senador do carregamento de 450 kilos de cocaína sem dono ? daquele dirigente benecy da propina ?

    • Silvio T disse:

      Pelo menos, Alex, o Dátolo não agride torcedor do Flamengo pelas costas. É claro que não vai dar em nada pro agressor, já que ele é do time mais ético e honesto do mundo.

  • Pablo de Oliveira disse:

    CONTAS PARA SER CAMPEÃO!!

    Contas para ser campeão como já disse antes se repetimos o mesmo desempenho do primeiro turno com certeza vamos ser campeões com 77 pontos, próximos jogos:
    Ponte preta fora, ganhamos em casa, lá vai ser pedreira.
    Corinthians fora, ganhamos em casa, lá vai ser pedreira
    Nesses 2 próximos jogos acho que somamos pelo menos 3 pontos, acho que perdemos um e ganhamos um.
    Méquinha em casa obrigação dos 3 pontos
    Botafogo fora, vencemos em casa, não vai ser fácil mas é 3 pontos
    Figueira em casa, empatamos fora no primeiro turno, obrigação dos 3 pontos
    Flamengo em casa, perdemos fora no primeiro turno, jogo de 6 pontos obrigação vencer e buscar os 3 pontos
    Coritiba fora, ganhamos em casa, jogo difícil, empate 1 ponto
    Palmeiras em casa, ganhamos no primeiro turno e temos que ganhar de novo jogo de 6 pontos, obrigação 3 pontos
    Santa Cruz fora, ganhamos em casa, e temos obrigação de ganhar fora 3 pontos
    São Paulo em casa, ganhamos fora e temos obrigação de ganhar em casa 3 pontos
    Chapecoense ganhamos em casa, e se precisar ganhamos fora valendo o título 3 pontos
    Total 77 pontos CAMPEÃO
    Computei uma derrota Ponte preta ou Corinthians, um empate com o Coxa, e 9 vitórias
    EU ACREDITO ANOTA AÍ 77 PONTOS CAMPEÃO!!

  • André Corrêa disse:

    Olá a todos!

    Eu temo que essas mudanças possam, realmente, estragar a Libertadores.

    Dois pontos específicos são preocupantes:

    CALENDÁRIO DE FEVEREIRO A NOVEMBRO
    A Libertadores cria muita expectativa porque os clubes suam seis meses para disputá-la e, os que a alcançam, passam os outros seis meses na competição, sonhando colorido com o título.

    Com a nova proposta, dos doze meses do ano não teremos Libertadores em apenas três. O produto vai ficar banal, comum. Perde o encantamento. É mais ou menos como você sonhar com a Luma de Oliveira todo dia. Daí você vai lá, casa com ela e passa a conviver com a moça 24h por dia. Pode até continuar gostando, mas não vai mais ter aquele encantamento todo…

    Outra preocupação nesse contexto é o calendário. Os brasileiros não dão conta nem de disputar nem Brasileirão e Copa do Brasil ao mesmo tempo! Basta reparar a quantidade de times reservas ou mistos que foram escalados nas partidas deste meio de semana. Agora irão passar o ano todo jogando Estadual, Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores? Acho que isso não tem chance de dar certo.

    FINAL EU JOGO ÚNICO EM CAMPO NEUTRO
    Todo mundo deu porrada nisso e eu serei mais um. Além de na Europa os sistemas de transporte estarem anos-luz à frente do que se vê aqui na América, há uma extensão territorial em nosso continente que inviabiliza qualquer coisa. A Europa cabe quase toda dentro do Brasil! Só isso já deveria servir para desestimular a idéia.

    Já pensaram um Peñarol x Boca decidindo Libertadores em Caracas? Ou o mesmo jogo disputado em apenas um jogo, em Buenos Aires ou Montevidéu?

    Eu iria ao Mineirão para ver um San Lorenzo x Nacional-PAR valendo título, por exemplo. Iria porque gosto de futebol e a partida seria das mais importantes. Mas, e as torcidas desses clubes? Quantos gatos pingados do Olímpia estavam no Mineirão em 2013 para ver o time deles, com uma boa vantagem, lutar pelo título? A conjuntura econômica dos países sul-americanos admite essa idéia? Onde estaria o clima festivo que precisa envolver qualquer espetáculo de futebol?

    O argumento que a Conmebol usa para defender isso é esdrúxulo. Quem joga a segunda partida da final em casa o faz porque teve campanha melhor que a do adversário na primeira fase. A luta por um bom lugar na classificação geral da fase de grupos foi uma boa idéia que virou um dos atrativos da competição. Vão acabar com isso?

    Ok que acabem, mas que usem um argumento pelo menos decente para defender isso – vender a sede da final a eventuais interessados, por exemplo.

    O Atlético não teria sido campeão da Libertadores sem fazer a finalíssima de 2013 em BH. Por outro lado, o timaço do Estudiantes, capitaneado por Verón, teve culhão grosso e muita bola pra ganhar do Cruzeiro em 2009, dentro do Mineirão, e ser tetracampeão fora de casa. Boca em 2007 e LDU em 2008 também calaram Olímpico e Maracanã, para ficar só nesses exemplos.

    Quem joga a segunda partida em casa o faz por mérito. Se 70% desses merecedores saem com o caneco, é por merecimento. Equipes tecnicamente boas, com culhões grossos e firmes psicologicamente, ganham títulos em qualquer lugar.

    Acho que a Conmebol sabe disso. Apenas arrumaram uma desculpa estúpida para justificar uma mudança com um risco alto de dar errado.

    A melhor competição do lado oeste do planeta está sob risco. Risco sério.

  • Renato César disse:

    Continuo achando que estes argumentos sobre custo e deslocamento não são definidores desta situação. Nesta suposta final entre The Strongest e Pumas, sou capaz de apostar que o Mineirão ficaria lotado. À medida que esta realidade for se consolidando, a tendência inclusive seria de aumentar a procura pelos ingressos da final.

    As realidade financeira, cultural e tudo mais são sim diferentes. Mas futebol é futebol. O assalariado que ganha menos de R$ 1.000,00 por mês pagou R$ 500,00 para ver o Galo na final de 2013.

    Se esta argumentação de distância e custo fosse válida, como explicar invasões de corintianos no Japão, de atleticanos no Marrocos, de milionários no Japão? Atravessar oceanos é mais fácil?

    Toda mudança encontra resistência. É preciso avaliar todos os lados antes de “registar o voto”.

    • Renato César disse:

      Esta situação de Libertadores até Novembro acho que traz uma vantagem ainda não comentada. Nossos times se desmancham na janela do meio do ano e chegam fracos na disputa do mundial.

      Esta alteração fará com que os times cheguem voando nesta competição, aumentando as chances de títulos dos sulamericanos.

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO CHICO; a graça já foi tirada desde o começo da década de 90, quando lançaram a copa conmembol; uma espécie de Libertadores B…Times de outros PAÍSES, de quem nuca ouvimos falar, apareceu no calendário esportivo Sul-Americano..
    A LIBERTADORES PADRÃO CLASSE A, quando só se classificava o CAMPEÃO e o VICE, ‘MORREU” em meados DA DÉCADA DE 90..
    Agora se classifica até quinto colocado, de qualquer torneiozinho qualquer, lá nos rincões da Venezuela,Equador e Perú; que, até as Seleções destes Países eram “”sacos de pancadas”‘ de BRASIL, ARGENTINA E URUGUAI…
    Afinal o futebol já há bem tempo é profissionalismo puro, como outra atividade qualquer…
    Quem viu FUTEBOL,ENCANTADOR,ELETRIZANTE e de AMOR A CAMISA; VIU!!
    QUEM NÃO VIU, PERDEU !!!

  • Alisson Sol disse:

    Imagine uma final entre The Strongest, da Bolívia, e Pumas, do México, no Mineirão. Quem viria pra cá?“. Talvez o México inteiro. Acho que esta senhora não tem qualquer noção do que está falando/escrevendo. Ano passado houve um amistoso (veja “amistoso”) entre Seattle Sounders e Tijuana (aquele que o Atlético-MG desclassificou na Libertadores). A cidade amanheceu cheia de Mexicanos, assim como ocorre toda vez que um time do México vem para partidas da “CONCACAF Champions League”… Será que não viu o que ocorreu na Copa e recentemente na Olimpíada. E final de “Champions League” não é apenas o jogo: tem outros eventos, o turismo, etc.
    Mas o Brasil deve estar dispensando o dinheiro dos turistas!

    Infelizmente, tenho de chegar a uma constatação desagradável: o maior problema do Brasil é o povo preguiçoso. O mais preguiçoso que conheço no mundo inteiro. Os mexicanos trabalham duro, os americanos de modo organizado, os ingleses planejam melhor, os japoneses repeitam tudo, e os brasileiros são criativos. Mas preguiçosos. É por isto que, como diz Levir: “no Brasil, a única coisa que evolui é o atraso”. Às vezes cito aqui a excelente obra de Mário de Andrade: “Macunaíma”. Mas a maioria não entende: teve preguiça de ler este excelente livro, que mostra bem a filosofia de vida de grande parte da população.

  • Leandro Fábricio disse:

    Chico o problema é que alguns como aqui no blog, acham que estamos na europa, onde as condições financeiras são quase que iguais para todos, não existe diferença na distancia do brasil para a venezuela e da alemanha para a frança por exemplo….

    outra coisa que final em campo extra prejudica aquele que fez a melhor campanha entre os dois finalistas… então vejamos: o atlético rala para fazer a melhor campanha da competição na fase de grupos e consegue, aí consegue chegar na final e enfrenta o nacional do uruguai que se classificou com a pior campanha entre os classificados…. vai pegar o nacional em campo neutro… isso é justo???

    só alguns exemplos para o pessoal repensar… depois vou enumerar com mais tempo outros fatores prejudiciais que podem existir com essas mudanças da conmebol…

  • Alex disse:

    …é inacreditável!!!…a FIFA , pasmem, colocou o Cruzeiro entre os 15 times do MUNDO, dá pra acreditar nesse ranking?
    1) Barcelona
    2)Juventus Itália
    3)PSG França
    4)Real Madri
    5)Bayern Alemanha








    49546) QUINZE DE PIRACICABA
    49547)CRUZEIRO
    49548)QUINZE DE JAÚ
    kkkkkkk…………rindo até 2015…kkkkkkkkkk

  • Pablo de Oliveira disse:

    Hoje o globosport.com publicou uma reportagem na qual eu já havia postado aqui antes, se o Galo mantiver o mesmo desempenho do primeiro turno ele chega a 77 pontos CAMPEÃO
    Se Flamengo e Palmeiras mantiverem o mesmo desempenho chegam a 74 pontos.
    Por tanto mesmo sem padrão tático, sem treinamento, na sorte EU ACREDITO!!!
    E mesmo se perder para a Ponte Preta, ainda tá sob controle EU ACREDITO!!!

  • Pedro Vítor disse:

    A final em apenas um jogo poderia ser disputada em campo neutro, acho que isso é legal, pelo menos acho mais equilibrado emocionalmente. Quando o Atlético venceu a competição perdeu fora e seria completamente impossível vencer a partida de volta naquele cenário maravilhoso que foi montado sem intercessão de juiz ou alguma polêmica extra Campo que acontece diversas vezes na Argentina, Uruguai entre outros países e inclusive no Brasil algumas equipes “tem” ou usam de estratégia extra campo pra se beneficiar de alguma forma.

    Mas o quero dizer é que dá mesma forma que tem este lado tem o outro também, o que foi enfrentado lá no Defensores Dell Chaco. Talvez muita gente não se lembram mas muitos atleticanos foram recebidos em clima de guerra lá no Paraguai, a torcida deles jogavam pedra, bombas e fazia uma “bela” recepção diga se de passagem pra torcida do Galo que foi lá apoiar o time. Tem gente que tem recursos e vai de Avião, pega Táxi e para na porta de entrada do estádio e depois dorme em hotel, mas tem torcedores ainda mais aqui no Atlético que vai de carro mesmo, de ônibus é cansativo bate e volta, e chega lá aquela bela recepção que não é condenada pelo Clube mandante nem pela Conmebol e até Polícia faz corpo mole ou seja o “pau quebra” sem dó e nem piedade.

    Dentro de Campo apesar dos pesares a desorganização também acontece vocês se lembram do Ronaldinho Gaúcho quase sendo atingido por pedras lá no Defensores Del Chaco.

    Eu acho que Este foco maior na final vai mudar muita coisa, e povo Sul americano tem que se acostumar com isso, aqui no Brasil já aos poucos mudando, essa elitizaçāo já vem acontecendo por aqui se por um lado o ingresso fica caro e você tem que escolher durante o mês qual jogo será mais interessante por outro lado é muito bom ir ao estádio pelo menos pra mim que tenho o costume

    Eu não vejo tanta falta de credibilidade este modelo de disputa desde de que haja bom senso por parte da Conmebol, por exemplo uma final entre Galo e San Lorenzo um time brasileiro e um argentino a competição já tem que ter definido antes de começar onde vai ser disputada está final porque de fevereiro a novembro você consegue se programar se planejar pra tal acontecimento, se for disputada em Manaus ou Curitiba, na Colômbia ou Chile.

    Agora se não tiver bom senso é lógico que irá dar errado!

    • Edson Dias disse:

      Meu caro…

      Eu discordo de você. Não vejo sentido algum criar um clima de segurança APENAS na final, colocando-a em um campo neutro. Tudo bem… você coibe a selvageria da final, mas coibe na semi-final? nas quartas? nas oitavas? na primeira fase? na pré-libertadores? Claro que não coibe.

      Como o campo neutro vai ser escolhido? Por meros interesses comerciais de algum país interessado como os Estados Unidos? Não é mais razoável punir de maneira severa torcidas e clubes que fazem essas merdas?

      Veja o caso das quartas de final da Libertadores do ano passado, entre Boca e River: dentro do célebre La Bombonera, estúpidos resolveram atirar gás de pimenta dentro do túnel inflável que dava acesso ao campo para o time do River.

      Qual foi a punição imposta ao Boca? Nem lembro mais, mas foi uma punição ridícula. Este é apenas um exemplo de que o pau pode quebrar sem dó nem piedade, em qualquer fase. Vejam o que corinthianos foram fazer lá na Bolívia, anos atrás, ainda na fase de grupos da Libertadores!!

      Se a Conmebol não tem bom senso, interesse e culhões para resolver ISSO, você acha que colocando a final em campo neutro ela passará a ter bom senso?

      O papo de “justiça” por sete entre os dez últimos títulos terem sido do mandante do segundo jogo tem uma explicação muito mais simples!! Via de regra, é o melhor time!! O que estamos querendo? Que haja uma estatística que mostre que aproximadamente 50% dos finalistas são mandantes e 50% visitantes?

      Veja o caso do Atlético Nacional, esse ano… nem vou falar do Galo de 2013. Um timaço!! Melhor campanha da competição, disparada. Melhor futebol, disparado. Teve o direito de decidir em casa, de acordo com o regulamento da competição. Ganhou do Independiente del Valle, que deu um trabalho danado, mesmo jogando fora. O que há de injusto nisso?

      O Tigres ano passado… perdeu para o River no Monumental de Nuñez na final. Foi injusto? Não… o Tigres foi extremamente incompetente tanto no jogo de ida quanto no jogo de volta.

      Sobre a elitização, o que está acontecendo é que não estamos escolhendo qual jogo interessante ir. Estamos é indo só na boa mesmo. Essa é a grande verdade.

      • José Eduardo Barata disse:

        Boa demais da conta a sua argumentação.

      • Pedro Vítor disse:

        O motivo de se mudar a Libertadores com certeza nada tem a ver com a final em partida única, como mesmo disse o presidente do Atlético, é um teste apenas pra edição de 2017, o que realmente esta mudado é o formato e forma de se jogar a competição!

        Como o campo neutro poderia ser escolhido. Como ele é escolhido na Europa? Já que a ideia é copiar, que se copie mas faça valer as adaptações que o continente sul americano tem que ser levado em conta o território gigante.

        No caso de se coibir a violência isso tem que existir independentemente se há final unica ou não, te falo que a torcida do Olímpia foi muito bem tratada aqui em BH. Na época meu carro ficou bem perto da área de isolamento dos Paraguaios e tive que esperar cerca de duas horas pra ter acesso ao local. Te pergunto porque isso não acontece lá? Mas é outro país, eu ja estive no Paraguai em uma dia que seleção do Brasil foi eliminada pelo Paraguai em Copa América, é coisa de louco…

        As punições são nulas, não só fora por parte da Conmebol, como aqui no Brasil, STJD e CBF, nada fazem pra moralizar o futebol. Punição existe na Europa, é outra coisa que irão ter que implantar. Essas punições tem que deixar bem claro, porque se acontecer o clube tem que ser punido e pronto, sem julgamento por parte de imprensa ou opinião de torcedores, aprontou vai ser punido, e isso vale para o futebol brasileiro, eu acho um absurdo tem tribunal pra julgar invasão de campo, ou pra jogador expulso, ou pra quem agrediu e por aí vai…

        Com certeza continuará a vencer o melhor, porque esta sindrome de que o time do Galo de 2013 só vencia em casa, pra mim é falta de amadurecimento da equipe e por causa disso deixou de conquistar o Brasileiro por quantas vezes mesmo? Em 2012, 2015, e este ano esta quase indo para o mesmo caminho, e acho o time do Atlético melhor que Flamengo e Palmeiras, mas o time tem que postura, jogar bem tanto dentro como fora… e assim irá conquistar títulos fora de casa, ou será que o Atlético é pior que o Raja Casa Blanca

        Mudanças é disso que o Brasil precisa, pega o Estadual que é disputado em 3 meses e passa ele pro final do ano, nas férias. Libertadores começa em Fevereiro. Brasileiro em Março. Copa do Brasil em Abril.

        O Galo jogou a final da Libertadores com Bernard em campo, no dia 24 de agosto de 2013, e não conseguiu inscrever o Dátolo, e nem o Emerson zagueiro para o Mundial, puro e excusivo por causa deste calendario totalmente esquisito da Conmebol e CBF