Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Esta noite no Mineirão: o maior ganhador dos últimos cinco anos contra o maior da Copa do Brasil

Virou costume: desde 2012, o Galo levantou taças em todas as temporadas (Foto: Maurício Paulucci)

Entre as várias competições nacionais e internacionais o Atlético inicia hoje a sua sétima final consecutiva contra outro que é da prateleira de cima do futebol Sul-Americano. Bela reportagem do Guilherme Frossard no Globoesporte.com:

* “Maior vencedor no Brasil desde 2012, Atlético-MG inicia busca pelo 7º título”

Se vencer a Copa do Brasil, Galo vai ampliar supremacia dos últimos cinco anos em território nacional; Alvinegro está garantido pela 5ª vez consecutiva na Libertadores

Nenhum clube brasileiro conquistou mais títulos que o Atlético-MG nos últimos cinco anos. E a galeria de troféus pode crescer nos próximos dias. Nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Mineirão, o Alvinegro recebe o Grêmio no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil, que pode valer o sétimo título em meia década.

A redenção do Galo desde 2012 passa por números, troféus e pelo orgulho da torcida. De um clube que brigava apenas por conquistas regionais, o Alvinegro se transformou em um time respeitado por todos os adversários, com um desempenho espetacular jogando em seus domínios e que entra na lista de favoritos para vencer qualquer competição que disputa. Os números e as conquistas dos últimos anos evidenciam a transformação atleticana.

Desde 2012, o Atlético-MG não passou nenhuma temporada sem levantar troféu. Foram seis neste período. No primeiro ano da sequência vitoriosa, o Campeonato Mineiro foi vencido de forma invicta, e o Brasileirão bateu na trave: vice-campeão. Em 2013, no ano mais especial da história do clube, mais um Estadual na conta e a conquista da inédita – e tão sonhada – Taça Libertadores. Em 2014, o clube comemorou a Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil – vencida sobre o Cruzeiro, maior rival. Em 2015, novo vice-campeonato do Brasileirão e mais uma taça do Campeonato Mineiro. Além do Galo, apenas um clube brasileiro venceu seis títulos neste mesmo período, o Internacional. Todos os troféus do Colorado, porém, foram regionais: cinco Campeonatos Gaúchos e uma Recopa Gaúcha.

Não para por aí. Alguns outros números merecem ser ressaltados. Devido a mais uma boa campanha no Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG garantiu, novamente, presença na Taça Libertadores da próxima temporada. Será o quinto ano consecutivo que o Galo vai disputar o maior torneio do continente – mais uma chance para buscar o bicampeonato. Somente um clube brasileiro havia disputado cinco ou mais edições da Libertadores em sequência: o São Paulo, de 2004 a 2010, emplacou sete participações consecutivas no torneio.

Naturalmente, a qualidade nos elencos montados pelo Atlético-MG nos últimos anos é um dos principais ingredientes do sucesso. De Ronaldinho Gaúcho, em 2012, a Robinho, Pratto e Fred, em 2016, o Galo sempre contou, em todas as conquistas do período, com grandes jogadores. Prova disso é o número de atleticanos convocados para a seleção brasileira nos últimos cinco anos. Foram 12: Leonardo Silva, Réver, Jemerson, Diego Tardelli, Rafael Carioca, Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Jô, Marcos Rocha, Victor, Fábio Santos e Douglas Santos. Além dos brasileiros, cinco estrangeiros do Atlético-MG também foram chamados para defender suas seleções neste período: Otamendi e Lucas Pratto (Argentina), Cazares e Erazo (Equador), e Rómulo Otero (Venezuela).

A importância do Gigante da Pampulha

Dois estádios também aparecem como elementos decisivos nos números espetaculares do Atlético-MG desde 2012. O Independência e o Mineirão, palcos onde o clube foi muito feliz nos últimos anos. O Gigante da Pampulha vai receber, mais uma vez, um jogo de final envolvendo o Galo. Dos seis títulos vencidos pelo clube nos últimos cinco anos, quatro tiveram a finalíssima disputada no Mineirão, e um deles – o Mineiro de 2015 – teve o estádio como palco do primeiro jogo da decisão, a exemplo do que vai acontecer agora, na Copa do Brasil de 2016. Naquela ocasião, o Atlético-MG ficou no empate sem gols contra a Caldense no primeiro jogo, em Belo Horizonte. A finalíssima foi disputada em Varginha, quando o alvinegro venceu por 2 a 1 e ficou com a taça.

O primeiro jogo da final da Copa do Brasil já é nesta quarta-feira: Atlético-MG e Grêmio, no Mineirão, ás 21h45 (de Brasília). A partida de volta será na próxima quarta, dia 30, na Arena do Grêmio. Lá, em Porto Alegre, o Atlético-MG vai ter a oportunidade de confirmar aquilo que os números mostram, e que o torcedor sente muito orgulho: ninguém está tão acostumado a gritar “É Campeão!” nos últimos anos como o Galo.

ATLÉTICO-MG X GRÊMIO – FINAL – COPA DO BRASIL
Local:
 Mineirão, em Belo Horizonte.
Data e horário: quarta-feira (23/11), às 21h45 (de Brasília).
Provável time do Atlético-MG: Victor; Carlos César (Marcos Rocha), Erazo, Gabriel e Fábio Santos; Leandro Donizete, Júnior Urso e Maicosuel; Clayton (Cazares ou Marcos Rocha), Robinho e Lucas Pratto.
Pendurado: ninguém
Provável time do Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan.
Pendurado: Kannemann.
Arbitragem: Péricles Bassols Cortez (Fifa-PE), auxiliado por Rodrigo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Nadine Schramm Camara Bastos (Fifa-SC).
Transmissão: TV Globo para RS, PR, SP, MG, RJ, ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Galvão Bueno, Casagrande, Junior e Paulo César Oliveira) SporTV e PFCI (com Milton Leite, Mauricio Noriega e Roger Flores).

http://linkis.com/globo.com/f1xow


» Comentar

Comentários:
13
  • Luis Cláudio disse:

    Jogador do Galo se contunde até assistindo televisão.
    Me preocupa esta estatística maldita e o Galo não se dá bem com o Grêmio.
    Se a marcação pegar bem e não levarmos gols podemos levar a melhor.

  • Frederico Dantas disse:

    Uma coisa é inegável.
    O Atlético vive os melhores anos de sua história. Com conquistas.
    E assim, espero, enterrem de vez este papo de que título não é importante; argumento de quem não ganha nada.

  • RODRIGO COUTO disse:

    Depois de um Centenario sem ganhar nada a média ta até boa, agora e os 45 sem brasileiro?? #benecyrindomuitodisto

  • Paulo F disse:

    O Galao chega meio desacreditado nessa final, tanto por parte da torcida, quanto por parte da imprensa esportiva.
    Isso pode ser uma motivação a mais para o time.
    Espero que nosso ataque esteja inspirado, espero que o Pratto faça um grande jogo. Precisamos fazer 3 gols nesse jogo para ir tranquilo pro Sul, pois iremos tomar um gol com certeza, pois Jr, Urso está em campo.
    Na minha humilde opinião, Carioca nessa moleza toda é 3 vezes mais jogador que esse peladiro desse Urso, que só faz entregar a bola pro adversário. Prefiro um volante que é um pouco frouxo na marcação (já que a pegada do Donizete compensa) e que não perca a posse de bola. Nosso sistema defensivo é muito frágil pra ficarmos entregando a bola pro adversário como o Urso faz. Contra o Palmeiras eu contei 9 vezes que ele entregou a posse!!!!! Enquanto isso, Carioca deve perder a posse uma vez a cada 3 jogos…. Isso está sendo fundamental pro time, reparem como tomamos mais gols desde que Urso virou titular. Não adianta desarmar melhor se vai entregar a posse.
    Pessoal não consegue ver o óbvio, aí complica. Futebol é simples, apesar de não parecer. Se você defende, você toma mais ataque e ataca menos. Se você ataca, vc toma menos ataque, e tem mais chances de fazer um gol. Mas a maioria acha que se defender significa tomar menos gols e atacar significa se expor…. vai entender

  • Pablo de Oliveira disse:

    Podemos definir o Galo em antes do Ronaldinho Gaúcho e depois do Ronaldinho Gaúcho.
    O Kalil foi um ótimo presidente, mas sem o Ronaldinho Gaúcho nunca chegaríamos onde chegamos, e a tendência é só melhorar pois em breve vamos ter um estádio moderno só nosso, o nosso caldeirão.
    Nenhum time no país tem um shopping como o Diamond Mall um Shopping de luxo na área mais nobre de BH, esse Shopping é nossa galinha dos ovos de ouro.
    Estamos no caminho certo muitos criticam o Daniel Nepomuceno por ter feito contratações caras, mas jogador bom é caro mesmo, é jogador bom que leva a torcida ao campo, é jogador bom que ganha título, é jogador bom que gera lucro na venda.
    O Pratto além do retorno técnico vai gerar muito dinheiro para o Atlético, jogador bom aumenta as despesas com salário mas aumenta as receitas e no final ainda da lucro e título esse é o caminho.
    Espero que as conquistas continuem e que venha a Copa do Brasil, acho que vai ser muito difícil mas temos condições.
    CHICO VOCÊ QUE É AMIGO DO MARCELO OLIVEIRA AVISA ELE PARA MARCAR EM CIMA O DOUGLAS E O LUAN, SEM ELES O GRÊMIO NÃO FUNCIONA!!!
    Saudações e um ótimo jogo para todos e com vitória do Galo 3×0 vai pra cima deles Galoooooo!!

  • Juca da Floresta disse:

    O título da matéria está errado mas pode ser uma profecia, “Esta noite no Mineirão: o maior ganhador dos últimos cinco anos contra o maior da Copa do Brasil”, explico: o grêmio junto com o Cruzeiro são os maiores vencedores da Copa do Brasil (4 títulos cada time). Mas se o Grêmio ganhar a edição de 2016, ele com certeza será o Maior da Copa do Brasil.

  • juliobh disse:

    novos tempos !

  • Rodrigo Assis disse:

    Deus abençoe esta noite, espero que mais nenhum atleta se lesione, e que o Marcelo encontre uma maneira de estancar a sangria defensiva. Eu acredito!

  • Renato César disse:

    Na semifinal, o Grêmio se classificou com o placar feito no Mineirão. O Galo precisa ter cuidado principalmente com Luan e Douglas.

    Luan, como joga flutuando pela esquerda, vai precisar ser marcado pelo Carlos César.

    Já o Douglas fica centralizado, onde deve estar o Donizete. Só que ele sabe pilhar o General. Para não correr o risco de perdê-lo, o Marcelo deveria colocar o Júnior Urso para marcar o Douglas e deixar o General dobrando a marcação do Luan.

    Pedro Rocha fica para a zaga controlar. Aí o ataque do Galo tem que se encarregar de fazer o seu papel.

    Quem deve ser oito ou oitenta hoje é o Cazares. Espero que os jornais amanhã estejam estampando uma atuação endiabrada dele, com gols e assistências. Para o nosso bem.

  • Renato César disse:

    Lembrando que este ano o Galo já ganhou a Flórida Cup também. Se Recopa de Ruralzão conta, torneio internacional então nem se fala. Logo, estamos indo para a nossa tentativa de oitavo título em 5 anos.