Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Em Minas e no Paraná, na bola e nas artimanhas, alguma serventia dos campeonatos estaduais

Tecnicamente, os campeonatos estaduais acrescentam pouco ou nada ao futebol brasileiro, mas sempre há alguma coisa boa para se aproveitar em um ou outro, em algum aspecto. Neste domingo, foi ótimo ver o gramado do Mineirão lotado de crianças, mascotes de Atlético e América, se esbaldando, curtindo uma tradição burramente avacalhada pela CBF, que as limita a 20, em jogos pelo Brasileiro.

Com a bola rolando, o Galo foi melhor, reconhecido pelo próprio América. Três gols do Fred e mais uma grande atuação do Maicossuel.

No sábado, o Cruzeiro com time alternativo parou na vontade da URT, em um bom jogo em Patos de Minas.

atletiba

Em Curitiba, os maiores clubes do Paraná, Atlético e Coritiba, deram sequência à defesa de seus interesses contra a Federação Paranaense e por melhorias nas cotas de transmissão pela TV. Não teve jogo e isso pode dar início a um novo processo nessas negociações. Evidencia a inutilidade dessas federações e faz a Rede Globo refletir sobre a relação dela com os clubes.

O tema provocou um comentário interessante do diretor jurídico do Galo, Lásaro Cândido, que via twitter, disse: ‏@lasaroccunha

“Alguns veículos comunicação têm muitos programas e faturam milhões falando sobre nosso futebol. Mas investem mesmo é em ligas outros países”

Para entender melhor a história vale a pena ler esta reportagem do LANCE! :

* “Dupla Atletiba assume papel de grande e tenta mudar o rumo do futebol brasileiro

Unidos, Atlético-PR e Coritiba lutam por mudanças

… Neste domingo, quando os times estavam perfilados e a transmissão inédita ocorria, a bola não rolou. A FPF alegou que profissionais de imprensa escalados (narrador, comentarista, repórteres e o pessoal de apoio) não estavam credenciados e o jogo não poderia ocorrer – o regulamento não diz isso. Os clubes alegam que a entidade que manda no futebol paranaense vetou o duelo por causa da exibição online…”

http://www.lance.com.br/futebol-paranaense/dupla-atletiba-assume-papel-grande-tenta-mudar-rumo-futebol-brasileiro.html


» Comentar

Comentários:
50
  • Márcio Luiz disse:

    Grande Chico!
    Você que tem relações muito próximas com a gente da cúpula do Galo, fala pra esse moço [Lucas Couto] que assumiu a nova diretoria de administração e controle do CAM pra ser mais comedido nas entrevistas e parar com esse negócio de que “nós vamos levantar taça”, pois arrogância é característica do lado de lá; aqui não, por favor.
    Remember Celso Roth em 2009 que conversou fiado tipo isso aí e deu no que deu. O novo e entusiasmado diretor deveria prestar atenção na discrição mantida nesses anos anos todos por sua antecessora Adriana Branco.

    Outra coisa: fica muito feio um diretor de qualquer instituição falar batatas do tipo “pagamento em DIAS” e “naonde”. Credo!

    Como diria o teu Guru Rogério Perez: menos, gente, menos.

    • Silvio T disse:

      Concordo. Ouvi a entrevista do cara e fiquei roxo de vergonha. Ele tem mesma linha Nérso da Capetinga do Nepomuceno, só que piorado por causa do entusiasmo juvenil. Nunca gostei do marketing do galo. Assassinaram o Galo de Prata distribuindo a premiação até prá ex-bbb e sempre aparecia com ações idiotas como botar a camisa do glorioso de última hora em vencedor de São Silvestre. Um clube que disputa a quinta Libertadores seguida, tem um elenco com quase todos os jogadores que são ou foram de seleções nacionais e está muito perto de romper os 100 mil sócios tem que ter um diretor com postura equivalente. Postura!

    • José Eduardo Barata disse:

      Pro “pagamento em DIAS” só dizendo ”
      “MENAS gente , MENAS” .

  • ita disse:

    Fazem protesto, mas depois vai todo mundo consumir o seu “jornalismo”, suas pautas e suas indignações nada imparciais.

    A relação do brasileiro com esse câncer se assemelha à síndrome de estocolmo.

  • Pedro Vítor disse:

    É os Falsos e o Coritiba pra mim tem que lutar sozinhos porque quando os clubes se uniram pra jogar primeira Liga criaram um monte de coisas pra dar força a Cbf…

    Agora os clubes tem que se unir contra esse cenário que Glob E Cbf tentam impor ão futebol brasileiro

  • Bernardo Montalvão. disse:

    Meu Deus como o Galo é perseguido pela imprensa azul. Pois não é que chegaram a conclusão que o árbitro influenciou no resultado de Galo x Coelho. Como o árbitro é um Cru cru declarado, b em que ele gostaria mas não encontrou oportunidade. Ninguém comentou o monte de falta sobre o Otero, caçado dentro de campo. Tanto programa bom e acabam, já o AE, péssimos comentaristas, o modelo do programa é horrível e só não foi extinto porque é mantido por empresários azuis. Parei de assistir!

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Chico, diante de mais uma sapatada do Galo neste pobrezinho América, lhe pergunto:
    HÁ QUANTOS ANOS NÃO MARCAM UM PÊNALTI PRO AMÉRICA CONTRA O GALO???

    Como diria o Márcio Luiz: “Quá, quá, quá, quá..”

  • Kleber Marcus disse:

    Eu só volto a pagar o meu GALO na Veia quando o GALO tiver atitude idêntica!!!
    Chega de Rede Globo mandando no futebol !!!

  • Pedro Vítor disse:

    Que penalidade Mandrake foi aquela de sábado o Cruzeiro começa seus altos e baixos que são neutralizado pelos maquiadores do apito

    Que feio um time desse tamanho precisa de pênalti roubado pra empatar com a Urt?

    E ontem eu tava vendo o Grêmio na mesma toada do Enseada, juiz invertendo tudo a favor mil e poucas testemunhas na arquibancada o mesmo filme…E o Renato Gaúcho já conseguiu estragar o time do Grêmio

    Se tivesse na mesma toada seria pra mim o melhor time do País

  • Pedro Vítor disse:

    Não vi o jogo e nem acompanhei na rádio ontem segui para Serra do cipó aquele banho de natureza alma lavada conselhos do Chico Maia aí que sempre diz pra irmos lá…

    Eu vi agora pela manhã a análise do BeanGalo e o Galo jogou pro gasto pra vencer o América e o Fred aproveitou bem as oportunidades e fez o jogo ficar tranquilo…

    Legal ver o Leonardo Silva chegar a marca de 150 vitórias pelo Clube Atlético Mineiro, este trocou de clube pra nunca mais na vida dele, e ainda joga bola viu, naquele time do Marcelo é difícil realmente se destacar defensivamente mas com o Roger a gente vê a qualidade técnica que acrescenta ter um zagueiro experiente, de grande liderança e identificação com o clube, e está aí sendo professor de mais uma promessa do Galo, começou com o Rever, já era bom mas com o Léo foi pra seleção e por pouco não foi a Copa, depois com Otamendi e depois o Jemerson ressurgiu no Atlético e hoje comanda o Mônaco na França e agora o Gabriel… Jesiel também tem caixa pra crescer e se torna um zagueiro de boa técnica ão lado do Léo Silva acho que até o Felipe Santana cresce deprodução.
    .

  • Flaviano disse:

    Olá Chico

    Seria muito BOM um tópico somente sobre o Galo e outro sobre Cruzeiro.O que vc acha? Os atleticanos não está interessado ler matéria sobre cruzeiro.

  • Pablo de Oliveira disse:

    Como diria o Levir Culpi jogador tem que ter bons numeros, é o sexto jogo consecutivo do Cazares como Titular, nenhum gol, nenhuma assistência, sem cometários né!
    Ainda bem que o Robinho voltou, ele e o Fred já mostraram o cartão de visitas e vão arrebentar, tomara que o Cazares seja pelo menos um bom banco.
    Saudações

    • Leandro Fábricio disse:

      cazares é muito bom de bola mas é inconstante… por isso que ao invés de investir em zagueiro coisa que muitos ainda acham necessário, na minnha opinião o atlético deveria trazer mais um meia de ligação..

  • J.B.CRUZ disse:

    Resultados normais de fim de semana no campeonato mineiro..
    Nosso foco é o São Francisco….
    CRUZEIRO SEMPRE !!!..

  • Cesar Rodrigues disse:

    Então Chico a pergunta que não quer calar: A Globo tem um tratamento muito diferenciado com a Dupla Flamengo e Corinthians! Em seguida na linha de diferenciais vem Santos, São Paulo e Vasco se não me falho a memoria. Ai eu me pergunto, apesar dos adiantamento das cotas, porque as duplas Grenal, Cruzeiro e atletico, Bahia e Vitória não juntam forças e passem a dar as cartas em relação as cotas? Uma passividade impressionante!

    • Renato César disse:

      Bahia e Vitória são visitantes na elite do futebol. Grêmio e Inter pertencem a outro Brasil e não podem se juntar a mais ninguém, já que o Brasil deles é melhor que o de todo mundo.

      Mas o grande problema é juntar com os traíras azuis. Não tem como se juntar a esta raça não porque eles vão tentar passar a perna a qualquer custo.

  • Tarcísio Coimbra disse:

    Mais um Penalte mandrake para o Cru Cru. Jogo limpo né Mano?

  • José Eduardo Barata disse:

    E o GALO , hein ?
    Defesa que marca , meio campo que organiza ,
    e ataque que ataca .
    Cada qual com seu cada qual .
    E os melhores em campo .
    Simples assim .
    Sem muita explicação , sem muita conversa .
    Por exemplo ?
    O Rocha fez como Nelinho fazia .
    Lançou na paralela , para o ponta .
    Que foi ao fundo e cruzou .
    Dois chegando , sobrou pro nove que guardou.
    Não tem muto o que falar , não é mesmo ?
    Deve estar rolando muito COLETIVO no CT .

    • Renato César disse:

      Acho que está faltando ainda criação no meio de campo. Quando o coelho diminuiu os espaços, a exemplo do que o Uberlândia já havia feito, só vimos ligação direta e recuperação de bola pelo adversário.

      Depois do primeiro gol, o time americano se perdeu e deu muito espaço. Aí o nosso jogo apareceu. Mas, na volta do intervalo, o Enderson Moreira corrigiu a postura, trouxe seu time de volta para o jogo e voltamos a fazer ligação direta e a perder a posse de bola.

      Isto tudo acontece porque não temos criação no meio de campo. Falta um organizador de jogadas. Um cara que pensa e define as jogadas de ataque.

  • lauro disse:

    Chico bom dia! a primeira liga é um caminho mas esta sendo sabotada duramente por todos os lados, é nítida a campanha contra , só não ve quem não quer!
    So citei o primeira liga como exemplo para vc ver que toda a tentativa de sair da CBF ou da Globo é bombardiada duramente , bombardeiro inclusive dentro de nosso quintal.

    Abraços

  • José Eduardo Barata disse:

    Aí está !
    Posição assumida contra a camisa de força que
    envolve o futebol no país .
    Hora de congregar todas as classes de profissionais
    que orbitam o esporte para dar um BASTA a tudo o
    que vem asfixiando os clubes , acabando com a
    tradição , a história , a verdadeira razão de ser do
    do futebol .

  • Silvio T disse:

    Sobre o tuíte do Lásaro, acho que o problema maior são os próprios clubes, que rastejam para a globo. Num passado recente já houve propostas milionárias, bem maiores do que as da globo, da Record e Esporte Interativo. E o que aconteceu? A maioria dos clubes foi correndo abanando o rabinho e fechando com a globo, como sempre. Por falar nisso, que transmissão lixo a do jogo do galo ontem! Lembrei dos tempos decadentes da TV Tupi. Fiquei sem saber se é a crise, má vontade ou boicote explícito ao time de maior torcida do rural.

  • Julio Cesar disse:

    É impressão minha ou a Avenida pela direita continua aberta ao facil transito ? Embora Marcos Rocha tenha ajeitado a bola pro Robinho magistralmente no quarto gol.
    Cazares bem ! Tomara que problemas extra campo (se existiram) não retornem. E pode procurar outra opções ao inves de pensar que vai fazer gol por cobertura com frequencia.

  • Renato César disse:

    Em relação aos paranaenses, ainda que seja boa a intenção deles de brigarem com a Globo nesta ocasião, são dois clubes geridos por pessoas de caráter duvidoso.

    Quando surgiu a Primeira Liga, os dirigentes destes clubes se juntaram ao pseudo-doutor para derrubar o Kalil. A Liga receberia dinheiro absurdamente maior do que os valores atuais e eles poderiam disputar campeonato regional com equipes sub-23, caso os direitos de transmissão não atendessem às suas necessidades.

    Mas preferiram ir com o pseudo-doutor e o presidente do Fluminen”C” às escondidas lá na CBF para aceitar a Liga no moldes desejados pela entidade maior do futebol brasileiro (será que foi só isto que aceitaram? Por acaso, Coritiba e Cruzeiro frequentaram o Z4 o campeonato inteiro e continuavam tranquilos, planejando 2017 na série A). Agora vão chorar na cama, que é lugar quente (ou não, porque lá em Curitiba nem cama é quente).

  • Pablo de Oliveira disse:

    Eu disse que era para o mequinha preparar o lombo, acredito muito nesse time titular e venceu o melhor!
    O mequinha é um time bem treinado e valorizou nossa vitória, foi um bom teste mais um treino de luxo.
    Destaco:
    A segurança do Giovane
    A dupla Robinho e Fred que deram seu cartão fe visitas ontem
    O preparo físico estamos voando no fim dos jogos
    O Maicosuel de talismã
    O Carioca jogando muito
    O Cazares que continua vivendo de lampejos, e vai ser banco do Robinho
    Mais uma boa partida do Otero
    Ainda tem o Luan para entrar nesse time pela direita.
    Temos um bom time titular e boas opções no banco para o ataque Otero, Maicosuel, Cazares e Rafael Moura.
    Clayton e Yuri vão ter que melhorar muito para arrumar lugar no banco.
    Fomos privilegiados com o calendário, ter escado dessa pré Libertadores foi fundamental para o Roger ter tempo para armar o time.
    Estamos usando o Mineiro e a Primeira liga como treino de luxo e o time tá evoluindo bem.
    Até o primeiro jogo da Libertadores o time vai estar perto do ideal e o Godoy Cruz não vai guentar!

    • Pedro Vítor disse:

      É bom esperar e analisar um pouco mais meu caro Pablo

      Que o time é bom é só lê no papel, agora está sendo passado a limpo como diria os entendidos…

      Temos um sistema defensivo bom, já deu pra ver que melhorou ainda não está no ponto ideal até porque não tem sido muito testado contra as equipes do interior e contra o América ainda a gente vê que precisa de ajustes …

      Do meio pra frente a qualidade é indiscutível mas ainda falta organização tática… acho que a tendência mesmo é o trabalho encontrar se na Libertadores e o clássico de primeiro de abril será nosso Grand teste para temporada…

      Até lá o time vai estar no ponto físico, técnico e até o elenco deverá estar sendo testado com suspensões e mudanças…

      Acho que é necessário um volante pra reserva mas.da mesma qualidade de Carioca e Elias. Um meia pra ser titular, já que o Casares não atravessa bo fase e Robinho não é meia. E um atacante já que só o Maicossuel e Rafael Moura é pouco, Clayton corre por fora e o Hyuri tem que seguir os passos do Patrick, Carlos, E procurar um lugar ão Sol…

      Abraços

  • Renato César disse:

    Sobre o time celeste, jogaram: Rafael; Maike, Léo, Caicedo, Diogo Barbosa; Henrique, Cabral, Rafinha, Alisson; Sóbis, Ábila (Fabrício, Alex, Élber). Não vi o nome do Arrascaeta e nem do Tiago Neves, sendo que este nem estreou. Tem certeza que foi utilizado time alternativo?

    Outro dia eu comentei que os times do interior que dariam trabalho seriam Uberlândia e URT. Hoje, na tabela, a Tombense (que já perdeu em casa de 3×0 para o Galo), aparece entre os dois.

  • Renato César disse:

    Sobre o América, o coelho de vez em quando mostra algum bom jogador. Parece ser o caso deste Gustavo Blanco. Acho que o placar elástico também se confirmou muito com a sua saída. Para mim o técnico errou na substituição.

    Ele tem 22 anos e foi emprestado pelo Bahia. Acho que o Galo poderia tentar a sua contratação. O tricolor baiano tem o zagueiro Tiago Panussat emprestado até julho e tenta a sua contratação. O Galo poderia oferecer uma troca.

    Mantém o empréstimo ao América e traz o jogador em definitivo no final da temporada. Que tal, presidente?

  • Renato César disse:

    Sobre o jogo do Galo, mais uma vez ficou muito claro como um meia tem feito falta a este time. Qualquer um que jogue com três volantes diminuindo os espaços dificulta significativamente a vida do Galo.

    Não temos criação, não conseguimos virar lado de jogo, não tentamos penetrações individuais. Vencemos porque fomos letais. Em quatro finalizações o Fed fez três gols. E o Giovani mostrou que é o segundo melhor goleiro do Brasil.

    Contrata um camisa 10, presidente!

  • Márcio Borges disse:

    Chico, aqui em Curitiba está ocorrendo um fato muito interessante que é a união entre os rivais quando o assunto é televisão, ou seja grana. Venderam seus direitos para o esporte interativo juntos, saíram dá primeira liga por não concordar com a divisão dá grana, juntos e por fim ontem fizeram isto. A federação pressionando para interromper a transmissão alternativa e os dois disseram não. Que podia cancelar o jogo.
    Exemplo a ser seguido pelos dois maiores rivais aí de Minas. Que são rivais mas no fundo têm o mesmo objetivo.
    Rivalidade dentro de campo, durante o jogo. Depois tem que se unir contra todos que só atrapalham o futebol. O espetáculo é dos clubes. Eles tem que comandar. Pena que a primeira liga tenha ficado só na vontade.

    • Tonho ( Mineiro ) disse:

      Ce ta por fora Marcio, Atletico e pirang tambem estao unidos quando o assunto e contrato de tv, so que estao fazendo ao contrario, ano passado quando foi anunciado que o EI estava no pareo e pagando mais que a Globo, os 2 se uniram e assinaram ADIANTADO o contrato abaixo do que era comentado que o EI estava oferecendo aos times fora do eixo. Quando Kalil estava no Galo e nao tinha união com o pirangi, o Galo junto com Atletico Paranaense foram os ultimos a assinar, o pirangi foi um dos primeiros como agora ( ano passado ) Ja falei e vou repetir com este presidente o Galo vai voltar a ser o que era antes do Kalil. Deixa o pirangi pra la, antes so que mal acompanhado !!!

      • Marcio Borges disse:

        Tonho, talvez você, por ler o meu post com paixão clubística, não percebeu que eu disse exatamente isto. Tinham que se unir e não se afastar. Você mesmo se contradiz pois foi o primeiro a comentar que o exemplo devia ser seguido. E deve mesmo. A união deve ser para conseguir o melhor para os clubes. Eu não estou aqui para debater se um ou outro teve um comportamento. Quero é que tenham o mesmo comportamento. Até porque metade das noticias que saem na mídia, quando o assunto é futebol, nem sempre são verdades. Eu tenho pra mim, a muito tempo, que o clube só divulga aquilo que ele quer. Ou você acha que jogadores são afastados ou ficam sem chances no clube por “opção do treinador”. Neste meio não sabemos de nada.
        Mas independente de você achar que estou “por fora”, eu continuo achando que o exemplo deveria ser seguido pelo cruzeiro e pelo atlético na hora de negociar com a globo ou outra emissora.

  • Leandro Fábricio disse:

    E tem dirigentes de um time aqui de BH que veste azul calcinha tentando causar polemica porque a prefeitura de BH está liberando onibus para levar a criançada aos estádios…
    cambada de hipocritas, uma iniciativa bonita que ao invés de ser copiada pelo lado de lá preferem pagar de “bons moços” e falando de que estão usando capitais da prefeitura para beneficiar ao atlético sem saber que se eles quiserem fazer o mesmo também o podem… isso envolve mais que futebol seus idiotas, isso é bem social…

    galo 4 x 1 no américa mineiro… tudo normal, nada pra se empolgar demais…

    e pra encerrar digo é que a cada dia a gente tem a certeza de que o mineirão sem a torcida do atlético não é e nunca será o mineirão, mineirão com a torcida do atlético é certeza de casa cheia, de povão no estádio o clima é outro o mineirão sorri, o vendedor ambulante tem a certeza de que hj vai faturar alto, os donos de bares felizes porque vão faturar alto, até a minas arena sorri…

    quando é jogo do outro time…. minha nossa senhora… é um desanimo total… nem o mascote deles tem graça

    • luiz ibirite disse:

      fala leandro, gostaria de saber onde vc leu que tem algum dirigente contra esta atitude da PBH, q inclusive começou a ser discutida aqui em post anterior (BARATA, CLAYTINHO, SOL,…) tem alguns posicionamentos bem interessantes e concordo mais com a opnião do BARATA.

      • Leandro Fábricio disse:

        Fala luiz… Luiz eu acompanho muito o twuitter de varios jornalistas e setoristas do atlético e eles confirmam isso que eu estou falando…

      • José Eduardo Barata disse:

        Apenas uma questão de gestão correta , caro Luiz .
        Definitivamente ninguém é contra “gastar dinheiro” para levar
        alegria para a criançada . Ou para idosos . Ou para moradores de
        rua , como já foi feito , atitude BELÍSSIMA .
        Mas é preciso e fundamental observar a legislação .
        Não tem como deixar de lado a correção administrativa .

        • Renato César disse:

          Como disse em outro post, a legislação é observada. A frota é da PBH, os motoristas concursados e as crianças participam de programas da Prefeitura que buscam uma formação mais completa.

          Lembrando novamente que digo isto por ter trabalhado dentro da Secretaria Municipal de Educação e conhecer estas políticas.

          • José Eduardo Barata disse:

            Pronto !
            Respondida e explicada a questão .
            Obrigado ao Renato pela elucidação da matéria .
            Que caberia à prefeitura , não é mesmo ?

    • Pedro Vítor disse:

      Esse Zezé Perrela é um sujeito que herdou a vaga no senado com a morte do Grande Itamar Franco porque se dependesse do nome, da competência desse dirigente corrupto do helicóptero do pó nunca iria ser eleito, e como gosta de aparecer falando bobagem!

    • Alex disse:

      ….assino embaixo Leandro….o futebol é das crianças….coisa linda ver um estádio cheio de crianças, sem maldade, sem segundas intenções….até o clima fica mais ameno…..mas o problema desse povo não é as crianças….o problema desse povo se chama Alexandre Kalil…..estão remando contra….falta de inteligência….vai ser sempre assim, a culpa é do cafezinho , da Van que transporta as crianças, do dinheiro gasto pra divertir as crianças…..

      • José Eduardo Barata disse:

        Meu caro Alex , tudo certo, tudo bem em termos crianças aos montes
        nos estádios .
        Concordo demais da conta com essa proposta .
        É muito legal ver a alegria da criançada em campo.
        A única coisa que realmente incomoda é o COMO as coisas são feitas.
        Nenhum órgão público pode cuidar da coisa pública sem ter que se
        haver com a transparência .
        Não custa nada aos assessores de comunicação de qualquer governo
        vir a público e dizer : este ou aquele programa tem respaldo no orçamento
        aprovado .
        Não sendo assim , por melhor que sejam as intenções do governante ,
        ele comete uma impropriedade .
        E acredito que todos nós , brasileiros , já estamos cansados dessa forma
        de agir de nossos governantes , não é mesmo ?

    • Cesar Rodrigues disse:

      Que comentário….Minha nossa que cultura….Poeta!

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Exemplo a ser seguido dos Paranaenses !!