Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

América teve que se abrir; o Atlético melhorou a condição física e fez 3 a 0 no segundo tempo

Foto: Mourão Panda/América

Revoltado com a arbitragem e twittou: @marcus_salum “Mais uma vez, a arbitragem influencia e prejudica o América em uma decisão contra o Atlético-MG. Depois dos erros de 2018, Igor Benevenuto no VAR. Repito a pergunta que fiz em 2018: Vale a pena disputar um campeonato assim?”.

Há controvérsias. Os ex-árbitros e atuais comentaristas, Márcio Rezende de Freitas e Sandro Meira Ricci (Globo e Sportv) disseram as jogadas que geraram reclamações foram normais, no fim do primeiro tempo quando o VAR foi acionado. Era para conferir se teria sido pênalti, uma bola que bateu ombro ou braço do Réver. Os homens do apito e video-imagens concluíram que não foi.  Também entendi que a bola pegou no ombro, mas já vi muitos árbitros marcar pênalti, em lances idênticos, inclusive contra o Atlético.

Apesar do placar, foi o clássico mais tenso nestes  três disputados entre eles nos últimos dias. Com a vantagem a favor do Galo, o técnico Lisca teve que partir para o ataque. No primeiro tempo o predomínio da posse de bola foi atleticano, mas Rafael foi quem fez as defesas mais difíceis, especialmente num chute do Matheusinho, que se aproveitou de saída errada de bola do zagueiro Júnior Alonso. Pelo Galo, Nathan desperdiçou ótima chance, chutando pra cima, de dentro da área, uma bola bem cruzada pelo Savarino, que fez lembrar os áureos tempos de grandes pontas direita do nosso futebol. No fim do primeiro tempo o VAR foi acionado para conferir se teria sido pênalti, uma bola bateu no peito e resvalou no braço do Réver. Não foi, mas já vi muitos árbitros marcar em lances idênticos, inclusive contra o Atlético.

No segundo tempo o América voltou com tudo, mas se abriu demais, do jeito que o Jorge Sampaoli gosta, e proporcionou contra ataques fatais ao Galo. Réver, de cabeça, abriu o marcador. Na sequência, Felipe Augusto chegou na cara do Rafael e poderia ter empatado, mas o goleiro atleticano fez outra ótima defesa e evitou. Marrony, com habilidade e muita classe, fez 2 a 0, cobrindo o goleiro Airton e a defesa americana. E Savarino, fechou o placar, se aproveitando de um frangaço do goleiro do Coelho, que é o ponto mais fraco do time, uma preocupação para a disputa da Série B.

Classificação merecida do Galo que vai enfrentar o Tombense, que também venceu suas duas partidas destas semifinais, passando sem maiores problemas pela Caldense. As partidas serão disputadas nos dias 26 e 30 de agosto, segundo a FMF.


» Comentar

Comentários:
18
  • Carlos Henrique disse:

    Chico futebol é complicado, vendo o Lisca no programa da Band Minas.
    ele nao aceitou as consideraçoes do Heverton.
    e esta certo, Ademir arrancou. e levou a falta por tras.
    mais um pouco , entraria na area.
    poderia nem fazer o gol.
    mas tinha 90% de possibilidade
    Heverton do lado da arbitragem.
    falaram que Gabriel estaria na cobertura.
    que cobertura, se o o outro jogador do America
    estava a frente do Gabriel.
    para min expulsao clara
    ai o Galo jogaria com dez
    se o Placar seria o mesmo nao sei
    times com dez jogadores, muitas vezes se agigantam
    e ganham o jogo.
    no penalty feito por Rver e nao marcaria
    bola na mao nao foi nada.
    mas a arbitragem errou feio.
    escrevendo isso, que ler esse , blog pela primeira vez.
    nao vai saber que time eu torço

  • Horacio disse:

    Grande jogo, bem disputado mas teve hora que foi tecnicamente fraco. O Galo está melhorando, defesa está muito mexida, os jogadores precisam jogar juntos para se conhecer. Rever é bom mesmo é na bola aérea, beleza de gol.
    Ontem achei o Hyoran melhor, mas ele e Marquin não recompõem bem. Achei que o Keno não levantava depois dquela paulada que o Juninho do América deu nele quando entrava livre na área. Acho que, apesar das cabeçadas na defesa e a falta de entrosamento no meio e na frente, o Galo foi bem superior. O problema do américa é que não tem um elenco grande, foi perder uns 3 jogadores e o time caiu, as jogadas também ficaram mais manjadas. Gosto do time do américa, o que enche a paciência são estas subcelebridades que ao invés de corrigir os erros ficam querendo aparecer, cartolagem típica. Aprende a perder ô b..ta.

  • ivan junior disse:

    O dominio do Atletico nos jogos contra o merreca foi fato. Quem entende um minimo de futebol viu que o merreca não fez frente ao Galo em nenhum momento. Se este time do Galo já estivesse com o Sampaoli desde o inicio do ano o placar não teria sido 2×1 e 3×0. O merreca teria levado duas goleadas acachapantes. Agora este salum não amadurece, hein. Toda derrota do meleca nunca é culpa do time, mas sempre de um complo contra o seu time. Ah, vai dormir salum.

  • Paulo F disse:

    Eu to bastante animado com o Galo… agora temos laterais que marcam e sabem cruzar… volantes que sabem jogar… pontas que são pontas de verdade! E agora temos banco.. se vier um centroavante top o time tem tudo pra engrenar. Não acho que o Galo esteja pronto mas nenhum time está, nem o Flamengo. Creio que temos boas chances de ganhar o título

    Não foi mão do Rever e não foi pra vermelho a falta do Alonso. Tomam 5×2 no lombo e ainda tem coragem de chorar por causa de arbitragem DENOVO… Salum odeia muito o Galo kk tá doido…Mas tá certo, tem que adotar essa postura de rival do Galo mesmo, nosso primeiro grande rival, maior rival até a década de 60, parece estar voltando pro seu posto!

  • Guilherme Leôncio disse:

    Quantos anos que o América não ganha do galo e vem desmerecer nossa vitória com erros de arbitragens. São 4 anos sem vencer o Galo, será que em todas o árbitro influiu? É por isso que o América não cresce, não ganha no campo e fica arranjando desculpas.

  • Márcio borges disse:

    Falar que não prejudicou o América não expulsando um jogador aos 2 minutos??? Lógico que prejudicou. E a expulsão era correta.
    Agora gostei do time do América que vai dar trabalho na série B.
    O atlético foi normal. Contratou muito e bem. Se der tudo certo, sem expulsões, brigas internas, etc, o galo vai brigar em cima.

  • Luiz disse:

    Muito bom jogo.
    Disputado
    O América está bem…será um dos quatro a subir para a série A. O galo teve que se virar em muitos momentos da partida.
    O Atlético, parece, está encontrando sua formação para o CB.
    Precisa melhorar o passe.O Jair não pode ser reserva.
    Mais uns 5 ou 6 jogos e a coisa engrena é ter tranquilidade e o técnico parar de inventar ( Gabriel na lateral???). Enfim, acho que faremos um bom campeonato, correndo por fora.

  • Renato César disse:

    Sobre o jogo, normal. Galo entrou com uma formação que nem treinou, aconteceu um lance do acaso com 2 minutos que obrigou o zagueiro paraguaio a fazer uma falta na intermediária. Decisão acertada dele porque, se tentasse mais uns 5 segundos tomar a bola e precisasse fazer a falta, aí sim seria em uma condição onde o atacante teria uma “chance clara e manifesta de gol”, resultando em sua expulsão.

    A partida inteira foi de domínio tático e territorial do Galo. Quando calibrou a pontaria, fez 3 gols. E poderia ter feito mais. Coelho só teve uma chance de fato, quando o Allan jogou uma bola no contrapé do Alonso e o Matheusinho finalizou muito bem. O lance do Felipe Augusto eu nem conto porque, se tivesse acertado o gol, seria anulado já que ele estava impedido.

    Compensa citar a participação dos dois pontas do Galo. Keno e Savarino são jogadores muito chatos para as defesas adversárias. Time entrosado e um atacante “fazedor” de gols, eles vão aparecer muito mais.

    E o Alonso também, que oportunidade o Galo conseguiu no mercado. Foi se adaptando ao esquema inventado pelo Sampaoli e deu conta. Quando passou a ter só um companheiro de zaga então, aí é que deitou e rolou mesmo, ganhando todas dos atacantes adversários. E olha que ele passou o jogo inteiro amarelado.

    O caminho está certo. Mas não há ilusão: a diferença para o nosso próximo adversário ainda é gigantesca. Fossem situações inversas, tenho certeza absoluta que o jogo da primeira rodada seria adiado. Isto até aconteceu em 2012. Podemos surpreender e vencer, mas não estamos hoje em condição de igualdade.

  • Renato César disse:

    Uma das piores coisas que existem no coelho é este cartola aí. No dia que ele sair de lá, talvez o clube possa se consolidar como o segundo de Minas.

    Ele tem esta postura ultrapassada, de jogar culpa nos outros quando perde, vai para o microfone esbravejar, cuspir, falar bobagem. Na hora de negociar alguma coisa, prejudica o clube mas não conversa com o Galo.

    Torcida deles foi parar em outro clube, da mesma divisão (pelo menos por enquanto). Não tem que ter raiva do Galo não.

    Enquanto os verdadeiros torcedores aceitarem que este sujeito e seu grupo mandem lá dentro, o clube vai desperdiçar seu potencial e continuar micro como está.

  • Pedro Vítor disse:

    Atlético vai formando um time jovem, corredor, de grande vigor físico. América esta bem treinado, acho que valorizou a vitória alvinegra, e no jogo de ontem Atlético diminuiu o percentual de erros, e aproveitou as chances criadas!

    Agora é ver como será contra o Flamengo, será que iremos ver o jogo?

  • Rodrigo Assis disse:

    Ganhar do América é meu maior desgosto como atleticano, sinceramente, não aguento mais o chororô do Salum, já já aparece aquele americano que esta contando há quantas partidas não marcam um penalti pro América contra o Atlético.

  • Marcelo disse:

    Segue o link para quem não conhece o passado do responsável pelo VAR de ontem. É lógico que não ia expulsar https://www.google.com.br/amp/s/www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/america-mg/2018/03/26/noticia_america_mg,464840/amp.html O Salum não pode chorar nada. O árbitro com esse histórico muito recente não podia ser responsável pelo VAR.

  • Marcelo disse:

    Chico, vamos comentar a na não expulsão do Júnior Alonso aos dois minutos de jogo e a escala do Igor para o VAR, o mesmo que, em 2018, depois da semi-final, processou dirigentes do América, se auto-vetou para jogos do América e fez críticas ao zagueiro Rafael Lima. Pesquisem aí. A culpa é do Salum em aceitar isso e da FMF em colocar um arbitro desse no sorteio. E do próprio Igor, que devia ter pedido para não entrar no sorteio. A questão é de ética.

  • Raws disse:

    Ainda é cedo para afirmar muito sobre o Galo, pois as contratações são recentes.
    Nota-se como não tínhamos há tempos a influência do técnico na parte tática e na “aplicação” dos jogadores em campo.
    Lógico que por ter hoje um banco a altura, a turma corre mais para não perder a posição. Keno deve melhorar muito ainda, parece estar jogando no Egito ou nos Emirados Árabes.
    Acho que podemos ficar otimistas porém com os pés no chão não pensando que já podemos encarar Flamengo e Palmeiras como favoritos.
    Em breve quem sabe…

  • Silvio T disse:

    Galo inverteu a ordem dessa vez, primeiro tempo mais ou menos e segundo tempo bom. Os oportunismos de Réver e Marrony decidiram a vaga. E acho que o Lisca tem razão. Esses dois lances no Maracanã domingo serão pênaltis para o mengão. Nem consultarão o VAR.

  • MÁRCIO LUIZ disse:

    Vitória fácil sobre a segunda força de Minas. Mas essa ideia do Sampaoli de ressuscitar o péssimo Gabriel me preocupa para domingo. Isola!

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    E o mequinha continua chorando…esse Lisca já tá chato.

    • Ed Diogo disse:

      Temos que chorar mesmo pois a FMF e a Radio de Minas já dizia antes que com o investimento deste o galo não pode deixar de ser campeão do rural .
      Outra coisa sene honesto a bola no braço do Réver e jeito como o Alonso segurou o Ademir se fosse ao contrário o que você acha que aconteceria ????
      Eu antecipo sua resposta primeiro a Rádio de Minas estaria dizendo que foi pênalti e depois falaria que o certo era o zagueiro ter sido expulso