Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Uma imagem impensável anos atrás: o América entre os maiores do Brasil e do continente

Fotos: CONMEBOL Libertadores @Libertadores

Ontem a Confederação Sul-americana de futebol postou os escudos dos brasileiros classificados para a Libertadores 2022 e lá estava a bela marca do América.

Hoje, publicou de todos os representantes brasileiros, juntos.

Competência, seriedade e obstinação de um grupo dirigente que há muitos anos vem colocando tijolo por tijolo na reconstrução do clube. Que prazer ver o Coelhão entre os maiores do país. Quem o viu passar por tantas dificuldades, custa a acreditar no que está vendo. Complicado citar nomes, para evitar injustiças, mas eu que conheço bastante a história americana, não posso deixar de homenagear de forma especial ao Marcus Salum e aos irmãos dele, Caio e Alberto.

Também a nossa homenagem ao presidente Alencar Junior, que conhece como poucos os bastidores do futebol brasileiro e sabe dialogar com a cartolagem.

Manifestações de dois americanos sempre presentes aqui no blog, nas vitórias e nas derrotas do time:

Ed Diogo

Estou muito feliz e tenho que reconhecer o trabalho do Salum que na minha opinião está entre os maiores dirigentes do Brasil por anos e anos de trabalho duro sem muitos recursos e lembrando que em 2008/2009 não me lembro o ano exato estávamos na segunda divisão do mineiro para hoje estarmos na Libertadores e um sonho. Temos que também lembrar e agradecer ao Felipe Conceição ao Lisca ao Wagner Mancini aos diretores que trabalham com o Salum e aos grandes jogadores que entenderam a filosofia do América. Temos que lembrar também que o Coelhão foi o único time a encarar a CBF e foi suspenso por acho 2 anos de qualquer competição patrocinada por ela então queridos americanos estamos no céu.
Acredita Coelhão mais vitórias virão para 2022 .

***

Huener

Que alegria Chico e pessoal!!! Estou incrédulo, feliz demais!!!! Agora é festejar e montar um time para chegar a fase de grupos. Quanto ao Ademir, que profissional! Desejo todo sucesso para ele! Que ele chegue a Seleção Brasileira. Huck vai fazer o Ademir! Que Deus abençoe todos os jogadores!


» Comentar

Comentários:
20
  • Pedro Ernesto disse:

    E o Galo? O Galo ganhou!

  • Ed Dioo disse:

    Mais uma vez agradecer honra de mencionar meu comentário mas queria hoje pedir para iniciarmos uma campanha para se fazer uma estátua para o Marcos Salum . Sei que vários honrados guerreiros obstinadas pessoas ajudaram para colocar o América onde ele está hoje mas quem põe a cara para baterem e o grande Salum. Ele e o verdadeiro poderoso chefão então e o merecedor de uma estátua. Se o Renato Gaúcho tem estátua lá no Grêmio o Salum merece duas .

  • Raws disse:

    Espero muito que esse grupo incrível, me surpreenda mais uma vez.
    Surpreenda porque?
    Grande objetivo alcançado. Premiações e exaltações no ápice, porém em período coincidentemente impróprio.
    A possível super concentração do adversário e a possível desconcentração dos nossos, pre preocupa.
    Sem sono ontem, assisti a reprise de Flamengo X paranaense.
    Time encardido viu. Goleiraço. Defesa boa. Sistema tático muito bom. Sabem o que fazem e o que querem.
    Ganharemos o titulo no individual. Fator que o flamengo por detalhes ou azar, não conseguiu.
    Independente do resultado de hoje e até da volta, mesmo com as qualidades frisadas, se o Galo jogar 10 partidas contra esse mesmo time, não sendo mata mata, ganha oito.

  • Germano Brás disse:

    Jesus Amado, como o sucesso do Galo tem causado insônia e delírios! Galôôôôô!

  • Guilherme Leôncio disse:

    O Galo ainda precisa aprender a jogar com o regulamento. Agora é mata mata, o importante é fazer gols e não tomar nenhum. Ultimamente, temos tomado muitos gols por falhas na marcação. Não devemos esquecer, que por um penal não convertido e uma falha defensiva, fomos desclassificados na Libertadores.

  • Horacio disse:

    Parabéns ao cuei, não apenas por ter chegado na libertas, mas pela sequência, ano passado fez um série b em alto nível, e por pouco não pegou a copa Brasil. Este ano, deu um pouco de azar, perdeu técnicos, fase ruim de alguns jogadores, conseguiu acertar e decolou até a libertadores. Mais uns 2 ou 3 jogos pegava a fase de grupos.

    A desvantagem de pegar a fase de classificação é que começa muito cedo e atrapalha a preparação. Muitos adversários já vêm com ritmo disputando campeonatos, mesmo ruins, dão pressão.

    Quanto ao Galo, eu acho que, se conseguir manter a base consolidada do time, vamos disputar todas as competições em alto nível. O time que jogou contra o gremio deveria jogar mais, disputar a copa Brasil e ou o mineiro e concentrar o time principal só no brasileirão e libertas.

    Temos muito jogador bom para o futebol do jogo de quinta. Se não jogar não aprimora, e os jogadores jovens precisam desenvolver e amadurecer jogando. Rei parou com 27 anos e fez o que fez.

    Acho também que muitos jogadores da base deveriam ser liberados para times que disputam a série B, alguns podem pegar até a série A. Certeza que teremos boas surpresas.

  • Huener disse:

    Pessoal, boa tarde.

    Parabéns Chico pela forma que você e mais alguns companheiros fazem jornalismo esportivo. Você, como Léo Figueiredo, Edu Panzi, João Victor Xavier, Alexandre Simões, entre outros, engradeceram o feito do nosso Coelhão. Mais do que merecido. Contudo, há jornalistas do eixo e, até mineiros, que não vale nem apena citar o nome, que apontaram a ida de América, Fortaleza e Bragantino para a Libertadores como sintomas do enfraquecimento/degeneração do futebol brasileiro e da própria Libertadores. Se fosse São Paulo, Santos, Grêmio, Inter, Vasco e Cruzeiro indo, não estariam questionando. O pior, muitos desses são os mesmos que se dizem “liberais” na política. Esse povo precisa entender que o Liberalismo NÃO é uma perspectiva que, pelo menos na teoria, defende a conservação do status quo de instituições que passam por crise, o monopolismo/hegemonia dos falidos, cerceando a possibilidade do crescimento de outros. Livre iniciativa, livre mercado, livre concorrência, meritocracia é o que estamos presenciando com a ascensão desses três e com título do Galo no futebol brasileiro. Até isso, tentaram desqualificar. Venceu quem melhor se organizou e soube potencializar os recursos que tinha. No mais, vale a pena ler o que escreveu Alexandre Simões, https://www.itatiaia.com.br/noticia/representantes-do-brasil-na-libertadores-2022-evidenciam-nova-ordem-nacional, que segue a linha de Chico Maia. Enfim, parabéns ao Galo, Coelhão, Bragantino e Fortaleza pelas suas façanhas. Parabéns aos jornalistas que souberam fazer um jornalismo isento e proativo. E que morram de inveja os críticos elitistas do futebol, defensores de clubes decadentes e da manutenção da hegemonia do Eixo. Saudações Americanas.

  • Marcão de Varginha disse:

    Finalmente o grande deca-campeão passou a acreditar em si.. que se mantenha acordado, desperto para ficar eternamente entre os melhores, que continue provando para o.mundo do futebol que é merecedor das mesmas glórias de seus adversários. Continue sempre assim!

  • Marcos CA disse:

    E pensar que o clã Perrella e demais cartolas do Cruzeiro viviam menosprezando e tripudiando o América.
    Agora o América é bem maior que o Cruzeiro…
    Com América e Atlético na Libertadores, o Cruzeiro agora é o patinho feio do futebol belorizontino. O único belorizontino que não disputa série A nem Libertadores.

  • Renato César disse:

    Nada mais justo do que o segundo maior de Minas na libertadores junto ao Galo, que, das últimas 10 edições , esteve em 7, sempre com campanhas de des6aq.

    Por isto, damos boas vindas ao debutante! Espero nos encontrarmos mais vezes lá…

  • Jeremias disse:

    O CSA de Minas, que mais uma vez ludibriou sua exigente torcida, mudou de cnpj, abriu mão de seus títulos caladinhos, e sorrateiramente mudou de nome passando a perna em credores, faz nova barca. De um lado os amigos do Luxa, do outro os chegados de A. Matos. Dado principal nos currículos dos atletas: ter mais de 35 anos, estar a um ano sem jogar ou aqueles que não acertaram com outro clube, vem pra cá. Essa é a gestão nova, anunciaram Felipe Melo, Willian do Bigode, mas os caras são mercenários e não aceitam jogar de graça e na SEGUNDONA.

    • Marcio Borges disse:

      Cara, eu queria sabe de onde estás pessoas tiram estas ideias….kkkkl
      Abriu mão de títulos…kkkkk. Só falta falar que agora sao do galo…Kkkk
      Cruzeiro continua como maior de Minas. Esperneiem a vontade. Isto tudo é medo do retorno do maior de Minas ??? Kkkkk
      E pense bem qual codinome irá responder….kkkkk
      #tiburcioeternomito
      #naodeformataooficial

    • Eduardo Silva disse:

      Jerê, Juliano, João Brás,

      O Cruzeiro vai se transformar em clube empresa assim como América e assim como o Alt Mineiro em breve Ou vc acha que a MRV vai continuar pagando tudo?

      E qual nome v6e1s vão adotar? Afogados de Minas SA? Alagados de Vespasiano?

      O que vc acha?

  • Chico Maia disse:

    * Por Marcio Amorim

    Caros Chico e amigos!
    Começo com parte da manchete anterior do Chico: “o América esmagou o São Paulo…”
    Um grande jogo entre uma equipe consciente e outra em franca decadência. Vi, por vezes, um SP miúdo, sabedor da força do adversário e lutando desesperadamente para evitar uma derrota acachapante.
    De início, o Ademir quase se despede com 4 gols só no primeiro tempo. Faltou-lhe, tão somente, a sorte. Jogadas trabalhadas e repetidas várias vezes em jogos anteriores. Há que se destacar aqui a atuação da pérola maior da nossa base, o Zé Ricardo. Não entendo a mentalidade de treinadores que insistiram em mantê-lo no banco por tanto tempo. Amarelado no início, não se intimidou e foi soberano no meio. Exageros à parte, quando o vi na Copa São Paulo, lembrou-me o estilo Piazza. Nunca entendi essa pirraça com ele. Alguns criticados, já faz tempo, desfilaram técnica, raça e segurança: Alê, Felipe Azevedp e Bauermann. no Gol, o “garçom-mor” do Ademir que, com defesas espetaculares, se coloca entre os melhores do País.
    Enfim, uma noite para não se esquecer. Como disse o Chico, citar nomes nessa hora pode trazer muitas injustiças. Corrigi-las- ei se as cometer.
    Fora de campo, o show de sempre de um Salum a cuja competência somos obrigados a nos render. Agradecimentos ao Lisca cuja maior herança foi transferir aos atletas a coragem e o modo de enfrentar os grande aos quais sempre fomos submissos. Em dois anos de trabalhos, o América venceu potências do nível de Corínthians, São Paulo, Santos, Palmeiras, Inter, Grêmio, Fluminense. Todos sucumbiram ao novo América.
    Obrigado a Patrick, Toscano, Valoura, Marlon (o lateral completo), Ricardo, João Paulo e, principalmente, ao Ademir.
    Gratidão ao Mancini que não mudou a base técnica e psicológica deixada pelo Lisca e ao Marquinhos que entendeu bem tudo que lhe fora entregue em mãos e não inventou. Foram apenas 3 derrotas em 19 jogos no segundo turno impecável.
    Não haverá cobrança exacerbada em nossa primeira Libertadores. Aos amigos do blog, vi em uma casa modesta, em um lugar afastado de Nova Lima, a caminho de Rio Acima, há muitos anos, uma faixa humilde logo no portão com os seguintes dizeres: seja sempre bem-vindo a Nova Lima, desde que não fale mal do Vila Nova. Aprendi muito com ela. Sejam bem-vindos, todos, às matérias do Coelhão.
    Para quem sabe ler…
    …um abraço!
    Que venham os gringos!

    * Por Marcio Amorim

  • Eduardo Silva disse:

    Para o pessoal que gosta de falar de dívidas de clubes:

    Atlético tem parte de premiação do Brasileiro bloqueada por dívida com empresário

    O clube afirma que já conversa com o agente Giuliano Bertolucci para solucionar o caso de forma amigável

    https://www.itatiaia.com.br/noticia/atletico-tem-parte-de-premiacao-do-brasileiro-bloqueada-por-divida-com-empresario?fbclid=IwAR2HpRcSy7inHzFkNGEgz4P3LygHk4xS5DFHIhJbWZmR46uvuAjEDfcDmQU

  • Fernando Chaves disse:

    Chico e amigos do blog boa tarde! O futebol mineiro está de parabéns, excelente 2021: o Galo CAMPEÃO BRASILEIRO, o Coelho na Libertadores e a raposa não caiu para a SÉRIE C.