Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Este time do Atlético torna jogos aparentemente muito difíceis, em fáceis

Foto: @Mineirao

Não comento nem critico colegas, jornalistas/radialistas por opiniões, mesmo discordando ou considerando absurdas. Cada um na sua e vida que segue. Mas, a imprensa brasileira está cheia de “convidados”, “especialistas”, em todas as áreas. No futebol então, vixe; PQP! Ex-jogadores e ex-árbitros tomaram conta. A partir dos anos 1990 os departamentos comerciais das TVs, principalmente, descobriram que eles aumentam a audiência, e passaram a ser protagonistas, mesmo vomitando asneiras. E quanto mais asneiras, melhor, mais audiência, mais vendas, e isso é o que importa. Bola pra frente, que atrás vem gente! Vários são até bons, mas alguns, péssimos.

O gaúcho Carlos Eugênio Simon foi um bom árbitro, mas errou muito, demais, muito mesmo. Atualmente posa como sumidade da imprensa. Antes da final da Libertadores, entre Palmeiras e Flamengo, criticou a escalação do argentino Néstor Pitana, que apitou a final da Copa da Rússia em 2018, no blog dele no portal da ESPN: “Pitana não está vivendo seu melhor momento profissional. Já há algum tempo não vem apitando bem.  Em minha opinião, não seria o árbitro da final, penso que a escolha ideal seria seu compatriota Fernando Rapallini, que está em um momento melhor.”

Pois, Pitana, que apitou a abertura e a final da Copa da Rússia 2018, deu show de arbitragem da final da Libertadores.

Neste Atlético 4 x 0 Athletico o mesmo Carlos Eugênio Simon, comentarista de arbitragem do grupo Disney, disse sobre o pênalti a favor do Atlético: “Isso aí para mim é pelada, é solteiros contra casados. Pegou na mão, põe na cal. Isso não existe no futebol profissional. O Bruno Arleu, que ontem foi eleito pela CBF o melhor árbitro do Brasileirão, dá um pênalti como esse”

Foi no twitter e entrei lá para comentar: “Credibilidade zero deste senhor para falar sobre pênalti, marcado ou não marcado de qualquer time. Deve ter se esquecido daquele Botafogo x Atlético, que lhe rendeu uma ação judicial de um torcedor do Galo.”

E, como vivemos no país da impunidade, ele se safou bem deste processo.

O jogo foi muito bom e o Atlético o tornou fácil, por ter melhor time e estar determinado. Não significa que o título esteja garantido, mas foi um enorme passo.


» Comentar

Comentários:
20
  • Horacio disse:

    Pois é Chico, lamento pela passagem do seu amigo João. Este foi um ano de muitas perdas pessoais, perdas econômicas, pior, sem qualquer expectativa de melhora. Só politicagem barata e rasteira conduzida por ignorantes. Não fosse o Galo, seria um ano totalmente perdido, pra esquecer.

    Acho que o juiz foi até bem. Independente da arbitragem, o Galo tem tratorado, o paraguaiense ficou perdido em campo. Concordo em tudo com suas observações sobre esses ex-arbitros e ex-jogadores. Não vi os comentários da espn mas vi os comentários do sport tv. Tratam a audiência como idiotas.

    Na jogada do pênalti, o Zaracho ia meter a bola para a meia lua onde estavam Keno e Vargas a bola bate no cotovelo direito do jogador e é cortada pelo T. Heleno que é visto na imagem do lado esquerdo do jogador que cometeu o penalti. T Heleno estava a frente da pequena área. A bola mudou completamente de direção. Pênalti com força. O juiz nem piscou para marcar.

    A edição das imagens foi feita com objetivo de distorcer e não de esclarecer a jogada. A imagem da câmera que mostra a bola batendo no braço é cortada e passa para a câmera de plano geral, dessa forma não fica clara a mudança da direção da bola que ia pra meia lua e foi desviada para a marca de pênalti.

    Pênalti demais da conta. Sem essa de toque leve ou que não teve intensão, isto é conversa pra flamengista dormir. Foi alterada a trajetória da bola, prejudicou o ataque e favoreceu a defesa de forma irregular.

    Cadê a assessoria de imprensa do Galo para protestar, falar ao vivo que tentaram manipular editando a sequência de imagens?

    Continuem iludindo os otários, continuem fazendo a boiada dormir com estas mágicas e nos aguardem. Futebol é no campo, ano que vem o Galo vai estar aí de novo, editar imagens não vai resolver.

    Parabéns ao cruzeiro pela conquista de mais um mundial de vôley.

    • Renato César disse:

      Endosso os sentimentos pela passagem do João!

      Em relação ao seu comentário, na verdade intensidade não está falada na regra. Tocou, fraco ou forte, tanto faz: é pênalti!

      E, quanto ao fato de ter tocado, não há dúvida. Na hora que o juiz marca, o zagueiro claramente fala para ele que o braço estava junto ao corpo mostrando o cotovelo, ou seja, confessou que houve o toque. Fim de papo, pênalti bem marcado pelo árbitro sem nem necessidade do VAR atuar.

      Sobre a atuação da diretoria ou assessoria de imprensa, não vejo necessidade de mudar o rumo. Apesar do povo fazer a campanha na imprensa, dentro de campo não estamos sendo tão prejudicados mais (e nem beneficiados, como alguns poucos imbecis tentam fazer parecer. Se houve pênalti, tem que ser marcado e pronto). Sinal de que a atuação parece estar correta.

      No mais, entendo que temos tudo para continuar como protagonistas por muitos anos ainda. Para desespero de alguns poucos torcedores de um ex time…

      • Horacio disse:

        Prezado Renato, saudações, a discussão não era esta, a discussão era se o pênalti no toque, involuntário(?), irrelevante(?) e que não afetava a continuidade da jogada, não era um exagero que mudava o jogo. Sem a edição, ficaria muito claro o benefício ao infrator e evitaria a discussão torta.

        Edição de imagem para gerar sensacionalismo é fakenews. Compraram o direito de imagem, mas não podem fazer o que bem entenderem escondendo os fatos de acordo com os próprios interesses. Acho que não deveríamos aceitar manipulações toscas que geram descrédito para o Galo.

    • mauricio souza - bairro serrano disse:

      Horácio, bom dia, peguei o terceiro parágrafo do seu comentário, e fiz um adendo, num post do Simon no Facebook, pois era o que eu tinha entendido do lance. Parabens

      • Horacio disse:

        Maurício, obrigado por concordar e divulgar. Perda de tempo ficar esperando boa vontade desses torcedores, os “especialistas isentos”, que ficam consolando derrotados por audiência.

        Outro “detalhe” do jogo: o Igor Rabelo desarmou o Nikão e na sequência deu um pisão já que vinha na corrida. Tomou cartão amarelo corretamente.

        No jogo contra o parmera deram um pisão idêntico no Arana, só que não foi no pé, foi no meio da canela do pé de apoio e… foi dentro da área. Óbvio, a regra é clara, início de jogo, a favor do Galo… não teve cartão, não teve penalti, não marcaram escanteio, não teve atendimento (vai que o Var revê o lance). Arana ficou uns 2 minutos no chão com o jogo correndo. Var? isentões? Silêncio total.

        Tudo babaovo de time fracassado. Nossa sorte é o Galo ser capaz de passar por cima de uns 4 ou 5 erros (Santos) destes por jogo.

        Depois dessa choradeira vamos ver como vai ser o jogo da volta.

        Abraços.

  • Paulo Cesar disse:

    Chico, tento ser imparcial, não ter postura provinciana, ver as críticas e elogios de forma equilibrada. Mas o nível da cobertura, principalmente da ESPN/Disney/Fox é lamentável. Apesar dos emocionantes testemunhos do Mario Marra e Mariana Spinelli, os canais deste grupo, na MÉDIA, são muito medíocres quando o assunto é cobertura fora do eixo RJ SP.

    E outros dois exemplos de “profissionais” mal perdedores, invejosos, rancorosos e parciais: Renato Maurício Prado e Mauro César Pereira. Gostam de enfatizar o mecenato do Galo, os penaltis (como se não houvessem) à competência do clube neste ano. Postura lamentável de quem adora nos chamar de provincianos.

  • kleber Souza disse:

    Falou tudo Chico.
    Parabéns pelo comentário

  • Luiz disse:

    Se aquele lance do primeiro gol não foi penalti , eu não sei o que é! A bola bate claramente, no braço do zagueiro que está com ele em posição de ampliação do espaço . Nem o Juca Kfouri, ferrenho crítico das arbitragens falou alguma coisa. Agora hoje temos que escutar os imbecis como Ronaldo Giovanelli , Denilson, Neto, Mauro Cezar, Renato Maurício Pardo, Garotinho, e tantos outros ficarem achando “chifre em cabeça de cavalo” para contestar a vitória do galo , Esse povo tem mais é que enfiar a viola no saco . Você disse tudo Chico, irretocável seu comentário . Show do Galo esse ano…em tudo! É mais fácil achar uma nota de 200,00 reais na Praça Sete do que o genérico virar um placar de quatro a zero . Galo bicampeão!

  • Eduardo Silva disse:

    Eu não assisti o jogo ontem..

    Queria só saber de uma coisa: Teve penalti para o Mineiro?

    Hulk bateu?

    O pessoal tá descobrindo que dinheiro faz coisa$$$

  • Stefan de Souza disse:

    “A partir dos anos 1990 os departamentos comerciais das TVs, principalmente, descobriram que eles aumentam a audiência, e passaram a ser protagonistas, mesmo vomitando asneiras. E quanto mais asneiras, melhor, mais audiência, mais vendas, e isso é o que importa. Bola pra frente, que atrás vem gente! Vários são até bons, mas alguns, péssimos”.

    Certeiro Chico,o jornalismo esportivo do futebol brasileiro se tornou um palco de palhaços com péssimo talento cômico,aonde analisar e falar besteira gera ibop.

    Desses,que se propõe analizar o futebol seriamente,acho o André Kfuri,Pedrinho o melhor deles a nível nacional.

    Agora,ver o Galo ganhar tudo e não ter um debate seu,contra o Flávio Carvalho e comentários do Osvaldo Faria é um vazio existencial na minha vida,como faz falta o Minas Esporte.

  • JESUM LUCIANO DA SILVA disse:

    Aí credo o galão ganhou mais uma, tô feliz d+, agora não dá para entender está celeuma em torno do Diego Costa, gente ele tem contrato até final de 2022, o galo hoje é muito bem administrado, então se ele quiser sair será feito a coisa com profissionalismo e responsabilidade por parte da diretoria e não igual alguns ficam indo na onda de furo de jornalista que ficam a todo momento soltando notas sobre este assunto.ele saindo ou ficando será feito da melhor forma possível, ninguém é insubstituível.

  • Silvio Torres disse:

    Devemos perdoar a galera da “imprensa atleticana”. Afinal, há 50 anos estão acostumados a ver as marcações todas contra o Atlético. E há 50 anos se acostumaram a dizer, entres risinhos, que a torcida do Galo só sabe chorar. O Atlético tem que confirmar essa conquista na quarta pra que a ficha desses dinossauros caia de vez.

  • Juliano Salvador disse:

    A torcida do Galo é show e o time jogando futebol da melhor qualidade, pra desespero da imprensa do Eixo e do Fundo da Lagoa de BH.

  • Tom Vital disse:

    Falou tudo Chico. Demorou muito. Mas esse ano o Galo tem nos dado muita alegria. Espero que em 2022 a festa continue.

  • Julio Cesar disse:

    O time do Paraná veio pra catimbar e dar pancada. Na primeira bola Diego Costa recebe uma pancada em que o zagueiro tinha que ser advertido com cartão amarelo.
    Nikão peladeiro na cobrança do pênalti.
    E o tal de Kaiser!? Não fez nada além do que catimbar e peitar o árbitro.
    No jogo da volta vão fazer da catimba e pressão sobre a arbitragem a forma como tentarão reverter as coisas.
    É bom jogadores não entrarem na pilha.

  • Jerônimo disse:

    Impressionante a dor de cotovelo, inveja, amargura, desespero, despeito, ciúme, da velha mídia do eixo.
    Eles estão desconsolados, pois sabem que o ano de 2022 do Galo será melhor do que o de 2021. O time está montado, terá mais investimentos e fará um 2022 maravilhoso.

    Se o Galo acertar na contratação de um atacante, um meia, um lateral direito e um zagueiro…seremos imbatíveis. Os anos de 2022 é 2023 prometem ser incríveis para o Galo.

    A felicidade alvinegra está só começando…