Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Tomara que Montes Claros volte forte ao Campeonato Mineiro. Só não entendi este nome em inglês

Não tive o privilégio de ver o Ateneu e Casimiro de Abreu no auge deles no futebol mineiro, porém, sei da força que tiveram e a tradição permanece. Mas tive a honra de acompanhar o surgimento e o sucesso, ainda que rápido, do Montes Claros F. Clube, apelidado de “Bicho”. Fundado pelo Joinville Paulo Mocellin, uma figura humana sensacional, que saiu do Rio Grande do Sul para montar uma das melhores churrascarias do Brasil, na terra da melhor carne de sol e de ótimas cachaças.

Amante do futebol, o Ville não admitia o fato de uma cidade tão pujante, de uma região tão forte, cujo povo gosta tanto de futebol, não ter um time profissional. Pois resolveu refundar o Montes Claros, que era Esporte Clube e passou a Futebol Clube, em 1992. Gremista, adotou uniforme igual ao tricolor gaúcho. Buscou bons parceiros e bons profissionais e o sucesso foi imediato, subindo da terceira, para a segunda e primeira divisão. Derrotou Atlético e Cruzeiro em Montes Claros e durou até 1998 quando mais uma das frequentes crises econômicas se abateu sobre o país. Éder, o “Bomba de Vespasiano” encerrou a carreira lá. Estádio sempre cheio.

Foi uma pena o “Bicho” ter parado com o futebol profissional.

Porém, está de volta, só que não mais com o Ville Mocelin e nem com o mesmo nome e nem mesmo apelido.

Nas excelentes twittadas do jornalista Christiano Jilvan, do blog De Veneta, as informações sobre o retorno do Norte de Minas ao futebol profissional. Torcerei sempre pelo sucesso de Montes Claros, em todos os aspectos, mas o nome que inventaram para o time, é de doer. Que suba logo de divisão e dê muitas alegrias aos torcedores de MOC e região, mas que adote um nome em português, ou pelo menos mantenha o apelido “Bicho”.

Que mania é essa de estrangeirismos também no futebol!? Ainda mais onde Minas Gerais é Minas mais genuína!

Há coisas que nada têm a ver com globalização. Isso por exemplo. Em Manhuaçu tem um time que foi batizado como “Boston”. Dureza!

Christiano Jilvan | De Veneta @chrisjilvan

* “Apresentação de pompa que o North EC realizou ontem (04 de julho), lançando oficialmente o projeto da @SegundonaMG. Com buffet, música ao vivo, fogos de artifícios, evento foi no hotel Recanto dos Pássaros, que será a concentração dos jogadores (+)

O novo clube da cidade, que até o mês passado tinha o CNPJ do Montes Claros Esporte Clube (@futebolmcec), tem o projeto de construção do CT próprio, com a entrega dos primeiros dois campos e vestiários ainda com a Segundona em andamento.

Na tabela oficial, a @FMF_Oficial já substituiu os nomes: Montes Claros Esporte Clube (@futebolmcec) deixa oficialmente de existir c/ o surgimento da SAF do North EC. Em meio à polêmica pela grafia em inglês, sobre a pronúncia, diretoria faz campanha para que seja aportuguesada

@Depalencar, presidente do @AmericaMG, esteve presente, o que pode sinalizar uma parceria entre os clubes, já existente no time do @mocamericavolei (+)


» Comentar

Comentários:
1
  • Gilberto Costa - Montes Claros disse:

    Esse nome deve ser gozação. Dizem que em Porto, Portugal, quando inauguraram uma agência do Banco de Boston, o primeiro depósito foi de 1 quilo.