Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Sem caça a bruxas, mas o Vargas precisa se explicar e pagar pelo destempero moleque

O time todo correu muito, se empenhou, pressionou e dominou o Palmeiras. Porém sem converter em gols. Jogou um bom futebol, contra um adversário que só se arriscava ir ao ataque quando se sentia muito seguro e nos contra ataques, bem ao estilo do técnico Abel Ferreira.

Boa arbitragem, independente, firme, que não teve medo de dar cartões vermelhos, mesmo sob tanta pressão na Allianz Arena. O sistema defensivo palmeirense funcionou bem demais e de onde se esperavam os lances de genialidade e principalmente gols do Atlético, não aconteceu nada. Muito pelo contrário, Vargas fez aquela palhaçada, de provocar o apitador e tomar o cartão vermelho, num momento crucial, quando a pressão sobre o Palmeiras era enorme.

Decisão nos pênaltis e aí entra o fator emocional. Até os melhores e mais experientes cobradores costumam errar. Rubens bate bem, era o cobrador do time junior. Bateu mal dessa vez e o Palmeiras se classificou.

A culpa pela eliminação é de todos, mas Vargas tem uma responsabilidade especial nisso. Nunca vai conseguir esclarecer essa expulsão.

Agora, é como disse o Hulk depois da partida:

__ O que nos resta agora é encarar os 17 jogos do Brasileiro como 17 finais. Enquanto houver chance matemática, tudo é possível

Começando domingo em Curitiba, às 11 horas, contra o Coxa, 22 pontos, 15o colocado, apenas um ponto acima do Fortaleza, o primeiro da zona do rebaixamento.


» Comentar

Comentários:
28
  • Marco disse:

    O Vargas estreia quando no Galo?

  • Pedro Vitor disse:

    O time está aí, o elenco é excelente, está desorganizado e irreconhecível, taticamente, psicologicamente abalado, mas o Cuca chegou, e como já havia previsto, um mês para arrumar o time, as mudanças feitas pelo Turco Mohamed, normalmente também, os trabalhos de Cuca, tem esse lado negativo, no início.

    Vai ter que recuperar no Brasileiro, já pensando nos 45 pontos, uma vaga na Libertadores, e em 2023.

    Esse ano poderia ter sido tão bom quanto foi ano passado, mas o El Turco Mohamed perdeu o comando, mudou demais as características do time, perdeu o “time”, a diretoria também demorou a demiti-lo, era naquela derrota vexatória contra o Fluminense, enfim, pagamos por isso.

    17 jogos, é tentar dar a volta por cima, e virar o ano, com boas perspectivas, porque ano que vem, promete, a venda do shopping, os pagamentos das dívidas onerosas, o estádio novo, novas receitas, é outro Atlético, com certeza.

    Eu até prefiro ganhar tudo, com o Cruzeiro no cardápio, é mais gostoso, tem um tempero a mais.

  • Horacio disse:

    Achei o jogo bom do ponto de vista do desempenho em campo, acho que foi a primeira vez que todo mundo estava disponível. O resultado poderia ter sido melhor, mas é do jogo. Paciência.

    Do elenco super top com técnico ruim, que apagava o brilho do futebol de estrelas caríssimas, passamos a um listão de desinteressados com futebol duvidoso que precisa ser desligado do clube imediatamente.

    A partir de qual jogo o elenco top virou abóbora? Parece história da cinderela.

    Tem muita bruxa fingindo de morta por aí. Surfaram uma onda contra o técnico, e pegou de cheio a confiança dos jogadores, a temporada, o clube. Agora não é com eles, é com o Galo, dinheiro não falta, “vendeu” um shopi. Bando de FDP.

  • Jerônimo disse:

    Jogadores que já entregaram tudo que podia entregar ao Galo e não podem fazer parte do elenco em 2023…para o bem deles e do Galo.

    Nacho (falta de preparo físico e ânimo)
    Jair (falta de preparo físico e ânimo)
    Vargas (displicência e apatia)
    Ademir (deficiência técnica e física)
    Guga (não é jogador de futebol)
    Rever (ex jogador em atividade)

    Não adianta insistir com esses atletas. Cada um deles, por motivos diferentes, já não acrescentam mais nada ao elenco do Galo.

    • SERGIO ROBERTO disse:

      Boa noite. Discordo da presença de Nacho e Ademir nessa lista. Em minha opinião ambos podem recuperar um melhor futebol e a eles não falta dedicação e raça. Acrescentaria Keno e Sasha à lista. Acho que o ciclo de ambos já se encerrou e é necessário espaço para novos contratados como Pedrinho e Alan Kardec. Além da definição urgente de quem será o treinador em 2023. Que seja competente, ganhador e que cumpra contrato a longo prazo. Saudações.

  • Márcio Luiz disse:

    Outro lance: após a entrevista do Abel Ferreira “ensinando” ao Cuca o que este deveria ter feito para ganhar o jogo com DOIS jogadores a mais, se eu fosse o nosso treinador bancaria o avestruz e enfiava a cabeça num buraco por uns três dias…

  • Márcio Luiz disse:

    Voltar as atenções para o bosta do Vargas é muito fácil; jogador que nem deveria ter sido contratado, tampouco ter o contrato renovado. Uma inconsequência do sr. Rodrigo Caetano.

    Mas ficou nítido que a “acomodação pós títulos” tomou conta deste elenco que encantou ano passado e neste ano se tornou um time acomodado, conformista, FROUXO. Capitaneados por um jogador que há uns dois meses só joga com a boca: Hulk. RIDÍCULAS as suas atuações recentes.

    Não será fácil para o Cuca fazer esse (ex) time jogar no limite e terminar o Brasileirão no G4. Se tiver PEITO pra barrar medalhões (Hulk puxando a fila), pode ter chances.
    Dadas as circunstâncias eu particularmente, DUVIDO.

    • Luiz Ibirité disse:

      Tenho um grupo de Zap q disse q teve uma aposta no Chile pro Vargas ser expulso valor bem alto (quase 300mil) ai meu amigo, pode ate ser conversa fiado, mas o futebol acontece cada coisa.
      Hj ouvi um comentario de um torcedor q fiquei pensando, la atras o Cuca abandonou o atletico, em dezembro apos dar entrevistas falando sobre renovação e planejamento pra 2022, acho q ele tem razao, pois o Cuca tem muita culpa mesmo, pq arrebentou com o planejamento deste ano, imaginem agora o peso q teve quando saiu do clube, procurar treinador pra substituir e todos sabiam da cobrança este ano q seria maior ainda, pois viria o peso dos titulos ganhos e da cobrança da torcida, expectaiva la em cima e o cara q ate entao estava comandando a engrenagem pula fora, e agora aceita voltar (meia culpa) mas Meu Caro Marcio talvez nao se lembre, porem no inicio do ano mencionei sobre o fator de comodismo dos jogadores brasileiros, a esperança seria a continuidade do Cuca no comando, so q ele é saiu e de repente volta, ficaria menos feio se ele tivesse recusado o convite.

      • Marcão de Varginha disse:

        Mesmo depois que um dirigente confessou espontaneamente ter literalmente “comprado arbitragem” para ajudar seu time, vc ainda acha que no futebol há conversa fiada? Os torcedores de bom sendo sabem que no futebol não tem fiado, tudo é pago à vista, no dinheiro. Entendeu ou vai continuar se fazendo de bobo e conivente?
        – #jacompraramarbitragens

        • Luiz Ibirité disse:

          Caro Marcão, tudo bem? Como estão as coisas, como estão os pombos aí da sua região? Por acaso vc viu algum lugar pegando fogo pra jogar gasolina? E o bene, ( q Deus o tenha) ele conversa com vc de vez em quando? Pq sua vitrola não quebra, seu time aí tomando sulpapo na cara o tempo todo e vc vem dar pitaco errado na conversa dos outros, comenta do teu time um pouco, para de ser chacota só um pouquinho, psiu, tô te dando esta dica, aproveita ela e vira o disco.

          • Marcão de Varginha disse:

            O cidadão que vc citou tirou eternamente o sono da maioria dos celestes biquirtotos, arrogantes, coniventes e bobo como vc… Quando se fala em alguma manipulação ou sujeira no futebol, os torcedores de bom senso de imediato lembram de quem assumiu ter feito alguma falcatrua pra ajudar seu time e nesse quesito, quem não se lembra do que disse seu saudoso e inesquecível dirigente que jamais foi questionado pela diretoria ou CBF e demais entidades ligadas ao futebol? Sempre irei lembrar os celestes dessa fala tão verdadeira, apesar que continuarei lhes machucando por dentro!
            – Sim, aqui em Varginha não é diferente e há pombos sujando o ambiente tal qual a surdez dos celestes quando são lembrados das falas do cidadão que vc citou.. vc tem certeza que quer joguem mais gasolina no circo celeste? Aguarde…
            – #benecyeternomito

      • Márcio Luiz disse:

        Realmente, Luiz.
        Pra voltar virando “refém” de medalhões, melhor ter ficado no tal recolhimento familiar dele mesmo.

  • Pedro Ernesto disse:

    Perder nunca é bom, mas o Galo não vai ganhar tudo sempre. Este ano ganhamos o Mineiro e somos o único mineiro a ter uma SUPER COPA. Não é porque temos elenco caro, que temos o ônus de ter que ganhar tudo, afinal, nosso rival foi rebaixado com um dos elencos mais caros do país. O que resta a fazer é desinchar o elenco e fazer contratações pontuais. Ao modo Alexandre Gallo, o Galo vem contratando jogadores caros e pouco produtivos. O Michael ex Flamengo, tá doido pra voltar para o Brasil. Olhem os números dele, excelente driblador, finalizador e ótimo Garçom.

  • Rodrigo Assis disse:

    Agora a culpa é do Vargas que jogou dez minutos. Cuca escolheu mal a estratégia, a escalação, demorou a mexer, a grande maioria dos titulares esta abaixo, não jogou nada…. Não vamos escolher um vilão um cara que jogou dez minutos e foi expulso quando o jogo já tinha terminado, isso é passar pano pros verdadeiros problemas

  • Mauro Lopes disse:

    Sem terra arrasada mesmo! A bomba de duas eliminações caiu no colo do Cuca mas o desastre foi montado ao longo do primeiro semestre pelo treinador incompetente e gente boa contratado pela diretoria. Mesmo assim não se pode deixar de reconhecer que o Atlético fez duas partidas de igual para igual com o Palmeiras, bicampeão da Libertadores e líder disparado do Campeonato Brasileiro, não foi aquela vergonha que apresentou no segundo jogo contra o Flamengo no Maracanã. Nada de lamentações em excesso e crises porque agora é hora de concentração total para acabar bem o Brasileirão e planejar uma grande campanha internacional ano que vem jogando na Arena MRV.

  • Robinho Ferreira disse:

    Acho que vi outro jogo. O galin teve a famosa posse de bola enganosa, dominou mas não criou praticamente nada, Cuca foi pardal pq deveria sacar um volante e não fez. mas passou o melhor o maior e mais copeiro. cada um no seu devido lugar.

  • Paulo F disse:

    Cuca viajou demais ao tirar Ademir e colocar Nacho, travou o ataque, era pra tirar Jair ou Allan. Aí fica difícil marcar gol mesmo.

  • Marcio Borges disse:

    Não adianta florear. O time foi incompetente duas vezes. No primeiro jogo deixou empatar. No segundo jogou com um e depois com dois jogadores a mais e não conseguiu superar o adversário. Acharam que contratar o Cuca já faria o título. O que aconteceu ano passado foi um aborto da natureza. Nunca mais!!!
    Afinaram nos dois jogos e pronto. Que venha a choradeira..3, 2 ,1….kkkkkk
    Ah….esqueci de falar que quem sacramento foi um ex cruzeirense. Não.podia faltar a marca que persegue vo6x1…qua, qua, qua….

  • JESUM LUCIANO DA SILVA disse:

    Plantar abacaxi não vai colher laranja, presidente e diretor vacilaram muito este ano, trouxeram um técnico de meia boca para baixo, jogadores sem cobrança nenhuma, só publicando nota de repúdio que não leva a lugar nenhum,ano passado com dois títulos e bilheteria ficou no vermelho imagina este ano, precisa sancionar rápido está lei de esporte, jogador não pode ficar escorado em contrato e o clube que se lasque, querem direitos mas deveres, nenhum, o galo tem que fazer mudança no estatuto, quer ser presidente que seja responsabilizado por endividamento e negócios prejudiciais ao time

  • Jerônimo disse:

    O ano de 2022 foi jogado no lixo por causa:

    -do Cuca, que saiu de repente do clube em 2021.
    – da vaidade da diretoria, provinciana e teimosa, que cismou que somente um técnico estrangeiro serviria para treinar o Galo.
    – do fraco Rodrigo Caetano que não conseguiu convencer um bom técnico estrangeiro a vir para treinar o Galo.
    – da maioria da torcida que foi condescendente com os 7 meses de burradas do Turco Pardal mesmo ele mostrando, com 2 meses de trabalho, que não daria certo no clube.
    – da insistência em manter o Nacho como titular, quando é visível que ele consegue jogar, mais ou menos, 30 minutos…e olhe lá.
    – da pirraça em manter o Jair como titular, mesmo com ele provando, jogo após jogo, que está totalmente desinteressado no Galo.
    – das bizarras contratações do Ademir, Fábio Gomes e Godin.
    – do azar de perder o Zaracho, em metade dos jogos da temporada.
    – da falta de sorte nas contusões do Keno.
    – da insistência em manter o Vargas no elenco, quando ele mostra ser totalmente displicente em campo e totalmente alheio aos interesses do clube.
    – da birra de achar que o pseudo lateral direito, chamado Guga, pode compor o elenco de um time da primeira divisão.
    – de aceitar o Cuca de volta, para um contrato de 3 meses, ao invés de declarar o ano como perdido e procurar um técnico para 2023.
    – da má fé da arbitragem com o Galo.
    – do não aproveitamento dos jogadores da base.
    – do não treinamento dos fundamentos do futebol como: cobrança de faltas, cobrança de pênaltis, marcação em escanteios, linha de impedimento e etc.

    Enfim, um ano que poderia ser o da consagração do time se tornou o ano do desmonte do time. O Cuca, se ficar até o final do Brasileirão, tentará colocar o time no G6…e com muita sorte entrar na libertadores. Acho difícil, mas é o que resta.

    Espero, sinceramente, que o Cuca finalize o seu contrato com o Galo e NUNCA mais retorne para treinar o time. Já pisou na bola duas vezes com o Galo e não devemos dar espaço para a terceira. Precisamos acabar com esse “sebastianismo” e aproveitar o momento para profissionalizar o clube.

    Chega de Galo e Mineirão este ano.
    Vou aguardar a inauguração da Arena MRV e ver como será essa nova fase, com um novo elenco, um novo técnico, em um estádio que tenha um gramado decente e não um pasto como o do Marião.

  • Alexandre (de Curitiba) disse:

    Caro Chico Maia,
    a culpa é sim de TODOS! Inclusive da diretoria e do Sr. Cuca. Não precisaríamos estar passando por essa fase com um time ainda mais encorpado, em termos de atletas, do que o do ano passado. A responsabilidade da diretoria vem no sentido de estabelecer , de fato, um projeto esportivo sustentável e duradouro. E precisa definir logo essa questão do contrato do Cuca. Ou vamos viver de incertezas quanto à permanência dele novamente? Se não for pra contar com ele, define logo isso e parte para o planejamento do próximo técnico/projeto. Se for ele mesmo, então dê condições e tranquilidade de trabalho para todos. O que não dá é para viver de improvisos, como foi com o Turco. Um cara do bem, como muitos atletas disseram, mas sem a tarimba suficiente para um elenco tão recheado e expectativas tão grandes de melhores resultados.
    Abel Ferreira é uma chato. Sujeitinho enjoado. Mas conhece muito bem as peças que tem e não se importa de fazer seu jogadores jogar feio quando precisa. E isso só é possível com a continuidade do trabalho à frente da equipe. A cumplicidade do vestiário e o conhecimento e domínio psicológico em relação aos atletas fizeram toda a diferença ontem. Isso faltou e muito ao Galo. Então, é juntar os cacos, fechar os portões para as análises internas e estabelecer um plano de trabalho sólido pensando na temporada 2023, que já está logo ali. Brasileirão 2022? Sim, pode até ser. Mas agora o mais importante é garantir vaga na Libertadores do próximo ano e estrearmos nosso Estádio em alto nível esportivo.

  • Carlos Junqueira disse:

    Bom dia! O Galo continua cometendo erros primários! Cuca chamou o Nacho para substituição aos 05 minutos do segundo tempo. Porquê não substituiu no intervalo? Perdemos uma substituição que poderia ser muito útil nos 12 minutos que jogamos com 02 jogadores a mais, pois tínhamos a possibilidade de colocar mais um jogador, porém o estrategista já tinha feito três trocas. Amadorismo. Não vou discutir nem o fato de colocar um reserva, sub-20( bom jogador) para bater o sexto pênalti, pois pode ser omissão dos jogadores restantes. Sinceramente, o Vargas é o menor dos problemas que temos .

    • Raws disse:

      Carlos, entendo sua colocação, porém sua tese da substituição no intervalo, pode ter o contraposto de que os técnicos esperam uma possível mudança do adversário para ver a tática(opções) a usar.

      • Carlos Junqueira disse:

        Pode ser que sim Raws, apesar de achar pouco provável. Mas de qualquer maneira deveríamos usar as cinco substituições, neste jogo(no meu entendimento), pois o nosso banco era melhor. No terço final do jogo deveríamos atacar mais, pois um time com um a menos desde os 30 minutos, mesmo fechado , teoricamente estaria mais cansado. Jogamos melhor os dois jogos e parafraseando o Cuca , estávamos com a faca e o queijo na mão e não soubemos aproveitar. Vida que segue,e agora buscar a vaga na Libertadores.

  • Alisson Sol disse:

    Desculpa Chico, mas assisti o jogo e vou só repetir o que disse o comentarista da beIN: “Nos últimos 15 minutos, com 9 jogadores, o Palmeiras está segurando a bola no ataque por grande parte do tempo. Como pode isto?

    Abel deu um banho tático, técnico e de empenho de seus jogadores! Do outro lado, um técnico que teve times ganhando título apesar dele. Como dizia o sábio Marcos Rocha…

  • Fred disse:

    Não é fácil fazer gol no Palmeiras, e o Galo fez dois, mas não segurou o resultado. Aí foi a desclassificação, quando o Cuca tomou a decisão equivocada de trocar atacantes em vez de compactar o time atrás e levar a vantagem pra SP (o Abel teria feito isso sem nenhuma vergonha). O jogo de ontem foi dentro do padrão, empate com poucos gols que vem acontecendo nos encontros entre Galo e Palmeiras.

    Sobre a cobrança do Rubens, tudo bem o Cuca relacionar o garoto pra bater, mas tinha que ser justamente na primeira alternada? Tinha jogadores mais experientes ainda. Nas passadas pra tomar espaço pra cobrança, deu pra ver que ele ia perder, de tão nervoso.

    No mais, é incrível como o Palmeiras tem jogado mal contra o Galo, e como o Galo joga pior ainda…