Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Clássico fraco, 1 x 1. Atlético conquista 4 pontos em 18 disputados. Entrevista do Cuca muito parecida com as do Turco Mohamed

Essa imagem diz muito. Quando as coisas não vão bem com o time, parte-se para cima da arbitragem ou algum outro bode expiatório.

No Brasil, jogadores e treinadores pressionam, falam absurdos, gesticulam e encostam, esbarram e agridem de alguma forma árbitros e auxiliares e raramente acontece alguma coisa com eles. Como este “carinho” do Cuca no quarto árbitro.

Fosse certeiro no pênalti, Henrique Almeida, teria marcado dois gols, sairia como herói do clássico e afundaria o Galo numa crise.

E seria uma vitória justa do Coelho. Mas Everson, salvou a pátria alvinegra.

Foto: Mourão Panda / América

Dentro de campo, muitos passes errados e mais reclamações contra o árbitro.

Pedro Souza/Atlético

Por essas reclamações, Hulk tomou seu quinto cartão amarelo no campeonato

Na entrevista coletiva pós-partida, dentre outras obviedades, Cuca disse:

– Tivemos volume de jogo, mais posse e finalização. Falta pra gente contundência e efetividade nas finalizações. Escolher melhor as jogadas. São segundos de tempo para pensar, e não está ocorrendo corretamente.

Tudo que eu podia fazer como treinador, e eles como jogador, foi feito nessa semana de treino. Talvez não surtiu efeito hoje, mas temos jogos, e pode surtir efeito nessa sequência aí.

Faz lembrar o antecessor Turco Mohamed quando o time começou a tropeçar.

A fala do maior jogador e maior liderança do time também não foi nada animadora sobre a fase:

_ Não podemos perder a fé, a vitória tem que voltar, não é possível

Quando joga para Deus, é porque o trem tá feio mesmo.

Tenho para mim que o grande problema é o ambiente entre jogadores e comissão técnica. As declarações do Hulk, criticando a defesa, o afastamento do Vargas, que foi exposto pelo próprio treinador como o grande culpado pela eliminação  da Libertadores, enfim.

E hoje, antes do jogo, esta informação no twitter, que nada acrescenta para unir o grupo, muito pelo  contrário: “Devido a entrevista ao GE, ao expor muitas informações internas e pessoas, o atacante Eduardo Vargas foi multado e vetado do confronto de logo mais. Jogador tem um dos salários mais altos do elenco, e vive extracampo, uma fase complicada no clube.”

No mais, jogo bem abaixo da expectativa, principalmente no segundo tempo:

América

Matheus Cavichioli, Cáceres (Patric), Éder, Ricardo Silva e Marlon;  Lucas Kal, Juninho, Martinez (Matheusinho); Felipe Azevedo (Pedrinho); Everaldo (Aloísio) e Henrique Almeida (Wellington Paulista)

Técnico: Vagner Mancini

Atlético

Everson, Mariano, Réver, Alonso (Nathan Silva) e Arana; Allan, Jair e Zaracho (Nacho); Ademir (Pedrinho) (Rubens), Hulk e Pavon (Keno)

Técnico: Cuca

Arbitragem: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Thiago Americano Labes
VAR: Rafael Traci
Cartões amarelos: Éder, Henrique Almeida, Juninho, Pedrinho (América), Allan, Alonso, Hulk, Keno (Atlético)
Gols: Hulk, aos 9 minutos, 1 x 0; Henrique Almeida, 1 x 1, aos 18, também do primeiro tempo.


» Comentar

Comentários:
26
  • Marcão de Varginha disse:

    Time grande é assim mesmo: a “concorrência” procura implantar crises onde não há, e o sempre altaneiro Galo sobrevive e soergue das chamas para o desespero dessa minoria tão incapacitada.
    – Há apenas 3 anos os eternos arrogantes representantes do time iô-iô estão pagando a língua, mas nunca aprendem ou aprenderão o que é ter humildade, e enquanto isso vomitam falácias e castigo perdura…
    – #jacompraramarbitragens

    • Eduardo Silva disse:

      Até que enfim uma frase sensata, um comentário pertinente!

      …a concorrência procura implantar crises onde não há… e o Galo sobrevive e soergue das chamas…

      ENTENDERAM? Eu entendi!! Não tem crise, mas o clube tá pegando fogo porque ele soergue das chamas… perai que vou ali pegar gasolina para ajudar apagar as chamas…

      Aff, o povo nem sabe interpretar texto!

      • Marcão de Varginha disse:

        Existem analfabetos letrados e iletrados, e ambos entendem quando um pingo é um texto. No caso de alguns, de uma minoria, ficam no meio-termo e procuram desviar o foco mas não conseguem. Daí vomitam falácias e mais falácias, pois, a inveja e eterna arrogância são características de sua “moral”, vem de berço.. e berço azul!
        – #jacompraramarbitragens

      • Juca da Floresta disse:

        Eduardo, me ajuda ai na interpretação do texto: eu já li umas 50 vezes e até agora só entendi que tem alguma coisa pegando fogo lá.

  • Marcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Muito difícil discutir ou comentar futebol hoje. Para um mesmo jogo, há denominações de “pelada”, “um dos piores clássicos”, “um grande jogo”. A verdade é que a variedade de opiniões segue os caminhos por onde se procura chegar ao consenso: querem saber por que o Atlético não ganhou. Mais fácil procurar saber por que o Atlético não perdeu de novo. Não se pode avaliar sempre por um lado. Em campo sempre haverá os dois lados.
    A ZR 4 é uma ameaça real e concreta…
    Entre o sétimo e o vigésimo colocado ninguém dorme tranquilo.
    Todos buscando desesperadamente atingir os 45/46 pontos, “arrotando caviar”.

  • Lucio disse:

    Quem viu as novas instalações da rádio Itatiaia e o segundo tempo do Galo no jogo de ontem custa a acreditar que são duas instituições comandadas pelas mesmas pessoas…

  • ivan junior disse:

    Se no ano passado o pão com manteiga do Galo nem caia no chão, este ano o pão além de cair com a manteiga para baixo é pisoteado no chão. E quando tudo da errado nem adiante lutar muito. O negócio é esperar esta onda passar.

  • Raws disse:

    Dizem que opnião é igual c… cada um tem a sua e o seu kkkk
    Foi um dos piores “clássicos” que assisti!
    Mesmo assim, não assisti o mesmo jogo de muitos que viram o América como merecedor da vitória.
    Se foi pela eleição de Everson como o melhor, lembro que essa indicação foi por duas defesas difíceis, mas aí é ser simplista e desmerecer bola na trave, posse de bola e etecetera.
    Mas o que quero mesmo recorrer, é mais uma vez na marcação de um pênalti RIDÍCULO!
    Não por ser contra meu time, mas revejam o lance 1000 vezes e quem já jogou bola ou entende minimamente do riscado, sabe que é impossível subir para disputa com braços colados ao corpo.
    Sem falar que praticamente Rever estava de costa e em nada se beneficiou do lance ou teve intenção.
    Na hora falei, Everson vai defender pois não tem base essa marcação.
    Por fim ficou 1×1, mas deveria ser -1×-1.

  • Antonio da Silva disse:

    O Galo dá muitos espaços ao adversário no meio e na defesa. Toma gols facilmente!

  • Carlos Henrique disse:

    Hulk deu uma melhorada fez gol mas ainda
    nao é nem de longe o Hulk do ano passado
    Zaacho procurando fazer seu golaço, quase
    na proxima a bola vai entrar, o melhor do jogo Everson
    foi bem no penalti, penalti bom é o que entra, na casinha
    Mas o America jogou bem, e poderia ganhar
    foi sorte do Galo em sair com o empate
    oque o Atletico tem que fazer, e mudar alguns jogadores ano que vem
    vender alguns mais valorizados, qua sai Vargas e outros
    mudar um pouco, melhorar trazere jogadores mais novos com gana
    como, vendendo alguns e trazer outros

  • Paulo César disse:

    Na minha opinião, estes jogadores estão p da vida com algum setor do clube (nitidamente extrapola a comissão técnica). Certo ou errado, isto vem afetando o futebol dentro de campo. Com este tanto de influencer, youtuber e setorista, só espero que investiguem e nos esclareçam. Se minha desconfiança for infundada, menos mal. Mas o desinteresse, a desmobilização e falta de ambição desde o início do campeonato brasileiro são nítidos. E ainda aparece um “inocente útil” (não tão inocente assim) para amortecer a pancada (Mohamed)…

  • Marcio Borges disse:

    Alguém pode dizer se o valor do ingresso foi 800 reais?? Não tinha torcida ontem no independência???? Cadê a torcida apaixonada e que apoia o time em todas as ocasiões??? Mais uma mentira contada por anos……
    O galo deu foi muita sorte ontem de não ter perdido e se afundado mais na crise. Juca da floresta, temos o mesmo pensamento. Ano passado foi um aborto da natureza. Quem viu, viu. Agora só daqui a 50 anos.

  • Pedro Vítor disse:

    Fraco ?

    Jogo foi péssimo dos péssimos!

    Atlético, parece que desaprendeu jogar futebol.

    Acho que o Vargas, tá pagando o preço sozinho, a torcida pegou para cristo, assim como já foi com o Marcos Rocha, em 2017. Momento parecido com aquele time, que não rendia em campo, exceto, que este time aí, já jogou muito, ate pouco tempo, era o melhor time atuando em solo brasileiro e sul americano.

    Já não temos de onde tirar desculpas, antes achávamos que era mal treinado, pelo El Turco Mohamed, depois, que ele substituía, mal, no intervalo, depois, ele saiu, veio o Cuca, achávamos que era a demora na troca de comando, o motivo de o time jogar mal, agora, o foco vai passar pela diretoria, daqui a pouco os jogadores.

    Certeza, é que, sem Libertadores, as contas apertam, e muita coisa pode mudar, e aí, muita gente pode sair.

  • Mauro Lopes disse:

    O Atlético dá todos os sinais de ter virado uma zona o mesmo aconteceu com a Rede CNN (cada vez mais um fracasso) e vejo muita gente reclamando que está acontecendo a mesma coisa com Rádio Itatiaia. Cheia de mauricinhos e patricinhas já perdeu a liderança em Belo Horizonte. Menin precisa aprender a contratar gente competente no futebol e na comunicação.

  • Roberto Fonseca disse:

    Deixamos de ganhar 3 pontos ontem. Everson foi o melhor jogador deles. O Mancini precisa treinar penalties pela amor de Deus. Bola pra frente vencer o Curitiba, faltam 13 pontos. Acredita Coelho!!

  • Fred disse:

    Transitoá mais fácil o América conquistar uma vaga na Pré-Libertadores do que o Galo…

  • JESUM LUCIANO DA SILVA disse:

    O galo tem que parar de olhar o G6, e se preocupar com o Z4, time tá jogando nada, tá parecendo que o mês tem 90 dias, diretoria fingindo que paga e jogadores fingindo que jogam

    • Paulo César disse:

      Bom dia, Jesum. Falei sobre este assunto com uns amigos, ontem. Esta preguiça, seja com o (ok, concordo) fraco Mohamed, seja com o “gênio da raça” Cuca, é muito parecida com as épocas do “finge que paga, fingimos que jogamos”.

      Pessoal fala superficialmente que “os salários estão em dia”. Vejo uma sutileza na frase: pode não ser mentirosa, e os salários realmente estarem sendo pagos
      Mas… e o resto? Direito de imagem? Eventual premiação combinada dos torneios passados? Tudo em dia?

      Porque meu raciocínio é simples, e nao tenho a ambição de ser o dono da verdade: se houver pendência, a torcida e imprensa diminuem o foco nos jogadores e comissão, e dividem a cobrança também na Diretoria. O que, convenhamos, seria muito desconfortável para uns, mas necessário. Se esta desconfiança for infundada, excelente: Diretoria teria moral para cobrar todos por este péssimo momento. Este “silêncio institucional” sobre o “faz me rir” me incomoda. Realmente não acredito em (somente) queda técnica, incompetência do Turco, saída e volta do Cuca, blá blá blá. Jogadores veem o clube como um cpnj, um mero empregador, mesmo que ganhem rios de dinheiro. Mas tomara que eu esteja errado. E que este cenário, se houver, não se repita em 2023.

  • Horacio disse:

    Achei um grande jogo, muito disputado mas o Galo sempre foi melhor. Apesar do Rever, Alonso e Mariano, que se esforçarem para entregar a rapadura, o meio esteve melhor e Everson foi uma parede.

    O Everson fez uma pardidaça, as melhores jogadas do ataque foram lançamentos dele. Tanto no penalti quanto naquela bola que a “defesa do Galo ajeitou” para o adversário, as defesas foram decisivas.

    O ataque está um pouco afobado, a onda dessa barangada contra o Galo está atrapalhando. Mas na frente estamos bem servidos, não me preocupa, nunca foi problema, zero preocupação.

    O problema sempre foi a defesa. Se o penalti passa, o cuei ia trancar a casinha e seria mais um derrota, como foi contra o goiás.

    É fazer jogadas e viradas rápidas para a defesa desmontar. Jemerson chegou tem mais de mês, o Alonso tem jogado mal, Rever sem ritmo, Igor machucou e Mariano entregando. O Mariano é no máximo um bom reserva, o que houve com o Guga? No sub-20 não tem nada melhor?

    • Edson disse:

      O Mariano reserva do Guga?????? Por mais que ele esteja mal, pelo menos ele é jogador de futebol, ao contrário desse tal de “Guga”.

      • Horacio disse:

        Prezado Edson, saudações alvinegras,

        Mariano foi um jogador muito melhor que o Guga. Foi. Falhou muito este ano, e no ano passado também. Ano passado saímos da libertas por uma bola nas costas que tomou, a culpa foi pra conta do Nathan, mas a cagada foi dele, foram umas 4 ou 5 bolas nas costas no mesmo jogo, numa delas deram sorte.

        Este ano de novo, falhou no gol de empate do palmeiras, mesmo tipo de falha nos dos dois gols do flamengo, o gol que tomamos aqui e o do arascaeta no Rio, todos muito semelhantes. Libertas e copa Brasil.

        Fora isso, os dois gols do empate do coritiba, estávamos ganhando de 2 x 0. Sem ele o corintias não teria ganho (o do penalti) nem o goiás, estes os que eu me lembrei. Sem falar é claro na ajeitada para o atacante do américa chutar, sem marcação. Everson defendeu 2 penaltis ontem, não fosse ele tínhamos perdido mais uma.

        O lado direito está engessado, não quero comparar com o Arana, que andou mal também, mas a efetividade do lado esquerdo é muito superior. O máximo que conseguimos do lado direito é um chuveirinho, nem cruzamento está saindo. Não tem gás nem pra voltar, quanto mais ir a linha de fundo…

        E o Guga é jogador de futebol, não é o melhor e também erra muito, mas corre 90 minutos. Jogador tem que jogar os 90 minutos, 50 é marca de reserva.

  • Ed Diogo disse:

    Cuca da com papo furado e não tem como justificar a ruindade do Atlético. Este time do Atlético e horrorivel .Se o meu Coelhão levasse a sério batidas de pênalti hoje o Cuca seria demitido . Nos demos azar de termos um batedor pênalti eficiente no time , o que nos custou a saída da Copa Brasil e mais dois pontos hoje . Jogamos com efeciencia e melhor que o adversário mas a mídia vai falar somente em posse de bola e da crise deles , omitindo a nossa grande partida e o nosso azar na finalização.
    Acredita Coelhão

  • Juca da Floresta disse:

    Como eu já falei anteriormente 2021 foi ano fora da curva. Se o técnico Pezolano apertasse o pescoço do 4°árbitro assim como na foto seria extraditado. Faltam 6 pontos para o Cruzeiro voltar para a Série A, faltam 9 pontos para o A. Mineiro pernanecer na Série A, é a matemática.