Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Pena que não foi por um placar mais dilatado, pois merecia. Sem Neymar, time joga mais coletivamente

Fica mais à vontade, mais solidário, a bola passa em mais pés. É um time mesmo, e não 10 jogadores jogando em função de um só, quando o Neymar está em campo. Que é craque, não se discute, mas personalista demais, só pensa nele. De repente, assistir de fora a uma vitória dessas, pode ter sido bom pra ele. Enxergar que esporte coletivo tem que ser solidário, todos dependem de todos.

O primeiro tempo foi fraco, por causa de um erro que o próprio Tite viu que cometeu e antes de acabar a primeira etapa, já começava consertar: mandou Rodrigo, atacante do Real Madri se aquecer, para entrar no segundo tempo no lugar do Paquetá. Aí, foi outra coisa. Parecia que o time tinha soltado o freio de mão. Aos 20 minutos, Vinícius Jr. marcou um gol, impedido, corretamente anulado pelo VAR. Aos 37, Casemiro, gigante em campo, marcou e valeu.

Estádio 974, construído com conteineres, que serão doados depois da Copa 

Ronaldo, dono do Cruzeiro, assistiu no estádio, ao lado do ex-lateral Roberto Carlos

O desespero do  técnico da Suíça, no momento do gol do Casemiro


» Comentar

Comentários:
11
  • Pedro Vitor disse:

    O Casimiro fez, o que o Allan, tinha que fazer no Atlético, chegar pra finalizar, porém, dendentro do gol, né

    Bela finalização, um jogo a lá “Titez”, aquela murrinha, a gente quase dormindo, aí sai um gol, pelo Corinthians, esse jogo horroroso, rendeu muitos títulos, chegou a ganhar até mundial, não sei se é sorte, desperdício talento, ou uma boa estratégia, que só funciona com o Tite e suas equipes.

    Ao Neymar, machucou feio, tornozelo, já sofri essa contusão, normalmente são 3 ou 4 dias pro tornozelo diminuir o inchaço, aí no início é muleta, já, já está pisando firme, e no sacrifício, dá pra jogar, o problema é a confiança que não ajuda.

    O tratamento se for fratura é 60 dias, se for só torção, em 10 dias está de volta.

    Neymar com certeza faz falta ao time!

  • Nivaldo Alves disse:

    Chico, o Neymar fez falta sim, mas acredito que ele rende mais caindo pela esquerda. Quando joga pelo meio, prende muito a bola e facilita a marcação com jogadas de Futsal emboladas ali no meio. Vini e Neymar tem que disputar posição, aliás, o Vini era pra ter estourado ontem, mas deixou a desejar com jogadas displicentes. O Brasil carece de um camisa 10, achei que o Éverton Ribeiro poderia ter entrado no lugar de Neymar.

  • HITLER JOSE FRANCISCO CARDOSO disse:

    Acho que o jogo que vi não foi o mesmo visto pelo colunista.
    Eu vi a seleção jogar mal durante o jogo inteiro. Time muito lento e sem criatividade. O gol saiu de uma bola que sobrou na área e o nosso melhor jogador em campo acertou um belo chute.
    Neymar fez falta sim.

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa noite,

    A questão do Neymar estar em campo causa nos adversários o mesmo que jogar uma partida contra Messi, Cristiano Ronaldo, Lewandowski ou qualquer jogador diferenciado, acima da média.

    Lembram do que o técnico da Arábia Saudita falou para seus jogadores no intervalo da partida quando perdiam para a Argentina por um a zero? Ele falou mais ou menos isso: Pô, caraleo! Vcs vão ficar vendo o Messi jogar? Ninguém vai chegar junto dele pra tomar a bola? Porque vcs não pegam seus celulares pra tirar foto com ele em campo?

    E não deu outra! Os caras entregaram tudo em campo e meteram 2a1 na Argentina e o Messi não viu a cor da bola no segundo tempo. Com Neymar acontece diferente, os caras chegam junto, metem a bicuda nele porque sabe que ele vai apelar, para tentar desestabilizá-lo e o Neymar também gosta de provocar, faz firulas e não afina.

    E jogadores diferenciados como esses que citei, os adversários no mínimo tem um jogador pra marcar homem a homem e um na sobra, ou uma marcação por zona, que sempre deixa os caras preocupados com algum lance agudo do cara e isso é um grande trunfo de ter esses craques, pelo menos abre espaço para outros jogadores se desmarcarem.

    Eu fico imaginando como os jogadores adversários ficariam satisfeitos de ganhar do Brasil, da Argentina com Neymar e Messi em campo em suas seleções. Pegar a camisa de um deles em campo e levar para casa como um troféu e colocar num quadro na parede da sala de jantar pra ficar olhando todo dia e pensar: eu sou phoda mesmo!

    Vendo alguns jogos, realmente não tem mais seleções bobas, a maioria dos caras jogam na Europa, então o jogo da Suiça mesmo, os caras recuperavam a bola e iam a frente só que falta qualidade, falta o jogador diferenciado, para fazer algo diferente.

    Pode não gostar do Neymar por ser marrento, por sua opção política, por ser chato, por ser rico, por qualquer motivo, mas não tem jeito de reconhecer que o cara é craque, é diferenciado, isso é fato! E um cara desse faz falta, pode ser decisivo, ai cabe o técnico saber utilizá-lo para o bem do coletivo.

    Pena que o cara é canela de vidro! Vamos ver se recupera para as oitavas de final.

    Mas, com ele ou sem ele, comigo, ou sem migo, acho que chegaremos ao Equiça!

    Obs: E antes, durante e depois do jogo, quem as cameras de tv sempre procuram? O nosso patrão Ronaldão, é claro! Cruzerão Cabuloso na copa tá ornando demais! Só pra lembrar mesmo!

    • Marcão de Varginha disse:

      Óbvio que uma pessoa pública como Ronaldo chama a atenção das câmeras onde ele chegar, assim como filmaram Cacá, Roberto Carlos, Cafu e outros ex-jogadores de todos os continentes.
      – Ronalducho atualmente é um empresário dono de um clube que outrora orgulhava seus “torcedores”, e recentemente está se aproximando do ostracismo. Um ex-jogador metido à empresário dono de um ex-clube colecionador de títulos: essa é a dura realidade dos celestes!
      – #jacompraramarbitragem

  • Robinho Ferreira disse:

    Pelo que eu vi do jogo o Ney fez foi muita falta!! bola passa nos pés de todos mas nada se cria em chances reais de gol.

  • Antonio da Silva disse:

    A maior dificuldade do Brasil foram os erros de Tite. Entrar com dois laterais defensivos… Será que foi Tite mesmo que convocou o Dani Alves? Me lembrei do caso Dario em 70. Por um tempão o Tite, convocava o Mateus Cunha, depois reinventa Gabriel de Jesus, que entra nas partidas e não acrescenta nada. Também achei o Rodrigo um pouco perdido. Não entendi também, muitas bolas alçadas na área e o grandalhão Pedro na reserva. Tite já era para ter um time base com alternâncias, mas a contusão de Neymar bagunçou a cabeça do treinador. Ainda bem que a Suíça não gosta de fazer gols. Ufa, estamos classificados e tem uma molecada boa na seleção, basta saber usá-los.

    • Fred disse:

      Sabe aquele jogador novato na Seleção, que o treinador o coloca pra jogar aos 30′ do segundo tempo de um amistoso contra a Austrália, e o atleta entra mais perdido que surdo em bingo? Esse era o Gabriel Jesus, só que era um jogo de Copa do Mundo. Incrível!

  • RAUL OTÁVIO DA SILVA PEREIRA disse:

    Pois é. Alguns idiotas criticam as restrições que alguns fazem à Neymar.

    Tem gente que fala até que é perseguição política – ora, me poupem.

    Por mais que a postura pessoal e política de Neymar seja no mínimo questionável, não é essa a questão que se coloca.

    O que está sendo discutido – e o Chico colocou isso muito bem no texto – é a utilidade do Neymar para a Seleção Brasileira.
    Já vai longe o tempo daquele moleque atrevido do Santos, que entre tantos feitos, conseguiu ser aplaudido pela torcida do Cruzeiro após uma goleada de 4 x 1. Tenho sim muitas saudades daquele garoto careca, esquelético mas que nos encantava com seu futebol.

    Daquele jogador não sobrou quase nada. A não ser um jogador acima da média sim (nota 7 talvez), mas egoísta, narcisista, individualista (tantos “istas”…) e muito babaca.

    A Seleção Brasileira – que já ganhou uma Copa sem Pelé – não precisa dele para ser campeã novamente. Que vá “festar” com seus parças e com suas lindas namoradas, e não nos encha o saco.

  • Fred disse:

    Vou ser novamente o “chato de galocha” e criticar. A seleção venceu e encaminhou a classificação, era o que precisava. Tem um ótimo elenco, com atletas que estão em alto nível em grandes clubes europeus, é uma das favoritas à taça. Mas continua parecendo um junta-junta de ótimos jogadores, que sempre estamos esperando a jogada genial que vai definir a partida. Falta o método, a qualidade tática, o treinamento. E tem outras grandes seleções apresentando isso na Copa, são as seleções que podem mandar o Brasil de volta pra casa, aliás como temos visto de 2006 pra cá.

    Em tempo, e pra não ficar só na crítica: hoje, fez a diferença quando a seleção brasileira começou a marcar forte na saída de bola suíça (provavelmente por um comando do Tite). Aí o Brasil passou a criar chances com a defesa adversária fora de posição, até pintar o gol.

  • Raws disse:

    Chico, que Neymar “deve mais do que ja pagou” em termos de seleção, isso é uma certeza. Porém foi uma finalização de talento que nos deu a vitoria e o único craque dessa turma e que pode esbanjar talento, continua sendo Neymar. Falo isso pela projeção de que em jogo de cachorro grande e truncado, sempre apostarei minhas fichas no talento e muito menos no “nosso jogo coletivo”, qualidade em que nunca fomos os melhores.