Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Sustentável ou fogo de palha? Botafogo na liderança com 100%; Fortaleza, vice; América na lanterna; nenhum  ponto

Foto: Vítor Silva/BFR

Pep Guardiola diz que campeonato por pontos corridos normalmente é conquistado nas primeiras oito rodadas. Mas, lá na Europa, pois por aqui é sempre diferente. Começo do Brasileiro sempre apresenta surpresas, que na sequência não se sustentam. O exemplo que não sai da memória é do Santa Cruz, dono de uma das maiores e mais apaixonadas torcidas do Nordeste, que retornou à Série A de 2016, liderou o campeonato na terceira rodada, inclusive goleando o Cruzeiro por 4 a 1, e na época foi comparado ao Leicester, da Inglaterra, que ganhara a Premier League, contra todas as previsões.

Fez uma boa campanha no turno, mas despencou no returno e foi rebaixado na 35ª rodada.

O Botafogo venceu o Flamengo ontem, jogando bem e ocupou a primeira posição do Brasileiro com 100% de aproveitamento. Até outro dia o técnico português, Luiz Castro, era xingado pela torcida e tinha a cabeça pedida por grande parte.

Na outra ponta da tabela, contrariando os prognósticos, o América perdeu suas três partidas e é o lanterna isolado da competição. Acredito na reação americana e tenho dúvidas se o Botafogo chega entre os seis primeiros.

***

O Galo ganhou jogando bem, sábado do Athletico/PR, mas ninguém, de sã consciência, arrisca dizer como será a sequência da campanha.

Sobre o Cruzeiro, começo muito bom, mas que ainda não  convenceu totalmente aos cruzeirenses mais pés no chão, como o Raul Otávio Pereira, que comentou aqui no blog:

* “Excelente – e até surpreendente – resultado do Cabuloso. Mais um pouquinho (lembrando que agora tem 4 jogos seguidos em BH) e já vai dar pra confiar, assim como no ano passado.

Mas como cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça, não custa acionar a calculadora retroativa – faltam 37 pontos.”

* Raul O. Pereira


» Comentar

Comentários:
6
  • Pedro Vitor disse:

    Já o Botafogo contra o Flamengo, não vi, só os melhores momentos, e a verdade é que o Botafogo montou essa equipe ano passado e me lembro de vencer o Atlético aqui no Mineirão, mais ou menos igual fez com o Flamengo, o técnico já conhece o time, e treinou o time um ano, isso pode favorecer.

    Campeonato Brasileiro muito no início ainda, depois das 10 primeiras rodadas é que aponta as equipes que vão se mantendo ou não na briga pelas primeiras posições.

    Quanto ao nosso Galo, é muito difícil fazer prognóstico, acho que o esquema do técnico não encaixou ainda, e a gente pode até fazer um paralelo aí com o Botafogo, e outras equipes que mudam a rota de equipe, com mudanças na espinha dorsal do time, as vezes pode demorar para equipe ficar bem treinada e as vezes não.

    Certeza que o Atlético se vencer na quarta feira, ganha um fôlego na Libertadores, onde considero, a competição onde o time tem mais chances de avançar, e também na Copa do Brasil.

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    Chico, Boa Tarde! Só depois da quinta rodada que terei uma ideia de como meu Cruzeirão estará nesta competição. Quanto aos times que brigarão pelo time só depois da décima rodada que o pelotão da frente consistente despontará. Até o Ameriquinha pode dar a volta por cima e sair da zona. Estamos apenas na largada.

  • Mauro Lopes disse:

    Eu disse que um pouco de pés no chão e menos catastrofismo ajudam. O Atlético não foi nenhum primor mas conseguiu um resultado que já era pra ter saído contra o Athletico lá em Curitiba e contra o Santos na Vila. Com o ambiente menos pesado acho que é muito provável um bom resultado também contra o Alianza e novas esperanças na Libertadores. Vou deixar meu palpite para o sorteio de amanhã na Copa do Brasil. O Atlético vai ser contemplado com um dos adversários mais fortes e vai fazer o segundo jogo na casa do adversário, como tem acontecido hás uns trezentos sorteios patrocinados pela CBF.

  • Raul Pereira disse:

    Chico, obrigado pela referência elogiosa.

    Me aprofundando um pouco mais no assunto, gostaria de ressaltar que o último dos próximos 4 jogos do Cabuloso em BH é contra o Cuiabá, no dia 22 de maio. Portanto, 24 dias após o jogo de sábado passado contra o Bragantino.

    Isso significa pelo menos 8 dias a menos gastos com viagens e ainda sobrariam 16 dias
    8 dias estes que pode ser revertidos para os jogadores em momentos familiares e descanso de musculatura para manter a tal “intensidade” – palavra da moda.

    O ideal seriam 10 pontos nesses 4 jogos – mas 7 ou 8 também estariam de bom tamanho.

    Vamos ver o que acontece.

  • Horacio disse:

    Assisti ao Fortaleza x fluminense, não assiti aos outros jogos. O fortaleza me surpreendeu, mesmo disputando outros campeonatos, mostrou disposição física e futebol.

    Fluminense entrou com o time b, mas manteve o melhor jogador, um tal de Johnn Kennedy, não conhecia. Quando a velharia entrou para tentar reverter, acabou tomando mais.

    Achei o fortaleza um time bem arrumado misturando ‘experientes’ e jogadores jovens, velocidade e qualidade. Nada excepcional ou muito caro, um bom conjunto em um esquema tático que pareceu bem ajustado.

    Na frente, pela esquerda moisés, muita velocidade e habilidade, no meio tiago Galhardo, do outro um tal de Calebe, nunca tinha ouvido falar, muita qualidade no passe, habilidade e boa recomposição.

    Esses 4×2 não refletem o que foi o jogo, era pra ser de 9 ou 10, perderam muito mais gols que o Paulin em todo o campeonato. Foi um baile.

    Time com um técnico com tempo de clube, que conhece os jogadores, e com diretoria que não atrapalha querendo aparecer, tem muito mais chance de ter bons resultados.

    • Pedro Vitor disse:

      Vi esse jogo e também contra o América, o Fluminense deu foi sorte contra o mequinha, que aconteceu foi que o Fortaleza aproveitou metade das chances claras de gol que criou, tivesse concluído melhor, o Fluminense ia sair com uma sonora goleada.

      Fábio pegou demais!

      Assim como contra o mequinha, só que o América abusou de perder chances claras de gol, e o Fluminense achou um gol, e depois o adversário precisa se abrir, o Fluminense tem um time técnico porém como você os principais jogadores estão velhos.