Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Em dólares, a maior renda do futebol brasileiro continua sendo Atlético 2 x 0 Olímpia em 2013

A criativa capa da edição de hoje do jornal carioca Meia Hora

Minha coluna no BHAZ:

Não basta só dinheiro para se montar um time campeão

A propósito, aviso aos navegantes: em dólares, a maior renda do futebol brasileiro continua sendo Atlético 2 x 0 Olímpia na final da Libertadores de 2013, no Mineirão, dia 24 de julho, quando o dólar valia 2,2548. Os 56.557 pagantes, proporcionaram, naquela noite, arrecadação de US$ 6.287.097,00.

Os 26.343.300,00 de ontem no Maracanã, representam “apenas” US$ 5.431.608,00, com o dólar a 4,85.

Voltando ao título deste texto, não basta só dinheiro para se montar um time campeão. Ainda bem que essa é uma realidade. Não fosse assim, ninguém seguraria no Brasil, Flamengo e Corinthians. O time carioca principalmente.

Além de tudo o que arrecada com direitos de transmissão, licenciamento de marca e publicidade, tem também a bilheteria e outros benefícios que a maioria absoluta dos demais clubes do país não tem.

Para que não haja um desequilíbrio total entre os concorrentes por aqui, como ocorre com Real Madri e Barcelona na Espanha, a salvação é que o Flamengo tem dirigentes como o Marcos Braz (chefão do futebol) e Rodolfo Landim (presidente), que por sua vez, contratam a peso de ouro Jorge Sampaoli, uma das figuras mais prepotentes que já passaram pelo futebol brasileiro.

Calleri sobe para fazer São Paulo 1 x 0 Flamengo – Foto: Rubens Chiri/São PauloFC

Claro que o título ainda não está decidido. O Flamengo tem elenco muito mais forte que o do São Paulo e condições de virar o jogo no Morumbi, domingo que vem. Porém, essa paulada no técnico e diretoria do Flamengo no primeiro jogo da final serve para reflexão.

Nem sempre o melhor grupo de jogadores faz o campeão de qualquer disputa. É preciso que as peças se encaixem dentro de campo e que haja espírito coletivo em que todos corram por todos, principal missão do treinador e dirigentes.

Depois da partida, a presença de Gabigol, um dos maiores ícones do Flamengo, na coletiva do técnico do São Paulo mandando um beijo para ele, mostra que Dorival Junior continua sendo muito querido pelo elenco flamenguista, o que não é o caso do argentino Sampaoli.

https://bhaz.com.br/colunas/o-flamengo-tem-dinheiro-sobrando-dirigentes-incompetentes-e-tecnico-arrogante/


» Comentar

Comentários:
6
  • Alisson Sol disse:

    Extra! Extra! Moeda do Brasil agora é o Dólar na cotação conveniente ao time dos banqueiros de MG!!

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    Eu não reclamo de valor ingresso, minha opinião é vai quem quer e pode, já que elitizaram o futebol tô fora, meu sócio torcedor vence em novembro e não vou renovar, melhor coisa é envelhecer passamos a valorizar outras coisas além do futebol, deixar de torcer e assistir jamais, mas fazer loucura por algo assim, jamais, que o galo ganhe muitos títulos mas eu estarei torcendo de longe

  • Marlon Brant disse:

    Chico, bom dia, estamos de volta depois de 15 dias no Nordeste do Brasil. Que lugar maravilhoso, não necessitamos de viajar ao exterior para verificar que temos as melhores e mais bonitas praias do mundo. Jeri, Maragogi, Lençóis Maranhenses, Porto Galinhas, ufa, que maravilhas. Minhas melhores férias nos últimos 15 anos. Quanto ao futebol, pois bem aqui em cima é assim: 70% camisa flamengo, 10% times casa, 10% times da Europa (Real e Barça) e os restante de 1% a 5% de outros times, bem pingadinho mesmo……..Falta ao Flamengo uma mulher igual a Leila do Palmeiras e já vou adiantando, o dia que conseguir um presidente bom de negocio e que saiba mexer o doce, Flamengo vai comandar a América do Sul junto com o Palmeiras. Marcio Braga, presidente do clube carioca fez um trabalho extraordinário na década de 80 quando trazia a seleção de Zico, Adílio, Andrade, Raul, Nunes e Cia para o nordeste brasileiro. Nós mineiros estamos a anos luz de organização e marketing

  • Jerônimo disse:

    O Galo batendo cabeça e passando raiva com Sampaoli, Turco e Coudet…enquanto o Dorival, Luxemburgo e Marcelo Oliveira ….estavam livres no mercado.

    A sindrome de vira-latas do brasileiro é grande. Adora valorizar o que vem de fora e renegar o que tem aqui. Quando o brasileiro tem muito dinheiro…e pode comprar o que quiser… vixi…aí essa síndrome fica imensa, gigante..eRRRRome.

    Perguntar não ofende: Quantos técnicos brasileiros atuaram na Argentina nos últimos 10 anos?

  • Pedro Vítor disse:

    Essa renda, é sinal, que futebol, pobre já não pode ir há bastante tempo, e de agora pra frente, é só rico e bem de vida, pra pagar 400 pau num ingresso.

  • Pedro Vítor disse:

    Não dá pra dizer que o São Paulo jogou, uma barbaridade, mas anulou os pontos chaves do Flamengo, e conseguiu fazer o seu gol.

    Deu pra ver que o Jorge Sampaioli, não tem mais poder de vestiário, depois daquela polêmica, com o Pedro, a sua comissão perdeu o comando, assim como havia acontecido, no Atlético, porém no Flamengo, com um elenco desse nível, era pra ter melhores resultados.

    Se perder o título, terá que mandar embora o Jorge Sampaoli, e aí, vem crise pela frente!