Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Afastados os árbitros que ajudaram o Corinthians contra o Grêmio

Foto: Site CBF

VAR e arbitragem no Brasil. Incompetência extrema que gera suspeição

Minha coluna no BHAZ

Notícia no @goleada_info: “A comissão de arbitragem da CBF decidiu afastar os árbitros envolvidos na não marcação do pênalti para o Grêmio no jogo contra o Corinthians, na última segunda-feira (18). A medida envolve também o VAR (Emerson de Almeida Ferreira) e o árbitro principal (Wilton Pereira Sampaio).”

Sobre o assunto, um dos comentaristas que mais respeito no país, o gaúcho Sérgio Xavier Filho (Sportv), escreveu: “

Pra quem acredita em complô, informação. Wilton e Emerson não recebem salário. Ganham por jogo. No período afastado, simplesmente não recebem. Essa é a maior desgraça do árbitro, sair da escala. Emerson errou feio e arrastou Wilton para o buraco”.

Também não acredito em “complôs”, “esquemas” e coisas tais, porém, há mistérios demais no futebol. Um erro como este, cometido pelo comandante do VAR, o mineiro Emerson de Almeida Ferreira, é inadmissível. No áudio disponibilizado pela CBF a postura dele é francamente favorável ao Corinthians desde o primeiro momento. Ele no conforto de uma cadeira, em sala apropriada, além de operadores de câmeras à disposição. Bem diferente do árbitro Wilton Pereira Sampaio que, como se pode observar no reprise do lance, está em posição difícil de enxergar com clareza, com jogadores à frente dele e apenas uns segundos para decidir se apita ou não.

Quem comete erros como este do Emerson merece um tratamento mais duro sim. Além da possibilidade de interferência no placar, jogou um colega de trabalho às feras, pois é dele que todos vamos nos lembrar durante muitos anos. Não se pode errar de forma tão absurda, contando com tantos recursos técnicos e humanos.

O goiano Wilton Pereira Sampaio tem boas polêmicas colecionadas na carreira, mas é bom apitador. Cometeu e comete erros que qualquer um pode cometer. Fez uma boa Copa do Mundo no Catar, apitando quatro jogos, inclusive uma das melhores partidas do Mundial, na eliminação da Inglaterra pela França, quartas de final, 2 a 1 para os franceses. Os outros jogos foram Holanda 2 x 0 Senegal; Polônia 2 x 0 Arábia Saudita, e Holanda 3 x 1 EUA, pelas oitavas de final.

Também já tomou gancho por descumprir determinação da FIFA de não dar entrevistas sobre jogo que acabara de apitar. E fez isso depois de um Atlético x Cruzeiro. As mancadas dele geraram efeitos até para a Globo Minas, que o elegeu melhor árbitro mineiro de 2015. O maior jornal do Sul do país, o Zero Hora, de Porto Alegre, fez um apanhado sobre as atuações dele. Em determinado trecho diz: “… Aos 45 anos, Emerson apita desde 2009. Em 2015, foi eleito pelo Grupo Globo como o melhor árbitro do Campeonato Mineiro. O prêmio foi dado um ano após forte reclamação do Ceará em jogo contra o Botafogo…”

https://bhaz.com.br/noticias/esportes/emerson-e-wilton-pereira-sampaio-foram-punidos-pela-cbf/


» Comentar

Comentários:
8
  • Silvio Torres disse:

    Um amigo me manda pelo zap que o programa do rizek ( tinha que ser) escolheu os cinco maiores absurdos da arbitragem no brasileiro. E colocou uma falta não marcada para o mengão (tinha que ser) no gol do Atlético no confronto no Independência. Adoro o rigor de imparcialidade da “imprensa atleticana”. Esqueceram que, depois desse mesmo jogo, o Bataglia deve que baixar hospital por causa de uma cotovelada do arrasca, que nem amarelo levou! Rizeks e kfouris nunca me decepcionam. Viva o Brasil! Viva a arbitragem brasileira! Viva a imprensa brasileira!

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    No Brasil o VAR É UMA VÁRZEA, e os sopradores de latinha completam o serviço com camisa de time por baixo do uniforme, campeonato neste formato só o GALO e as MARIAS, conseguiram ganhar o restante foi para o eixo do mal

  • Marlon Brant disse:

    Chico, boa tarde, Tudo normal, segue o jogo, no Pais da impunidade onde o Presidente é ladrão condenado em todas as instancias, que toda a cúpula do partido dele está na cadeia ou estão condenados, onde traficante tem mordomia, onde presos tem grana por ser bandido e tem onde “tirar” uma, onde Puta de apaixona, onde o pessoal do LGBTQIERDFS+-+ sei lá quantas letras querem fazer a população engolir suas aventuras, esperar o que? As casas de apostam agradecem e este arbitro e seus amiguinhos auxiliares não ganham nem 1% da renda do jogo….então tudo normallllllllllllll

    • Roberto Soares disse:

      Será que é o sucesso do ex-presidiário na ONU que tá provocando derramamento de bílis? Procura um gastro e um psiquiatra urgentemente. Já que tu falou em pessoal LGBT, viu as fotinhas do filho número 04 cheias de amor e carinho com outro homem? Cuidado com o fígado

  • Raul Pereira disse:

    Tá bom. Afastados. Mas voltarão em breve.

    E os pontos que deixaram de ser ganhos por quem foi prejudicado – no caso, o Grêmio ? Fica por isso mesmo ? – “Lamentamos, foi mal, já punimos, faremos treinamentos e reciclagens, esperamos que não aconteça mais, blá, blá, blá”…é assim ?

    A CBF está desmoralizando o VAR. Já houve vários casos e situações similares, e nada sinaliza que vá acontecer o famoso freio de arrumação.

  • Júlio Soares disse:

    A corda sempre arrebenta do lado mais fraco, tudo jogo de cena. As ações dos árbitros e do VAR vem de cima. É muita manipulação de todos os envolvidos. Não adianta, quando é pra forjar, nem a risquinha do impedimento sai de imediato, vem muito depois e feita grotescamente. Pior são lances praticamente idênticos com decisões diferentes. Lances interpretativos… O VAR tem cor e símbolo, é um esforço danado para o palmeiras, flamengo ou curingão chegar a uma final. O povo e a mídia aceitam!

  • Paulo F disse:

    Eu acredito que os árbitros são os mais fáceis de comprar, por serem os que ganham menos no espetáculo de uma partida de futebol, enquanto são os que mais facilmente influenciam um resultado. Não conheço o Wilton pra lhe conceder presunção de inocência, já que estava bem perto do lance. Além disso o beneficiado é o Corinthians contra um adversário de POA/BH que são os times mais prejudicados contra os históricos favorecimentos do eixo.

    Mas futebol é isso, tem partidas que tem que ganhar também da arbitragem, se o Grêmio tivesse feito mais um gol teria ganho apesar do “erro”.

  • Jerônimo disse:

    Chico,

    O VAR não funciona no futebol porque, diferente dos outros esportes, o VAR no futebol é de uso esclusivo da arbitragem.
    Em vários outros esportes quem pode a revisão dos lances são os próprios atletas ou os seus técnicos.
    No futebol também deveria ser assim, ou seja, cada técnico teria dois pedidos de revisão do VAR, sendo um pedido em cada tempo de jogo. Desta forma, “erros” como o de ontem poderiam ser evitados, pois com certeza o banco do Grêmio acionaria o juiz de campo e o obrigaria a rever o lance polêmico, sendo o VAR, nesse caso, apenas um recurso técnico para a seleção de imagens. A decisão final sobre a interpretação dos lances e a decisão final voltaria a ser do juiz de campo.

    Uma alteração simples, fácil e lógica de ser feita nas atuais regras do VAR no futebol.
    A pegunta é: Por que não fazem essas alteração ?

    Com tantas casas de apostas eletrônicas e bilhões circulando nesses sites de jogos eu até imagino o porquê não queiram dar transparência aos lances de jogo, afinal, alguns resultados e lances específicos valem muito dinheiro, né ?!?

    Infelizmente, o futebol, a cada dia, perde a graça, a magia, o encanto….quer seja pela elitização dos torcedores modinhas com as “Arenas”, quer seja pela queda drástica da qualidade dos jogos e a suspeita manipulação de resultados.

    Atleticano sempre, otário…..jamais.