Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Os três mineiros e e as perspectivas diferentes para 2024

Imagem: divulgação

Minha coluna no BHAZ:

Faltando dez rodadas para acabar este Brasileiro, Atlético, Cruzeiro e América já deveriam estar pensando e agindo visando 2024. Possivelmente só o Coelho deve estar com a cabeça na próxima temporada, fazendo auto avaliação, juntando os cacos, lambendo feridas e conversando com possíveis nomes para assumir comissão técnica e substituir as muitas peças que precisarão ser trocadas no elenco. Não vi nada de diferente neste técnico Fabián Bustos e acredito que não seja o camarada certo para remontar o Coelho. Gostaria inclusive que americanos que acompanham o time mais de perto se manifestassem aqui.

Há informações seguras de que Marcus Salum anda muito abatido, mas todos sabemos do amor que ele tem pelo América e que não largaria o barco com o clube nesta situação. Errou na formação do grupo deste ano mas continua sendo o melhor e mais lúcido dirigente do futebol mineiro. Vai dar a volta por cima.

O Cruzeiro fechou contrato com Zé Ricardo até o fim de 2024 e deve honrar o compromisso. Pegou o elenco já montado, por Paulo Pezzolano e Pepa, está fazendo o que pode para segurar o time na Série A e foi contratado para dar uma cara nova ao time, principalmente utilizando jogadores formados na base.

O Atlético é uma incógnita no que se refere ao futuro. Em vias de transformação em SAF, não sabe ainda quem será o homem forte do futebol, quem será o chefão da empresa, o famoso “CEO”, se Felipão fica ou não fica, e nem quanto terá para gastar em 2024, porque a previsão é de que o orçamento será bem baixo em relação aos últimos anos. Terá que renovar muito o elenco, composto atualmente de muitos veteranos que não dão mais conta do recado e alguns muito fracos em determinadas posições, como lateral direita e meio campo.

Se a SAF vai dar certo ou não é outra incógnita. Os futuros donos do Atlético precisarão escolher muito bem quem comandará a empresa e o futebol, pois ao torcedor só interessa isso: o time. Essa turma que está lá é fraca. Mesmo gastando a fortuna que gasta ganhou apenas o Campeonato Mineiro este ano e ano passado, com o time eliminado precocemente da Copa do Brasil e Libertadores da América, além de bater cabeça na escolha de treinadores.

Alguém pode dizer que essa turma ganhou também da Recopa 2022, ok! E o Brasileiro de 1937! Ah, tá!


» Comentar

Comentários:
12
  • João Carlos disse:

    Concordo com a fraqueza da turma que está lá no Atlético desde 2020: 4 Rurais; 1 Brasileirão; 1 Copa do Brasil e 1 Supercopa do Brasil, fora boas campanhas na Libertadores (uma semi-final, uma quartas-de-final e uma oitavas-de-final). E o tal Brasileirão 1937, no qual só acredita quem quer (eu não acredito, é bom deixar claro), não deixa de ser uma clara demonstração da fraqueza política e financeira daquela turma também. Então tá sérto!

  • Marlon Brant disse:

    Chico, bom dia. Tudo vai caminhando para acabar do mesmo jeito que prevíamos. Cruzeiro sofrer durante o Campeonato, mas escapando da serie B depois de muito sofrimento, América voltando a serie B por puro amadorismo de sua diretoria/gestão, Mancini foi talvez o maior erro e sei time enganando e iludindo mais uma vez a torcida, que sonhava em ganhar algum grande titulo, mas na verdade teve até dificuldade no mineiro, onde levou o troféu graças a Família ARO/FMF. Todos lembram a garfada no Atletic de São João Del Rey. Já deveriam, a dupla Rapogalo pensar em 2.024, pois o eixo RJ/SP está se fortalecendo a cada dia que passa e podemos voltar a década de 70/80 e inicio de 90 quando eles ganhavam quase tudo. Abraços !!!!!

  • Mariano Celeste disse:

    O chororô do Dentuço na CBF deu certo. É muito time grande tirando o pé para o Zerin subir na tabela. Ontem foram dois gols contras e um de canela, o Bahia andou dentro de campo. Nossa como estou magoado isso.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    O Cabuloso vai chegando devagar, e tudo indica que a permanência na Série A e a disputa da Sul-Americana podem efetivamente acontecer depois desse período longo, nebuloso e decepcionante – que parece ter sido superado – após a saída do Pepa.

    Se for assim, é certo que os donos vão ter que encorpar o time. Algumas contratações feitas esse ano deram muito certo (William, Marlon, Lucas Silva, Mateus Pereira e com alguma boa vontade o Néris e o Castan) mas outras não vingaram. Esses senhores que administram a SAF apenas precisam decidir se vão realmente por prá jogar os atletas recém promovidos das categorias inferiores ou se vão insistir em outros que, uma vez contratados a peso de ouro, aparentemente possuem lugar cativo no time para justificar o investimento feito. Não temos centroavante fixo, e a minutagem necessária para amadurecimento que o Fernando precisa pode e deve ser feita nesse resto de ano e no Mineiro do ano que vem – isso claro, depois que o dever de casa de 2023 estiver concluído.

    Enquanto eles quebram a cabeça, ficamos aguardando os 6 (ou 8) pontos que faltam. É só isso que interessa à torcida no momento.

  • Marcelo disse:

    Chico, o bustos não é dos piores. Tem dado chance para a base pelo menos e o time compete. Agora com todo respeito. Os dirigentes do América fizeram tudo errado e precisam sair. Senão vejamos: montagem errada do elenco (na primeira rodada, contra o fluminense, alertamos aqui sobre a MÉDIA de idade do time que entrou em campo: 32 anos); guarida para condenado por duplo homicídio; guarida para agressor de mulher; guarida para funcionário que agrediu torcedor no aeroporto; casamento com o mancini, mesmo todo mundo vendo que não dava mais certo; horrível política de venda de ingressos; venda de mando de campo. Elenquei os principais. Em relação ao aspecto da venda de mando, já que aceitaram jogar só com torcida do Atlético, fizessem o jogo no Mineirão. Chico, mesmo com todos os custos, e com a demanda da torcida do Atlético por ingresso mais acessível, se colocassem ingresso a 50 reais, eu te garanto que teriam mais renda do que em Uberlândia sem esse desrespeito aos poucos sócios que temos. Sou muito grato pelo que fizeram no passado, mas é preciso mudar. Gente nova, que respeite a torcida e que não ache que o clube é deles.

    • Eduardo Silva disse:

      A questão de jogar em outra cidade é que o clube recebe um valor fixo por exemplo de 1 milhão de reais e não tem que se preocupar com venda dos ingressos, quem comprou o jogo que corre o risco de ter um bom público ou não, ou seja, não querem ter trabalho.

      A Conmebol mesmo está fazendo a final da partida da Sulamericana e da Libertadores em jogo único porque arrecada mais dinheiro para a entidade do que dois jogos de ida e volta . Não estão preocupados se vai dar público, querem só faturar com a venda da transmissão e publicidade e pagam uma boa grana aos clubes de premiação.

  • Victor Maia disse:

    Infelizmente é o sistema! Ganhamos dos times melhores e perdemos para as babas.

  • João Brás disse:

    Ai credo o GALO Ganhoôôôôôôôôoôôôôôôôôôôôôôôôôôôôô!!!

  • Silvio Torres disse:

    Esse Salum deveria ser o primeiro a sair pra dar uma oxigenada no América. Quanto ao Atlético, tudo como sempre de cabeça pra baixo. A SAF foi feita pra torrar um patrimônio bilionário e transferir o que sobrou pros donos. Investimento? Necas de pitipiriba. Quitação de dívidas? Neres. Aquele discurso de clube de primeiro mundo e time de Premier League? Vai ver se eu tô na esquina. Desconfio que, baseados no surradissimo papo de falta de grana (kkkkk), vão trazer de volta Marcos Rocha e desaposentar Victor e Léo Silva. No Atlético tudo é possível e nada me espanta.

    • Roberto Fonseca disse:

      Como americano, concordo plenamente. Salum já deu o que tinha que dar. Estamos voltando a série B por incompetência total dele e do tal de conselho gestor. #ForaSalum