Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Aposentadoria do Leandro Vuaden e a agressão a árbitro que paralisou o campeonato turco

Vuaden apitou as finais do campeonato mineiro de 2012 e 2013
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Minha coluna no BHAZ

Arbitragem: Vuaden para e se torna dirigente; na Turquia, agressão para campeonato

Arbitragem sempre foi problema no mundo inteiro e continua sendo. Nem o VAR deu jeito! Ninguém quer perder e normalmente quem perde transfere a culpa para apitadores e auxiliares, com ou sem razão.
Aos 48 anos de idade, o gaúcho Leandro Pedro Vuaden se aposentou do apito, depois de 26 anos de atuação, oito deles nos quadros da FIFA. Era um bom árbitro, envolvido em muitas polêmicas, porque faz parte da atividade. Certamente já desagradou a torcedores de todos os times por algum erro ou suposto erro. Inclusive atleticanos, cruzeirenses e americanos já o xingaram muito.


Mas não aprontou lambanças suficientes a ponto de ser chamado pela Globo para ser comentarista de arbitragem e gerar audiência.

Leandro Pedro
Vuaden (segunbdo a partir da esquerda), 48 anos, se aposenta e assume o comando da arbitragem gaúcha (Foto: Angelo Pieretti/FGF/Divulgação)


Apitou as finais do Campeonato Mineiro de 2012 (Atlético 3 x 0 América) e 2013 (Atlético bicampeão, mesmo perdendo de 2 a 1 para o Cruzeiro). Foi eleito o melhor apitador do Brasileiro de 2011 e 2020.
Convidado pela Federação Gaúcha para assumir o comando da arbitragem do Rio Grande do Sul. já está trabalhando.

Sua última atuação foi no Fortaleza 2 x 1 Santos, que rebaixou o Peixe, na Vila Belmiro.


Enquanto isso, na Turquia, ontem, uma cena chocante, que está rodando o mundo. Depois do jogo Ankaragucu x Rizespor em Ancara, o árbitro Halil Umut Meler tomou um soco no rosto, do presidente do Ankaragucu Faruk Koca. Caiu e foi chutado por aliados do cartola. Foi parar num hospital.
Menos mal que o país se revoltou com a situação e até o presidente da república, Recep Tayyip Erdogan se pronunciou: “Condeno o ataque contra Halil Umut Meler (…) Nunca permitiremos que a violência interfira no esporte turco”.
A polícia prendeu os agressores, inclusive o presidente do Ankaragucu. E a Federação turca paralisou o campeonato por tempo indeterminado.

No twitter do jornal espanhol Marca, a cena lamentável:

https://twitter.com/i/status/1734314762375176648

» Comentar

Comentários:
7
  • Marlon Caldeira Brant disse:

    Chico, bom dia. Arbitro comum, normal aos demais, sempre vai ter um ou outro que vai fazer comentários negativos, pois se acha no direito de entender tudo de futebol. Vida de arbitro não é fácil e sempre vou defende-los pois quem depende de um lance de arbitro para ganhar campeonatos, é porque foi incompetente durante as partidas. Lembro que em 2.003 o Cruzeiro fazia e acontecia no Brasileiro e sempre ganhava com excelente saldo de gols, então quando o arbitro errou, tinha gordura para queimar. E que nossos dirigentes sigam o exemplo da Turquia, pois quando se tem este tipo de situação, que o campeonato seja paralisado ou rebaixe a ultima divisão o time que este mentecapto dirige e representa !!!!

  • Antonio da Silva disse:

    Os árbitros erram conforme interesses da cúpula… A corda só arrebenta do lado mais fraco!

  • Pedro Vitor disse:

    Na minha opinião, Leandro Pedro Vuaden, foi um arbitro fraco, que nunca conseguiu passar confiança, em seu trabalho em campo, sempre tendencioso, em suas marcações, com VAR ou sem VAR. Com VAR, sempre tirava o seu da reta, transferindo, a responsabilidade, sem VAR, errando descaradamente, como por exemplo em 2014, na final do Campeonato Mineiro, um pênalti claro no Jô, ignorado por este senhor!

  • Marcão de Varginha disse:

    Que nossas autoridades sigam o exemplo punindo (prendendo, cerceando da liberdade mesmo!) os mais “exaltados”. Infelizmente aqui se invade campo e por ignorância e até arrogância por não aceitar descenso, uns se
    acham no direito de agredir, mutilar e até matar, invadem campo e promovem quebradeiras e covardemente a imprensa culpa os órgãos de segurança pública, como se fosse possível controlar o “ambiente” sem usar os meios necessários para conter os marginais que agridem entre si e aos profissionais de segurança pública…

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico,

    Nessa época do ano vamos vendo e lendo as notícias de montagem de elencos, orçamentos milinários, SAF’s, contratações de diretores de futebol divulgadas como se fossem artilheiros de copa do mundo. É até divertido, porque a imprensa e os dirigentes se esquecem que ainda assim no futebol o que mais importa é que são 11 contra 11 no campo, a entrega dos jogadores e o comando técnico é primordial. Veremos em 24 como vimos em 23 elencos milionários tomanco sufoco de elencos bem modestos e no final de 2024 tudo se repetirá.

    • João Carlos disse:

      Qual elenco “modesto” venceu algo EXPRESSIVO em 2023? Só pra contextualizar, e sem clubismos: Brasileirão (Palmeiras, R$ 30 milhões mensais, venceu também o Campeonato Rural SP); Copa do Brasil (São Paulo, 17 milhões mensais); Libertadores (Fluminense, 19 milhões mensais, venceu também o Campeonato Rural RJ). Na tabela do Brasileirão: 1º Palmeiras; 2º Grêmio (15 milhões mensais – ainda trouxe o Suares, só isso), 3º Atlético (20 milhões mensais); 4º Flamengo (40 milhões mensais)…. É, amigo, parece que elencos “modestos” só fazem auê e campanhas “surpreendentes e além do esperado” (Botafogo, Bragantino, etc…). Você pode até argumentar que diversos times investiram e “não ganharam nada”, mas uma coisa é certa: quem não investir, E MUITO, só ganhará algo relevante se ocorrer uma senhora ZEBRA.

  • Ed Diogo disse:

    Só espero que as leis lá sejam diferentes das nossas e que ele cumpra a pena que será lhe imposta . A violência está passando dos limites no esporte que deveria ser um divertimento.