Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Diretoria do Atlético não pode errar de novo na contratação de treinador

Milito começou como treinador no Estudiantes de La Plata- em 2015. Passou depois pelo O’Higgins (Chile), Independiente e por último Argentinos Juniors. O Cruzeiro tentou contratá-lo ano passado (Foto Jorge Junes/prensa Arg Jrs milito)

Minha coluna no BHAZ:

Atlético está diante do momento mais importante do ano ao contratar Gabriel Milito ou outro treinador

Este é o momento da diretoria mostrar competência: a escolha de quem vai comandar o time no Brasileiro e Libertadores. Errou ano passado ao desaposentar Felipão, que ficou no caro quase um ano, “jogando” com o nome, com o prestígio de tempos passados. Um ex-técnico em atividade, desatualizado e birrento.


Pelo que tem sido dito, a bola da vez é o argentino Gabriel Alejandro Milito, 43 anos, que foi um bom zagueiro, com vários anos na seleção argentina. Seu maior sucesso como jogador foi no Barcelona, de 2007 a 2011. O Cruzeiro tentou contratá-lo ano passado depois de demitir o português Pepa.


É treinador recente, que ainda não tem títulos no curriculum. Não vejo isso como um problema, já que nem todo treinador começa ganhando. Porém, as colocações do time que mais dirigiu (Argentinos Juniors) no campeonato argentino, Libertadores e Liga da Argentina, não são lá essas coisas: ano passado, eliminado da Copa Argentina nas oitavas de final, eliminado pelo San Martín; eliminado da Copa da Liga Argentina na fase de grupos; eliminado da Libertadores nas oitavas; eliminado pelo Fluminense e terminou em 10º lugar no campeonato argentino.


Em 2022 terminou o campeonato argentino em 8º lugar; saiu da Copa Argentina nas oitavas; eliminado pelo Defensa y Justicia; eliminado na semifinal da Copa da Liga Argentina pelo Tigres. Em 2021, terminou em 14º lugar no campeonato argentino; eliminado na semifinal da Copa Argentina pelo Boca Juniors; eliminado nas oitavas da Libertadores pelo River Plate.


O que vejo como estranha é fala de um jornalista argentino, que segundo a Rádio Itatiaia é biografo do Milito, que teria dito que o Atlético precisará “seduzi-lo” no chamado “projeto esportivo”, já que “a questão financeira fica em segundo plano”.
Uai, que frescura é essa? Quem é Gabriel Milito para fazer uma exigência dessas?
Papo parecido com o do Eduardo Coudet e do venezuelano Dudamel, outros equívocos da diretoria do Atlético na contratação de treinador.


» Comentar

Comentários:
11
  • Silvio Torres disse:

    Felipão foi um desastre. Dudamel também. Turco e a volta do Cuca foram grandes erros. Mas acho que, finalmente, o Atlético acerta com o Milito. Não há como negar, a escola argentina de técnicos está dando de mil a zero na brasileira faz tempo. E, ao contrário do que tenho ouvido de muita gente, acho que Milito vai pegar terra virgem pra ser semeada, já que, na minha opinião, Felipão não deixa nada que vá causar um choque traumático de mudança. Mas a estrutura do Atlético tem que mudar e começar a funcionar. A Casa da Mãe Joana, que se submete a jogadores mimimis que não querem treinar duro e obedecer esquemas, que fica ao sabor de ondas da imprensa e vaias da torcida, tem que acabar. O futebol moderno, faz décadas, é totalmente tático. Com jogadores de elevado nível técnico, aí é que a coisa funciona mesmo. Mas se o comandante não tiver suporte, esquece.

    • Fred disse:

      Concordo plenamente. Mas pra isso acontecer, a diretoria tem que dar autoridade para o novo treinador fazer algo: elaborar uma lista de dispensas ou, se não for possível devido a contratos, deixar claro pra alguns atletas que a comissão não vai utilizá-lo, deixando livre pra rescindir e procurar outro clube. Ficar quem ainda joga em alto nível, com condições de absorver a nova postura tática do time.

  • José Cláudio disse:

    Não vi, li ou ouvi nenhum profissional que responde oficialmente pelo Atlético dizer do interesse do clube pelo Milito ou qualquer outro profissional. E porque digo isso (sem ser advogado do diabo)? Porque amanhã, ao invés do Milito, o Atlético contrata o José de SOUZA. Aí já viu, é onda e conversa fiada até o fina da temporada, com todo mundo (torcida, inclusive) batendo na mesma tecla.

  • Paulo César disse:

    Na minha visão, você está 101% correto, Chico, caso o papo do biógrafo tenha algum sentido. É o cúmulo, o fim do mundo, o cachorro correndo atrás do rabo, esta história de o Galo, ou qualquer time da prateleira de cima do país, ter que “seduzir” Milito. O tal Coudet veio com pompas de Simeoni, Guardiola, Klopp… “Curuiz” credo…

  • Jerônimo disse:

    Mais um ano perdido por causa desses oligarcas, que não sabem nada de futebol e compraram o Galo, apenas por brincadeira, diversão, pois… estavam entediados com os seus bancos.

    Que insistência, implicância, pirraça…parecem meninos mesmo mimados com essa bobagem de contratar técnico estrangeiro. Também, provincianos que são… só valorizam o que vem de fora.

    Tem pelo menos uns 3 técnicos brasileiros, no mercado, que colocariam esse time do Galo nas finais das principais competições.

    Mais um ano na fila por causa da incompetência dos dirigentes do Galo.

    • José Cláudio disse:

      Acho que esses burros estão no Atlético desde dezembro/2019. De lá para cá venceram 4 Rurais (todos que disputaram), 1 Brasileiro e 1 Copa do Brasil. Um vice-campeonato e um terceiro lugar no brasileiro; e na libertadores (uma semi-final, uma quarta-de final e uma oitava-de final). Concordo contigo: esses caras não entendem nada de futebol. São burros com sorte; MUITA SORTE!

  • kafé sâo gotardo disse:

    saudações alvinegras,estão falando que ele joga com três zagueiros,não temos nenhum que presta,imagina três,no brasil esse esquema não dá certo,kafé são gotardo

  • Pedro Vitor disse:

    É difícil, dar pitaco, aliás, é fácil dar o pitaco, difícil, é acertar nos pitacos, principalmente, com treinadores estrangeiros.

    De todos os que vieram, o que mais me surpreendeu, de fato, foi o Jorge Sampaioli, a gente via que ele treinava bem o time, tanto é, que sem Hulk, Nacho, ele conseguiu brigar pelo título do Brasileiro, escapou por 3 pontos.

    Os demais, não foram bem, a destacar, que o Eduardo Coudet, deu esperança de que poderia dar certo, infelizmente, desequilibrado, surtou na hora errada, e mais de uma vez!

    Agora o Gabriel Milito, pelo que vi, falarem, é da mesma escola, Sampaioli, Coudet. Gosta de jogar para frente, dominar o adversário, acho que pelo elenco do Atlético, é um ponto a favor, inclusive o maior problema do Felipão foi esse, querer “remar contra a maré”.

    Vamos torcer para as coisas caminharem em águas correntes, e próximos 60 dias, vai ser mais pra ele, conhecer o elenco, e preparar a forma do time jogar, é ter paciência, e torcer para conseguir os resultados, iniciais, para ter paz pra trabalhar!

    • Fred disse:

      Sim, ele é da escola do Bielsa: treina exaustivamente pra jogar avançado, com o time todo no campo adversário, pressionando no ataque e na saída de bola (70% de posse). É um estilo que dá gosto assistir, faz muitos gols, mesmo que também leve gols pela defesa sem cobertura. Oito ou oitenta.
      Acho uma decisão acertada da diretoria: primeiro porque define um estilo de jogo e procura o treinador pra isso; segundo porque o elenco do Galo tem esse perfil. Mas é uma aposta, e pra trazer argentino, eu preferia o Sampaoli.

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, bom dia!

    O problema do Alt Mineiro não é técnico, não são os jogadores, não é diretor, o que falata na minha opinião é quem manda e toma decisões no clube. Tem o tal Conselho Gestor com o Menin, o R. Guimarães, o Sérgio Coelho, o São Vitor e o tal do CEO da SAF, mas no dia a dia quem que dá o murro na mesa, quem teve peito de ir lá cobrar do Felipão uma derrota, chamar a atenção dele porque xingou um torcedor, que foi mal educado na entrevista? NINGUÉM.

    Quem desses aí tem voz ativa para chamar o Hulk por exemplo e dar uma colada nele porque ele fala demais com o juiz e toma muito cartão nos jogos? NINGUÉM.

    Ou seja, vão trazer esse Milito e quem tem moral para cobrar esse cara? Tá cheio de gente boazinha, Vitor, Eder Aleixo, Sérgio Coelho não tem culhão para mandar em ninguém e futebol é cobrança, o grupo é acomodado, cheio de come e dorme.

    Outra coisa que tem que definir o modo de jogar do time desde as categorias de base e aí sim contratar um técnico que tenha o perfil do clube jogar, eles contratam aleatoriamente mais pela disponibilidade do mercado.

    Dizem que são profissionais mas continuam amadores.

  • Paulo F disse:

    Não sei não… tudo bem que ele levou um time modesto da argentina a jogar as duas últimas Libertadores… mas não me parece ter gabarito pra treinar um time do tamanho do Atlético.
    Preferiria o Caixinha ou dar uma chance pro Lucas Gonçalves