Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Disputa de estratégias entre Milito e Larcamón será tão importante quanto os jogadores em campo

Este clássico marcará o terceiro confronto entre os técnicos Gabriel Milito e Nicolás Larcamón. Cada um tem uma vitória defendendo clubes pelo campeonato do Chile (Foto: Pedro Souza/Atlético)

Minha coluna no BHAZ:

Milito x Larcamón. Treinadores serão tão protagonistas quanto os jogadores nessa final do Mineiro

Ambos argentinos, porém, de escolas distintas, mas certamente iguais numa filosofia bem típica deles: gana, determinação!


Interessante também é que não será o primeiro enfrentamento entre eles. Em 2017 o atual técnico do Cruzeiro dirigia o Antofagasta do Chile, e derrotou o O’Higgins, do Gabriel Milito, por 2 x 0, na casa do O’Higgins. Em 2018 foi a vez de Milito vencer Larcamón: 2 x 1. Ele no O’Higgins, Larcamón no Huachipato. Jogo novamente no Estádio El Teniente, em Rancagua, casa do O’Higgins.


Milito chegou a Belo Horizonte com atos e discurso completamente diferentes da maioria dos técnicos brasileiros. Do aeroporto deu “uma passada” no hotel e foi para o gramado da Cidade do Galo, conhecer os jogadores e iniciar o trabalho. Já anunciando que vai se sentar no banco de reservas e comandar o time nos jogos finais do campeonato.
Na primeira entrevista coletiva, ontem, disse: “Clássico não pode falhar, tem que ganhar”.


Totalmente diferente do antecessor, que tinha fama de motivador, mas que tratou o primeiro jogo contra o Cruzeiro na “casa própria” do Galo, como “apenas mais um jogo”. Perdeu o primeiro e perdeu o segundo, nem aí para o sentimento do torcedor, como se uma partida contra o maior rival fosse como uma qualquer outra. Para ele sim, em fim de carreira, sem mais nenhum objetivo a buscar na profissão, e que iria embora na primeira turbulência, como foi.


Larcamón chegou sob desconfiança, por ser um jovem desconhecido do futebol brasileiro, porém, logo de cara ganhou crédito, pela forma aguerrida do Cruzeiro jogar e aplicação tática dos jogadores.
Com um grupo inferior tecnicamente ao Atlético, ganhou o clássico, na Arena do Galo, no dia três de fevereiro. Deu um baile no Felipão, que antes da partida o cumprimentou no gramado dizendo: “sinta-se em casa”.
A confiança nele passou a ser tão grande que nem a eliminação da Copa do Brasil, 18 dias depois, na primeira rodada, pelo Sousa, da Paraíba, abalou o seu prestígio na Toca da Raposa.


Certamente serão dois ótimos jogos para se assistir, com todos os ingredientes dos grandes clássicos: tensão de ambos os lados, nervos à flor da pele, determinação e até futebol bonito. Este “até”, porque clássicos assim são mais decididos nos erros que nos acertos, em função do nervosismo, ou então, por um lance genial de algum jogador diferenciado ou que faça diferença em algum momento da partida.
Imperdível.

Pena que tenha havido esse acordo idiota de torcida única do mandante. Atestado de impotência, omissão e incompetência dos dirigentes dos clubes, da FMF e das autoridades públicas responsáveis pela segurança, que ao invés de prender e punir os bandidos, punem o cidadão de bem, maioria da população, que não pode exercer o seu direito de ir a um estádio de futebol.


» Comentar

Comentários:
9
  • Fred disse:

    Pelas notícias, Milito vai escalar três zagueiros, dar um banco pro Scarpa e jogar com o Zaracho apoiando na direita. Certíssimo, a hora de testar é agora. As duas partidas contra o Asa-MG são boas oportunidades pra preparar o time pro que interessa, Libertadores. E, se bobear, ainda vence.

  • Giovani José Pinto disse:

    Se o galo tivesse dispensado o Felipão a pelo – 4 semanas atrás ele tinha a obrigação de ganhar esse fraco campeonato com o pé nas costas, + com uma semana só de treinamento do novo técnico ficou tudo em ABERTO

  • Silvio Torres disse:

    O meia atrasa a bola para o volante, que atrasa para o zagueiro, que atrasa para o Everson dar um chutão. Esse é o legado tático do Felipão. Pensando bem, Milito vai ter um trabalho imenso. Terá que fazer metade do time do Atlético jogar futebol.

  • Raws disse:

    No linguajar da nossa turma de pelada, contemporizar é meus “ovo”.
    O atual time e plantel do Galo, tinha de encarar, hoje, América e Cruzeiro, como um Cuiabá no brasileiro. Mentira? Soberba? Não! Até meus amigos rivais sabem disso. Só nossos jogadores parecem não entender a realidade.
    Eu que sei muito bem que são 11 contra 11.
    Eu que tenho a certeza que só no futebol o mais fraco, consegue superar o mais forte, limito essa realidade até as decisões.
    Perder o segundo jogo para o América, em uma decisão de vaga, foi vergonhoso para esse time do Galo.
    Cogitar perder o título para o Cruzeiro, pela disparidade, será motivo de terra arrasada.
    Estou postando isso sem a menor soberba, estou sendo realista! Ou estou viajando?
    Agora, se acontecer, podem zuar, é direito de vocês, mas que a maioria concorda comigo, dúvida nenhuma.

    • Marcio Borges disse:

      Fala meu caro Raws, bao demais?! Ia escrever que o galo continua favorito apesar dos últimos encontros quando li o seu texto e resolvi só concordar com você. Infelizmente pra nós, no momento, só cabe ficar na expectativa de uma Vitória inesperada novamente. Quem achar que o Cruzeiro é favorito, pelas últimas vitórias, ou tem time pra encarar de peito aberto o galo tá olhando só com o olho da paixão.

      • Raws disse:

        Prezado, Márcio, bão demais?
        Você percebe que não sou de fazer gozações aqui sistematicamente, mas nada contra aos colegas de ambos os lados que ficam na pilha.
        Frisei bem que o comentário não tinha soberba implícita, só que um plantel caro e com jogadores de renome como do atual Galo, pode até perder jogos para o Cruzeiro e América, mas decisões não!
        Meu ponto de vista não garante nada, mesmo porque o pior futebol dos três nesse campeonato, foi justamente de meu time.
        Mas vamo que vamo e que tenhamos dois ótimos jogos. Abraço.

  • Antonio da Silva disse:

    Largamão leva vantagem, já está ai algum tempo; Milito chegou agora, vai apenas seguir o que o auxiliar técnico lhe sugerir

  • Pedro Vitor disse:

    Penso, que a motivação, pode ser algo, a ser explorado pelo Atlético, o fato de ter mudado de técnico numa decisão, surpreendeu a todos, acredito que ninguém poderia apostar que isso aconteceria, num momento desse.

    Eu até já comentava, que o Felipão, apos xingar o torcedor, e, mais de uma vez, e, também, perder o clássico, e treinar mal o time, ou ia ser demitido ou ia pedir pra sair, comentei isso ha cerca de duas ou três semanas.

    Mas o fato é, que o Hulk, e Arana, principalmente, deram entrevistas a “flor da pele”, deixando escapar nas entrelinhas, que não estavam satisfeitos com os “métodos”, e a forma da equipe jogar, em 2024!

    Apenas, acho, que essa mudança de esquema tático, em cima do jogo, por falta de treinamentos, testes e jogos, podem trazer uma certa desconfiança, e resultados, no inicio do trabalho do Gabriel Milito.

    Mas ninguém pode prever nada, se uma bola mal batida, bate na trave e entra, entre sufoco e emoções, ou se encaixa a forma de jogar, igual, arroz e feijão, é simples, bom e gostoso, e todo mundo gosta.

    Porque o Felipão, não conseguiu encaixar, ate classificou a equipe para Libertadores, mas em 8 meses, de trabalho, o desempenho foi muito ruim.

    E o Cruzeiro, não sabe o que pode encontrar, do Atlético, neste momento, com o Felipão no comando, era nítido, que a estratégia, cruzeirense, dava muito certo, pois “encaixotava” o time do Galo até certa, facilidade!

  • Raul Pereira disse:

    Tudo em aberto. Aguardemos o jogo apenas.