Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Na relação custo/benefício, o Cruzeiro foi bom negócio para o Ronaldo e vice-versa

Foto: twitter.com/Cruzeiro/@ggaleixo

Ronaldo se deu muito bem com o Cruzeiro, mas também deixou marcas positivas

Antes da era SAF os números das transações do futebol já eram misteriosos, mesmo com algumas instâncias de fiscalização previstas, tipo conselhos fiscais e essas coisas. Com SAF, que tem dono, impossível completamente. Só é divulgado o que os donos e os diretamente envolvidos nos negócios querem.

É claro que Ronaldo lucrou muito nessa aventura, mas não foi ele quem procurou o Cruzeiro. Foi procurado, e assim como grande oportunista dentro dos gramados, ele é também nos negócios.

Se deu muito bem, porém, a sua rápida passagem como comandante geral da Raposa, deixou marcas positivas. Começando pelo seu prestígio internacional, que manteve o clube em evidência, mesmo com o time longe das principais competições. E o principal: a enxugada no quadro de funcionários. O Cruzeiro era um dos maiores cabides de emprego do Brasil, ao estilo das grandes estatais. Parentes, amigos e outros afilhados de dirigentes e conselheiros deitavam e rolavam.

Sem SAF seria impossível mandar embora tanta gente, já que os interesses eleitorais internos falavam mais alto. Conselheiro que tinha influência nas eleições do próximo presidente, apitava e indicava gente pra ser contratada e ser demitida.

A partir da SAF isso acabou e Ronaldo mandou passar o facão, sem dó. Inclusive nos privilégios de torcidas organizadas.

A rigor, só não deu certo porque ele não enfiaria a mão no bolso para montar times competitivos. Brigaria sempre na faixa intermediária da classificação, correndo risco de cair.

O Cruzeiro ficaria nessa, de se aproveitar de eventuais revelações que estourassem, mas já já vendidas.

As pessoas que ele designou para comandar o futebol se mostraram despreparadas, incompetentes, além de não terem lastro com o clube, tipo Elias, ex-Atlético, D’Alessandro, ex-Internacional e o próprio Paulo André, seu braço direito, que teve passagem rápida e apagada como jogador da Raposa. Autuori era exceção, mas parecia desmotivado, deixando as coisas acontecerem, acomodado.

Claro que o Pedro Lourenço não terá vida fácil para fazer o Cruzeiro brigar na parte de cima da tabela, porém, será seu único objetivo, já que neste primeiro momento não visa lucro com o novo negócio. Para isso, está se cercando de quem conhece o futebol e seus labirintos, como o Alexandre Matos, de competência incontestável.   


» Comentar

Comentários:
14
  • Alisson Sol disse:

    De novo, para quem souber ler, todo o processo do “saneamento” do Cruzeiro está muito bem documentado online. Note que eu mesmo já escrevi saneamento entre aspas, pois no Brasil, frequentemente acham erros crassos no Portal da Transparência. Certamente, vão encontrar em breve coisas semelhantes nas contas de SAFS. Durante anos, escrevi aqui que o Cruzeiro, além de balanços de pouca credibilidade, ainda assim fazia escolhas que iam acabar trazendo resultados danosos. “Quem tem põe, quem não tem, tira!“, como dizia Kafunga!

    Ronaldo foi útil não apenas ao Cruzeiro. O projeto das SAFs no Brasil tinha pouca credibilidade até o nome do Ronaldo ser associado ao projeto (isto não é apenas opinião minha). As pessoas agora se esquecem de que aprovar uma lei no Brasil, onde o congresso opera quase sempre no “da cá antes do toma lá” é quase impossível sem uma pressão externa.

    Agora é ter calma com o Pedro Lourenço. A bola não entra por acaso, mas também não entra só por inventimentos, ou o Campeão Mundial todo ano era do Qatar!

  • mauricio jose de souza disse:

    O Ronalducho foi muito importante, pagou os debitos com fornecedores, pai de santo, enfim todos da crucru, passivo trabalhista, e não deixou nada para Pedrinho, Agora é só contratar um timaçõ e não pagar de novo que voltam as primeiras colocações.

  • Victor Maia disse:

    A imprensa fazendo um esforço danado pra mostrar que está tudo bem. Não é verdade até bem porque tem um lado insatisfeito. Ronaldo culpa a torcida pela venda da SAF. A irmã de Ronalducho chamou a Chipre Azul de torcida ingrata.

  • Juliano Salvador disse:

    Tá tudo bem nas hostes azulina. Ronaldo disse que cumpriu seu dever como se o clube estivesse nas alturas. Péssima colocação no Brasileirão 2023. desclassificação para o Sou na CB 2024, derrota vexatória para o Galo no Mineiro 2024 e péssima performance na Sul americana 2024. Aqui é Nárnia. A torcida desnorteada detona o Gordo com faixas no Mineirão, agora depois da saída, só elogios. Primeiro a catracada, depois a graxa.

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    Chico, onde assino? Concordo na íntegra com seu texto. Foi bom para as 3 partes: R9, torcida e Pedro Lourenço. O Cruzeiro mudou muito (para o bem) com a chegada de R9 e creio que melhorará mais ainda com a chegada do Pedrinho, ao longo dos anos, após erros e acertos. Há muito o que ser feito e a reconstrução talvez tenha entrado na fase de acabamento (cara e importante). Mais uma vez, obrigado, Fenômeno (desculpe qualquer coisa -kkk-) e sucesso, Pedrinho. Estamos com toda a expectativa do mundo, pronto para vaiar e aplaudir; vai depender da sua performance. Você sabe como é… Como nós torcedores (até ontem vc estava aqui na arquibancada conosco) somos. Mas acreditamos na sua capacidade, honestidade (não vai entrar com uma mercearia e sair com uma rede de supermercados ou com um açougue e sair com uma rede de frigorífico. Só com a paixão e grana, experiência). Vai dar certo, se Deus quiser!

  • Marcio Borges disse:

    Ronaldo foi sim importante. Se nao tivesse ocorrido a compra talvez o cruzeiro estivesse ainda na segunda divisao ou pior. Foi muito boa a enxugada que ele deu no clube. Saneou pelos menos as contas mais urgentes que permitiu ao clube contratar jogadores que ajudaram na subida para a primeira divisão. Ponto!!
    Agora vida que segue com o novo dono da SAF. Que seja uma historia cheia de sucesso como tem sido a do volei com o Vitorio Mediole. Outro grande empresario que comanda o projeto do volei cruzeirense.
    Vai dar certo? O cruzeiro vai começar a ganhar titulos? Ninguem sabe assim como nao se sabia que o Ronaldo iria vender o clube para o Pedrinho. Vamos aguardar….

  • Paulo Henrique Morais Sepúlveda disse:

    Novamente a nebulosidade! Difícil acreditar que alguém venda tão rápido algo que esteja dando lucros. Ainda mais que um dia Ronaldo disse: “…cada gaveta que abro, um monte de dívida…” Pior ainda: o novo dono disse que não compra por motivos comerciais e sim por amor. Me engana que eu gosto! Já se instalara na sede, agora dono de tudo. Tenho dó dos funcionários do supermercado: vão ter que trabalhar dobrado pra sustentar essa canoa furada.

  • Gilberto Costa - Montes Claros disse:

    Disse um radialista da 98 FM BH: Em cerca de 15 dias, o Galo mete 3 no cruzeiro no salão de festas, demite o seu treinador Nicolás Larcamón, provoca a demissão do goleiro Cabral, demite Paulo Autuori, Paulo André e o diretor de futebol Pedro Martins. E não satisfeito com o “Strike”, ainda manda embora até o dono do time estrelado. Eta Galo malvadão. Mas não é que os cruzeirenses adoraram?

  • Wallison Silva disse:

    Chico, bom dia!

    Só não concordo cmom a competência incontestável do Alenadre Matos.
    Lá no Vasco estão constetando muito a passagem dele por lá.

    • Juca da Floresta disse:

      No Vasco todos os jogadores indicados por ele e aprovados pela comissão técnica foram barrados pela 777 ( Cuellar, Savarino, Alonso, Pedro Henrique, Kucevic, Breno Lopes e Luciano Rodriguez (joía uruguais). Informações da Central do Mercado da Globo. A 777 é a pior SAF do futebol.

  • Jeremias disse:

    Falem mal mas falem de mim… E todos ficam contente e tudo continua como dantes no quartel… Sofrimento a vista!

  • Marlon Brant disse:

    Chico, bom dia. Meu comentário ontem no seu blog, basta fazer control “C” e Control “V” sobre o tema de seu post. Ronaldo se deu bem, o Cruzeiro se deu bem, até porque na época se falava mais do Cruzeiro/Ronaldo do que do Flamengo, Corinthians, Atlético ou Palmeiras. E agora o Pedro Lourenço também se dá bem. Como citou a pouco o Mauro Lopes (permita-me citar seu nome), no meu post anterior falo a mesma coisa. Cartas marcadas, onde Fanfarrão Sergio Rodrigues indica, junta pessoal da XP lá em São Paulo, chama o Ronaldo, coloca 50 milhões que para ele é dim dim de pinga, paga os transfer ban, monta time para ganhar a serie B e voltar a Serie A, tenta levar mais uma ano para ver se ganha mais algum, algumas contratações não dão certo, e pensa: Pedrim tá ai, vendo para ele, recupero o meu, lucro milhares de milhões e ainda fico de boa. Acredito que agora teremos mais sossego e paz !!! Pelo menos está nas mãos de quem gosta do Clube.

  • Mauro Lopes disse:

    Não sou da turma que culpa exclusivamente o Ronaldo, mas pra mim é muito claro que houve uma super tramóia nessa compra da Saf do Cruzeiro por ele. É pura conversa pra boi dormir dizer que tudo foi feito para salvar o clube da extinção. Sou atleticano, mas não posso negar que um clube com o histórico e a torcida do Cruzeiro não fecha as portas por causa de dívidas, principalmente no Brasil. Botafogo e Vasco, com situações muito piores e há muito mais tempo, estão aí para provar. Qualquer grande clube, independente da situação financeira, vale muito dinheiro. A questão que ninguém responde é porque não houve uma venda às claras, dando chance a grupos ou empresários realmente bilionários que pudessem, desde o início, pagar contas e investir. É evidente que a negociação na calada da noite com o Ronaldo foi para favorecer alguns, já prevendo um resultado final como o que aconteceu ontem. Compra por 50, revende por 500. Porque ninguém pergunta sobre isso ou investiga a sério o processo dessa verdadeira entrega? Além do Ronaldo, quem mais está se beneficiando com os lucros fabulosos?