Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Luizinho, Beckembauer e o Boca Juniors

Durante a Copa América, na Argentina, o amigo Epaminondas Bittencourt, “BH”, atual Secretário de Comunicação de Nova Lima, esteve lá por alguns dias.

Atleticano saudosista, ele prestou uma homenagem ao Luizinho, um dos maiores zagueiros da história do nosso futebol, também Secretário em Nova Lima, de Esportes.

Uma bela crônica, onde ele conta uma visita do Beckembauer ao então zagueiro da seleção brasileira na Espanha, e questiona e responde o por que do Luizinho nunca ter jogado no Boca Juniors:

* “O poderoso Boca Juniors e o Mestre Luisinho”

Buenos Aires continua bela, atraente, inigualável nas suas particularidades. O argentino é o torcedor mais apaixonado do planeta.

Só um argentino pode achar que Maradona jogou mais do que Pelé, que Houseman, ex ponta do Huracan e campeão em 1978 com a seleção argentina era semelhante a Garrincha.

Entretanto caminhar na 9 de Julho a noite é um passeio sem similaridade.

Depois de 2 garrafas de um bom Malbec argentino, após assistir o sufoco argentino na Copa América em um café repleto de apaixonados, caminhando pela 9 de Julho a meia noite me veio uma grande pergunta: Porque o Boca Juniors, a maior equipe do mundo, nunca teve Luisinho? Talvez Marzolini, tenha sido o grande zagueiro do Boca, raçudo, amante da camisa xeneize, ídolo, como foi Daniel Passarella para o River. Um cavalo!

Luisinho era uma dama!

Quando ia ve-lo jogar sentia como se estivesse vendo uma dama vestida de negro, salto alto, uma bela pulseira de ouro, maquiada esperando para um jantar, acompanhado talvez com um bom Malbec argentino.

Como o Boca Juniors teria uma dama em sua zaga? A elegância do Mestre Luisinho não propiciaria essa parceria. Luisinho pedia a bola a qualquer atacante para não desmoraliza-lo de publico.

Me lembrei o dia em que um cronista conhecido em Minas me contou no Bar do Salomão, reduto alvinegro, quando na copa de 1982, Beckembauer, o Kaiser, com sua estirpe prussiana, chegou ao Hotel da Seleção Brasileira na Espanha e disse:

__ Gostaria de falar com o Luisinho.

__ O jogador está dormindo – disse a recepção.

__ Mas como? Diga que é o Kaiser!

__ Não senhor; não pode recebê-lo; está descansando.

O Mestre, contrariando o comandante Telê, recebeu Beckembauer, de forma simples e ouviu a pergunta:

__ De onde vem sua magia?

Nessa caminhada na 9 de Julho, no coração portenho, lembrei da elegância do Mestre Luisinho, na passada que se assemelhava a um tango bem dançado usando o manto alvinegro, parei na esquina com Corrientes, quando me veio a mente Roberto Drummond que afirmou, corretamente, que para Reinaldo um guardanapo era um latifundio.

Para o Luisinho, qualquer chuteira barata era um tailleur!


» Comentar

Comentários:
21
  • Jorge Coelho disse:

    Esse jb deve passar o dia todo delirando… Doidão.

  • juninho disse:

    Do clássico para os cinturas duras,qta diferença…! Sinais dos tempos,caro Chico ,sinais dos tempos …

  • audisio disse:

    Ao ilustrissimo J.B Cruz, uma simples argumentação:
    Quem é o maior clube da Argentina?
    Se me disseres River ou Boca vou concordar, se me disseres que se trata do Indepediente de Avelaneda porque ganhou sete Libertadores eu vou responder Idepen… Quem?
    Luizinho terminou sua brilhante carreira no Cruzeiro e aconteceu de ganhar o que seria hoje uma copa sulamericana com a camisa celeste, um torneiro que nem existe mais, porém suas atuações inesquecíveis com a camisa do Galo e da seleção estão guardadas na memória de todos os amantes do futebol! Sua imagem é imediatamente relacionada à camisa do Atlético assim como Piazza está relacionado à camisa do Cruzeiro. Reconheço sua frustração em querer os direitos de imagem do maior quarto zagueiro da história de Minas para o clube celeste mas por favor contente-se com Procópio Cardoso e com Darcy Menezes!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Até hoje, o melhor zagueiro que já passou por MG !!!

  • Basílio disse:

    As diretorias do Galo esnobou Luisinho, Cerezo, Clebão e agora Gilberto Silva. Esses caras não aprendem mesmo!

  • Paulo Pereira da Silva disse:

    O Luizinho teve algumas péssimas ideias,jogar no Cruzeiro e ser o PIOR Presidente da História do Villa Nova de Nova Lima.

    No Atletico foi um dos melhores,inegavelmente,na Seleção brasileira mais ou menos e no Sporting de Lisboa ele foi um dos melhores.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    kkkkkkkkkkkkkk
    Só mesmo o lunático JB pra fazer uma piada dessas…

    Luizinho, infelizmente, teve essa idéia de jogar no cruzeiro EM SEU FINAL DE CARREIRA, JB.
    Mas a sua história como excelente zagueiro, foi embasada nos seus muitos anos defendendo seu clube de coração, O GLORIOSO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO.
    O resto é balela. O Cruzeiro é tão importante na vida dele quanto foi o Sporting Lisboa…

    Galo e Vila estão disparados na frente (palavras do próprio).

  • mauricio souza disse:

    Marcio, vc está coberto de razão, já tinha esquecido do serginho aí vem o cuca e reinventa ele.

  • Para muitos o Luizinho (para mim “Dr Luizinho”!) foi o melhor zagueiro do maior de MG e da seleção; comungo com as opiniões acima mas em triste recordação, vestiu “aquilo” que ousam chamar de camisa, o que considero uma ofensa ao futebol-arte.
    – Em 1987 quando na inauguração do Melão aqui em Varginha/MG, o então prefeito (CUzeirense, por sinal!) convidou o CAM prá festa; o estádio ficou lotadíssimo, e o Galo do “Dr Luizinho” faturou o Flamengo local por 2X0, ambos de Renato. Dr Luizinho” foi um show à parte, parou sozinho todo o ataque adversário! O prefeito e a minoria azul de Varginha ficaram decepcionados com o placar, mas quem tinha Luizinho estragava qualquer plano. Naquela partida pudemos ver “desfilando”, além de Luizinho e Renato, Éder Lopes, Vander Luis, Marquinhos e claro, o eterno mestre Telê Santana que um dia negou treinar o CUzeiro por afinidade ao maior de MG!
    – Lá em casa o papel higiênico é azul-celeste!

  • Marcio disse:

    Off – Topic: Cuca prepara seu primeiro grande erro no comando do Galo: sacar Bernard para entrada do serginho. O Galo só ganhou uma partida com serginho em campo. Vai tirar um jogador que está crescendo, ajuda a marcar e tem uma boa saída de bola, vai retrair o time e chamar o são paulo para cima. Abre o olho, Cuca.

  • Cesar disse:

    Edson,

    O Luizinho voltou da Europa e queria jogar no galo ele e o Cerezo, mas o Afonso Paulino de triste lembrança, achava que eles eram caros, ai veio o São Paulo e levou o Cerezo depois veio o Cruzeiro e levou o Luizinho. Lembro bem o Atlético estava jogando muito mal, mas o Afonso Paulino disse que não tinha como investir nos dois jogadores e no ano seguinte fomos o ultimo colocado no brasileiro sorte que não tinha rebaixamento. Três anos depois o Cerezo foi para o Cruzeiro, mas eu ainda acho que quem errou foram os dirigentes do Atlético naquela época, acho que o Cerezo foi esnobado pela diretoria do Atlético, porque tinham contratado a Selegalo em 1994 e acharam que não precisavam dele, ai deu no que deu.
    Acho que esta diretoria cometeu erros parecidos, quando esnobou o Dede, Gilberto Silva, Kim e Marcos Rocha, e contratou Toró, Caio, Wesley, Patric e Triguinho com mais de trinta anos também, vindo de contusão grave. Os esnobados são Atleticanos, pelo menos jogariam com mais vontade.

  • mauricio souza disse:

    Era um zagueiro que jogava em pé, não é igual aos beques de hoje que só sabem dar carrinho. Ele não sujava a bunda. Rever e Leonardo Silva, mirem-se no exemplo. Joguem em pé.

  • Alberto disse:

    Para Stefanie,

    Nosso amigo Chico Maia é bem informado, mas não é o prefeito de BH e nem Presidente da ADEMG … Vamos com calma nas perguntas!

  • J.B.CRUZ disse:

    LUIZ CARLOS FERREIRA, (Luizinho) faz parte da história do CRUZEIRO ESPORTE CLUBE…Está lá na escalação do MAIOR DAS AMÉRICAS na SUPER-COPA DOS CAMPEÕES DA LIBERTADORES de 1.992 Quando o MELHOR CLUBE BRASILEIRO DO SÉCULO XX, sagrou-se Bi-Campeão..
    ———————————————————————————
    è o maior título dêle,Luizinho em sua carreira..

  • Frederico Dantas disse:

    Um craque.

  • Antonio Catão Jr. disse:

    O melhor Quarto-Zagueiro que já vi jogar. Por anos a fio jogou por ele e o “péla-égua” do Osmar Guarnelli e depois carregou nas costas o Batista.
    Ainda está para nascer um zagueiro que tenha a sua classe e técnica. Tem apenas um senão na sua carreira: ter jogado no Cruzeiro e salvado as gazelas do rebaixamento juntamente com o Cerezo.

  • edson disse:

    Craque…..uma pena ter defendido o lado azul….como Éder, Cerezo, Paulo Isidoro..e até Reinaldo, que jogou meio tempo com aquela camisa , que mais parece um pano de chão. Isso acaba um pouco com a sua imagem!Infelizmente.

  • Gilmar disse:

    O melhor zagueiro da história do futebol Brasileiro sem dúvidas.Se vc tiver um vídeo com alguns lances dele chico,bem que poderia postar aí né!

  • Anderson Palestra disse:

    Um grande zagueiro!

  • clauber disse:

    Olha, para mim o Luisinho foi o melhor zagueiro que vi jogar. Até para bater o cara tinha classe, um fenomeno. Parabens ao mestre luisinho.

  • stefanie de souza #fani do california disse:

    Com a reforma do minerao,gostaria chico de deixar algumas perguntas NO ar sobre o serviço que sera prestastado e se havera uma melhora no mesmo
    #sera que com o final do jogo nos torcedores poderemos gastar nosso dinheiro nos bares restaurantes e lojas da arena?imagino que nos dias dos jogos sera os dias de maior movimento do estadio?sera que a pm mineira(compententisssima nas ruas)esta preparada para a mudaça de publico que ocorrera nos estadios pos copa(havendo melhora no serviço investimentos conserteza tera aumento de preço em tudo desde o ingreço ate o aumento dos produtos vendidos no estadio e diminuiçao das classes sociais c d e pouco pouco do msm.e estacionamento como ficara…tenho certeza que havera um grande aumneto no msm,mas havera responsabilidade se houver algum dano?sera fechado?coberto?particular?dos clubes?e como fucionara o estadio?sera uma arena?tera serviçços fora o futebol?e a divisao de torcidas no classico mineiro?continuaremos a perde aquele espaço na arquibancada(o segundo melhor do estadio perdeno somente para as especiais por causa do sol no jogo da tarde).continuaremos a ter aquelas barraquinha em volta dops estadios(por que faz parte da tradiçao do minerao) e como e bom saborear aquele tropeiro feito com mais carinho pois o do minerao ja tava muito ruim.fica essas perguntas chico acho que pertinentes a todos nos mineiros..pois sei que aquele dinheiro seria muito melhor empregado se fosse na 381 ou no hospital joao 23.

    – bh