Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Perigos da mídia, a 36a rodada e histórias do Carlos Alberto Parreira

Considero perigoso quando jogadores e dirigentes expõem determinadas metas publicamente.

A pressão fica muito maior que deveria, a expectativa dobra, e em caso de meta não cumprida em curto prazo, bate o desespero e aumenta o problema.

Foi assim quando o Cuca disse que era “obrigação” ganhar pelo menos sete pontos em nove que seriam disputados na sequência contra o Ceará, América e Santos, todos na Arena do Jacaré.

Empatou com América e Ceará, porém ganhou do Santos, mas mesmo assim o desespero estava instalado e parecia que já tinha sido rebaixado.

O Cruzeiro está fazendo a mesma coisa em relação ao jogo com o Atlético-PR. Ora, ora, esse tipo de preocupação deve ficar restrito aos jogadores, comissão técnica e diretoria. Fixar como meta e envolver a torcida e imprensa só atrai mais pressão.

Controlar a reação de torcedores é muito mais difícil que agir internamente.

Caso não vença, o torcedor vai reagir como se a Série B fosse fato consumado, quando a realidade é outra.

Há também o risco de até jogadores incorporarem este sentimento.

Claro que precisa vencer, mas caso não ocorra a vitória, a calma precisa ser mantida, pois ainda haverá tempo de recuperação, e com cabeça fria, é menos difícil.

De repente o América tornou-se xodó até de alguns duros algozes que tem na imprensa nacional. Tenho lido e ouvido companheiros que antes tratavam o Coelho com desdém e ironia, enaltecendo o clube, sem entender o porque do time estar nessa situação crítica.

Mas o futebol é isso mesmo. Só quem vence é valorizado, ainda mais quando o crítico não conhece a realidade do criticado. Não há complacência, dó, nem perdão!

Que o São Paulo seja o próximo a sentir a força deste Coelho implacável.

Atlético e Corinthians farão o jogo mais visado dessa 36ª rodada. O Galo precisa do resultado para ficar livre da degola e pode mexer na briga pelo título, já que o clube paulista é líder com apenas dois pontos a mais que o Vasco, que pega o Avaí, em São Januário, sábado.

O Pacaembu será um caldeirão!

Bom momento para ver como estão os nervos da turma do Cuca.

Tive o prazer de mediar palestra do Carlos Alberto Parreira ontem, no Teatro Municipal de Nova Lima, quando a Prefeitura de lá e o Senac-MG entregaram à comunidade o Plano Estratégico com Foco na Copa 2014 – Nova Lima em campo”.

Evento da melhor qualidade, quando pude rever tanta gente querida de Nova Lima e do esporte mineiro, além da honra de dialogar com o Parreira.

Antes, durante e depois do evento, o ex-técnico da seleção brasileira contou histórias espetaculares, algumas engraçadas, outras dramáticas, do futebol e da vida.

Uma aula!

Deixarei para apresentar um relatório minucioso aos amigos do blog nos próximos dias, já que é muita coisa.

Agora, apenas três, rápidas:

– Perguntado sobre a sua passagem pelo Atlético, cercada de grande expectativa, porém frustrada, ele respondeu que o momento foi inoportuno, porque a falta de estrutura do Galo na época era tanta, que faltava tudo: local para treinar, pagamento de jogadores e funcionários e por aí vai.

– Se foi verdade que até a mãe dele, a D. Geni, pediu que ele escalasse o Ronaldo (na época Fenômeno), em pelo menos um jogo na Copa de 1994, ele disse que foi oportunismo da imprensa: um repórter ligou para a mãe dele, perguntando se ela admirava o futebol “daquele menino”. Ela na santa inocência encheu a bola do Ronaldo, disse que gostava muito e que seria ótimo vê-lo jogando na seleção. No dia seguinte virou manchete: “Até a mãe do Parreira quer Ronaldo como titular”.

– Sobre a presença dele com o Fluminense em Nova Lima, em 1999, na disputa da Série C do Brasileiro, e a briga generalizada no Alçapão:

“Foi um dos maiores aprendizados que eu e a minha comissão técnica, que era toda composta por ex-integrantes da seleção brasileira, tivemos em nossa vida. Porque era o nosso primeiro jogo no Campeonato e vimos o que é uma Série C, onde não vale jogo bonito, e só importa a vitória, custe o que custar. A partir dali, mudamos nosso planejamento e passamos a jogar conforme os mandamentos da terceira divisão, e terminanos campeões”.

SIGA O CHICO MAIA NO TWITTER E NO FACEBOOK:

http://www.twitter.com/chicomaiablog

http://www.facebook.com/pages/Chico-Maia/158667527560111


» Comentar

Comentários:
19
  • bessas disse:

    JB CRUZ,

    Me divirto com a bola de cristal da Rodada.

  • J.B.CRUZ disse:

    A pedidos e sempre de bem com a vida, vai os prognósticos para o fim-de-semana;
    AMÉRICA 2 X O SÃO PAULO.
    CRUZEIRO 3 x 1 FURACÃO.
    ATLÉTICO 0 X 3 CORINTHIANS.
    —————————————-

  • claudio figueiredo disse:

    mas estou com medo desse jogo do cruzeiro se perder nao acredito que se mantenha faltando apenas dois jogos,como diz AB vamos aguardar.

  • Marcos disse:

    Tudo conspira contra o Cruzeiro: o time perdeu tudo, mas dessa vez vem perdendo até o que ‘não tem’: não exite atacantes, nem laterais, nem volantes, não tem técnica, não tem treinador, não tem vontade de jogar, não tem dirigentes que prestem, agora não tem zagueiros também! Sim meus amigos, os deuses do futebol querem rebaixar o Cruzeiro a qualquer preço. Não será surpresa se o jogo de 7 Lagoas no domingo for vencido pelo Atlético curitibano, que sairá da ‘zona do terror’ e porá o Cruzeiro lá.
    Te cuida Galo! O Corinthians vai pra cima do Atlético para vencer a qualquer custo, um empate galista já está de todo tamanho.
    E não será surpresa se o América vencer mais uma. O São Paulo ultimamente anda com ‘o rabo entre as pernas’ e ainda por cima é treinado por uma múmia! Te cuidas Cruzeiro, pois até o Coelho pode deixar-te para trás.

  • Márcio Luiz disse:

    Alguém sabe quem vai vai apitar o jogo Galo e curíntia? Pois é. É o famoso… quem mesmo? WAGNER REWAY, um cidadão do MATO GROSSO, uma terra que não tem time na série A desde a gestão do Heleno Nunes na CBD, cruzes.

    Ou seja, além de o corinthians ter um time muito melhor que o Galo, caso o Galo engrosse tá lá um “zé ruela” com apito na boca pronto pra dar um jeitinho para o time paulista vencer.

    Ou seja, se o Galo vencer esse jogo, para mim, será uma grande zebra. Tomara que eu erre feio.

  • Basílio disse:

    Fico admirado com a postura antiatleticana da Itatiaia. Jogaram um ducha de água fria na alegria dos Galistas.
    O Emanuel expressou de uma forma, que pelas previsões do Baião é preciso 45 pontos pra se safar da segundona. Engraçado é que ele não mencionou aos americanos, que por esses prognósticos, o América ja está matematicamente rebaixado.
    A impressão que ficou é que o Galo tem 37 e o Crucru tem 42. Tudo isso saiu no noticiário do Galo, nos outros, não se tocaram no assunto.
    O Atleticano mais realista tá cansado de saber que ainda não estamos fora, mas ficamos numa posição bem mais otimista.
    Neste mesmo programa, que encerrou a pouco, uma notícia quentinha, dada em primeira mão pela Itatiaia: o Crucru vendeu 20% dos direitos do Montillo… Em junho…
    Galo, contra tudo e contra todos!!!!!!!!!!!!!

  • Silvio Torres disse:

    Na minha opinião, foi a própria mídia RJ/SP a maior responsável pela reação do coelho. Depois do que fizeram por causa do jogo contra o Corinthians em Uberlãndia, os jogadores se encheram de brio, de orgulho ferido, e foram á luta.

  • Estou na expectativa aguardando os palpites do J.B.CRUZ prá esse final de semana! Por favor, J.B.CRUZ, poste seus “pitacos”…

  • Anderson Palestra disse:

    Me lembro de uma reportagem (era menino) mostrando os jogadores da categoria de base do Atlético tomando água em uma (única mesmo) xícara e em um pote de toddy. Até hoje importuno o meu irmão por essa reportagem.
    Estruturalmente o Atlético melhorou e muito. Foi-se o tempo em que o time saia naquele ônibus velho para treinar no campo do Granja Adélia ou em outro buraco qualquer. Na vila olímpica os sócios tinham preferência para usar o campo em relação aos jogadores.

  • Realmente, Parreira, vc foi campeão da série C naquela oportunidade, e seu time à época, sem disputar novamente a série B, protegido que é da CBF (ambos, aliás, TODOS CARIOCAS – vc, CBF e o Fluminense!), foi readmitido na famosa virada de mesa, sendo “promovido” à divisão de elite!
    – Óleo de peroba prá vc é um artigo indispensável, que deveria fazer parte de sua lista de compras, Parreira! Digo e repito: torcer prá equipes cariocas e paulistas é muito cômodo… e até mais fácil! Mas jamais abrirei mão do maior clube mineiro, o Galo é óbvio (e de sua imbatível torcida)! Gaalllôooo…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico,

    a UFMG faz a estatística do campeonato brasileiro todo ano, ao invés de valorizar esse matemáticos de fora, podíamos dar a valor a nossa maior universidade.
    O interessante, é que o Galo é o 4º colocado, levando-se em consideração somente o segundo turno. Compensa todo mundo dar uma olhada, pra ver porque alguns time estão dependendo de Ortigoza, Farias, Anselmo Ramon, Welington Paulista, Roger, Tribari, Diego Renan, Vitor e outro craques, para respirarem aliviados.
    http://www.mat.ufmg.br/futebol/br_serie_a.html
    http://www.mat.ufmg.br/futebol/br_serie_a.html

  • Rodrigo Assis disse:

    Concordo que o Parreira é campeão mundial como técnico e tb uma enciclopédia do futebol. Mas sinceramente eu o acho um treinador mediano

  • Fabricio Melo disse:

    O Fabrício cru cru está indo longe demais contra a arbitragem, que é coisa administrativa. Ontem ele chamou o árbitro de “escroto”. Se fôsse do lado de cá…
    Pior, o árbitro ajudou o cru cru ao não validar um gol claro do Avaí. Acho que ele deveria esperar ser prejudicado pra depois reclamar, afinal o cru cru é um dos times menos prejudicado por arbitragens.
    Outro fato marcante contra arbitragem foi o time do Grêmio, querer sair de campo contra o Fluminense por causa do apito. Se a moda pega… Te cuida Galo…

  • Leopoldo Siqueira disse:

    Grande Chico, estou fazendo o verete do Valdir Rodrigues para uma Enciclopédia do Rádio. Pode me contar algumas histórias dele no rádio. Abração, Leopoldo

    – BH

    • Chico Maia disse:

      Grande Leo,
      que prazer receber seu contato no blog, e ainda mais para falar do
      Valdir Rodrigues, gente boa demais da conta.
      Com ele aprendi muito, principalmente sobre coberturas no exterior.
      Com o maior prazer.
      Dê as coordenadas, pois estou às ordens: por e-mail, por telefone? Tamanho?
      Grande abraço,
      Chico Maia

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Sem falar que isso só dá mais “munição” pra preleção aos jogadores do técnico da equipe adversária.

  • alex disse:

    **corrigindo novamente: todos os 3 últimos jogos….desculpe Chico..rs

  • alex disse:

    *considerando que Ceará e América não ganhem os 3 últimos jogos.

  • alex disse:

    Não entendo.

    Será que a mídia SAO_PAULINA+SANTISTA+PALMEIRENSE não
    consegue ser maior que a CORINTHIANA ?

    O Galo precisa vencer o timão para acabar com essa mídia que só
    fala de curintias…. cruz credo…

    SE O CRUZEIRO E AMERICA GANHAREM DO ATLETICO PR o galo escapa
    sem precisar pontuar mais nada.