Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Chefe da arbitragem da CBF é de esquema ou não é?

Acreditar em quem?

Árbitro diz que chefe da arbitragem da CBF é de esquema; Procurador do Tribunal diz que é mentira!

No país onde o Supremo Tribunal Federal quer tirar o poder de investigação e punição do Conselho Nacional de Justiça, como se Juízes, Desembargadores e Ministros fossem perfeitos!

No futebol então…

Os dois lados da notícia, na Folha de sábado, dia 7, e hoje:

* 07/01/2012

“Juiz acusa seu chefe na CBF de corrupção”

ARBITRAGEM
Excluído da Fifa, árbitro carioca ataca Sérgio Corrêa

O presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, foi acusado de corrupção pelo juiz Gutemberg de Paula Fonseca.

O árbitro carioca foi retirado do quadro da Fifa na terça -é Corrêa quem define os brasileiros que integram a federação mundial. Fonseca pertencia ao quadro da entidade desde o fim de 2010.

“Isso é uma perseguição. Não existe nada tecnicamente que me tire da Fifa, mas perdi o cargo por não aceitar a interferência do Sérgio”, afirmou Fonseca, 38, que decidiu se aposentar. Pelas normas da Fifa, um juiz pode trabalhar até aos 45 anos.

O juiz chamou o dirigente de “mariquinha, mentiroso e corrupto”, em entrevista ontem à rádio Jovem Pan.

“Ele escala um árbitro prometendo uma nova escala caso o profissional atue bem. Entendo isso como corrupção. Antes do jogo, o Sérgio já promete algo ao juiz. Não aprovo isso”, disse Fonseca, que trabalhou em só oito jogos na Série A em 2011.

Fonseca insinuou que Corrêa pediu favorecimento ao Corinthians num jogo do Brasileiro. “Em 2011, ele me colocou no jogo em que o Corinthians ganhou por 5 a 1 do Goiás. Antes, me ligou e disse: ‘É jogo do Timão, hein?’. O que eu posso entender com isso? Que, se o Corinthians não ganha, eu posso nunca mais ser escalado”, afirmou.

O árbitro disse que tecnicamente cumpriu as exigências da Fifa. Contou que ficou com a média de 8,38 nos jogos do Brasileiro, segundo avaliação dos observadores de arbitragem da CBF. Segundo Fonseca, a média exigida é de 8,10. No teste físico, o árbitro carioca conseguiu dar os 20 tiros exigidos pela Fifa.

“O Sérgio sequestrou a arbitragem nacional. Ele faz o que quer e não dá explicações sobre suas decisões. Por estar focado na Copa, o presidente da CBF não sabe o que está acontecendo lá”, acrescentou o árbitro carioca.

A CBF, por meio de sua assessoria de imprensa, não quis comentar o assunto e disse desconhecer o teor das denúncias. E acrescentou que Fonseca deve buscar o caminho legal em virtude da gravidade das acusações.

Procurado pela Folha, Corrêa não atendeu os telefonemas da reportagem.

——————————————————————-

* 10/01/2012

“Denúncia é covarde, diz procurador”

ARBITRAGEM
Tribunal quer que ex-árbitro prove acusações contra chefe dos juízes na CBF

O procurador-chefe do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Paulo Schmitt, classificou de “covarde” e “com pouca credibilidade” a denúncia do ex-árbitro Gutemberg de Paula Fonseca contra o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa.

“O que tira credibilidade é que ele só fez as acusações depois de perder o escudo de árbitro da Fifa”, afirmou Schmitt à Folha, por telefone. “E, de forma covarde, aposentou-se depois, o que torna inócua qualquer pena que receber na esfera desportiva.”

Fonseca, 38, ex-árbitro da federação do Rio, acusou Corrêa de corrupção e insinuou ter recebido ordens do dirigente para favorecer o Corinthians no Brasileiro de 2010.

“Ele inventou que, quando o árbitro é escalado, deve ligar para ele e receber recomendações”, disse Fonseca à rádio Jovem Pan, na noite de sexta-feira. O ex-juiz afirmou ainda ter “tudo fundamentado e documentado”.

Assim que soube das declarações de Fonseca, na mesma sexta, Corrêa enviou e-mail a Schmitt com um pedido para que o procurador investigasse o caso.

Schmitt então entrou em contato com o presidente do STJD, Rubens Aprobato Machado, pedindo que um inquérito fosse aberto.

“Vamos apurar o que ele falou, são denúncias graves, acusações de crimes. Se ele diz ter um dossiê de mil páginas contra o Sérgio Corrêa, vai ter que mostrar.”

O ex-árbitro não foi localizado pela reportagem ontem.

A próxima sessão do STJD será realizada no dia 19 de janeiro, porém não há certeza de que as denúncias de Fonseca serão julgadas.

“É uma sessão extraordinária, para julgar processos pendentes do ano passado, não sei se vamos conseguir tratar do caso”, disse Schmitt.

Fonseca foi sacado do quadro de árbitros da Fifa na semana passada, dias antes de disparar contra Corrêa, que é o responsável pelas indicações do país à federação.

O árbitro estava no quadro da entidade máxima havia um ano, quando havia substituído Péricles Bassols -que agora retomou o posto.

A última partida apitada por Fonseca foi a decisão da Copa Rio (competição sem os grandes times do Estado), disputada entre Friburguense e Madureira no dia 26 de novembro do ano passado.

CIVIL E CRIMINAL

Carlos Eugênio Lopes, advogado da CBF, afirmou que vai entrar com ações judiciais nas esferas civil e criminal contra Fonseca.

“O Sérgio [Corrêa] está em férias no interior de São Paulo. Assim que ele voltar das férias, no dia 12 [quinta-feira], vamos conversar sobre o assunto”, disse Lopes ontem.

“Vamos pedir reparação por dano moral, injúria e calúnia”, disse ainda o advogado da confederação. Corrêa não foi localizado ontem.

SIGA O CHICO MAIA NO TWITTER E NO FACEBOOK:

http://www.twitter.com/chicomaiablog

www.facebook.com/pages/Chico-Maia/158667527560111


» Comentar

Comentários:
6
  • Quando há indícios suficientes que comprometem determinada situação, a honestidade deixa de existir. Falando em honestidade, para àqueles que não leram e principalmente para àqueles que leram e não quiseram assumir a situação por favorecimento próprio, posto novamente:

    – Com respeito à partida do dia 04/12/11, ainda não se pode comprovar se houve “mala branca ou preta” prá que os atletas alvinegros “entregassem, facilitassem” o jogo, mas os indícios são prá lá de suspeitos, senão vejamos: os atletas do CAM não mostraram sequer vontade de tentar impedir a maioria dos tentos cruzeirenses; à anos os dirigentes celestes se referem que o time azul é bem melhor que o alvinegro, independentemente da situação ora vivida – se são assim tão “superiores”, haveria necessidade de deixar tão fortes indícios de suspeição? vale analisar as declarações de um jogador do Coelho que disse em alto e bom tom em rede nacional que “O Cruzeiro nos pagou prá que ganhássemos do Atlético-PR”; ora, se o Cruzeiro pagou literalmente os atletas do Coelho, não estaria também disposto à “negociar” o resultado da citada partida?

    – Necessário seria uma intervenção do Ministério Público, fins investigar e punir todos os responsáveis que supostamente desrespeitaram seus torcedores. Como existem indícios fortes de “marmelada”, ambas as equipes deveriam ser investigadas e punidas, sendo automaticamente rebaixadas à série B (isso se vivêssemos num país sério e que punisse quaisquer ações ilegais, mas estamos num país que não se pode orgulhar em termos de honestidade).

    – Naquela oportunidade, os atletas de ambas equipes simplesmente “brincaram” com os sentimentos de seus torcedores! E ainda há retardados que se matam POR FUTEBOL! Aquele que compra está no mesmo “nível” daquele que se vende, caros incautos!

    – Acrescento ainda que os cruzeirenses não tem motivo algum prá se “orgulhar” de seu time, pois, prá quem no início do brasileirão vibrava com a possibilidade de ser campeão em cima do maior rival, o que se viu foi uma decepção total, e prá isso basta ver a colocação final na tabela: “O pior cego é aquele que não quer enxergar”!

  • flavio azevedo disse:

    não sei dos bastidores do que ocorreu mas não dou valor para quem entrega os esquemas só porque foram desligados dele! o arbitro pode estar correto mas está sendo no mínimo covarde e não respeitando aos outros que continuam na arbitragem!

  • PAulo Araujo disse:

    Não há duvida nenhuma nisso, tanto quanto não há duvida que o ultimo clássico foi comprado.
    Alias tem um time aqui de minas que só não caiu por interferência da arbitragem. Quem tiver alguma duvida é só procurar assistir alguns Vts de jogos do brasileiro desse ano. Vai ai três sugestões. Cruzeiro x Ceara e Atlético X Cruzeiro ambos no primeiro turno e Cruzeiro X Atlético PR ( esse bem decisivo) já no final do campeonato. Tirem suas conclusões.

  • Klang disse:

    O mais honesto de todos é o Ricardo Marques Ribeiro. Igual a esse eu nunca vi.

  • J.B.CRUZ disse:

    Isso é recorrente do ser humano, principalmente nos dias de hoje..Enquanto faz parte do grupo que atua, vê os erros e fica caladinho, depois que é “exonerado¨, conta tudo…É uma das fraquezas humanas…

  • Rodrigo Assis disse:

    “…Se gritar pega ladrão
    não fica um…”