Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Segurar os melhores já é grande negócio

* Neste mercado inflacionado do futebol quem consegue segurar seus principais jogadores já faz um excelente negócio. É o caso do Cruzeiro com Montillo. Mesmo com o aperto financeiro pelo qual passa o clube o presidente Gilvan Tavares não deu sinais que vá ceder às pressões externas e até internas para se desfazer do argentino.

Se dependesse do Zezé Perrella o Corinthians já o teria levado há muito tempo.

Dr. Gilvan está pensando é no time, que diferente dos quatro anos anteriores, começa a temporada sem a sua “espinha dorsal”, já que Henrique, Fabrício e Paraná não estão mais no elenco. É um setor fundamental e sem Montillo a situação ficaria mais complicada para qualquer treinador arrumar a casa.

* O Atlético também começa a temporada diferente dos anos anteriores. Manteve quase todo o time do ano passado e está contratando apenas para as posições absolutamente carentes.

Movidos pela paixão e pela revolta da surra no clássico, muitos torcedores nos escrevem dizendo que a diretoria deveria mandar todos embora. Nada a ver. Não se troca um elenco inteiro impunemente. O próprio Atlético fez isso em duas oportunidades e se deu mal. Em 2004, quase caiu; em 2005 foi parar na Série B.

* O América vive um momento muito especial, proporcionado mais uma vez por suas categorias de base. Ótima campanha na Copa São Paulo em dois anos consecutivos e campeão brasileiro de juniores ano passado, no Rio Grande do Sul. Uma safra da melhor qualidade. Não há como não se aproveitar pelo menos cinco dessa rapaziada no time profissional, agora, e na sequência do ano.

Ao contrário de Cuca e Wagner Mancini, Givanildo não enfrenta tanta cobrança da torcida e imprensa. Os americanos são mais tolerantes com as apostas nos jogadores feitos em casa. A paciência sempre foi pequena com veteranos que o clube vivia contratando. Ano passado o técnico Mauro Fernandes perdeu a oportunidade de testar vários no Campeonato Mineiro.

* Estamos na contagem regressiva para a volta dos jogos a BH. O Independência está quase pronto, porém uma questão fundamental ficou para trás: o transporte do público para lá. Além do Horto e adjacências serem bairros residenciais, o estacionamento do estádio inexiste. O ideal é que o torcedor vá de ônibus, táxi ou a pé. 

Nosso transporte coletivo é o pior possível, e conseguir táxi disponível é uma raridade em Belo Horizonte em determinados horários. Aliás, com todo taxista que você conversa a revolta é a mesma: quem dirige o carro raramente é o dono da placa. O serviço é tradicionalmente manipulado por pessoas ou empresas que se aproveitam de situações políticas para ter lucro nessa atividade extra.

* Essas e outras notas estarão em minhas colunas de amanhã nos jornais O Tempo e Super Notícias, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
20
  • Grande Chico Maia, vc inspirou-me novamente: “Toda arrogância será castigada!”…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    O que escreve o JB, não se deve copiar
    Ele é muito gente boa, mas não sabe separar
    O sonho da realidade e a mentira da verdade
    É useiro e vezeiro, quando o assunto é Cruzeiro
    sempre vem a delirar

    Te digo, ó JB
    que não se importe assim comigo
    essas rimas mal versadas, um tanto desencontradas
    são simples truques de um amigo
    brincadeira de colega, do blog do Chico Maia
    que sabe que tú se “atrapaia”
    ao falar do clube querido

    rsrs

  • ivan junior disse:

    Tipico de desmiolados que nao tem o que fazer na vida a nao ser viver de ilusão de ser o maior das americas (kkkk). Um pedante de marca maior.

  • bessas disse:

    *desvairío

  • bessas disse:

    Esse ano o desavairio começou cedo, em janeiro tem camarada já apontando seu time como o melhor plantel do Brasil.

  • Parafraseando a personagem Gorete: Ô, coitado!
    – Tenho dó, pena…e até piedade!

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO CLAYTON BATISTA COELHO…O PALESTRA-CRUZEIRO faz parte da minha família, e, como tal, tenho que colocá-lo sempre á frente dos outros quando o assunto é futebol..Estou satisfeito com as escolhas que fiz na vida, ( POLÍTICA,RELIGIÃO e ESPORTE) mas, sempre respeito o adversário, faz parte !!! somos diferentes !! Quando digo que o CRUZEIRO foi o que melhor contratou, pergunto também, quem contratou melhor?…Hoje em dia, a quantidade sobrepõe a qualidade em tudo…No futebol basta uma boa pré-temporada e definitivamente não vender ninguém no correr do ano..Futebol é PLANEJAMENTO, ENTROSAMENTO E,,,, COMPROMETIMENTO COM O CLUBE….

  • Clayton Batista Coelho - "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista-BH" disse:

    Caríssimo J.B. CRUZ ?? Bão ?

    Me diz uma coisa… Vc acredita nisso mesmo ?? Ou as vezes faz esses comentários assim, rindo muito aí, só pra provocar ?? rsrs

    Abraços

  • É, grande Chico Maia, vc é perfeito quando diz “vou guardar minha boca prá comer minha farinha”!
    – “O melhor plantel do Brasil” envolveu-se num escândalo após deixar claros indícios de ter “negociado” uma partida prá permanecer na divisão de elite; se estivéssemos num país sério, tanto o time celeste quanto o CAM estariam automaticamente na atual série B, e COM JUSTIÇA…

  • J.B.CRUZ disse:

    O CRUZEIRO está bem organizado,preparado e o melhor plantel do BRASIL…Agora é só escalar o time e botar prá jogar…TRÍPLICE COROA á vista !!!
    TIME-BASE…
    FÁBIO—MARCOS–LEO–VICTORINO e DIEGO RENAN.
    LEANDRO GUERREIRO–DIEGO ARIAS—ROGER e MONTILLO..
    WALISSON e WELINGTON PAULISTA…No CRUZEIRO não há reservas, todos são titulares…CRUZEIRO SEMPRE !!!!

  • Adalton disse:

    Outro ponto muito importante: se não tem recursos financeiros para boas contratações (vejam que o Jadson preferiu o S.Paulo), precisa incrementar ações que visem arrecadar, pois caso contrário vai todo ano passar por vexames , como nos anos anteriores; Sócio-torcedor, venda de produtos, organizar ações de marketing para torcedores do interior e até do exterior, melhorar as categorias de base (ridículas as últimas participações na Copa SP e Brasileiro Sub-20) e parcerias para trazer grandes jogadores…Precisa de melhores olheiros no interior e ter mais , bem mais perspicácia na observação de jogadores a serem contratados (novos…renderão no futuro com negociações). MAS PARA QUE O CLUBE VOLTE AO SEU PASSADO GLORIOSO, PRECISA URGENTEMENTE GANHAR UM CAMPEONATO DE EXPRESSÃO…COM O ELENCO ATUAL SERÁ DIFÍCIL, MAS VAMOS AGUARDAR..TOMAR QUE EU ESTEJA ENGANADO.

  • Silvio Torres disse:

    Tem que ser muito doido prá achar que esses elencos vão conseguir alguma coisa em 2012. Eu heim?….rs

  • Adalton disse:

    Muito pertinentes as observações, porém , se eu fosse da Diretoria do CAM, teria feito o seguinte, como todos os times vencedores sempre fizeram e continuam fazendo, senão vai ficar na fila indefinidadmente :
    O time do Atlético em 2011 era mediano como todos sabem; tudo bem, porém o que tinha quer ser feito era contratar apenas 4 ou 5, como fizeram, porém pelo menos uns 2 acima da média para ir robustecendo o elenco; no decorrer do Campeontao Mineiro iria se observando, e se fosse necessário, fazer mais umas duas contratações para entrar forte no Nacional; porém, o que se viu, foi a repetição de contratações medianas de anos anteriores. As emissores de Rio e SP dão como certa , a conquista da Copa do Brasil, por S.Paulo ou Grêmio e em terceiro lugar o Botafogo; O Atlético nunca é lembrado pelo menos. NÃO PODE MAIS CONTINUAR ASSIM.
    Vejam o exemplo do Fluminense: para ficar com o T.Neves vai dispensar alguns…
    O Atlético precisa mudar sua forma de analisar as contratações; como quer ser campeão com jogadores, que eram reservas ou que vieram em condições físicas com deficiências?

  • Fernando disse:

    Tb não vejo vantagem em segurar mancine, Dodói Cearense, Richarlisson, Guilherme Bundudo entre outros.

    Nenhum grande destaque foi contratado.

    Gente esse time do Galo brigou foi pra nao cair, não é vantagem nenhuma mantê-lo, pelo amor de Deus.

  • Paulo Henrique disse:

    Belo comentário audísio. Parabéns!

  • audisio disse:

    Thiago Neves com salários de 750.000,00
    Ronaldinho Gaucho 1.500.000,00
    Montillo no Corinthians 500.000,00
    Já é notório o efeito das novas cotas de TV por aí. O Zezé Perrela roeu a corda e foi correndo assinar com a Globo que por sua vez, beneficiou o Flamengo e o Corinthians, quase times oficiais da emissora, por causa do tamanho de suas torcidas, isto é, audiência. Foi criado o abismo de desigualdade entre os clubes. No futebol brasileiro isso quer dizer simplesmente que jogadores medianos irão triplicar seus ganhos astrômicos, times como Corinthians e Flamengos multiplicarão o tamanho das suas dívidas e o discurso dos jornalistas será o mesmo com seu tradicional clichê: “Temos que profissionalizar o futebol!” No fundo a questão é extremamente simples, “Meu time tem que pagar mais para ter aquele jogador para ser melhor do que aquele outro time rival”. No meio disso, jogadores completamente mercenários, dirigentes desonestos e gananciosos, anunciantes e empresas com interesses comerciais extra futebol, só observam a cena como predadores. Isso cria um círculo vicioso no mundo do futebol onde não importa se as cotas chegarem a um bilhão por clube, eles continuarão jogando o dinheiro fora e dilacerando o patrimônio dos clubes, além de muita gente ganhar milhões pelas beiradas

  • mauricio souza disse:

    O galo começou bem!!!!!, segurou o time que quase caiu, time que se vendeu na ultima partida, e ainda por cima, contratou alguns bondes, que não serve para o Gremio, segurou o goleiro, mais vazado de todos os tempos, um serginho, um bicarlyson, um dudu, um guilherme, entre outros. Pelo jeito, vamos colher o que plantamos. Segundona a vista.
    Ave Maria cheia de graça……..

  • renato dias disse:

    Prezado Chico, estive analisando a fotos do estádio independência e, além do. absurdo das grades impedirem de uma visão limpa do gramado e que vai fazer com que assistamos os jogos de pé, tem um ponto que me deixou muito preocupado. São laterais( antiga boca aberta da ferradura) que estão fechadas com a mesma tela. Em caso de tumulto as pessoas são pressionadas na tela e esta não resistirá a pressão exercida pelo fluxo.
    Soma-se outro questionamento, foram feitas simulações de evacuação com estas grades na arquibancada ?
    Abraços, Renato Dias.

    – belo horizonte

  • Bruno Silva disse:

    Prezado Chico e colegas do blog,

    Gostaria de saber qual a vantagem de manter o fraquíssimo Renan Ribeiro, e os limitados e DESINTERESSADOS Richarlysson, Mancini, Dudu Cearense e Serginho.

    Acho no mínimo cômico ver a diretoria elogiar a manutenção da “base” de 2011. Será que ela se esqueceu que este timeco ficou em 15º lugar?

    Isto sem falar no último jogo… Bom, prefiro esperar, mas se o futebol não apresentar nenhuma surpresa, acho que dificilmente vamos brigar por alguma coisa mais importante em 2012.

  • miro disse:

    otimo post chico,o atletico e o cruzeiro parece que aprenderam a licao principalmente o atletico nao e mandando um time todo embora que vai consertar as coisas,os dois p min vao ter uma otima temporada,e o camp. mineiro vai ser um dos mais fortes.