Em 2007, quando a Fifa confirmou o Brasil como país sede da Copa de 2014, o então todo poderoso Ricardo Teixeira disse: “Será a Copa da iniciativa privada”; alguns políticos disseram que superaríamos a Alemanha 2006, que realizou a melhor Copa da história até hoje, em termos de organização.
Duvidei das duas previsões.
Faltando dois anos, vivemos incertezas e confusões, e até o “incaível” Ricardo Teixeira, caiu!
Pelo que estou vendo, se conseguirmos realizar uma Copa semelhante à da África do Sul, será bom demais da conta!
Hoje, no portal Uol; coluna da Mônica Bergamo, uma nota que põe vento na farofa até da Copa das Confederações, que entretanto, pode beneficiar Belo Horizonte.
Ontem, também na Folha, uma notícia desanimadora sobre o que mais precisamos: infra-estrutura.
Veja as notas:
* “Mônica Bergamo: Apenas 3 estádios ficarão prontos para a Copa das Confederações”
Quem acompanha o andamento das obras dos estádios para a Copa do Mundo de 2014 garante que só três deles ficarão prontos a tempo para a Copa das Confederações, evento que acontece de 15 a 30 em junho de 2013.
De acordo com a coluna, apenas as arenas de Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília estarão prontas. O Maracanã, anunciado como palco da final do torneio, só deve ficar 100% finalizado no segundo semestre do ano que vem.
Segundo o site oficial da Fifa, “no dia 15 de junho de 2013, o Estádio Nacional de Brasília receberá a partida inaugural do “Festival de Campeões”. Os vencedores dos títulos continentais de cada uma das seis confederações, a atual campeã mundial, Espanha, e o Brasil, como país-sede, se enfrentarão até a grande decisão do dia 30 de junho, no Maracanã.”
“A competição ainda terá como sedes Belo Horizonte e Fortaleza. Recife e Salvador continuam sujeitas à aprovação final da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA. O anúncio final da tabela de jogos do torneio e das sedes finais será em junho [de 2012]”, conclui a nota.
E na Folha de ontem:
* “Atraso ameaça plano de transporte na Copa”
A 26 meses do evento, nenhuma obra dos 5 projetos ferroviários programados para sedes do Mundial começou
Não cumprimento de prazo ‘já é leite derramado’, afirma presidente do sindicato da arquitetura
Os cinco projetos ferroviários previstos para a Copa do Mundo de 2014 não deverão estar totalmente prontos para o evento.
A informação é dos próprios responsáveis pelos monotrilhos de Manaus (AM) e São Paulo (SP) e pelo VLT (veículo leve sobre trilhos) de Brasília (DF). Para o VLT de Cuiabá (MT), a previsão do governo estadual é que o projeto esteja operando plenamente na Copa. Na prática, isso dificilmente ocorrerá.
Fortaleza, que construirá um sistema pequeno e mais simples movido a diesel, é o único com mais chances de cumprir o prazo.
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