Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A liberdade de expressão voltou a sofrer atentado ontem, em Nova Lima

O absurdo voltou a acontecer; agora no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima: a Polícia Militar mandou a Torcida Jovem, do Atlético, retirar a faixa com a frase “Vergonha na Cara”, que foi colocada horas antes do jogo contra o Villa Nova.

Amanhã, vou procurar o Tenente-Coronel Alberto Luiz, chefe da Assessoria de Comunicação da PM para saber dele de quem  é essa ordem, absolutamente inconstitucional.

Vejam as lamentáveis cenas que registram a censura:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=1_nsM2FPEb0


» Comentar

Comentários:
39
  • Luis Paulo disse:

    protesto totalmente pacifico de torcedores indignados com o resultado do ultimo classico … VERGONHA NA CARA DIRIGENTES, VERGONHA NA CARA PM !!

  • Jean disse:

    Vem sendo praticado no Brasil do PT e no estado de Minas do PSDB uma verdadeira afronta à constituição sem que os aparícios do ministério público se pronuncie. Afinal quem defende os direitos do cidadão nesse país?

  • Daniel Xavier disse:

    Alguem pode tirar uma duvida!
    Como nós torcedores, vamos poder mostrar nossa Insatisfação?
    Acho que pedindo muito obrigado a esse jogadores, so pode né.

  • fernando disse:

    Depois de proibirem bandeiras, faixas e cerveja, o próximo passo será banir a torcida dos estádios.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico,

    Parece que é coisa da própria PM, o que fiquei sabendo é que as faixas estavam criando polêmicas entre os próprios torcedores, já que uns não concordavam com o protesto, o que poderia gerar tumultos. Foi o que me disse um PM aqui na lanchonete do prédio, que trabalhou no Galo x América, que não era pra deixar entrar faixas por isso.

  • Carlos Roberto disse:

    É Chico, quando vc procurar o tal tenente, quero ver se ele vai saber dar satisfação dessa história toda aí… quero ver se ele vai soltar quem deu a ordem. Pq so pode ter sido o Kalil ou a Globo. Agora, se ele não quiser falar, vai ficar feio pra PM de novo… se bem que a PM pagar mico em jogos de futebol ja se tornou comum. De toda forma, tenha partido de onde for, uma PM honesta e direita, jamais se sujeitaria a obedecer uma ordem inconstitucional e abusiva dessa. Falando nisso, Chico, vc sabe cade aquele “promotor de justiça” que gostava de aparecer em cima do futebol? Tá caladinho né?? Brasil, só o cidadão salva!

  • luiz disse:

    Olha,
    Acho que todas as torcidas deveriam ir com mais uma faixa escrito assim..
    “estamos indgnados-vergonha na cara sim” Timezinho de vendidos …fp…(diretoria ou jogadores)

  • Não estou advogando em favor de ninguém, mais o que podemos notar é que alguns comentários neste post estão generalizando toda corporação, a PMMG! É preciso mais cautela, lucidez e propriedade, pois, “os dedos da mão não são iguais!”
    – Por outro lado, “O Brasil não é um país sério” (Charles de Gaule).
    – “Que país é este que junta milhões numa marcha gay, muitas centenas numa marcha a favor da maconha, mas que não se mobiliza contra a corrupção?” (07/07/2011 Juan Arias, correspondente no Brasil do jornal espanhol El País)
    – Parabéns, Chico Maia, pela oportunidade única!

  • Luis disse:

    Porque que a imprensa, PRINCIPALMENTE A “RÁDIO DE MINAS” não fez nenhum questionamento?
    Quando a PM degladiou com a torcida do cruzeiro em nova lima , onde o cacetete comeu solto, o sr. emanuel carneiro cobrou das autoridades e ainda cobra até hoje punição para a PM e olha que a PM nesse caso tem razão já a máfia azul partiu pra cima da PM !

  • Aurélio disse:

    Pra mim isso é coisa da diretoria do Galo. Qual o motivo que a polícia teria pra retirar uma faixa que só fala “Vergonha na cara”? O único incomodado nisso tudo é o Galo. O Domênico se esquiva, mas acho que a ordem veio da diretoria.

  • Luiz Cláudio de Assis disse:

    Chico, bom dia.

    Como torcedor do Villa Nova, me sinto mais uma vez envergonhado com a “Otoridade” policial (dita a melhor do Brasil).

    O tratamento dado ao torcedor (todos os times), na entrada dos estadios é de uma intolerancia incrivel. Somos tratados como marginais, quando na realidade somos apenas cidadãos torcedores.

    Falta habilidade e educação a estes elementos.

    Como já falado, a censura neste pais nunca deixou de existir (vide o caso do jogo entre cruzeiro e Voley Futuro no voley).

  • juninho disse:

    O autoritarismo de hoje eh mais perverso, porque nos faz acreditar que somos livres,inclusive na forma de nos expressar. Na abordagem (?) da pmmg aos torcedores da FJA, isto fica bem claro : ¨se não retirar,eu rasgo …¨ Parabéns Chico! jornalismo com J maiúsculo .

  • Paulo Araujo disse:

    Para mim isso prova que as autoridades mineiras estão incomodadas.
    Sera do que nossa autoridade maxima o Sr Governador esta com medo?
    Lembro para quem esqueceu que o Governador de cada estado é o Comandante supremo das P Ms. 04/12/2012 esta imcomodo muita gente, quem tem carapusa que vista.
    Agora mostra que uma manifestação pacifica incomoda muito mais. Seus resultados demoram muito a aparecer, mas são duradouros e causam um estrago danado. Parabéns a Força Jovem pelo comportamento.
    Atleticano não desiste nunca esta vergonha custara caro para esse pessoal.

  • Vladimir disse:

    Isso é coisa da TV GLOBO!

  • Celso Gomes disse:

    14 torcedores com as iniciais,”vergonha na cara” pintadas no peito, pode?

  • Alisson Sol disse:

    Mas que coisa absurda. Desde quando a polícia tem de ficar dizendo a torcedor “Tem autorização para filmar?“. O sujeito estando em local público, não estando fazendo nada errado, tem automaticamente autorização para filmar. E quem é que daria, ou não, a tal “autorização para filmar”?

    E o número de policiais é quase maior que o número de torcedores. Será mesmo que precisava de tanto policial assim? Depois ainda reclamam do público. O sujeito para sair de casa para passar por isto tem de estar mesmo sem qualquer outra opção de divertimento.

  • ALISON NOGUEIRA disse:

    Políticos autoritários = polícia truculenta

  • Paulo Henrique disse:

    Parabéns Chico!

    Pela atitude e por agir diferente da grande maioria da imprensa mineira – bando de zero à esquerda submisso à interesses político-partidários.

  • Alvimar disse:

    Infelizmente a PMMG só exige o CURSO DE DIREITO para quem vai ser oficial. Deveria exigir também para sargento, cabo e soldado. Eles deveriam aprender que existe um conjunto de Leis soberanas, de que até o presidente da república está sujeita à ela, chamada CONSTITUIÇÃO. Alguns policiais deveriam saber para que a mesma serve….

  • lauro disse:

    a pm não pensa, segue ordens! será que o mandante destas ordens vai aparcer???????????????????????

  • Eduardo-BH disse:

    Inaceitável !!! é preciso apurar as responsabilidades. Será que nem protesto pacífico é permitido?
    Vale dizer que esta faixa é para lembrar a Direção e atletas do clube ,que os mesmos estão em dívida com a sua torcida.
    E tá incomodando bastante.

  • Anderson Palestra disse:

    PM subserviente aos poderosos.
    Eu, como cruzeirense, fico indignado com isso.
    E qual o problema filmar?

  • tom vital disse:

    Em Minas a ditadura nunca acabou.Isso é uma vergonha!

  • luiz disse:

    Corrigindo…Cofres

  • luiz disse:

    Parabéns Chico.
    Que problema tem da torcida protestar?
    Vergonha na cara deveriam ter os que estão mandando retirar as faixas. Isso só pode ser coisa dessa diretoria do Galo. Os mesmo que venderam o resultado nos 6 a 1.Bando de fp…
    Isso sim..uns vendidos. A policia não teria o menor interesse nisso.
    A torcida do Atletico está protestando contra essa covardia que esses irresponsáveis fizeram contra ela.A diretoria do galo deveria vir a público e dar uma explicação.. se for ela que se retrate..se for a policia que explique. Isso prova mais uma vez que esse bando de crápulas tem culpa no cartório sim. Esse discurso do sr Alexandre Kalil de que o MP pode investigar..que ninguem vendeu..etc etc ..é o mesmo discurso do Color, do Paulo Maluf, do Pc Farias.. e até do goleiro Bruno e ai vcs ja sabem..deu no que deu.
    O Atletico pode ser penta campeão do mundo que ainda assim essa vergonha não se apagará.Tomara que o MP descubra essa falcatrua e mande os dois times para a segunda divisão. Fechei o livro para o Atlético, infelizmente. mas falarei sempre e defenderei que o Galo é um time de vendidos.Meu dinheiro nunca mais entrará nos cofre alvinegros.

  • Paulo Mário disse:

    Caros,

    A PM não tomou essa atitude por vontade própria, tem aguem por traz que não quer mostrar a cara. Se for investigar aposto que a origem de tudo é o presidente fanfarão e fachista que não permite critica ao seu super ego. aumentou a dívida de 150 para 420 milhões, tem aqule 6×1 muito esquisito. Tentou fazer do independencia a sua Malvinas (do mesmo modo que os militares agentinos tentaram recuperar suas imagens perante o povo), para desviar a atenção da torcida para a sua incopentencia. Procurem se informar.

  • bessas disse:

    O que me irrita é osilêncio de quem está proibindo? Que venham a público se explicar!

    Consultado sobre a proibição Alexandre Kalil e Adriano Branco disse que não são contra e que a proibição não partiram deles.

    A rede Globo ou a Chrevolet poderiam vir a público e se pronunciar.

    O que aconteceu domingo em Nova Lima com meus amigos da Força Jovem foi lamentável. Porque a PMMG não diz de quem partiu a ordem? E ainda por cima Disseram: ou tira ou vou rasgar a faixa” Que democracia é essa que existe a proibição e ninguém fala porque??

  • Alfredo Rodrigues disse:

    Chico no jogo em Poços vai além do que foi falado, o Cruzeiro ganharia de qualquer jeito e bem provável que de goleada…
    Mas o juiz foi muito mal, a postura dela foi imparcial e cada vez mais os times mineiros grandes ou pequenos se apequenam com este tipo de comportamento é só comparar os últimos dez anos sem grandes títulos nossos e é aquilo que você sempre diz ” Tem que fortalecer o Interior”.

    Saudações Atleticanas…

  • MarcusV disse:

    Que absurdo!!!!! MG tá virando uma província cada vez mais autoritária … E infelizmente a imprensa daí contribui muito pra isto.

  • A mesma pmmg que mata jovens negros no aglomeradoo da serra,que tortura e esconde os Homicidios e os indices de violencia,agora rasga a constituição e o direito de se expressar passificamente,e ai Anastasia aonde vc vai mais mostrar o seu pérfeitooooo dom ser muito inutil a sociedade mineira
    #VERGONHA

  • Rodrigo AR disse:

    Parabéns pela divulgação, Chico.

    Comentar esta atrocidade me enjoa profundamente. Tinha que meter em cana os que aparecem na filmagem. Sem dó. Cadê o MP? E a OAB? E os grandes veículos de comunicação? A corregedoria? E os policiais honestos, que são maioria, vão se calar?

    E onde está a diretoria do Galo? Se ficarem calados vai transparecer que estão envolvidos. O que será também nojento! Ainda mais que a derrota de dezembro. Logo agora que eu estava satisfeito com o contrato do Independência. É um absurdo! Estão manchando a história do Atlético e de Minas Gerais.

  • Claudio disse:

    Parabéns Chico agradeço em nomes de brasileiros que assim como eu não podemos fazer nada e ficamos desamparados perto de tanta arrogância e desrespeito das autoridade.

  • Paulo Torres disse:

    Houve outras “novidades” da Polícia Militar ontem em Nova Lima.
    -Pela primeira vez fui impedido de entrar com o meu radinho de pilha, que poderia ser arremessado contra alguém, segundo os policiais.
    – A torcida do Galo foi impedida de deixar o estádio por cerca de 15 minutos aós o fim do jogo.
    – O pior, na minha opinião: Após a venda de ingressos para a torcida do Galo ter sido limitada a 1200, a PM permitiu que no intervalo diversos torcedores atleticanos que estavam no lado do Villa passassem para a torcida visitante. Como resultado, no segundo tempo havia cerca de 2 torcedores para cada cadeira, todos assistindo o jogo de pé, muitas crianças sem conseguir enxergar nada.

  • Leide disse:

    Obrigada Chico por publicar a respeito, estava lá, sou da Força Jovem Atleticana, uma torcida q tem apoiado o Atlético, ido aos jogos e torcido em paz desde sua fundação há mais de duas décadas. A falta de padrão da PMMG incomoda, mais q ela o autoritarismo absolutamente desnecessário.

  • Luis disse:

    Parabéns Chico pela atitude!

  • Renato disse:

    Qual o problema desta faixa? A PMMG tem que explicar o motivo da proibição! Mas sinceramente vergonha tem que ter é a torcida e virar as costas pro time e continuar não comparecendo aos jogos!!!!!!!

  • rodrigo assis disse:

    ridículo
    faça uma matéria sobre no super

  • fernando disse:

    Vergonhoso… a PM MG se resume a um bando de trogloditas à serviço da ignorancia.