Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Tudo muito bom, mas o Brasileiro é diferente!

Se os nossos três principais clubes têm boas sequências de vitórias no estadual, alguns futuros concorrentes no Brasileiro, também; com destaque para o Palmeiras em São Paulo; Inter no Rio Grande do Sul e o Fluminense no Rio, apesar da derrota para o Macaé, sábado.

A maioria dos adversários é fraca, não serve de parâmetro, porém, virtudes e principalmente defeitos podem ser detectados nestes jogos, contra adversários das prateleiras do meio e de baixo. 

A defesa do Atlético, por exemplo, continua sendo uma dor de cabeça para o Cuca. O gol do Eliandro, do Villa, mostrou isso mais uma vez.

No América, Givanildo tem creditado a um suposto cansaço, as dificuldades que o América vem tendo para vencer de forma dramática os seus adversários. Entendo que ele exagera nessa reclamação, já que tem um time jovem e estamos no começo da temporada. 

O Cruzeiro perdeu jogadores importantes em relação aos últimos anos, mas mantém uma base muito forte no gol, defesa, meio e ataque com Fábio, Victorino, Montillo, este Marcelo Ramos, que é um bom jogador, e atacantes como Wallyson, Welington Paulista e Anselmo Ramom, um jovem em ascensão.

Que ninguém se iluda com os resultados do estadual. 

Impaciência 

Quando trouxe dois jogos Brasil x Argentina, por duas eliminatórias consecutivas, o principal argumento do então governador Aécio Neves era “colocar Belo Horizonte e Minas no mapa mundial dos grandes eventos”.

Estava e está certo, principalmente porque o futebol é o maior relações públicas do país no exterior.

Com a Copa das Confederações e Copa do Mundo, a grande chance de internacionalizar o nosso turismo. 

Mas o conservadorismo e a cabeça cozida de muitos mineiros dificultam tudo. Ainda bem que a Justiça fez prevalecer o bom senso e derrubou a liminar que proibia o Saint Patrick’s Day, maior festa comemorativa do dia do padroeiro da Irlanda fora da Europa.

Festa da cerveja e da música, que começou com uma centena de pessoas na Savassi e hoje arrasta milhares. 

Com os problemas verificados ano passado, os realizadores se organizaram visando atender às exigências legais, mas mesmo assim, teve muita gente tentando impedir.

Foi realizada sem problemas e tende só a crescer em quantidade e qualidade.

Precisamos desse e de tantos outros eventos em várias áreas para cativar turistas do país e do mundo. 

Problemas, há, mas podem ser minimizados, como Paris faz, para receber 60 milhões de visitantes por ano.

De quinta-feira a ontem, estive em Tiradentes, no II Festival de Fotografia. É o Foto em Pauta, do jornalista Eugênio Sávio; sucesso absoluto, com grandes nomes da fotografia do país. Em 2013 terá profissionais do exterior. 

Durante toda Copa, Olimpíada, Pan e outros eventos do gênero os países sedes aproveitam os jogos para divulgar e consolidar as suas promoções, que atraem cada vez mais turistas e o dinheiro e empregos que proporcionam. Já temos grandes realizações na Capital e interior, como o Comida di Buteco e várias outras, realizadas como muita dificuldade. 

Ano que vem e 2014 todas essas festas e festivais precisarão ser adaptados para o calendário que atenda aos gringos que virão para a Copa das Confederações e Copa do Mundo. O que nos falta é a estruturação de tudo e melhorar nossa infraestrutura, que já não vai mais dar tempo.

Por exemplo: os acessos e informações básicas para se chegar às nossas principais atrações. 

Para se chegar a Tiradentes as rodovias têm um movimento absurdo de tráfego pesado; são pessimamente sinalizadas e não fiscalizadas.

Entrar e sair de nossas cidades, todas, é uma luta, mesmo para quem utiliza o GPS. Falta sinalização estática, e o GPS não funciona em muitos lugares.

O assunto é vasto, o espaço aqui é curto, mas vamos falar mais sobre isso na sequência.

* Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã nos jornais O Tempo e Super Notícia


» Comentar

Comentários:
25
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Eu hein…

    Eles não estão se entendendo, nem entre eles mesmos mais… rsrs

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Anderson Palestra,

    Brilhante o seu comentário !

    Abraços

  • MIRO: Depois de 04/12/11 eu vivo acordado, meu caro! Quem vive “dormindo” são os adeptos do Radicado, meu caro conivente! E iludido… E seu Cruzeiro não “dá” só chocolate, não… rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs…

  • CLAUDIO: Tenho certeza absoluta que há milhares de apreciadores do bom futebol que pensam como eu, mas infelizmente a maioria são adeptos da mordaça, e outros são iludidos e coniventes quando determinado resultado lhes interessam!

  • STEFANO VENUTO BARBOSA: Não dei-lhe a liberdade necessária prá falar de minha pessoa usando termos pejorativos, tipo (sic) “… olhar o rabo dele antes de falar dos outros…” entre tantas bobagens, que aliás, é seu peculiar!
    – Prá quem tem acompanhado meus comentários, sabe muito bem que tenho opinião própria, e por ter um caráter já formado há algumas décadas, jamais mudarei minha opinião prá agradar o ego pessoal de qualquer cidadão, incluindo a sua pessoa!
    – Pelos indícios da marmelada pró-celeste, tomara que ambos caiam prá
    série B 2013, e já que vc mencionou que o Galo ficou “só” com 1 ponto da segundona, se àquela data os atletas de ambas as equipes tivessem honrado o salário que ganham (NÃO A CAMISA!), poderíamos ter ficado à 4 pontos de diferença, mas o conhecido “sobrenatural de almeida” falou mais alto!
    – Tenho certeza absoluta que há milhares de apreciadores do bom futebol que pensam como eu, mas infelizmente a maioria são adeptos da mordaça, e outros são iludidos e coniventes quando determinado resultado lhes interessam!
    – No mais, felicidades prá vc e desculpe se o ofendi…

  • MARCOS12: Vc mesmo “justificou” minas razões: “aquela goleada foi suspeita,..”. Sim, é isso mesmo!
    – O que ninguém fala é que a maioria esmagadora de torcedores do bom futebol, não tem a coragem necessária de mostrar sua indignidade e ficam quietos, coniventes, à mercê de parte da mídia e ainda vivem e procuram viver na eterna ilusão, defendendo que há honestidade envolvendo o futebol…

  • Luiz Cláudio de Assis disse:

    Engraçado…..

    E o Escudeiro, porque não foi expulso??? Há, a cor da camisa.
    Se ela fosse vermelha e branca??????? chuveiro mais cedo.

  • Frederico Santos disse:

    O que vc tem a dizer sobre esses fatos Chico: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=1_nsM2FPEb0

  • Márcio Luiz disse:

    Chico,

    nenhuma nota sobre aquele absurdo de a PM obrigar a torcida Jovem a retirar a faixa “VERGONHA NA CARA”?
    Isto foi o fim da picada.

    http://www.youtube.com/watch?v=1_nsM2FPEb0&feature=player_embedded

  • audisio disse:

    Se eu fosse Neto Berola pediria para ir embora do Atlético.
    É um clube que ama a injustiça com os bons jogadores e premia com facilidade os medíocres.
    Absolutamente tudo que o Berola faz cai na pecha de que é um jogador razoável para o segundo tempo. Enquanto que Mancini pode desperdiçar seus 90 minutos sem fazer absolutamente nada que será justificado. Guilherme se der um chute na trave aos 38 do segundo tempo terá considera sua atuação como boa. O Goleiro Renan Ribeiro pode falhar quantas vezes e sempre ouviremos da mídia que é preciso ter paciência com o jovem da base. O André pode perder qualquer tipo de gol e se isolar na frente por 50 minutos, acertando um chute terá cumprido sua missão. Berola não. Se fizer três assistências deixando companheiros na cara do gol é porque nos segundo tempo até que ele faz alguma coisinha. Se entortar três zagueiros e chuta na trave, e taxado como azarento. Se marcar gols decisivos, serão considerados gols do jogador que pega o outro time cansado!
    Neto Berola já é um dos principais jogadores deste time do Galo e completamente injustiçado por causa da sua condição física NO PASSADO! Neto Berola e Bernard, são titulares do meu time. André pode até atuando bem, os demais estão disputando as outras vagas.

  • REFLEXÕES MATINAIS

    Mais um dia de chuva. Os pássaros, apenas alguns poucos pardais, barulharam logo cedo à minha janela. O cheiro do café coado vinha saboroso da cozinha e junto dele o cheiro da terra molhada, vinda lá do quintal, junto à mangueira e o laranjal. O pé-de-acerola fica mais para o fundo, perto do córrego que passa rente às terras do meu compadre.
    A cama ainda estava quente do lado dela. Era ela quem preparava o café, se bem que a empregada poderia muito bem fazê-lo. Desde que estava em casa, preparava o café e trazia no quarto, onde tomávamos e depois brincávamos, até que o Juca me viesse chamar para a lida no campo. Minhas manhãs ficaram melhores, mais quentes e preguiçosas ao lado dela.
    Sim. A mulher do Arnaldo ainda está em casa. Não; não sei ainda do paradeiro do sujeito. As notícias chegam desencontradas, algumas dizem que ele está pelos lados do Bom Jesus da Lapa; outras que ele anda tocaiado por essas bandas mesmas, a esperar por um descuido meu. Há, ainda, aquelas que dizem que ele esteja morto e que a assassina é a esposa. Nesta última não acredito, embora uma pontinha de dúvida, vez ou outra, me ataque.
    Hoje a mulher do Arnaldo levantou ainda escuro. Fez o café e trouxe até o quarto. Notei que estava estranha, meio arredia, pensando longe de nós. Pensei que pudesse estar com saudades do Arnaldo, mas não disse nada; melhor não remoer o que esteja no passado. Fiz-lhe alguns carinhos, mas, rapidamente, ela foi se esgueirando. Não retruquei; fiquei a olhá-la apenas, a espera que me dissesse algo. Não disse e ficamos ambos calados.
    A verdade é que o homem ainda nos assusta. Meus dias ficaram mais bonitos, mas, ao mesmo tempo, ficaram mais temerosos. O Arnaldo desapareceu, mesmo assim continua no meio de nós. À noite ela tem pesadelos, grita, chora e diz que não tem culpa naquilo. Não sei de que se trata, qual o seu sonho, mas temo que seja relacionado ao meu amigo.
    O cheiro do café ainda é forte e ela ainda está na cozinha. Deve estar lavando as vasilhas, enquanto chora silenciosa. Fico a pensar em que pensa, se em mim, no Arnaldo ou em algo alheio a ambos. Confesso; tenho ciúmes dela. Não com o Arnaldo, mas com outro; Talvez um terceiro, algum outro amigo e… reflito… se ela fizer comigo o que dizem ter feito com o meu amigo?…

  • Luis disse:

    Chico,
    porque será que ninguém comentou do pênalti no André que foi puxado pela camisa dentro area?
    Quando é a favor do cruzeiro e dos adversários do Atlético a imprensa arruma uma choradeira danada!

  • Guilherme Antonio de Paiva Cunha disse:

    Chico,

    Bom dia.

    Sei do seu interesse em auxiliar os torcedores mineiros e sei da sua busca pela verdade e justiça para com todos.

    Ontem, durante o jogo em Nova Lima, mais uma vez a PM não deixou a torcida Força jovem Atleticana colocar a faixa “Vergonha na Cara” no estádio.

    Só que desta vez foi filmado e os PM’s ameaçaram rasgar a faixa, caso não fosse retirada, e ainda questionaram o motivo da filmagem, perguntando se havia autorização pra isso.

    Deixo o link do excelente blog Camisa Doze que filmou e fez a denúncia.

    http://camisadoze.net/2012/03/se-nao-tirar-eu-vou-rasgar-o-retrato-da-censura.html

    Quero deixar claro que sou a favor do trabalho da PM, mas não podemos aceitar censura em pleno século XXI.

    Abraços.

  • J.B.CRUZ disse:

    Resultados normais de fim-de-semana..Agora o que está agradando mesmo é a superioridade que o CRUZEIRO vem mostrando a cada partida sôbre seus adversários..O entrosamento a cada jogo mostra que o time está no caminho certo…Exercícios futurísticos de que no campeonato brasileiro os times de Minas vão se dar mal, fica para os negativistas..Tenho acompanhado jogos de outros estados e vejo que os nossos clubes nõa devem nada a seus co-irmãos ditos ¨GRANDES CLUBES¨ além fronteiras..Quer queira, quer não, os nossos times do interior é a mesma coisa que os times do interior de outros estados…..Com o futebol mercenário atual, jogadores movidos a dinheiro, técnicos medrosos onde um a zero é goleada, fica só a PAIXÃO pela camisa do clube preferido………CRUZEIRO SEMPRE !!!…

  • Anderson Palestra disse:

    Permita-me discordar com relação ao St. Patrick’s Day.
    Essa festa, salvo engano, está em seu terceiro ano. Nunca foi tradicional em BH e convenhamos, deve ter mais torcedor do América do Irlandeses no Brasil inteiro.
    Pois bem a festa tem o intuito de lucro, até porque é promovida pela DM, conhecidíssima dos mineiros. Se esta quer ganhar dinheiro com a festa, deve também assumir os custos disso. Por que a festa não aconteceu por exemplo na Gameleira? Por que a empresa não quer pagar um lugar fechado? Tem que ser na rua, pois aí não tem custos com aluguel.

    Se existia um TAC que proibia eventos no parque das mangabeiras, que se cumpra então.

    Nada contra festas ou cervejas. Adoro as duas, mas a empresa, DM, que simplesmente minimizar seus custos. E, ainda bem que não aconteceu nada pior, pois poderia haver estragos, como plantas e árvores depredadas, forte cheiro de urina para todo lado, etc…
    Diferente é a posição da Banda Mole, que é tradicionalíssima para os Belo Horizontinos.

  • fernando disse:

    O Atletico vem apresentando um futebol pobre, sem constancia e brilho. Será que teremos que esperar a briga pelo rebaixamento para a diretoria perceber que o elenco é mediocre?

    O Richarlisson foi patetico, como de costume. Guilherme esteve mal, Escudero nao fez absolutamente nada.

  • Junior Gam disse:

    O barcelona das americas tá de volta 5 x 0.rssss

  • Rodrigo Assis disse:

    Guilherme continuar no time titular do Atlético e o Neto Berola na reserva é uma aberração

  • miro disse:

    acorda marcao de varginha,vulgo ET de varginha, o chocolate que o cru deu no seu time o 6alo deixou vc variado ate hj.kkkkkkkkkkkkk

  • claudio disse:

    Para o colega Marcao,voce so pode estar com a cabecinha doendo ate hoje ,de achar que teve entrega de jogo,se tivesse que eu nao acredito ,algum fato novo em relacao a aquele jogo teria aparecido e numca vai aparecer nada porque nao teve marmelada ,sera uma mancha eterna para vo6. Uma boa semana a todos.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Chico,

    O nome do jogador do Cruzeiro, do meio campo, é Marcelo Oliveira.

    Quanto ao time, vem mostrando uma evolução. Mas como vc bem disse, o Campeonato Mineiro não serve de parâmetro. Na hora que a Copa do Brasil começar a se afunilar mesmo e com o início do Brasileirão, é que vamos ver o que esse Cruzeiro vai arrumar. Eu, continuo achando que esse ano vai brigar novamente pra não cair.

    Mas é inegável que o time tem melhorado. Só não sei se será o suficiente na hora do “vamo vê” mesmo.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O Galo realmente precisa de reforços, mas o jogo de hoje não serve de parâmetro, ganhar no campo do Vila sempre foi difícil e já vi o time de Reinaldo e CIA sofrer lá. Tá surgindo cada vez com mais força a o boato da vinda de Matias Fernándes e parece que a coisa tá andando, porque os jornais portugueses estão noticiando direto essa negociação.
    Não dá pra iludir, mas pelo menos está ganhando, o que mostra mais méritos que defeitos.
    Marcão de Varginha tem que olhar o rabo dele antes de falar dos outros, com esse mesmo time aí você ficaram a 1 ponto de segundona e olha que esse é mais fraco que o do ano passado.

  • ALISON NOGUEIRA disse:

    Boa noite Chico!
    Foi bom você tocar no assunto de mobilidade turística, esse final de semana fui passear em Milho Verde. Para quem não conhece de Milho Verde a Diamantina passando por São Gonçalo do Rio das Pedras é um trecho da Estrada Real, natureza exuberante e diversas cachoeiras. Passando pela estrada que liga Datas ao Serro não existe nenhuma sinalização e erramos o caminho indo parar no Serro e tivemos que voltar até acertar a entrada para Milho Verde, fiquei sabendo que muitas pessoas que vem do Vale do Aço passam direto e vão parar em Datas, ai é um erro de mais de de 50 km, desse jeito não vamos conseguir ativar o mercado turístico aqui em Minas e olha que potencial nós temos de sobra.
    Abraços fraternais.

  • Marcos 2012 disse:

    Uai xará de Varginha, ver você torcer pelo rebaixamento do Cruzeiro até vai, mas ver você torcer pelo rebaixamento do seu Atlético? Tudo bem que aquela goleada foi suspeita, mas não precisa ser pra tanto…

  • Tomara que o Galo e o “radicado” continuem à mascarar suas ações no campeonato mineiro contra equipes mais modestas, e que no Brasileirão façam uma campanha de mal à pior, e que “caiam” prá série B 2013… O Furacão e o Ceará, além de seus tradicionais adversários da divisão de elite, baterão palmas e se alegrarão, principalmente àqueles clubes e seus torcedores que não foram nem são coniventes, e muito menos acreditam que não houve “marmelada” entre ambos na última rodada do campeonato brasileiro do ano passado! Mas somente torcedores inteligentes e imparciais sabem da realidade do pobre futebol mineiro, que outrora foi respeitado à nível nacional…