Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Marcelo Oliveira chegou lá!

Essa vitória do Cruzeiro em Santos ajuda a quebrar as últimas resistências de quem ainda não acreditava no Marcelo Oliveira como técnico de “time grande”. Bastaram três duas derrotas fora de casa e uma dentro para que essa brasa sem sentido voltasse a esquentar. O próprio Marcelo sabe bem o motivo que gerou essa desconfiança à sua competência. Começou na origem dele, atleticana, já que até no seio alvinegro somente agora essas resistências estão dando lugar a um reconhecimento tardio.

Depois que pendurou as chuteiras o ótimo meia atacante Marcelo não quis saber de seguir o caminho da maioria absoluta dos companheiros que paravam: virar treinadores ou dirigentes de futebol. Bem casado, caseiro, desses de ter horário para chegar em casa e ficar com a família, foi cuidar da administração do que ganhou como jogador e ajudar o sogro a tocar os prósperos negócios.

Com os filhos bem encaminhados e a família bem estruturada resolveu se reinserir no mundo da bola, na base do Atlético.

Aliou o próprio conhecimento com o que assimilou de melhor dos seus ex-comandantes Barbatana e Telê Santana, e foi crescendo com os infantis, juvenis e juniores.

Apesar dos bons e surpreendentes resultados nas interinidades como treinador do time principal do Galo, Marcelo não teve a mesma confiança que Barbatana e Telê tiveram de Walmir Pereira e Nelson Campos, para ser efetivado no cargo. Os tempos eram outros.

Há quem diga que estes presidentes só mantiveram estes treinadores nos cargos porque o clube não tinha dinheiro para investir em forasteiros famosos.

Seja como for, o próprio Marcelo foi quem se deu muitíssimo bem naqueles momentos de extrema dificuldade financeira do Atlético. Além de treinadores, não havia dinheiro para apostar em jogadores, daqueles decadentes, verdadeiros “bondes” adquiridos do Rio e São Paulo pelos nossos clubes.

REIPAMAR

Trio infernal: Reinaldo, Paulo Isidoro e Marcelo

Dessa falta de dinheiro, pratas da casa como ele, Cerezo, Paulo Isidoro, João Leite, Heleno e tantos outros, tiveram oportunidades.

Marcelo formou com Reinaldo uma dupla de ataque das melhores da história do futebol brasileiro, em times que encantaram o país. Porém, só ganharam campeonatos regionais, com um fracasso diante do São Paulo em 1978, que só parou de retumbar tão forte agora, com a conquista da Libertadores, nos pênaltis, no mesmo gol onde o time perdeu, invicto, o Brasileiro de 1977, também nos pênaltis.

Assim como os integrantes da seleção brasileira de 1950, essa geração de jogadores do Atlético, dos anos 1970/80 ficou marcada como “perdedora”, e por maior que seja o reconhecimento com a bola nos pés, a marca da derrota ficou carimbada na testa de todos.

Aliado ao fato de ter começado tarde a carreira de treinador, Marcelo nunca conseguiu a confiança plena dos sucessivos “manda chuva” do Atlético.

marcelo

Hoje, grande treinador do Cruzeiro


» Comentar

Comentários:
0
  • audisio disse:

    Cledson, esse papo não cola, e o Leonardo Silva e o Guilherme? Tiveram que sair do cruzeiro para serem campeões no Galo!

  • Cledson disse:

    Vou responder ao nosso amigo Márcio, é cara como sempre mais um do “grorioso” que só conseguiu ser campeão no CRUZEIRO, como Luizinho, Eder Aleixo, Cerezo….kkkkk… que coisa hein amigo, tem outros mas ……

  • J.B.CRUZ disse:

    Para a CHINA AZUL, as festas de fim de ano, começaram mais cedo..
    É festa todo dia…

    Depois de uma década, tinha que ser um título nota 10 !!!!

    UM, DOIS, TRI ………………

  • Ednei disse:

    Parabéns ao Marcelo. Méritos ao Cruzeiro que foi o mais regular. Pra mim as duas coisas são verdade: o time do Cruzeiro é bom e o atual brasileirão é fraco. O campeão tem que ter sorte e competência assim como foi quando o Galo foi campeão da Libertadores. No caso do Cruzeiro, deu sorte pelos times tradicionais estarem num péssimo ano, ou focados em outros campeonatos. Quem dera se o rival do Galo no ano passado fosse um Atlético-PR deste ano. O Galo jogou demais em 2012 e foi vice pois o Fluminense era fortíssimo. Coisas do futebol.

  • Frederico Dantas disse:

    Concordo com o Stefano quanto ao Fluminense.
    Este clube deve umas disputas de divisões inferiores. Seria o mínimo vê-los lá pagando este débito.

  • Frederico Dantas disse:

    Interessante esta classificação só com o segundo turno. O Cruzeiro ganhou o primeiro e é o líder do segundo. Fazer o quê…

  • Thales Rosa disse:

    Rafael so para te informar, o pessimo time do Atletico PR fez uma pre temporada de 5 meses. Eles foram para a europa e fizeram uma serie de amistosos preparatorios enquanto seu tuime junior jogava o paranense. Os caras ganham no preparo fisico, so por isso eles estao em segundo. O Petralha pode ter muitos defeitos, mas ele planejou bem. O Ateltico-pr tem o melhor custo/beneficio do pais, é um time com um investimento baixissimo com resultados otimos…

    Ele estar em 2 nao justifica a fala de que o campeonato esta fraco. Isso é bobagem…

  • audisio disse:

    Grande atleticano! Excelente camisa dez. Até no cruzeiro honrou a camisa do Galo! Peça aos cruzeirenses para voltarem ao cruzeirense Adislson Batista!
    Parabens ao Atleticano MArcelo OLiveira!
    Enquanto comemoram um titulo nacional o melhor time do continente se prepara para adecisão do MUNDIAL DE CLUBES OFICIAL DA FIFA. Coisa que cruzeiro nunca disputou! Não adiante tentar transformar a Taça Intercontinental no Mundial, sabe porque, porque lá não tem um a caneta mágica do Ricardo Teixeira que transforma oito jogos em campeonato brasileiro!

  • Rodrigo Assis disse:

    Marcelo fica muito bem vestido com o manto alvinegro

  • Vinicius Campos disse:

    Que trio este hein. Pena que a história não os marcou como deveria.

    Parabéns ao grande Marcelo Oliveira pelo grande trabalho no lado azul.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Só tenho que parabenizar os cruzeirenses, foi regular, levou o campeonato a sério, enfim, foi o mais profissional dos clubes da série A.
    Só torço agora para o Fluminense ser rebaixado para pagar o que deve moralmente ao futebol.

  • clauber disse:

    Pensando friamente o Marcelo venceu um grande desafio, chegou desacreditado sob as luzes da desconfiança mas venceu.

    Parabéns para esse profissional que brilhantemente tem ganho merecidamente destaque nacional.

  • João Vitor disse:

    Campeonato é fraco, teve time que começou a disputar de verdade no segundo turno então vamos a classificação do segundo turno:

    CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A 2013
    CLASSIFICAÇÃO DO SEGUNDO TURNO

    1 CRUZEIRO 28 13 9 1 3 24 11 13 71.79
    2 SÃO PAULO 28 13 9 1 3 18 10 8 71.79
    3 GOIÁS 26 13 8 2 3 22 12 10 66.67
    4 VITÓRIA 25 13 7 4 2 23 18 5 64.10
    5 ATLÉTICO-MG 23 13 7 2 4 17 8 9 58.97
    6 FLAMENGO 22 13 6 4 3 18 13 5 56.41
    7 ATLÉTICO-PR 21 13 6 3 4 15 15 0 53.85
    8 PORTUGUESA 20 13 6 2 5 20 13 7 51.28
    9 GRÊMIO 20 13 5 5 3 11 11 0 51.28
    10 PONTE PRETA 19 13 5 4 4 14 11 3 48.72
    11 BOTAFOGO 17 13 5 2 6 13 15 -2 43.59
    12 SANTOS 15 13 4 3 6 17 17 0 38.46
    13 BAHIA 15 13 3 6 4 14 15 -1 38.46
    14 FLUMINENSE 14 13 3 5 5 13 15 -2 35.90
    15 INTERNACIONAL 12 13 3 3 7 15 19 -4 30.77
    16 CORITIBA 12 13 3 3 7 15 21 -6 30.77
    17 VASCO DA GAMA 12 13 3 3 7 14 20 -6 30.77
    18 CORINTHIANS 12 13 2 6 5 6 12 -6 30.77
    19 CRICIÚMA 10 13 2 4 7 17 26 -9 25.64
    20 NÁUTICO 7 13 2 1 10 10 34 -24 17.95

  • Vinicius Fraga disse:

    Bom texto, hein Chico?!!!
    Merece todos os créditos o Marcelo. Surge ai mais um novo Telê. Telê bom é feito em Minas. Muricy é um dos Telës mas, é paulista.
    Bacana mesmo ver a vitoria dele. Nos que presenciamos o trajeto dele na base do Galo e como vc disse, “mesmo sem o reconhecimento dos presidentes para assumir” CONTINUOU e chegou là. Independente do futuro se vai ganhar mais, nâo interessa. Ganhou. Marcelo é campeão Brasileiro. Isso é para poucos. Prà mim Marcelo chegou e vai permanecer na prateleira de cima, termo seu.
    Chico, fica também um crédito para o presidente Gilvan. Muito criticado no inicio de seu mandato. Joâo Vitor Xavier foi muito severo com ele e sinceramente eu nâo entendia o porque que o bom jornalista Joâo Vitor fazia aquilo. Pinho Tavares escolheu a dedo o Marcelo, assumiu e hj pode sentir-se realizado pela aposta que fez.

  • Frederico Dantas disse:

    Além de serem campeões os dois times de Minas, este ano, desencabularam dois treinadores.

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! Calma aí gente ! Geninho venceu um campeonato brasileiro com um time tambem meia boca e depois ? Vamos dar tempo ao Marcelo pra ele se firmar realmente !!! Pericles chamusca ja foi chamado de revelação !!! Nei Franco ainda patina ! Cuca que venceu uma Libertadores pra mim, ainda patina. Muita calma nessa hora.

  • Alexandre (de Moçambique) disse:

    Coisas do futebol, só isso. Na minha opinião, querer que torcedor tenha “memória” é querer demais. Querem mais um exemplo? Qual atleticano não ficou indignado com um tal de Cuca quando, há alguns anos, o Galo foi literalmente garfado num jogo decisivo contra o Botafogo pelo Simon? Lembro bem que na ocasião, perguntaram ao Cuca o que ele tinha achado do pênalti não marcado contra o seu time e ele, chorão que doía, disse que não estava nem aí, já que ao menos uma vez estavam <> a favor do seu time… Naquela altura tomei uma antipatia tremenda dele e hoje… Bem, Hoje eu sou Cuca desde criancinha!… 🙂

  • claudio disse:

    Um conselheiro forte do atletico ficou muinto chatiado com o kalil,porque ele disse uma semana antes do classico com o Cruzeiro que prefere ser campeao do brasil do que da llibertadores,e trocaria a tao sonhada conquista, pelo rebaixamento do CRUZEIRO,coitado do rapaz ta sofrendo mais do que voces.

  • Silvio freitas disse:

    Não acho que o Marcelo seja um tecnico de primeira linha…mas..pela sua humildade e coerencia….ele está muito acima dos Luxemburgos..que tem por aí.

  • alex disse:

    Teve gente sumida aqui, cruzeirense, q falou nao acreditava de jeito nenhum no Marcelo. E olha q time azul ja tava liderando com folga. Coisas do futebol.

  • claudio disse:

    S e o flamengo for campeao da copa do brasil a globo vai colocar como mais importante do que as conquistas dos times de MG.

  • claudio disse:

    Aos atleticanos invejosos um aviso .. o ministerio da saude adverte dor de cutuvelo mata,realmente voces tem razao esse campeonato esta manchado, culpa do MAIOR DE MINAS que tem o melhor ataque os gols mais bonitos14 pontos de frente, os melhores jogos enfim o que voces mais lardeavam a melhor media de torcida,agoraum lembrete FICA GILVAN,E NAO SE ESQUECAM DE DESLIGAR O SECADOR.

  • Rafael disse:

    Este campeonato é dos piores. É só ver que o vice-líder é o time medíocre do Atlético-PR.

    O time do Botafogo é horroroso também. E o Grêmio com as retrancas de Renato Gaúcho idem.

    E um dos destaques é um jogador gordo, Walter.

    E perguntar não ofende. Em que time o Fred vai jogar ano que vem? Ou será que vão convocar jogador de time de segunda divisão para a Copa?

  • Oliveira disse:

    Muitos cotovelos doloridos por aqui.

  • Boa Noite, Chico! UFA! Conseguimos! Somos Tri-campeões com todo o mérito! Futebol tem lógica (claro q não só lógica, tem o imponderável tbém). Não esperávamos tanto em tão pouco tempo. Graças a Deus! Estou entre aqueles que queriam outro técnico e não o Marcelo para o Cruzeirão; mas dou minha mão à palmatória e o felicito pelo respeitável trabalho, assim como a todos os jogadores e demais funcionários do time. Parabéns Dr Gilvan! Segue o jogo e traga mais reforços de qualidade (para as laterais e demais posições necessárias!

  • thales rosa disse:

    Tem pessoas com a visão obtusa demais!!! Um treinador que leva um time limitado como o Coritiba a duas finais seguidas de copa do Brasil merece sim ter uma chance em um time grande e estruturado. E esta ai o resultado, o Cruzeiro deu a chance e juntos seremos campeoes do Brasil. Marcelo Oliveira precisa melhorar alguns aspectos, mas ele consegue dar equilibio aos times que treina o Cruzeiro é o time que mais faz gols no Brasileiro e um dos que menos toma, é o equilibrio tao buscado pelo celso roth..

    Quanto aos que continuam falando que campeonato é fraco, realmente deve ser fraco mas do 2 pra baixo, para os times comuns.. O time fora do comum que o Cruzeiro tem nesse momento esta a 13 pontos a frente do 2. Podendo fazer historia mais uma vez e ser o campeão com maior antecedencia, a 5 rodadas do fim.

    Cruzeiro TRI Campeao Brasileiro!!

  • THIAGO disse:

    Apesar de as vezes ele insistir em algumas teimosias da pra apontar ele na pratileira de cima da galeria dos melhores técnicos do pais. Hoje dou o braco a torcer e reconheço o seu belo trabalho.

  • Márcio Luiz disse:

    Nada contra a pessoa do Marcelo, nem o conheço. O vi jogar com a camisa do Galo ao lado do Rei, mas infelizmente ele (Marcelo) ficava mais no DM do que no campo. Mais até do que o próprio Rei, este devido à deslealdade dos zagueiros da época.

    Continuo achando-o um treinador de mediano para baixo.

    Conquistou um campeonato que, cá pra nós, Andrade, Geninho e Lazaronni, só pra ficar nestes 3 exemplos também conquistaram, mais ou menos nestas mesmas circunstâncias atuais.

    E onde estão estes “gênios”?

    Então, para mim, nada de mais.

    Que siga o simpático Marcelo a sua carreira , mas longe do Galo, por favor.

  • lauro disse:

    Chico estou com o radio ligado na itatiaia e lendo seu blog, chega ser engraçado pois nesta epoca ano passado ja começava os murmurinhos da vinda do Marcelo para o Cruzeiro e a itatiaia encabeçava uma campanha ferrenha para ele não vir, lembro de quando o Cruzeiro ganhou do Bahia e garantiu a permanencia na primeira divisão, a torcida comemorando e imagine a unica pergunta que o tiago Reis fazia para a torcida :
    ” torcedor o que você acha da vinda do Marcelo ex atletico para o Cruzeiro? ”
    isto é, uma pergunta que não tinha nada haver com o acontecimento do dia;

    Mais um exemplo foi a: ” cobertura “que a itatiaia fazia da manifestação da mafia azul contra a vinda do marcelo na porta da toca 2 ( 10 ou 15 pessoas )

    So citei os dois exemplos acima para exemplificar a incoerencia, pois todos os jornalistas da radio estão agora babando ovo para o Marcelo , os mesmos jornalistas que fizeram a maior campanha para ele não vir para o Cruzeiro ano passado.

  • Marcos disse:

    Leonardo Silva e Guilherme saíram do Cruzeiro para serem campeões da Libertadores pelo Atlético. Eles foram fundamentais para que o Galo conquistasse o continente americano.
    Marcelo Oliveira, um dos grandes nomes do Atlético nos anos 70/80, chegou a treinar o alvinegro mineiro mas Kalil o dispensou. Saiu do Atlético e rodou alguns clubes até chegar no Cruzeiro, onde poderá ser campeão do Brasil.
    Coisas do futebol.