Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cinco estrangeiros para cada time e a falta de estádios em Beagá; preocupações maiores para Galo, Raposa e Coelho

Em contato via twitter um torcedor do Cruzeiro reclamou que fui superficial no comentário sobre a vitória de 1 a 0 sobre a URT na estreia no campeonato, domingo. Concordo com ele, com a ressalva de que foi assim também em relação a América 1 x 1 Tupi e é o que farei no Minas x Atlético.

Quem lê regularmente o que escrevo vai se lembrar que escrevi antes do início da competição: depois de quatro ou cinco rodadas é que os times começam a mostrar serviço e os bons jogos são os da fase final.

Por enquanto, os treinadores ficam na base das observações, testes e pensamento em nomes de jogadores que poderiam melhorar os seus elencos.

BINOCULO

Diria o velho e saudoso Kafunga que esta fase da competição é para ser assistida com “visão dinâmica”, já que dificilmente dá algo diferente do previsto: o time do interior vai correr muito, um ou outro jogador vai aparecer com um verniz de craque e perderá a partida “honrosamente”.

O amigo Renatão Filizzola define estes jogos como os filmes de bang-bang: o mocinho passa aperto durante quase todo o filme, mas no fim o bandido morre com um tiro na testa!.

A dupla mais forte costuma perder um jogo ou outro e no fim decide o título, com o América ou alguma novidade do interior interferindo, às vezes.

Prefiro continuar avaliando o que poderá ocorrer com os nossos representantes nas Séries A e B do Brasileiro, para quem o Mineiro é um bom laboratório, para testes.

Pouca gente tem comentado, mas além de ano de Copa do Mundo, 2014 terá uma novidade especial: os clubes poderão escalar cinco estrangeiros ao invés de três, como vigorava até o ano passado. Por sugestão do Grêmio a CBF anunciou esta mudança em dezembro e isso deverá influir diretamente na qualidade dos times e espetáculos.

Principalmente o futebol mineiro precisa se atentar à questão dos estádios, já que voltaremos ao pavor de 2010 e 2011 quando Atlético, Cruzeiro e América não tinham casa para mandar suas partidas em Belo Horizonte. Daqui algumas semanas a Fifa vai se apoderar do Mineirão, Independência e Arena do Jacaré, para jogos da Copa e treinos das seleções. Sabemos que isso tem um custo técnico, além de financeiro.

Menos mal que os dirigentes dos três clubes já têm experiência e certamente aprenderam com os apuros vividos três anos atrás.


» Comentar

Comentários:
0
  • thales rosa disse:

    Cruzeiro vai jogar onde? Na arena do calçado em Nova serrana?
    Para quem não sabe aquele estadio foi construido com grana do Cruzeiro, doada pelo presidente de epoca, Zeze Perrella… Coincidentemente no mesmo ano, 2010, o filho de ZZ, Gustavo Perrella, foi eleito deputado estadual e a regiao onde ele mais recebeu votos foi ali em Nova Serrana.. tudo coincidencia….. é povo acorda…

  • Carlos da Mata disse:

    Completando o que o Dudu GALOMAIO BH disse, eu assisti ao jogo do Cruzeiro X URT e na prática o tão badalado goleiro da URT, que grande maioria disse que foi o responsável pelo placar magro, fez de fato somente uma defesa difícil no jogo. (Basta assistir aos melhores momentos que vocês podem constatar isso).

    O jogo tecnicamente foi ruim, como o do América X Tupi. É de se esperar tendo em vista o pouquíssimo tempo de preparação dos times no início de temporada.

    E não espero que o Galo faça na quarta um bom jogo contra o Minas Boca. Esse caras que ficam vendo jogos maravilhosos de seu times nesse início de campeonato são uns fanáticos e que no fundo não entendem nada de futebol.

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Difícil mesmo entender cabeça de torcedor.
    Um jogo paupérrimo como cruzeiro x URT e o cara quer ler grandes análises?
    Cada um com sua mania, viu?
    Como eu sempre digo: a paixão (em exagero) pelo time de coração as vezes deixa o cidadão meio abobado… rs.