Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Estreia do Cruzeiro: cada atleta sente de forma diferente os efeitos da altitude

Que são consideráveis. Depende do dia, do estado de cada um. O Cruzeiro jogará esta noite a 2.800 metros acima do nível do mar, o que não é tão pesado como jogar em La Paz (3.650 m) ou Potosí (4.000 m).

ESTADIO

Estádio Olímpico Pátria, local da estreia do Cruzeiro, em foto do Globoesporte.com
O time do Marcelo Oliveira é muito melhor que o Universitário de Sucre, e isso é o que deverá fazer diferença esta noite na Bolívia, com transmissão direta pela Globo, depois da novela, 22 horas.
O time provável: Fábio, Fabiano, Paulo André, Léo  e Mena; Henrique, Willian Farias, Marquinhos e De Arrascaeta; Willian e Leandro Damião.
O portal do jornal O Tempo apresenta hoje uma ótima entrevista com Henrique, um dos mais experientes e mais importantes jogadores da Raposa.

* “CHEGA DE QUASE”

HENRIQUE

Henrique busca um ‘acerto de contas’ com a história

Volante, um dos remanescentes da equipe vice-campeã de 2009, garante que esqueceu o passado, mas perseguição pela América ganhará um novo capítulo

Confira no http://www.otempo.com.br/superfc/henrique-busca-um-acerto-de-contas

 


» Comentar

Comentários:
22
  • Paulo disse:

    O cruzerin tem muita sorte. Seus principais jogadores não ficam lsionados nunca. O time sempre completo e os adversários sempre desfalcados!!! Além de pegar chaves fácieis: copa do Brasil e Libertadores. Ao contrário do Galão que sempre joga desfalcado de 6 a 13 jogadores o ano inteiro, além dos fatores extra-campo!!!

  • Marcão de Varginha disse:

    O radicado já está classificado para as oitavas: é a chave mais fácil da Libertadores!
    – O “sorteio” da CONMEBOL foi muito gentil, mas…

  • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

    Ano passado esperava-se muito do Cruzeiro na Libertadores, mas não deu em nada…
    Esse ano não se espera nada, mas quem sabe pode vir tudo ! rsrs São as ironias do futebol.
    O Marcelo Oliveira sabe montar time sim. Tanto que com o Coritiba, sem nenhum craque no elenco, ele conseguiu fazer duas ótimas campanhas.
    Tomara que ele consiga remontar o Cruzeiro em pleno andamento da Libertadores. Mas a lógica ( apesar de no futebol isso as vezes não prevalecer… ) é esse novo time do Cruzeiro não conseguir ir muito longe.
    Na estreia do ano passado os jogadores entraram em campo achando que era jogo ganho. E deu no que deu… Vamos ver se desde a estreia desse ano agora, os atuais jogadores já possam demonstrar o tal “espírito de Libertadores”.

    • Alisson Sol disse:

      O problema de Copa é exatamente este: é praticamente impossível você ter expectativas. Uma contusão aqui, um frango de goleiro ali, e lá se vai todo o trabalho. Não sei se você se lembra mas em 1997 o Cruzeiro já estava praticamente desclassificado, após perder os 3 primeiros jogos da competição. Foi campeão.

      Ano passado, eu inclusive achava que, depois do aperto que passaram na fase de grupos, iam tomar vergonha. Aí vieram os jogos contra o San Lorenzo, que só era conhecido como “o time do Papa”, e deu no que deu.

      Duas coisas que devem ajudar este ano:
      – O Marcelo Oliveira, se não for um “burro com sorte”, vai colocar o time para atacar fora de casa. É um horror ver o time jogando fora de casa como se empate fosse um excelente resultado. Se não aprendeu isto até hoje, desisto.
      – Os jogadores jovens do time devem dar um pouco mais de fôlego. Ano passado eu avisei: aquele time velho daquele jeito jamais conseguia virar uma partida, especialmente numa Copa, onde o time que faz 1×0 se fecha completamente. Vamos ver hoje…

  • J.B.CRUZ disse:

    O CRUZEIRO ESPORTE CLUBE, é uma das equipes brasileiras com mais tradição da TAÇA LIBERTADORES DAS AMÉRICAS, sendo, inclusive, uma das cinco equipes do País CAMPEÃS da competição..
    A HISTÓRIA do CRUZEIRO na LIBERTADORES, começou a ser escrita em 1.967, graças a conquista da TAÇA BRASIL (1.966), ano anterior, que indicava o representante brasileiro na disputa..
    O primeiro jogo do CRUZEIRO na TAÇA LIBERTADORES, no dia 19 de Fevereiro de 1.967, contra o DEPORTIVO GALÍCIA, da VENEZUELA, em CARACAS, carrega uma carga HISTÓRICA de grande importância, pois foi a primeira partida internacional OFICIAL de uma equipe de MINAS GERAIS..
    Aém disso, foi a primeira apresentação do cruzeirense fora do território nacional..
    No jogo, o CRUZEIRO não teve dificuldades e foi superior ao adversário durante toda a partida, mas o nervosismo da equipe diante da nova esperiência influiu principalmente nas finalizações..Daí o magro placar de 1 x 0, num jogo que faz parte da HISTÓRIA do MAIOR DAS AMÉRICAS NO SÉCILO XX e do futebol MINEIRO…
    ——————-
    Á guiza de curiosidade e saudosismo dos ‘velhos’ tempos de um futebol ROMÂNTICO,ELETRIZANTE e APAIXONANTE a ficha do jogo:
    CRUZEIRO ESPORTE CLUBE.
    RAUL – PEDRO PAULO – WILLIAN – PROCÓPIO e NECO..
    PIAZZA e DIRCEU LOPES.
    NATAL – TOSTÃO – EVALDO e HILTON OLIVEIRA.
    ———-
    DEPORTIVO GALÍCIA.
    PEREZ – CHACHO – AMARILLA – FREDDY e URRUTIA..
    DIAZ e SILVIO.
    TORRES – ZÉ MARIA – PAULO FERNANDES e CELSO..

    Obs: O PALESTRA – CRUZEIRO, tem HISTÓRIA para contar..

    CRUZEIRO SEMPRE……

    • Rogério Perdigão disse:

      Pelo texto, “obsessivo, obcecado e meio ensandecido”, deduzo que altitude também afetou o raciocínio do senhor JB! PVC tá fazendo escola…

    • jmjm0111@yahoo.com.br disse:

      é j.b. vcs têm história mesmo para contatar, só de ter participado 14 vezes está indo para o 15º e ganhar somente duas tem muita coisa mesmo, principalmente eliminação.

    • Alex disse:

      ….nossa , o cara abre o baú, parece conhecer muito, aí escreve que são 5 os campões…vai ver é que ele só conta os times que ganharam Libertadores nesse século em Full Hd(São Paulo, Inter,Santos,Curica e Galo)…é isso mesmo…kkkk…bom meu caro lunático J.B., se até vc não considera as libertadores do seu time válidas, não será eu que te contrariaria….kkkk….essas libertadores do outro século não passava de um torneio , em uma delas o emergente das minas ganhou com 2 brasileiros apenas e sem nenhum argentino, pode?…realmente J.B. não tem como considerar essas conquistas…baseado no que o J.B escreveu mando um recado para os smurffs que tem menos de 20 anos, ganhar Libertadores e Recopa é muito bom, vcs não imaginam como …kkkk

    • Frederico Dantas disse:

      JB.

      Cinco equipes brasileiras campeãs da competição? Errou por muito. São 10!

  • jmjm0111@yahoo.com.br disse:

    gente eu nunca vi o time com tanta sorte como esse cruzeiro, elas falam que o galo tem sorte, mas igual eles jamais, o time todo modificado e olha o grupo deles e se caísse em grupo como o do galo já estava fora na primeira fase..

  • Paulo Afonso disse:

    Altitude entre 2.400 m e 3.000 m, atleta só sente se estiver mal preparado… O ar começa a ficar rarefeito, mas nada que impeça ou atrapalhe a prática esportiva… Altitudes acima dos 3.000 m, como os quase 3.700 m de La Paz, interferem sim e exigem uma preparação mais complexa (tanto física quanto fisiológica, psicológica e tática)… Time celeste hoje deve vencer, como fez em 2009, ano da última (e também a primeira) participação do Universitário Sucre na Libertadores… Naquele ano o time boliviano fez dois pontos, ambos em empates em casa contra Estudiantes e Deportivo Quito, perdendo de 1×0 para o Cruzeiro… Ou seja, os bolivianos vão tentar a primeira vitória da sua história na Libertadores… Só que não devem conseguir isto hoje ainda…

  • Thiago disse:

    Acredito que o Cruzeiro hoje vença facil, mascarando alguns defeitos, 3×1 pra começar bem e ganhar confiança!!!

  • Alexandre de Assis disse:

    O Damião tem que aproveitar estas babas e marcar gols, senão ele não vai pra China.

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    Bom Dia a todos! Nossos dois times têm condições de obter resultados importantes. Para o meu Cruzeirão, um empate não é de todo ruim; aliás, acho que um time que empata fora e ganha dentro de casa leva o caneco (em regra; claro que tem as exceções). O Cruzeiro não está pronto, como um amigo disse abaixo, mas tem condições, se jogar com a devida aplicação e atenção, de conseguir um empate e até, quem sabe, uma vitória – se estiver numa noite favorável -. O Atlético tem um time organizado e joga compactadamente e tem mais chances de conseguir uma grande vitória. Vamos lá MINAS!

  • luiz ibirite disse:

    o cruzeiro deve entrar com o pensamento de fazer um jogo de estrategias, 1 se preocupara em não tomar gols, 2 qq ponto é importante fora de casa, 3 a libertadores é um campeonato diferente, tem q jogar um jogo de cada vez, e vale lembrar q o time ainda não está totalmente na situação onde se espera e contando com o historico de mata mata recente, mesmo acreditando q a chave é uma das mais fracas do torneio o cruzeiro deve se cuidar e encarar os jogos com muita vontade de vencer.

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    O time do gente fina Fred Dantas se deu ao luxo de só entrar na segunda fase da Libertadores esse ano. Mesmo com altitude (que não é das maiores, se assemelhando mais a que o Galo irá enfrentar em Bogotá contra o Ind. Santa Fé), esse tal Universitário Xucro é horrível e sem chances de aprontar pra cima de algum time do Brasil.

  • Frederico Dantas disse:

    Hoje, pelo menos para mim, começa o ano futebolístico. Espero que comece bem.

  • Pedro Vítor disse:

    Acho que diferente da estreia do Atlético contra o Colo Colo, equipe de grande tradição e camisa em seu país, na Libertadores, seria tipo um Flamengo do Chile, pois tem a maior torcida por lá, este Universitários Sucre, não tem tradição, não esta prateleira das grandes equipes da Bolívia, portanto, o que pode pesar de verdade, é o entrosamento, falta de padrão tático defensivo, e a temida altitude.

    Acho que vai dar empate, porque o Marcelo aposta em laterais mais “laterais”, diferente do maike e Egídio, que eram mais “alas”, que dão uma proteção maior a defesa, com um meio de campo de maior poder de marcação, características da competição.