Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A Copa do medo, para os velhos cartolas

No voo da Copa Airlines, a caminho da abertura da Copa América, o psicólogo e professor universitário, Rolando Lópes Herbas, que assumiu a presidência da Federação Boliviana de Futebol há quatro meses.

 

De Belo Horizonte à Cidade do Panamá são 6h30 de voo e de lá até aqui em Los Angeles mais 6h30, nos excelentes aviões da Copa Airlines que saíram pontualmente no horário de Confins e do Panamá. A espera é de apenas 1h20 no enorme free shop do aeroporto Tucomen da capital panamenha.

CHEGANDO

Visual da chegada à costa da Califórnia

 

No papo vai, papo vem com o gentil senhor da poltrona ao lado, descubro que, coincidentemente estou viajando ao lado do presidente da Federação Boliviana de Futebol, Rolando Lópes Herbas, de uma nova geração de dirigentes Sul-americanos. Depois que o FBI fez aquele estrago na quadrilha que mandava e desmanava no futebol do nosso continente. Herbas é uma figura diferente, quase estranha a este mundo da bola. A conversa começou sobre Belo Horizonte, que ele conhece de ler. Sabe muito sobre Atlético, Cruzeiro e perguntou pelo América, “novo mineiro” da Série A nacional do Brasil. Também perguntou muito sobre a situação econômica e política brasileira. Psicólogo de profissão, advogado por hobby, é professor universitário, foi Secretário Geral da Universidade Federal de Cochabamba, que tem 80 mil alunos, e teve passagem pelo jornalismo, quando estudava psicologia em Buenos Aires. Está prestes a lançar o seu terceiro livro, que deverá sacudir os meio políticos e intelectuais da Bolívia. Revelará fatos de bastidores da crise vivida pela Universidade de Cochabamba, que mexeu com o país ano passado.

Rolando Lòpes está na presidência da federação boliviana há quatro meses. Seu antecessor está preso aqui nos Estados Unidos, pelos mesmos motivos que o José Maria Marin está, e que impedem o atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, de vir acompanhar a seleção brasileira na Copa América. Se pisar em território norte-americano corre o sério risco de ser enjaulado também.

Uma das polêmicas enfrentadas pelo futebol boliviano se refere aos jogos na altitude. Muitas federações defendem que não deveria haver jogos pelas eliminatórias e até Libertadores em La Paz, Potosí e outras cidades acima de 3 mil metros. Lòpes garante que é “assunto superado”, e lembra os estudos encomendados pelo então presidente da FIFA, Joseph Blatter, que motivaram um comunicado da entidade, de que jogar nas alturas não faz mal à saúde, ou “não mata” ninguém. Por via das dúvidas, a primeira providência que ele tomou quando assumiu a federação, foi convidar o novo presidente da FIFA aa visitar La Paz.

Gianni Infantino aceitou o convite e foi recebido com “honras de chefe de estado” na Bolívia. Foi o segundo país visitado por ele, depois de eleito. O primeiro foi o Uruguai. Como gosta de bater uma bolinha, a federação boliviana organizou até um jogo para ele, com a participação de várias ex-estrelas do futebol Sul-americano. O ex-lateral Cafu foi o representante brasileiro. O presidente da Bolívia, Evo Morales, também jogou. Segundo Lòpes, a ordem do novo presidente da FIFA é “varrer” os corruptos. Convenhamos, uma missão quase impossível, principalmente no futebol.

AMAZONIA

De Beagá ao Panamá, no trecho de sobrevoo à nossa amazônia

 

 


» Comentar

Comentários:
16
  • Antonio CATÃO Jr. disse:

    Eeehhh, Chico! Na Executiva, hein?! Quem sou eu!
    Eu fiz esse vôo quando levei as crianças à Disney de Anaheim, so que fui na econômica (uuff)!
    É realmente uma “mão na roda”. A COPA AIRLINES é ótima, pontual, vôo direto e as aeronaves são novas. Engraçado é a diferença das aeronaves que vêm do Panamá para a America do Sul e de lá para a América do Norte. As “zero” quilômetros só para os norte americanos.
    Não pude ter essa vista pois o vôo saiu de Confins ao meio dia e meia e chegou em Los Angeles às 23 horas locais, 5 da manhã seguinte em BH (horário de verão aqui e horário de “inverno” aí. Seis horas de fuso para trás!)
    Uma sugestão: não sei quanto tempo ficará na Califórnia, mas vale a pena três passeios de carro: indo em direção Norte para Carmel, no condado de Monterey, ao norte de San Francisco; de Los Angeles para San Diego seguindo pela estrada que margeia a costa (California 01); e para o Yosemite Park (cuidado com a doença de Lyme!), atravessando a Sierra Nevada. Vale a pena, também, uma ida no Dodger Stadium e no Petco Park, este em San Diego.
    Bom serviço e boa estadia aí no Primeiro Mundo!
    P.S. Pensando com meus botões outro dia, com uma carga de trabalho de 14h diárias em 3 vínculos, quase não vendo meus filhos e esposa, com a notícia do aumento de 17% para o judiciário, me deu um grande arrependimento de ter tirado CRM ao invés de OAB.
    Saudações Alvinegras! Seu Galo Estilizado de Aço Cromado está comigo até hoje!!!

  • Tião disse:

    Parece que a “análise” foi feita em cima dos times que disputaram a série A em 2015. Por isto, Botafogo não apareceu. Mas seria semelhante a isto, quem aparece no topo não necessariamente é o pior, assim como quem aparece em último (ou nem aparece) não necessariamente é o melhor. As dívidas subiram bastante porque, com o Profut, elas tiveram que ser melhor detalhadas. Provavelmente o Galo terá acréscimo na sua dívida em 2017, já que terá construção de estádio. Mas se o clube estivesse para quebrar, isto não seria possível. Então esta “análise” como é feita, serve mais para vender notícia mesmo.

  • Jorge moreira disse:

    Parabens Chico achei ultima foto muito bonita,esta foto representa em beleza natureza tudo que os politicos e as leis destruiram

  • André Corrêa disse:

    Belas fotos! E você deve carregar no DNA esse faro pra achar notícia. Que sorte!

  • Leandro Celeste disse:

    O patético-mg é o clube com a maior dívida do futebol brasileiro! Considerando que o segundino é um dos times que menos arrecadam entre os grandes, justamente por ter uma das menores torcidas, além de não ter nenhum patrimônio relevante, conclui-se que o clube está rumo a falência sem chances de escapar! Nos próximos anos o atlético-mg terá situação muito pior a situação atual do Botafogo e até mesmo de clubes como Bahia ou Vitória!

    http://www.itatiaia.com.br/noticia/atletico-se-torna-o-clube-que-mais-deve-no-pais-cruzeiro-e-o-nono-aponta-banco

  • lauro disse:

    Chico a boa noticia te persegue rs
    abraços

  • Tião disse:

    Vi notícias sobre endividamento dos clubes. As pessoas leem as coisas que não sabem interpretar e costumam falar asneiras. Falando sobre a dívida do Galo, ela é menos de 100 vezes menor do que as dívidas de General Eletric, Petrobras, AT&T e Ford, por exemplo. Alguma destas empresas corre o risco de encerrar atividades? Não. Isto porque endividamento tem relação direta também com patrimônio e ativos. O que preocupa em relação às dívidas é a capacidade de pagá-las. Aí, se uma empresa deve 1 bilhão de dólares e tem condições de pagar isto nos prazos estipulados enquanto uma outra deve 15 reais e não tem condições de pagar, quem tem a pior saúde financeira é a que deve 15 reais. Então, qual clube tem a pior situação no Brasil? Não há resposta olhando-se apenas para o gráfico publicado. De repente os clubes catarinenses podem fechar as portas antes dos clubes cariocas.

    • Cesar disse:

      Olhando esta tabela das dívidas, quer dizer então que o Botafogo pagou tudo que deve?
      Olhando a tabela, o Galo tem a maior dívida fiscal, não deveria preocupar, tem apenas que cumprir os novos compromissos, e a divida velha é 01 milhão por mês. A dívida mais cara, é a bancária, ai também já tem acordo de pagamento com o ex-presidente Ricardo Guimarães, portanto é questão é ser bem administrada.

  • Julio Cesar disse:

    Bela viagem hein Chico ! Vai surfar na California hehehe…
    Auto ironia faz bem: o zagueiro do Goias que o Galo contratou quis saber quando ele joga. Então disseram pra ele que ele seria reforço pros onze que estão no DM hehehe…Ora, o cara ja veio contundido !!!
    Um poquito so de politica: orçamento com rombo de 90 bi foi um alvoroço. Aí, o golpista agora paga o golpe com um rombo de 170 bi, e da um aumento geral que elevara gastos de +60bi pra eles mesmos, judiciario, executivo e todo funcionalismo publico. Então agora vão aprovar a CPMF, aumentar a CIDE e outros impostos, enquanto corta gastos com saude, educação e segurança. TOMA !!!
    Quando a Dilma estava la ouvi que cada povo tem o governo que merece ! Continua merecendo….!!!
    Por falar nisso Chico, colhe opiniões de uma maneira geral como os estrangeiros viram essa manobra. Não pra voce publicar aqui (claro é voce quem sabe, o blog é seu) mas quem sabe, quando voce escrever um livro !!! Por que voce não faz isso?
    Voce tem muita experiencia , participa de muitos eventos aqui e fora do Brasil.
    Conhece os bastidores, assuntos interessantes e curiosos. Como os que voce ja escreveu aqui por exemplo sobre as falas do Kafunga.

  • Tião disse:

    Sobre o jogo do Galo em Recife, acho que o time titular tem que ser: Giovanni; Marcos Rocha, Gabriel, Tiago, Lucas Cândido; Rafael Carioca e Júnior Urso; Carlos Eduardo; Patric, Carlos, Robinho. O Victor precisa ficar fora desta partida para se recuperar fisicamente para o clássico (uma semana de reforço muscular ajudaria muito). Carlos Eduardo tem que assumir a armação das jogadas. Problema é que ele disse quando chegou que não rendeu no Flamengo porque lá teria que ser o principal jogador do time, ou seja, tem medo de responsabilidade. E Patric tem que começar jogando. Pelo Sport ele se destacou jogando de ponta (naquela época todo mundo perguntava porque ele estava lá e não aqui). Como o jogo será lá onde ele conhece bem, seria opção inicial melhor do que Hyuri e Pablo. Para o clássico, aí tem que ver quem mais sairá do DM.

  • Tião disse:

    Por causa dos seus registros no blog sobre a Copa América, descobri que tem jogo sábado à noite. E até devo assistir, afinal, são grandes as possibilidades de vermos Erazo e Cazares em campo. No mais, ficarei sabendo de alguma outra coisa por aqui mesmo.

  • Jorge moreira disse:

    O que esperar de um time que leva 1.400 testemunhas por jogo e ainda falam que o Galo ,paga aluguel pra jogar no indepa,só quero ver o que este time vai fazer quando o Galo deixar de jogar lá ai este time volta pro lugar de onde nunca deveria ter saido o ostracismo total e com divida pra pagar a manutenção do estadio

  • Marcão de Varginha disse:

    Com toda certeza esse cartola boliviano é mais um amigo íntimo do Alisson Sol, o da garganta!
    – #benecyeternomito