Com o avanço da tecnologia ficou fácil demais trabalhar, especialmente no jornalismo. E tudo vem melhorando numa velocidade espantosa.
Até o início dos anos 1990 era uma dificuldade saber das coisas do interior do estado e de outras partes do Brasil. Descobrir contatos, telefones, endereços era uma luta.
Hoje, num click, ficamos sabendo de tudo, de todos, e nos contatamos com o planeta.
Postei informações no blog sobre a parceria do Atlético com o nosso Democrata Jacaré. O site do Galo também já tinha falado.
Logo em seguida recebi e-mail do Vitor Lima, que escreveu-me através do e-mail do jornal O Tempo, falando que tem um blog voltado para a segunda divisão mineira, e que precisa de mais informações do Democrata.
Interessante é que ele é de Juiz de Fora, que muita gente dessas bandas do centro de Minas, gosta de zoar, dizendo que os juizforanos são “cariocas”.
Nada disso! Juiz de Fora é nossa, mineira, e este sentimento de mineiridade aumenta a cada dia, graças, exatamente à evolução tecnológica.
Neste blog fiquei sabendo até que o time do Reinaldo Lima, o “BH Futebol e Cultura”, vai disputar a segundona mineira deste ano!
Antigamente, as regiões mais distantes de Belo Horizonte, sofriam a influência apenas do Rio de Janeiro, em função da força das rádios de lá, especialmente da Rádio Nacional, que era a “Rede Globo” do país até os anos 1950. Depois veio a TV Tupi, que aumentou essa influência carioca.
Minas resistia com a Rádio Inconfidência “O Gigante do Ar”, que através das Ondas Curtas, era a única que chegava às mais distantes regiões de Minas e do país.
Como a força econômica nacional sempre esteve com maior peso em São Paulo, os empresários da comunicação começaram a migrar para lá, e os paulistas passaram a ter a mesma força dos cariocas em termos de mídia.
Até Roberto Marinho se rendeu à força do dinheiro paulista e hoje a filial da Globo em São Paulo é mais forte que a matriz do Rio.
Em termos de mídia impressa a evolução foi a mesma e os jornais cariocas, que mandaram no país até os anos 1980, perderam essa condição para os paulistas.
Antes eram o Jornal do Brasil e O Globo, que ditavam a moda e influência, hoje a Folha de SP e Estadão.
Em termos de bairrismo, ninguém compete com os paulistas. A Folha tem como slogan, no alto da sua capa: “Um jornal a serviço do Brasil”. Conversa fiada!
Na verdade é “Um jornal a serviço de SP”.
Em tudo: política, costumes, futebol e por aí vai.
Detona com quem estiver ameaçando o poder de alguém deles em qualquer área.
Um exemplo: agora cismou de tornar o Corinthians tão forte em termos de torcida no Brasil quanto o Flamengo, através das famosas pesquisas do DataFolha. Nem os corinthianos engoliram!
Quando o Aécio Neves inaugurou a Cidade Administrativa foi só cacete; nele e na obra, sem encontrar nenhuma virtude, nada positivo.
Mas saiu em defesa do banqueiro Daniel Dantas, ajudando a arrebentar com o delegado da PF, Protógenes Queiroz, e o Juiz Fausto De Santis, que puseram o graúdo na cadeia!
Porém, apesar dos pesares, é um jornal que tem qualidades, e eu ainda assino. Leio sempre desconfiando, mas assino, porque sou obrigado a reconhecer o lado bom dele.
Mas com a internet e tantas outras mídias a comunicação está se democratizando, e de forma mais acessível, tanto para quem consome informação como para quem fornece.
Vixe! Empolguei e fiz discurso.
Tudo isso para apresentar o blog do juizforano Vitor Lima, muito bom. Especialmente para aqueles que igual a eu, vão querer saber tudo para a segunda divisão mineira deste ano:
* http://www.futebolemmg.blogspot.com/
“Enquanto a Federação Mineira de Futebol não marca uma data para o arbitral, tento achar algumas informações sobre as equipes que possivelmente disputarão o “certame”. Hoje já tenho mais algumas novidades:
– A Esportiva Guaxupé, que atualmente está na semifinal da Copa Record (competição amadora do Sul de Minas), tem presença confirmada na competição. A equipe está fazendo da Copa Record um laboratório para a Segundona Mineira.
– Outra equipe do Sul de Minas, o Guarani de Pouso Alegre, está praticamente confirmado na competição. A diretoria do clube já vem “mexendo os pauzinhos” e já conta com a ex-jogadora profissional Janaina Alexandria como treinadora. A equipe já fez duas contratações: ambos volantes, Davi e Magaiver, vieram do interior de SP e futebol da Suíça, respectivamente.
– Para a competição deste ano teremos uma novidade: o Belo Horizonte Futebol e Cultura. A equipe é administrada pelo ex-atacante e ídolo do Atlético Mineiro, Reinaldo. A equipe possui uma boa estrutura, que fica às margens da BR 040, próximo a Nova Lima. O BHFC foi fundado no dia 7 de setembro de 1991, mas nunca teve uma representação. Esse ano a equipe está disputando o Campeonato Mineiro Júnior, mas faz uma campanha regular. O clube foi fundado para formação de jogadores, diz Reinaldo.
– Há rumores na cidade de Uberaba que o Nacional Futebol Clube reativará seu departamento profissional. A equipe não disputa uma competição profissional desde 2008, quando foi eliminado precocemente na 1ª fase da Segundona Mineira daquele ano. O Naça ficou em 3º lugar no grupo e não avançou. Vamos ver se realmente o Nacional disputa a competição.
Amigos leitores, é muito difícil conseguir informações no nosso interior de Minas. Mas sempre que possível estarei atualizando o Blog da Segundona e deixando-os bem informados. Obrigado pela atenção.
Abraços!
Vitor Lima
» Comentar