Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Briga pelo título: Botafogo lidera, Fortaleza na cola, Flamengo patina e Palmeiras pressiona arbitragem

Estamos no início do returno. Realmente se trata do campeonato mais difícil e imprevisível do mundo. Nessa verdadeira maratona, com tantos jogos, não basta ter mais dinheiro e elenco com mais jogadores de qualidade. Qualquer erro pode ser fatal; dos jogadores em campo ou do treinador na escalação ou opção tática em determinados jogos.


A manchete dessa segunda-feira do jornal Meia-Hora, do Rio, reflete isso, depois do 1 a 1 do Flamengo em casa contra o Palmeiras. Por outro lado, o técnico palmeirense, Abel Ferreira, manteve o seu discurso de vítima de sempre, quando não vence; colocando a culpa no apitador, no bandeira, e seja lá em quem for. Ontem reclamou do equipamento que opera o VAR no Brasil. Disse que as câmeras são arcaicas, que não dá pra confiar.


E nessa corrida, tem a história de partidas adiadas também. Dos quatro primeiros, Botafogo (43 pontos) e Palmeiras (38) fizeram 22 jogos, Fortaleza (42 pontos) e Flamengo (41), jogaram 21.
O Internacional, que está na 15ª colocação, com 22 pontos, fez somente 17 partidas.
O Cruzeiro está na 6ª posição, com 38 pontos e 21 jogos; o Atlético, na 9ª, com 29 pontos e 20 jogos.
Nessa maratona, em disputa o título, vagas na Libertadores, Sul-americana e permanência na Série A.


» Comentar

Comentários:
4
  • Antonio da Silva disse:

    Campeonato mais difícil graças a atuação do VAR, que age conforme interesses. Tem coisa que a gente vê, tem coisa que a gente não vê. Sem essa de muitos clubes são candidatos ao título. Todo mundo está cansado de saber pra onde vai o título. Botafogo e São Paulo seriam surpresas… Só lembrando que o Fla com este mesmo time não ganhou nada ano passado. Façam suas apostas!

  • Marlon Brant disse:

    Chico, boa tarde. Campeonato mais louco que vi nos últimos 20 anos. Cara só no Brasil mesmo onde um clube tem 05 jogos a menos, ou seja 15 pontos a serem disputados se levar em conta o líder Botafogo. A CBF com certeza vai prejudicar muitos clubes ainda, com estes jogos atrasados, o VARcalhado em ação e os péssimos árbitros do Brasil. Mas temos que reconhecer, o Rafael Klaus fez uma excelente arbitragem no sábado a noite e nem foi notado. Ruim mesmo foi o jogo…mas acredito que o campeonato vai se decidir nas ultimas rodadas.

  • Mauro Lopes disse:

    É bem mais ou menos essa história de que o Campeonato Brasileiro é o mais disputado do mundo com várias equipes podendo chegar ao título, inclusive as de menor investimento. Na era moderna da competição, há uma concentração nos estados mais ricos do país. No recorte dos últimos dez anos temos o Palmeiras campeão quatro vezes, o Flamengo e o Corínthians duas e Atlético e Cruzeiro uma vez cada um. Nos dez anos anteriores, temos São Paulo com três títulos, Fluminense e Corínthians com dois e Flamengo, Cruzeiro e Santos com um. Em vinte anos, o estado de São Paulo ficou com doze títulos. O Rio de Janeiro com cinco e Minas Gerais com três. Vamos ver se as SAF´s vão realmente alterar esse panorama daqui pra frente. Já faz muito tempo que essa bolha mais rica do Brasileirão foi furada pela última vez, com a conquista do Athletico em 2001. O Paraná tem outro título com o Coritiba em 85. O Rio Grande do Sul, como Minas, tem cinco títulos no total, mas há muito está distante do primeiro lugar. O Inter foi tri nos anos setenta e o Grêmio ganhou em 81 e 96. O Nordeste tem duas longevas conquistas, em 87 com o discutido título do Sport e em 88 com o Bahia.

  • Pedro Vitor disse:

    O Abel é chato, concordo, mas a arbitragem, realmente, não dá pra confiar, os critérios são muito, controversos!

    O VAR, é péssimo dos péssimos!

    Agora o Palmeiras desses 38 pontos, pode agradecer a VAR, Daronco, Rodrigo José Pereira de Lima, que expulsou o Hulk com 15 minutos de jogo, por nada, sem fazer absolutamente, “NADA”.

    Cruzeiro e Botafogo, foi bem beneficiado neste Brasileiro, assim como, sempre, o Flamengo, o Corinthians, que esta no Z4, mas poderia estar muito pior.

    Fortaleza sim, faz um Brasileiro muito bom, se você levar em conta tudo que leva em desvantagem, principalmente nos bastidores.

    Outro fator, que pode desequilibrar o campeonato brasieliro, neste momento, é fisicamente, equipes que disputam, três competições, com viagens mais longas, e mais jogos, com certeza sofreram mais, com desfalques e contusões.

    Por exemplo, o Atlético jogou quarta e sábado, o Cruzieiro, eliminado na Copa do Brasil, teve mais tempo para descansar e preparar o time, além de jogar completo, pelo Brasileiro, dois jogos seguidos, mas não somou pontos.

    O Botafogo, eliminado, na Copa do Brasil, ou o Palmeiras, também, eliminado, um deles pode se beneficiar, de também, sair da Libertadores, e focar em apenas uma competição, justamente no momento, em que ela é decidida!

    A briga pelo Brasileiro esta, aberta, ninguém disparou, é por isso, que dos 12 primeiros, não dá pra descartar ninguém, e o Inter, tem 5 jogos a menos, também não!